O que são snowdrops e como cultivá-los?
O snowdrop leve e arejado é a primeira flor da primavera. Esta é uma planta incrivelmente resistente, pois pode começar a aparecer mesmo debaixo da neve. Muitas vezes delicadas flores aparecem nos contos de fadas e lendas russas, e dificilmente há uma pessoa que seja incapaz de admirar este despertar da vida. Por esse motivo, as pessoas tentam cultivar gotas de neve por conta própria. As características do processo e suas nuances devem ser consideradas com mais detalhes.
Descrição
O segundo nome do snowdrop é galanthus. A cultura pertence à família amarílis. É uma planta perene de pequena altura - principalmente 10-15 centímetros. O sistema radicular é bulboso, a cada ano crescem novas escamas, permitindo que a planta se propague rapidamente.
A folhagem da cultura é verde escura, não tem muita, via de regra, são apenas duas folhas. Eles crescem no mesmo momento que o pedúnculo. As lâminas das folhas podem ser brilhantes ou mate, ter a ponta arredondada ou afiada, tudo depende da variedade. A flor que aparece na flecha é a única, geralmente branca, com 6 pétalas. As flores lembram a forma de sinos. Eles se distinguem por uma aparência caída.
Snowdrop floresce em média no final de março, mas nas regiões mais frias, as datas podem mudar. A floração é extremamente curta, até o derretimento final da neve. Quanto mais fresco estiver no início da floração, mais tempo a colheita permanecerá bonita. Após a floração, os pingos de neve formam vagens de sementes, que explodem, espalhando-se ao redor da semente.
Em estado selvagem, delicados Galanthus crescem em prados, bordas de floresta, clareiras na floresta, nas encostas das montanhas. Eles estão espalhados por quase toda a Rússia, em muitos países europeus.
Infelizmente, o número de gotas de neve está diminuindo a cada ano devido à sabotagem de pessoas que arrancam flores para venda. No momento, Galanthus é uma espécie em extinção, listada no Livro Vermelho. Esta é outra razão pela qual tantas pessoas estão tentando cultivar em casa.
Espécies e variedades populares
Hoje, cerca de 18 espécies de galanthus são conhecidas. Estas são as espécies que foram salvas. Muitos deles podem ser cultivados em casa.
Alpino
Este é um dos tipos mais comuns. O comprimento do bolbo é cerca de 2,5-3,5 cm. A folhagem é verde escura, após a floração aumenta de comprimento. O caule cresce até 9 centímetros no máximo, as flores são limpas, brancas, caídas. A floração começa 4 anos após o plantio. A área de distribuição de tal snowdrop são os Alpes, bem como a Suíça e a Transcaucásia Ocidental.
caucasiano
A folhagem do Galanthus caucasiano é plana, verde escuro e tem uma configuração linear. O caule tem cerca de 10 centímetros de comprimento. As plantas florescem no final de março, florescem por cerca de 2 semanas. As flores do sino são brancas com manchas esverdeadas. A planta não traz sementes sempre. Se você escolheu, você terá que organizar um abrigo para o inverno. A área de maior distribuição cultural é a zona central da Transcaucásia.
Bortkevich
Esta subespécie recebeu o seu nome em homenagem a um dos mais famosos dendrologistas. A cultura está crescendo no norte do Cáucaso. As folhas são lanceoladas, verdes, mas com ligeiro tom azulado. As flores em forma de floco de neve de Bortkevich são muito bonitas e sofisticadas. Eles têm pétalas côncavas e são brancas.Freqüentemente, manchas verdes estão presentes nas pétalas.
Cilician
Esta espécie é comum na Transcaucásia, mas ainda pode ser encontrada com frequência perto das encostas das montanhas asiáticas. Cilician Galanthus tem um bulbo em forma de cunha de até 2,3 cm de comprimento. Sua folhagem é opaca, estreita, verde-escura. O pedúnculo é excepcionalmente longo para snowdrops - até 18 centímetros. Três pétalas são dissolvidas e olham em direções diferentes, e o perianto branco é decorado com manchas verdes variadas.
Elvis
O sofisticado floco de neve de Elvis é encontrado na Europa, Ásia, Moldávia e Ucrânia. Subespécie muito alta, até 25 centímetros. Sua folhagem é excepcionalmente larga, verde, com uma tonalidade azulada. As flores são muito perfumadas, são grandes e lembram bolas.
