Tudo sobre calêndula e seu cultivo
A calêndula possui um grande número de propriedades medicinais. É usado na preparação de uma grande variedade de tinturas úteis, por isso muitos jardineiros cultivam a planta em seus terrenos. Hoje vamos falar sobre as características dessa flor, como ela precisa ser plantada e cultivada.
descrição geral
As flores de calêndula também são freqüentemente chamadas de malmequeres. Pertence ao gênero herbáceo, à família Aster. Esta cultura é comum em regiões temperadas. A planta é considerada resistente ao frio e bastante amante da luz.
A calêndula pode ser anual ou perene, seu caule é ereto. É coberto por finos cabelos e folhas, dispostas alternadamente. O comprimento da planta pode variar de 20 a 70 centímetros.
As flores parecem pequenos cestos no topo das hastes. Sua cor pode variar muito, do branco neve ao marrom. O período de floração é de junho a setembro, dependendo da variedade.
Na área médica, as pétalas das flores são usadas com mais frequência, assim como as inflorescências individuais. Eles são usados na fabricação de várias preparações e pomadas à base de plantas.
Benefício e dano
A calêndula é usada em vários campos, incluindo medicina e cosmetologia, e tem muitas propriedades benéficas.
- A planta secreta fitoncidas especiais, essas substâncias levam à morte de várias pragas, por isso a calêndula vai ajudar a se livrar rapidamente dos nematóides, ursos, rattle moscas do país.
- Freqüentemente, a massa verde é aprofundada no solo para ser usada como adubo verde natural. Este procedimento contribui para a saúde do solo.
- A calêndula é frequentemente usada no tratamento de doenças do trato gastrointestinal, incluindo gastrite, em doenças do fígado, sistema cardiovascular e nervoso. Afinal, seus botões de flores contêm componentes úteis como carotenóides, taninos, ácidos orgânicos, enzimas, saponinas e óleos essenciais.
- Soluções preparadas com base na calêndula também ajudam com doenças respiratórias, estomatite, doença periodontal e uma simples tosse. A planta tem efeito antibacteriano. Muitos cortes, queimaduras e hematomas são facilmente curados com pomada de calêndula. O óleo de flor de calêndula é usado com sucesso para varizes e escaras.
- A planta permite ter efeitos antiinflamatórios, sedativos, diaforéticos, analgésicos. Aumenta a imunidade. Formulações caseiras com calêndula são frequentemente ingeridas para se livrar da azia e melhorar os processos metabólicos do corpo.
- Freqüentemente, os cosméticos para o cabelo também são produzidos com base na planta. Eles os tornarão mais fortes e obedientes.
Mas às vezes essa planta pode causar danos.
- Não é recomendado tomar medicamentos com calêndula com aumento da acidez do estômago, com úlcera aguda.
- Eles são indesejáveis para uso por pessoas que sofreram ferimentos graves na cabeça.
- Crianças, mulheres grávidas também estão proibidas de ingerir composições à base de flores.
Tipos e variedades
Vamos analisar as características de algumas variedades e tipos de calêndula.
- Calêndula comum. Essa variedade é considerada a mais comum. Ela cresce no sul da Europa. A planta é uma flor anual com caules retos e altamente ramificados.As lâminas das folhas são ovais, ligeiramente alongadas e pubescentes. Os botões têm um forte aroma fresco. As pétalas no topo são brilhantes, suas cores são laranja ou amarelo. Eles são foscos na parte inferior. A parte central da planta é representada por pequenos botões tubulares de várias cores brilhantes. Esta espécie floresce de meados do verão ao final do outono. As sementes dessa calêndula permanecem viáveis por 5-6 anos. Muitas outras variedades foram criadas com base nesta espécie.
- Campo. Esta calêndula também é anual. A planta tem uma altura de 15-30 centímetros. O caule desta flor é reto, altamente ramificado. Uma ligeira pubescência pode ser vista nele. Folhas de formato simples são colocadas ao longo de todo o comprimento do caule. Os botões de flores com um diâmetro de 1-2 cm formam belas inflorescências em forma de cestos. Suas cores são amarelas. Este tipo não é muito popular entre os jardineiros, porque as flores são muito pequenas e imperceptíveis.
