Calibrachoa: características, plantio e cultivo de uma flor
A planta com o incomum nome de calibrachoa adorna muitas vezes jardins, varandas de apartamentos na cidade e até mesmo o interior das casas. A aparência brilhante e atraente desta flor semelhante a uma petúnia a tornou a favorita da maioria dos jardineiros.
Descrição
Calibrachoa é um membro da família da beladona, junto com seu parente mais próximo, a petúnia. Porém, até 1990, a planta era considerada uma das variedades de petúnias. Ampel calibrachoa possui hastes poderosas, rígidas na parte inferior, além de rebentos longos. O comprimento dos caules às vezes chega a um metro e meio. A coroa esférica é abundantemente coberta por pequenos botões.
A flor em si tem apenas 3 centímetros de diâmetro e seu centro é sempre amarelo ou marrom. A cor clássica das pétalas é o roxo, mas graças aos criadores esse parâmetro pode ser diferente. As folhas são bastante estreitas, alongadas e cobertas com a mesma penugem dos caules. Os cabelos são curtos, mas não diferem em densidade. Seu comprimento varia de 3 a 4 centímetros, e sua largura dificilmente chega a 1 centímetro.
O Calibrachoa é anual.
Como é diferente da petúnia?
Calibrachoa é frequentemente comercializado como petúnia ampelosa, mas agora está provado que são plantas completamente diferentes. Para estabelecer quem é quem, basta examinar cuidadosamente o arbusto. O tamanho dos botões da calibrachoa é pequeno, enquanto o da petúnia, via de regra, muito maior. A faringe na base da corola, no primeiro caso, é sempre pintada em uma rica tonalidade amarelada, enquanto na petúnia pode ser diferente.
O mais importante é estudar o estado dos lençóis. Na calibrachoa, são muito pequenos e fofos. Finalmente, vale a pena comparar o caule. Na petúnia, é flexível e herbáceo, enquanto em outra planta provavelmente se assemelha a um tronco de madeira.
Variedades
Devido à relativa despretensão da planta, os jardineiros têm a oportunidade de cultivar inúmeras variedades dela em seus terrenos. Entre os jardineiros, costuma-se distinguir certas variedades de uma determinada flor.
- Kablum distingue-se pela sua cor azul brilhante e um metro e meio de altura da própria planta. Os bebês, via de regra, crescem com uma tonalidade ainda mais rica, chegando ao púrpura, e com um tamanho maior dos próprios botões.
- "Um milhão de sinos" reúne 18 variedades, caracterizadas pela presença de botões em miniatura de vários tons.
- Calibrachoa Noé difere do resto com flores incomuns, pintadas em vários tons do tom nativo. A planta é cultivada, via de regra, em locais sombreados e com alta umidade.
- Camaleão é parcialmente felpudo e muda de cor.
- Calibrachoa Kalita floresce durante os meses de verão em várias cores.
- Terry o calibrachoa não é frequentemente usado entre os jardineiros devido ao seu cuidado exigente. No entanto, sua aparência florida não é de forma alguma inferior à de outros "parentes".
As variedades mais populares incluem estrela Crave morango, laranja dupla Aloha, quartzo lavanda Bloomtastic, quartzo rosa Bloomtastic, estrela cereja, ouro Hula, bolinho de mirtilo camaleão, cítrico duplo Aloha, renda Colibri cereja.
Semeando sutilezas
Você não precisa usar mudas para cultivar calibrachoa em seu jardim.O plantio não é menos eficaz, durante o qual as sementes são utilizadas. Deve ser plantado passo a passo, de acordo com as instruções. A germinação das sementes ocorre por um longo período, e nem todas germinam com sucesso. Para obter a melhor opção, especialistas usam estimulantes como Zircon e Epin.
Alternativamente, você pode usar uma solução fraca do permanganato de potássio usual. A semente é mantida no preparo preparado por 24 horas, após o que é transferida para guardanapos de papel ou toalha fina até secar completamente. A mistura de solo para a planta deve ser moderadamente nutritiva. Se for compilado de forma independente, o composto, a turfa e o solo comum do jardim são coletados.
Antes de semear o material, o solo deverá ser alimentado com compostos minerais. Além disso, as mudas terão de ser fertilizadas regularmente durante a rega até a hora da colheita.
Como o substrato ainda deve estar solto, vale a pena adicionar areia grossa. Nesse caso, o solo poderá passar ar sem problemas. O melhor é ajustar a acidez adicionando um pouco de limão. Claro, você não pode ficar sem drenagem, geralmente levando de 4 a 5 centímetros. Para isso, costuma-se usar seixos rolados, sobre os quais se despeja cerca de 1 centímetro de areia. Alternativamente, as sementes podem ser semeadas em pastilhas de turfa convenientes.
As sementes são colocadas de forma bastante densa no solo, geralmente de acordo com um certo padrão. Significa que para uma área de 10 por 10 centímetros, de 50 a 70 centímetros é usado. Este plantio é especialmente relevante se a semeadura for necessária em caixas colocadas na loggia ou suspensas no teto.
Após concluir o plantio, você deve fechar as caixas com papel alumínio e colocá-las mais perto da janela.
Enquanto as mudas estão se formando, é importante irrigar regularmente e manter o nível de umidade necessário. Calibrachoa é pulverizado três vezes e derramado com líquido aquecido e sedimentado. No primeiro mês, os fertilizantes líquidos são aplicados durante a rega, aproximadamente uma vez por semana. Quando cerca de três folhas crescidas aparecem nos brotos, as mudas podem ser transferidas para a loggia com uma janela aberta.