A subespécie tem um período de floração bastante longo - cerca de um mês.
Guardada
Os jardineiros gostam muito dessa variedade de floco de neve por seu alto efeito decorativo. Na natureza da Rússia, quase nunca ocorre, sementes ou bulbos devem ser adquiridos na Moldávia, na Ucrânia. E também existe a possibilidade de encomendar flores da Romênia. A planta é bastante alta, até 24 centímetros, possui grandes flores brancas. Snowdrops rapidamente conquistou o território que lhes foi dado, crescendo próximos uns dos outros.
Broadleaf
Na natureza, essa subespécie pode ser encontrada com mais frequência no sopé dos Alpes. É uma cultura incrivelmente resistente e pode ser cultivada nas áreas mais frias. O bulbo da planta é grande e o pedúnculo pode crescer até 20 centímetros. As folhas têm uma cor que vai do verde-oliva escuro ao verde escuro, e brilham lindamente. As flores são brancas e grandes, com pétalas ovais e uma mancha verde no interior.
Ikarian
Esse snowdrop adora os terrenos rochosos das ilhas gregas. A altura máxima do pedúnculo é de 22 centímetros, a folhagem é larga, rica em cor esmeralda. As flores são brancas como a neve, bem abertas, existe uma mancha característica no interior. O início da floração da subespécie ocorre em abril. Na Rússia e nos países da ex-URSS, o galanto Ikarian é um convidado raro.
Branca de Neve
Variedade muito despretensiosa, cresce muito rapidamente, cobrindo as camas com um tapete decorativo. Muito popular na faixa do meio e outras regiões, muitas vezes escolhidas por iniciantes. Os pedúnculos são de tamanho médio, cerca de 12 centímetros, as folhas são estreitas, lanceoladas, brilhantes. As flores são brancas e caídas, de tamanho grande. Snowdrop floresce no início de março e termina a floração no final do mesmo mês.
Voronova
Ela cresce no território dos países da CEI, uma espécie bastante comum. Em casos raros, o pedúnculo atinge 30 cm de altura, mas na maioria das vezes atinge 15-20 cm. Uma flor branca caída com pétalas abertas se forma nela. A planta exala um aroma delicado. Essa flor de neve pode florescer em fevereiro.
Além das espécies, vale a pena prestar atenção a algumas variedades interessantes de cultura de jardim.
-
Flore pleno (variedade despretensiosa com pétalas duplas);
-
Abadia de Anglesey (uma das primeiras a florescer, pode mudar a cor e o tamanho das flores de uma estação para outra);
-
Cowhouse green (variedade altamente decorativa com flores em taça branca);
-
Dionísio (os galanthus mais delicados com flores duplas com manchas verdes claras pronunciadas);
-
Ofélia (uma variedade branca de gotas de neve com flores abertas especialmente grandes);
-
Richard Ayres (a variedade tem flores muito bonitas, pois as manchas verdes são muito parecidas com as de uma ampulheta);
-
Surpresa Spindelstone (uma das variedades mais incomuns com pétalas amarelas).
Aterrissagem
Qualquer que seja a variedade de Galanthus escolhida, o resultado agradará ao residente de verão em qualquer caso. Todas as espécies estão crescendo ativamente, elas podem se reproduzir por auto-semeadura. Forma um lindo tapete que quase não precisa de manutenção. Se você seguir todas as regras de plantio, a planta ficará no mesmo lugar por vários anos sem adoecer ou causar problemas.
O material pode ser plantado tanto em estufas quanto em campo aberto. Você pode começar a fazer isso em julho e é recomendável terminar no início do outono.
No entanto, se a estação do outono é caracterizada por temperaturas amenas, então o plantio de pingos de neve pode ser realizado até novembro.
Apenas flores fechadas são adequadas para o plantio. Se o botão já floresceu, o bulbo permanecerá viável, mas na próxima estação a floração será lenta ou não. Os bulbos devem ser fortes, sem deformação e apodrecimento. O solo para snowdrops desempenha um papel pequeno, mas é melhor não plantar em ácidos e muito pesados. Recomenda-se fertilizar os solos pobres com húmus e complexos minerais.
