Calibrachoa "Kablum": características, variedades
Calibrachoa pertence a uma das variedades de plantas ornamentais ampelosas que, com a sua floração brilhante, decoram qualquer canteiro ou coreto. Esta flor atrai a atenção de muitos jardineiros e paisagistas devido à sua cor brilhante e aparência exuberante, além de facilidade de manutenção.
Informações básicas sobre caliobrahoa
Esse tipo de planta foi cultivado na segunda metade do século 20 - na década de oitenta. Flores variegadas de crescimento denso cobriam todas as plantas com um telhado denso, dando-lhe a forma de uma esfera.
Inicialmente, foi distribuído em países europeus, bem como na América e nos países da costa leste da Ásia. Porém, devido ao facto de na natureza esta flor crescer em territórios de montanhas rochosas de clima árido, em condições ambientais necessitava de um solo especial à base de argila expandida para que a água não permanecesse no solo.
Com o tempo, os criadores foram capazes de adaptar o calibrachoa a uma ampla variedade de climas. Portanto, hoje esta planta agrada aos olhos de quase todo o mundo. Na maioria das vezes em uma floricultura, pode ser visto em um vaso no chão ou em uma cesta suspensa em alguma coisa. Nos últimos anos, os vendedores de floristas notaram um aumento na demanda por sementes e pecíolos de calibrachoa. Isso se deve à crescente popularidade do cultivo de plantas ornamentais a partir de sementes em casa.
A flor calibrachoa é frequentemente confundida com petúnia. Na verdade, essas duas plantas ornamentais têm uma aparência semelhante, mas há uma série de diferenças pronunciadas entre elas. Para distingui-los, você precisa conhecer as características do calibrachoa, por exemplo:
- a forma das pétalas da flor é arredondada, e não pontuda, como na petúnia;
- o esquema de cores é monocromático (sem manchas e listras coloridas);
- as flores não têm base aveludada ao toque.
Se de repente acontecer que ao crescer o calibrachoa, a tonalidade das inflorescências não é semelhante à indicada na embalagem, não se preocupe. Isso é perfeitamente aceitável para este tipo de planta. A cor das pétalas depende das mudanças de temperatura e pode mudar com o tempo, dependendo das condições climáticas de seu habitat.
Variedade de variedades
Cultivando o calibrachoa, os criadores criaram muitas variedades desta planta, que se diferenciam pela tonalidade excepcional das pétalas e pelas características individuais.
Entre as características comuns estão as seguintes.
- Uma planta adulta tem o formato de uma esfera ou bola, cujo diâmetro chega a 40 centímetros. A forma do arbusto depende da frequência com que o cultivador se empenha em beliscar a flor. Isso deve ser feito para que seja ainda mais ramificado durante seu desenvolvimento posterior.
- O meio da flor é amarelo brilhante.
- As folhas são pequenas (comprimento - 2-4 cm, largura - 1-1,5 cm), sua superfície é coberta por um pequeno penugem.
- É uma planta anual;
- Ela floresce durante todo o verão e até captura parte do outono. Suas flores mudam com o tempo durante o período de floração.
- Os caules são ramificados.
- A reprodução ocorre por meio de sementes.
O nome das variedades veio diretamente da cor de suas pétalas ("Kablum deep pink", "Kablum denim", "Kablum yellow", "Kablum white" e assim por diante). São variedades, cujas flores combinam vários tons, movendo-se harmoniosamente de um para o outro.
Vamos dar uma olhada mais de perto nos vários representantes da calibrachoa.
- "Kablum amarelo" (ou "Kablum amarelo") - estamos falando de uma mesma planta, apenas o nome muda dependendo do importador. Esta espécie é cultivada com estacas. Mas hoje em dia se pratica cada vez mais a reprodução da Calabrachoa "Kablum Ellou" com a ajuda de sementes. As flores da planta têm uma rica cor amarela sólida, sem manchas e manchas.
- "Kablum branco" (ou "Kablum branco") - entre todos, parece o mais solene, portanto, muitas vezes é escolhido para decorar gazebos de casamento ao ar livre. As inflorescências são brancas, mas o meio ainda é amarelo, o que é característico desta variedade de flores. As flores cobrem densamente o arbusto inteiro, criando uma cúpula de flor sólida medindo 30-40 centímetros.
- "Kablum deep blue" (ou "Kablum blue", "Kablum denim") - são todos nomes da mesma variedade de calibrachoa. Novamente, estamos falando de diferentes fornecedores que interpretam o nome da fábrica de sua própria maneira. Pelo nome, pode-se presumir que a cor das flores deva ser azul, mas na realidade está longe de ser o caso. As pétalas desta variedade de calibrachoa têm uma cor mais próxima do roxo do que do azul, podendo também encontrar arbustos de um roxo rico ao mais calmo.
O topo da flor tem a forma de uma esfera, mas pode brotar hastes individuais com inflorescências. Apesar disso, o calibrachoa sempre parece ótimo.
- "Kablum rosa profundo" - tem todos os traços característicos da planta calibrachoa "Kablum" (anual, tem uma copa densa, espalhada, tem uma "língua" amarela, se propaga com a ajuda de sementes). A tonalidade das pétalas depende das condições climáticas. Você pode encontrar tanto representantes de uma cor rosa brilhante quanto plantas de uma cor carmesim pálida. Ao desenvolver projetos paisagísticos, deve-se ter em mente que este tipo de calibrachoa vai bem com Kablum White e Kablum Yellow.
- "Kablum Sunset" - é uma novidade no mercado de plantas de jardim. Foi criada há pouco tempo e causou uma grande onda de críticas positivas, pois absorveu não só todas as vantagens do calibrachoa como tal, mas também conquistou a todos com a peculiaridade de sua cor. Não consiste em duas cores, como todas as outras variedades de calibrachoa, mas em três - o amarelo do meio passa para uma rica cor laranja, que, por sua vez, flui suavemente para um tom laranja claro.
Em geral, parece muito impressionante e incomum.
Calibrachoa care
No início, os calibrachoa eram cultivados com mudas, mas com o tempo passaram a usar cada vez mais sementes para propagação, que são muito mais práticas de usar.
Qualquer variedade desta planta deve ser plantada em janeiro ou fevereiro. As sementes devem ser espalhadas em solo úmido e solto. Eles não precisam ser cobertos com terra de cima, mas devem ser bem regados. A sala onde o calibrachoa é cultivado deve ser bem iluminada. Você pode fazer uma espécie de estufa para manter o grau de umidade necessário. Mas isso deve ser monitorado cuidadosamente, para evitar o acúmulo de água. As primeiras mudas podem ser vistas em duas a três semanas.
Levará cerca de 12 semanas para crescer um arbusto bastante robusto. Para garantir o crescimento saudável de uma flor jovem, é necessário preparar uma mistura especial composta de terra preta, algum tipo de bioestimulante de crescimento (por exemplo, vermiculita), bem como fertilizantes de longa ação.
Ao usar solo limpo, será difícil para a planta respirar.
Regue a planta com moderação. Se as flores começarem a murchar e as folhas ficarem secas na base, isso indica falta de umidade, o que pode levar à interrupção do seu desenvolvimento.
Nos primeiros dias após a colocação do calibrachoa ao ar livre, deve-se colocá-lo à sombra para que a planta se adapte ao novo ambiente.
Se a planta for alimentada com fertilizantes em tempo hábil, ela florescerá por mais tempo e mais densa.
Para obter informações sobre como plantar corretamente as sementes de calibrachoa, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.