Perene Iberis: variedades, seleção, cultivo, reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado e cultivo
  3. Métodos de reprodução
  4. Variedades
  5. Doenças e pragas
  6. Aplicação em design panorâmico

Iberis é um belo arbusto da família do repolho. Tem muitos nomes: stennik, ibérico ou variegado. Existem cerca de 40 espécies em seu gênero. As espécies são divididas em plantas anuais amorosas e perenes resistentes à geada. Em condições naturais, pode ser visto em áreas montanhosas: no Cáucaso, na Crimeia, na Ásia Central. Esta flor era especialmente popular na Espanha, onde recebeu o nome de "Iberis". Com o tempo, a flor se enraizou em nossas latitudes e se tornou muito popular entre os jardineiros. Graças às suas belas inflorescências, a planta é usada ativamente na decoração de canteiros de flores e também na criação de buquês.

Descrição

Iberis (Iberis) é um arbusto herbáceo que atinge os 30 a 40 cm de altura, as folhas são ovais e o comprimento máximo de 7 cm e a superfície é brilhante. O tom esmeralda chique das folhas fica lindo com flores de vários tons. Pode ser de branco, amarelo a roxo. As flores são coletadas em pequenas inflorescências em forma de guarda-chuva. O destaque desta planta é a sua localização. Eles se encaixam tão firmemente um no outro que a imagem de uma bola é criada, sob a qual a vegetação é praticamente invisível. A floração dura até um mês. O aroma é diferente para todas as variedades. Para alguns, nem é muito agradável.

Cuidado e cultivo

O arbusto é muito despretensioso, adaptado ao clima da nossa latitude. Uma área aberta ao sol é um bom local de plantio. Na sombra, o Iberis não será tão exuberante - começará a esticar, os botões cairão. Quanto ao solo, a drenagem é fundamental aqui. Solo arenoso ou rochoso é o ideal. Eles permitirão que o ar passe bem e não permitirão que a umidade fique estagnada. No final da floração, as hastes e flores secas são removidas - este é o principal ponto de poda. Você precisa ter cuidado com a rega - não permita o excesso de umidade. Regue apenas com o tempo seco à medida que seca.

A planta pode ficar sem alimentação, mas se você decidir fertilizar, então será útil. A cobertura é feita duas vezes por ano: a primeira - quando as folhas estão florescendo, a segunda - quando os botões são colocados.

As variedades perenes no terceiro ano precisam de um transplante, já que os arbustos crescem e perdem a beleza, as inflorescências ficam pequenas. Se você estiver podando o Iberis no outono para formar um arbusto, é ideal remover um terço do comprimento das hastes. A planta ficará bem cuidada, possivelmente até rebrotando. A poda para o inverno pode ser feita no solo, depois do qual é imperativo repicar e alimentar.

Métodos de reprodução

Sementes

Para coletar as sementes, deixe inflorescências desbotadas no caule para amadurecer. Quando estão maduros, podem ser cortados e deixados em um local escuro até que comecem a rachar. As sementes coletadas podem ser semeadas no solo. É favorável fazer isso no outono. Na primavera, pequenas mudas eclodirão, que podem então ser plantadas para um crescimento independente. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 15 cm.

É possível deixar as sementes na planta para auto-semeadura. Quando as mudas crescem perto da planta principal na primavera, elas devem simplesmente ser quebradas ou transplantadas para outro lugar. É benéfico fazer isso em abril ou maio. A floração começará em 45 dias.

Estacas

Depois que a planta floresceu, as estacas devem ser cortadas dos brotos do ano anterior.O tamanho deve ser de 5 a 8 cm. Depois de mergulhá-los em uma solução estimulante, plante-os em solo úmido em local ensolarado e cubra com um jarro. No inverno, é melhor isolar o frasco com folhas ou serragem e colocar uma pequena camada de terra por cima. Assim que o gelo terminar na primavera, remova o recipiente com cuidado. As estacas já devem ter raiz e folhas novas.

Divisão de rizoma

Para isso, é selecionado um arbusto adulto exuberante, com mais de 5 anos. No início da primavera, eles escavam um arbusto, cortam as folhas verdes e dividem a raiz em três partes. Os arbustos divididos podem ser plantados na área designada. Certifique-se de hidratar e pisar.

Variedades

Evergreen

A folhagem dura como couro é alongada e tem uma cor brilhante de malaquita. O próprio arbusto em forma de bola atinge uma altura de 40 cm. Inflorescências na forma de um guarda-chuva branco florescem por cerca de um mês. Um recipiente maduro produz muitas sementes que germinam muito bem e rapidamente. Para que a floração continue até a geada, remova regularmente as inflorescências desbotadas. É indesejável transplantar o arbusto, pois ele possui uma raiz axial. Despretensioso para o solo, mas floresce melhor em solos rochosos ou arenosos. As variedades mais notáveis ​​são Little Jam, Findel, Snowflake, Climax, Zwergeschneeflocke.