- "Rádio". Esta variedade é de tamanho médio e compacta. É amplamente utilizado na área médica. A variedade tem altura de 35 a 50 centímetros. Os caules da planta são bastante resistentes e duráveis, a sua superfície é nervurada. As folhas são verdes claras, sua forma é ligeiramente alongada, oval. Em sua superfície, pode-se observar o relevo de veias pronunciadas. Botões individuais são coletados em inflorescências turcas, seu diâmetro é em média de 7 a 8 centímetros. As pétalas se torcem um pouco em um tubo e formam raios.
- "Juwel". Esta variedade é bastante volumosa e exuberante. O arbusto é de forma esférica, a sua altura é em média 45-50 cm. O caule da planta é verde claro, a sua forma é pentaédrica. As lâminas das folhas são relativamente grandes e alongadas. Os botões são coletados em inflorescências semi-duplas ou duplas com diâmetro de 6 a 8 cm, sendo a parte central da planta representada por uma flor amarela com pétalas planas.
- "Príncipe Indiano". A variedade é alta, sua altura é de 60-70 cm, suas flores são grandes o suficiente, sua superfície é terry. Grandes botões tubulares em rica cor laranja. Este tipo é freqüentemente usado ao fazer buquês. Também é frequentemente cultivado em canteiros de flores como vegetação ornamental.
- "Gueixa". Esta variedade densamente duplicada cresce com belas inflorescências vermelho-alaranjadas brilhantes. "Geisha" tem uma folhagem particularmente exuberante. Esta calêndula é considerada absolutamente despretensiosa de cuidar. Ela floresce do final de junho até o início da geada. Essa variedade também é frequentemente usada para criar lindos buquês.
Aterrissagem
O solo deve ser fertilizado antes do plantio. Para isso, adubo composto, potássio (podem ser substituídos por cinzas simples) e fertilizantes de fósforo são usados. A areia grossa do rio também é adicionada ao solo.
Você precisa semear em pequenas ranhuras pré-preparadas. Ao plantar em um canteiro de flores, o material é espalhado pontualmente.
As sementes precisarão ser aprofundadas alguns centímetros. De maiores profundidades, será muito mais difícil germinar.
Se você plantou sementes na primavera, elas devem ser regadas imediatamente com água quente. Se o plantio foi feito no outono, então não é necessário regar. Os rebentos devem aparecer em cerca de 6-7 dias. Depois de um mês, você já pode desbastar as mudas.
As mudas resultantes são transplantadas para um local permanente. Nesse caso, você precisa escolher um local bem iluminado. Deve ser protegido dos ventos do norte. Às vezes, as sementes são plantadas diretamente no local.
Cuidado
Se você plantou calêndula ao ar livre, precisará cuidar dela adequadamente.
- A flor precisa ser regada regularmente. Certifique-se de que o líquido não fica estagnado no solo. O procedimento é melhor realizado de manhã cedo ou à noite. Às vezes, você pode simplesmente irrigar todo o arbusto com água limpa. Em climas secos e muito quentes, a quantidade de rega deve ser aumentada.
- Lembre-se de que se a rega for muito frequente e não abundante, então a flor começará a desenvolver ativamente raízes superficiais, por causa das quais pode morrer na seca. Uma vez a cada 2-3 semanas, é recomendado regar a vegetação com uma solução de amofos ou nitrofos.
- Além disso, a calêndula deve ser alimentada periodicamente. Composições prontas ("Plantofol", "Kemira") serão uma excelente opção. Os fertilizantes devem ser usados várias vezes por temporada.
- A primeira vez que a alimentação é aplicada imediatamente após o plantio das mudas no solo. Nesse caso, o superfosfato ou qualquer outro fertilizante complexo em pó ou grânulos é espalhado nas covas de plantio.