Assim que a temperatura diurna atinge um nível constante de 22 graus Celsius, é hora de transplantar o calibrachoa para um habitat permanente.... Quando as plantas permanecem nas caixas, elas ainda precisam fornecer ar fresco, por exemplo, pendurando-as do outro lado da janela. A versão com crescimento de varanda é mais adequada para regiões climáticas difíceis, por exemplo, a Sibéria.
Independentemente de onde exatamente o arbusto se desenvolverá, o local deve ser bem iluminado. Além disso, regar regularmente também é importante - são elas que permitem que você se sinta bem, mesmo com a exposição direta à radiação ultravioleta.
Se o calibrachoa for plantado em algum lugar na sombra, a floração em si pode desacelerar muito ou até mesmo desaparecer completamente. No mínimo, as propriedades decorativas da planta irão se deteriorar. Se as caixas forem instaladas junto à parede, deve ser dada preferência à do sul.
Como cuidar?
O sucesso do cultivo de calibrachoa depende em grande parte da possibilidade de proteger a planta dos ventos e fornecer o regime de temperatura necessário. Como ao ar livre nem sempre é possível manter todos os indicadores ótimos, a maioria dos jardineiros prefere colocar o calibrachoa em um apartamento. O atendimento domiciliar permitirá, se necessário, o uso de lâmpadas de luz artificial, além de proteger de forma confiável contra correntes de ar.
No inverno, a planta deve ser mantida em local bastante úmido e não frio, com temperatura de 5 a 10 graus Celsius. Nesse caso, na primavera será possível cortar os prendedores de roupa e usá-los para posterior reprodução, e a própria flor poderá voltar a florescer.
Rega
Para que o calibrachoa se desenvolva normalmente, o solo precisa ser irrigado regularmente para manter a umidade. No entanto, você também não deve encher o pote, porque isso sempre leva à deterioração do sistema radicular. A pulverização regular com água sedimentada que atingiu a temperatura ambiente é considerada muito mais eficaz. É melhor fazer isso várias vezes ao dia. A irrigação propriamente dita é feita semanalmente, e o líquido deve ser fornecido à raiz. Se a planta vive ao ar livre, é importante garantir que os fluxos de chuva não caiam diretamente sobre ele.
Fertilizante
Depois que o calibrachoa se muda para seu habitat permanente, um sistema de fertilização específico deve ser desenvolvido. Não é permitido o uso imediato de matéria orgânica como esterco, pois se torna um solo excelente para o desenvolvimento de doenças fúngicas.
É melhor tomar soluções minerais contendo fósforo e potássio ou composto. A cobertura realizada no início da primavera contém nitrofosfato. Este componente simplifica a transição da planta durante a estação de crescimento. Deve-se acrescentar que um exemplar, via de regra, requer de 1,5 a 2 quilos de terreno, proporcionando o suprimento necessário de nutrientes. Na ausência de cobertura, cada estação terá que mudar completamente o substrato.
Reprodução
O corte do calibrachoa requer o corte de vários topos da planta-mãe em algum momento de agosto. Os cortes têm pelo menos 5 centímetros de comprimento. Os fragmentos usados devem ser limpos de folhas e, em seguida, plantados no solo.
Para um enraizamento rápido, você terá que garantir uma boa umidade do solo, bem como um efeito estufa temporário, usando meia garrafa de plástico. Após cerca de duas semanas, a estufa pode ser removida e a planta pode ser tratada como um espécime adulto normal.
Se houver sementes envolvidas, as mudas devem primeiro ser cultivadas e, em seguida, as mudas já formadas devem ser movidas para recipientes ou terreno aberto.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, surgem doenças em uma flor em caso de cuidado impróprio. É assim, por exemplo, que surge o fungo da perna preta, cujo tratamento só é possível com a utilização de preparações contendo oxadixil e mancozebe. Se você não intervir a tempo, a planta ficará preta e então morrerá.... Quando as mudas são plantadas em solo de jardim comum, muitas vezes se desenvolve podridão radicular ou clorose, que é facilmente identificada por folhas claras e amareladas.
No caso de apodrecimento, a planta deverá ser transplantada para local seco, previamente liberada das partes danificadas, e a clorose é neutralizada reduzindo a rega e tratando a planta com preparações contendo quelato de ferro.
As pragas mais comuns são tripes, ácaros, moscas brancas e pulgões.
Todos se alimentam de folhas e flores, o que não só prejudica a aparência, mas também enfraquece significativamente a planta. O calibrachoa pode ser salvo com a ajuda de inseticidas especiais, que são aplicados a cada duas semanas até que o problema desapareça completamente.
Uso em paisagismo
A calibrachoa é frequentemente usada em paisagismo ou simplesmente usada para decoração amadora de varandas, canteiros de flores e varandas. Para criar uma composição verdadeiramente bela, os especialistas recomendam combinar as cores corretamente, escolhendo vários tons contrastantes. Adicionar geometria, por exemplo, escolher uma forma clara para o canteiro de flores, pode melhorar a aparência decorativa do objeto. A flor combina bem com representantes crespos e floridos da flora e se encaixa em qualquer composição de paisagem.
Para obter informações sobre como cultivar corretamente o calibrachoa, consulte abaixo.
Este é o melhor vídeo sobre calibrachoa!
O comentário foi enviado com sucesso.