  • Pequena joia - um arbusto muito exuberante e extenso, podendo atingir 50 cm de diâmetro e as folhas são longas e finas. A floração começa em meados da primavera. As muitas flores no arbusto o tornam muito perceptível, como um globo de neve. As inflorescências são pequenas (até 15 mm de diâmetro), mas muito limpas e volumosas.
  • Findel - um arbusto que cresce em altura apenas até 25 cm e se ramifica ao longo do solo com um caminho perene. A rápida floração de flores radiantes brancas como a neve pode ser vista no final da primavera.
  • "Floco de neve" - pequenas inflorescências esféricas de até 6 mm de diâmetro adornam o arbusto subdimensionado. Atinge uma altura de até 30 cm. A floração (branca como a neve) começa em abril.
  • Clímax - o arbusto forma folhas pequenas, densas e brilhantes, que no caule simplesmente se espalham pelo solo, cobrindo-o com sua folhagem. Arbustos de até 20 cm de altura adornam a floração de pequenas flores brancas. Começa em meados da primavera. Esta variedade é muito boa para criar uma coroa.
  • Zwergeschneeflocke - um semi-arbusto de 15 cm de altura cobre o solo com suas folhas pequenas e densas. A floração com botões de um tom celestial começa no final de abril e dura cerca de um mês.

Gibraltar

Possui um arbusto largo (até meio metro) com estreitas folhas perenes. As flores são rosa pálido, de tamanho pequeno, que mudam de tonalidade para branco. Em condições climáticas adversas, ela floresce duas vezes por ano. A altura do arbusto é de até 20 cm. A variedade mais popular é Gibraltar Kenditaft - tem inflorescências lilases distintas, que (depois de um tempo) tornam-se brancas como a neve. Tufo doce - um arbusto baixo, com folhas densas e brilhantes em um rebento carnudo. A floração começa no início de maio e produz belas flores roxas. As inflorescências são bastante grandes e lembram dálias.

Da Crimeia

Perene muito baixa, atingindo no máximo 7 cm de altura. Ele adora o calor, não tolera geadas, então no inverno precisa de abrigo. Possui folhas verdes densas em forma de escápula. Os botões roxos tornam-se brancos como a neve após a floração. Eles florescem em abril.

Rochoso

Arbusto perene, atingindo a altura de 13 cm, os arbustos são densos, volumétricos. Durante a floração, lembra uma árvore de Natal em pó. Botões de creme ou rosa permanecem no arbusto por mais de um mês. As variedades populares são Pygmaea e Hyacintenblutige Riesen.

  • Pigmaéia - arbusto subdimensionado (até 10 cm de altura) com pequenas flores brancas como a neve, que se combinam em inflorescências em forma de guarda-chuva. As folhas são finas, em forma de agulha, de um verde rico.
  • "Hyacintenblutige Riesen" - abre em abril, agrada com flores roxas. O arbusto tem uma altura máxima de 35 cm e cresce bem nas colinas alpinas.

Doenças e pragas

Os parasitas mais comuns que infestam o Iberis são cochonilhas, pulgas terrestres e pulgões. Quando uma pulga aparece, a formação de buracos nas folhas é característica. Para remover essa praga, basta regar o solo próximo ao arbusto. Do pulgão do repolho, as folhas começam a enrolar. Pode eliminá-lo com a ajuda de meios como "Fitoverm" ou "Mospilan". Com rega abundante, o líquido fica retido e pode provocar o aparecimento de infecções fúngicas. Neste caso, desinfete o arbusto com qualquer inseticida. Se o Iberis estiver gravemente infectado, é melhor eliminá-lo e tratar o local do crescimento com uma solução de Decis ou Aktara.

O fungo mais comum para Iberis é o fungo do gênero Iberis. Portanto, antes de plantar esse arbusto, trate bem o solo com fungicidas. Se você permitiu uma infecção, remova os galhos infectados e salpique o arbusto com uma solução desinfetante. Outra doença é a keela do repolho. Este fungo pode viver com uma planta por muito tempo - mais de 10 anos. A conseqüência é que a planta para de crescer completamente. A doença é incurável, por isso é necessário desinfetar o solo antes de plantar com soluções especiais.

Aplicação em design panorâmico

Com a ajuda da Iberis, você pode realçar e decorar as bordas com eficácia. Ele vai se encaixar bem no design dos slides alpinos. Quando plantado entre ciprestes coníferos e thujas, será simplesmente único. Com seu florescimento, ele os diluirá organicamente. O terreno do jardim com Iberis parece tranquilo e caseiro. É lindo tanto como plantio separado quanto em composição com outros arbustos floridos. A perene Iberis tolera perfeitamente companhia com diferentes plantas. Parece lindo ao lado de flox, cravo, hosta e iúca. Quando a neve derreter, o Iberis ainda estará verde. Narcisos e tulipas, jacintos e açafrões, juntamente com Iberis, irão criar uma composição de primavera em seu canteiro de flores.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente das perenes Iberis, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário