Qual é a aparência de Ixora e como fazer crescer uma flor?

Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Ixora é uma planta exótica própria para o cultivo doméstico e apreciada pelos floricultores. Vale a pena considerar com mais detalhes as características da flor, as condições de plantio, cuidado e reprodução.

descrição geral

Ixora é um arbusto perene que cresce principalmente em climas tropicais. Características típicas da planta.

  1. Escapes - até 3-5 metros de comprimento. Quando cultivados em casa, o comprimento dos brotos é reduzido a um metro. A superfície é avermelhada ou castanha.

  2. Sai... Localizados nos brotos opostos um ao outro. Têm uma superfície brilhante e coriácea, o comprimento médio é de 7,5-15 cm, mas em algumas variedades o comprimento máximo das placas chega a 30 cm.O formato é obovado, elíptico ou lanceolado, a tonalidade é bronze.

  3. Flores... De tamanho pequeno, junta-se à medida que cresce em densas inflorescências umbeladas. As pétalas dos botões são pintadas em tons de branco ou vermelho vivo. Os pedicelos são curtos, a corola é dotada de um ramo anular. E também as flores têm um tubo de até 5 cm de comprimento, sendo que o diâmetro máximo da inflorescência chega a 10 cm.

Com os devidos cuidados, as flores de Ixora podem durar o ano todo. No entanto, na maioria dos casos, a planta forma flores no verão. O tempo médio de floração em casa é de 7 anos.

O melhor lugar para cultivar é uma estufa, que mantém a alta umidade típica dos trópicos.

Visualizações

Ixora tem muitas variedades, cada uma com suas características e chama a atenção dos floricultores com detalhes inusitados.

Karmazinovaya

Karmazinovaya Ixora é uma variedade bastante popular chamada J2 na classificação botânica. Entre as características são as folhas compridas em formato oval. A altura média de uma flor de casa é de 100 cm.

Javanês

Ixora Javan - ou I. javanica - é uma flor variada, cujos botões são pintados de vermelho vivo. A peculiaridade da planta está nas pétalas pontiagudas. A pátria do javanês Ixora é a ilha de Java.

Vermelho brilhante

O vermelho vivo Ixora é uma cultivar única com uma agradável tonalidade rosa ou laranja-salmão. A ponta arredondada das pétalas e longos caules são as marcas da cultura da Índia.

chinês

O chinês Ixora distingue-se pelos longos caules que atingem 100 cm de altura. Placas de folhas verdes escuras com ponta pontiaguda e flores rosas, amarelas ou brancas são as principais características da variedade.

Griffith

É um arbusto que chega a atingir um metro de altura e se distingue por grandes folhas elípticas que atingem um comprimento de 30 cm.Os botões de Ixora de Griffith são recolhidos em um arbusto em forma de guarda-chuva, têm uma tonalidade laranja agradável, que gradualmente se torna vermelha.

Perfumado

Variedade de ixora branca, cuja peculiaridade reside nos brotos perfumados que formam grandes inflorescências. Entre os recursos estão resistência a duras condições de cultivo e caules fortes.

Finlayson

A pátria da variedade é a Tailândia e o sul da China. As peculiaridades de Ixora Finlayson são grandes placas folhosas de rica cor verde e flores brancas como a neve com um aroma forte e agradável.

Ondulado

Ela cresce principalmente em Bengala. A singularidade de Ixora nas folhas com borda ondulada, bem como nos botões pintados em tons de vermelho coral ou branco como a neve. À medida que as flores se desenvolvem, elas formam grandes inflorescências apicais e exalam um cheiro agradável.

Existem outras variedades de Ixora, por exemplo, variegadas... O artigo lista apenas os mais populares.

Aterrissagem

Você pode cultivar Ixora em casa, se você levar em consideração as recomendações básicas para o plantio. Em primeiro lugar, você precisa escolher o local onde ficará o vaso de flores. Recomenda-se dar preferência a áreas com boa iluminação, mas sem luz solar direta. A melhor solução seriam os peitoris das janelas do sudoeste ou sudeste.

Não é fácil cultivar ixora, pois o arbusto é bastante caprichoso e adoece rapidamente, mesmo com desvios mínimos de temperatura ou umidade. Basicamente, o floricultor para o plantio adquire uma planta pronta, que ficará para ser cuidadosamente transportada até o destino e deixada para criar raízes.

No entanto, alguns amantes de plantas preferem cultivar uma flor a partir de estacas por conta própria, pois os arbustos jovens se adaptam mais rapidamente na casa e até começam a florescer.

Cuidado

Quando a planta for plantada, será necessário cuidar dos cuidados com a cultura. Momentos básicos.