Não é necessário enterrar as lâmpadas muito profundamente no solo. 5-6 centímetros serão suficientes. Alternativamente, você pode medir o diâmetro, multiplicar por 3 e assim obter a profundidade necessária. Este método é mais confiável. Em todo caso, mesmo que se engane com a profundidade, não haverá nada de terrível, as lâmpadas vão se adaptar a isso. Após o plantio, a área de cultivo é irrigada com água. O local escolhido para os pingos de neve deve ser iluminado, mas a leve sombra parcial não se tornará um obstáculo.
Importante: é necessário plantar bulbos apenas com luvas, pois o material é extremamente tóxico.
Cuidado
O cultivo de gotas de neve em campo aberto no interior é um negócio muito agradável, já que a planta não exige quase nada. Até uma criança pode cuidar deles. Se no inverno nevou muito, não será necessário regar as plantações, pois a neve derretida já fornece umidade suficiente. A rega moderada à medida que seca é necessária apenas se quase não houve neve no inverno e a primavera acabou sendo seca.
A remoção de ervas daninhas também não é necessária, porque os pingos de neve florescem muito antes de as ervas daninhas aparecerem. Mas é bem possível alimentá-los, mas não orgânico. Os complexos orgânicos quase sempre contêm nitrogênio, de que essas plantas não precisam. É melhor escolher um complexo mineral completo para as plantações de flores. Uma alimentação será suficiente.
O transplante é realizado a cada 5 anos. Durante esse tempo, o bulbo da mãe fica cheio de muitos filhos. Se a planta não for dividida e transplantada, ela sofrerá deficiências nutricionais, que as crianças começarão a assumir.
Existem mais algumas nuances. As folhas de floco de neve devem ser cortadas após a floração apenas quando ficam amarelas. Se você fizer isso antes, o bulbo não receberá a força necessária e a planta não florescerá mais tarde. Além disso, durante o período de invernos sem neve, as plantações devem ser cobertas com uma leve camada de palha de turfa.
Reprodução
Em casa, o snowdrop é propagado de duas maneiras: sementes e bulbos. A primeira técnica é mais demorada, já que tal floco de neve florescerá por 4 anos. Sim, e não adianta colher sementes, porque Galanthus se reproduz com sucesso com a ajuda do vento.
Mas dividir as lâmpadas é uma opção muito mais produtiva. Vale a pena separar as plantas no momento do transplante, conforme mencionado acima. Para isso, o período de verão é bastante adequado. A flor é desenterrada, os bulbos são separados, a terra não é removida deles. O material é tratado com carvão ativado triturado e, em seguida, plantado nos locais preparados. Plante imediatamente enquanto os bulbos ainda estão molhados.
Importante: se você plantou os filhos no outono, será necessário cobrir o plantio para o inverno.
Doenças e pragas
Mesmo que os pingos de neve sejam flores extremamente resistentes, eles ainda podem ficar doloridos. Infelizmente, isso não é incomum. As doenças fúngicas são mais comuns, aparecem após invernos quentes que passaram em condições de alta umidade. Existem ferrugem, podridão cinzenta. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, todas as partes afetadas das flores devem ser cortadas e queimadas, e a massa restante deve ser tratada várias vezes com bons fungicidas.
As doenças virais parecem muito mais perigosas. O aparecimento de vírus é evidenciado pela folhagem retorcida, além disso, as plantas são cobertas por faixas claras em forma de estrias.Também pode haver deformação. Os vírus não são curados, então as amostras doentes são imediatamente desenterradas. O local de seu crescimento é tratado com uma solução saturada de manganês.
Às vezes as folhas começam a clarear muito. Isso não é perigoso. O branqueamento das folhas é um sinal de clorose, o que significa que a planta está recebendo menos nutrição. Você só precisa alimentá-lo.
Dos parasitas, os jardineiros observam especialmente a colher. Suas lagartas se alimentam de seiva folhosa, o que leva ao enfraquecimento e ao enfraquecimento do sistema imunológico. As flores costumam infectar os nematóides da cebola. As plantas infectadas devem ser desenterradas e destruídas imediatamente, e as saudáveis devem ser imersas em água com temperatura de 40 graus por 180 minutos. Além disso, as plantações são colocadas em um lugar diferente, e na zona onde os pingos de neve cresceram mais cedo, eles não plantam nada da família dos bulbos por 5 anos. Outros insetos, incluindo a colher, podem ser removidos com inseticidas. Mas será ainda mais fácil processar a flor profilaticamente no início do verão dos parasitas.
O comentário foi enviado com sucesso.