- Durante a floração, vale a pena excluir a fertilização, que contém nitrogênio. Afinal, esse elemento tem um efeito negativo na qualidade das flores. Eles se tornam muito pequenos, mudam de cor. Além disso, um excesso de nitrogênio levará ao desenvolvimento de várias infecções.
- Ingredientes orgânicos são usados uma vez por mês durante o verão. Eles podem ser comprados prontos na loja, às vezes estrume e excrementos de pássaros são levados para esses fins.
- Lembre-se de remover periodicamente todas as ervas daninhas ao redor do calêndula. O solo nesta zona também precisa ser bem solto em tempo hábil.
- Ao cultivar calêndula, você deve remover imediatamente as inflorescências desbotadas. Este procedimento estimula a formação de novos botões. Se as inflorescências não forem coletadas, o florescimento da planta terminará no meio do verão.
- Para que os arbustos dêem novos rebentos laterais e se tornem mais volumosos e viçosos, é necessário apertar as pontas das hastes principais.
- Se você cultivar calêndula em casa em um vaso, ela também precisará ser regada regularmente. A camada superficial do solo não deve estar seca. Às vezes, todo o arbusto é irrigado com água. O vaso de plantas deve ser colocado em uma janela no lado ensolarado para que receba luz suficiente.
- A calêndula deve ser mantida a uma temperatura de pelo menos 20-25 graus Celsius. Não requer mudanças sazonais no regime de temperatura, uma vez que não possui um período de dormência.
Reprodução
A calêndula é mais frequentemente propagada por meio do plantio de sementes em solo aberto. Este procedimento é realizado desde meados da primavera até o início do verão. Além disso, as sementes são plantadas em novembro antes do inverno.
Doenças e pragas
A calêndula pode ser afetada por várias doenças. Na maioria das vezes, ela sofre de oídio. Quando infectado, uma flor branca se forma nas plantas e, com o tempo, escurece. O oídio faz com que a flor pare de crescer e se desenvolver, comece a ficar preta, a folhagem enrola-se fortemente. Também reduz significativamente a resistência ao frio.
Para combater a doença, os fungicidas devem ser aplicados imediatamente. Sua ação visa destruir fungos patogênicos. Esses medicamentos incluem Topsin, Fundazol, etc. Para a profilaxia, é necessário desbastar periodicamente a calêndula, remover ervas daninhas do solo, limpar a área de todos os resíduos vegetais.
A calêndula também é afetada por uma variedade de pragas. Um deles é pulgão. O parasita coloniza plantas. Ele suga o suco da flor, o que pode levar à sua morte prematura. Para se livrar de todos os insetos nocivos, a calêndula é tratada com as preparações "Akarin", "Actellik", "Fufanon", "Karbofos".
Coleção
Como regra, a calêndula começa a florescer 3-4 semanas após a formação dos primeiros rebentos. Suas inflorescências úteis na forma de cestos podem ser colhidas quase imediatamente. Lembre-se de que a quantidade de componentes medicinais em uma flor depende diretamente do brilho e da saturação da cor.
Quanto mais botões forem colhidos, mais flores novas desabrocharão e a floração continuará até a primeira geada. Se as flores não forem colhidas, a floração irá parar já no meio do verão.
Em agosto, as sementes maduras também são necessariamente colhidas. Isso é feito para evitar a auto-propagação.
As inflorescências maduras devem ser colhidas em tempo seco. Colher flores não é recomendado para quem sofre de asma brônquica, pois seu pólen pode causar uma reação alérgica.
Aplicação em paisagismo
Muitos jardineiros plantam calêndula como planta ornamental. Portanto, você pode plantar uma flor em canteiros baixos de pedra. É melhor plantar outra bela vegetação rasteira de uma rica cor verde ao lado dela para obter uma composição bonita e organizada.
Alguns jardineiros criam canteiros inteiros de flores em seus terrenos, usando também tipos de canteiros de flores de calêndula. Ficará bem com quase qualquer outra cor. É melhor escolher plantas com cores brilhantes e interessantes. Você pode fazer várias dessas composições ao mesmo tempo.
O comentário foi enviado com sucesso.