  1. Temperatura... No verão, na sala onde está a flor, a temperatura deve ser mantida em 22 ... 25 graus Celsius, no inverno o indicador pode ser reduzido para 14 ... 16 graus.

  2. Umidade... O indicador ideal é de pelo menos 60%, já que a planta adora clima úmido. Além disso, os floricultores aconselham borrifar as folhas com água morna macia e sedosa, observando para que não caiam gotas sobre as pétalas. Se não for possível pulverizar regularmente a planta, você pode colocar um umidificador próximo ao vaso.

  3. Rega. É importante garantir que o solo no vaso não seque. Isso é especialmente verdadeiro durante a abundante floração do arbusto. No outono e inverno, a rega deve ser reduzida para 1 vez por semana. Independentemente da estação do ano, você deve adicionar uma pequena quantidade de suco de limão à água da irrigação e também pré-estabelecer a solução.

  4. Top curativo... Basicamente, os fertilizantes são aplicados durante a estação da primavera ao outono, quando a planta está ativamente formando botões. É dada preferência a preparações líquidas, que não contenham cal. Fertilizantes para orquídeas são ótimos para ixora. O curativo de cobertura deve ser aplicado a cada 14 dias.

  5. Transferir... Para que a "chama da floresta" se sinta confortável em casa, ela é plantada em um pequeno vaso, devido ao pequeno volume do sistema radicular. É recomendável trocar o vaso e o solo todos os anos, enquanto o arbusto está crescendo e se expandindo ativamente. Após o tempo de transplante, pode ser reduzido para 1 vez em 2-3 anos. Os solos com índice de acidez neutro são utilizados como solo para transplante, colocando previamente uma camada de drenagem no fundo do vaso para evitar a estagnação da umidade.

Cuidar oportunamente do ixora ajudará a planta a criar raízes rapidamente e se desenvolver em um grande arbusto, que se deliciará com botões variados a cada temporada durante 7 anos.

Reprodução

Existem duas formas de reprodução de Ixora: mudas e plantio de sementes. Cada uma das opções vale a pena ser considerada com mais detalhes.

Estacas

O procedimento de criação preferido, que não requer muito tempo e esforço.

  1. Primeiro, pequenos ramos de Ixora são cortados, escolhendo elementos no topo dos brotos semilignificados. O trabalho é realizado na primavera, antes que os botões apareçam. O comprimento máximo do corte não deve exceder 8-10 cm.

  2. Em seguida, execute aquecimento do solo inferiore definir a temperatura ambiente necessária para que as estacas criem raízes mais rapidamente.

  3. Galhos cortados são processados um estimulante para o crescimento do sistema radicular. A droga "Kornevin" é perfeita.

  4. Próxima Etapa - plantio de mudas em vasos pequenospré-preenchido com uma mistura de turfa e areia. Você também pode usar turfa, que contém perlita.

  5. Em seguida, montaram uma pequena estufa para Ixora, colocando os potes sob garrafas plásticas cortadas ou cobrindo os recipientes com polietileno. Ao mesmo tempo, é importante não se esquecer da necessidade de arejar regularmente as amostras por 4 a 6 semanas.

Após o enraizamento, as estacas são plantadas em vasos separados preenchidos com solo mais adequado para o posterior crescimento dos arbustos. Além disso, vale a pena cuidar do beliscão das mudas para acelerar o crescimento e o desenvolvimento da planta.

Sementes de plantio

Este também é um método bastante simples, mas levará muito tempo para a semente criar raízes e germinar.

  1. Primeiro, um recipiente para semear as sementes é selecionado. Normalmente, uma tigela é usada, onde uma pequena camada de solo fértil é derramada.

  2. Em seguida, as sementes preparadas são plantadas no solo e pulverizadas, usando estimulantes de crescimento e desinfetantes.

  3. O recipiente é coberto com polietileno e colocado em local aquecido.fora da luz solar direta.

Os primeiros brotos começarão a surgir apenas depois de meio mês. Ao atingir esta fase, o abrigo é retirado, endurecendo os rebentos e ajudando-os a se adaptarem às condições do ambiente. Quando o primeiro par de placas de folhas aparece nas mudas, cada broto é transplantado para um vaso separado.

E também há maneiras de propagar Ixora por camadas de galhos ou usando brotos de raiz. Mas essas opções raramente são utilizadas.

Doenças e pragas

Ixora, que cresce em casa, não tem pragas e doenças. Porém, se as recomendações de cuidados não forem seguidas, a planta pode ser atacada por insetos comuns de interior ou estufa: tripes, moscas-brancas. Para evitar a morte de uma flor, você deve borrife o arbusto com preparações especiais todos os dias se uma infecção for detectada. Você também pode usar sabonete inseticida para espantar possíveis pragas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário