Iberis: variedades, plantio e cuidado

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Crescendo a partir de sementes
  4. Como plantar em terreno aberto?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Período pós-floração
  7. Métodos de reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Dicas úteis
  10. Uso em paisagismo

Iberis é uma planta que vem da família das crucíferas. Possui flores pequenas e delicadas com um aroma agradável. Iberis é amplamente utilizado tanto em floricultura como em paisagismo. A cultura é despretensiosa e pouco exigente em questões de cuidado, ela pode resistir às mudanças de temperatura sem problemas. Até um florista inexperiente pode cultivar Iberis por conta própria.

Descrição

Iberis é uma planta que depende de uma raiz para crescer em forma de bastão. Por este motivo, o replantio pode ser problemático. Os rebentos da cultura dependem em grande parte das espécies específicas. Eles podem ser eretos e rastejantes. A folhagem é de estrutura simples. As lâminas das folhas são de tamanho pequeno, caracterizadas por uma cor verde escura. Um arbusto semelhante é efetivamente decorado com inflorescências que têm uma forma interessante de guarda-chuva. Eles são coletados de um grande número de flores em miniatura, cujo diâmetro raramente ultrapassa 1 cm.

A cor Iberis é sempre sólida e exuberante. Atrás de um grande número de inflorescências ricas, a folhagem nem sempre é fácil de ver. A cor das flores depende da variedade específica do arbusto anão. Existem tons de branco neve, lilás, rosa, lilás e vermelho. As inflorescências são perfumadas, o que confere à trama do jardim uma frescura de ar única e um aroma especial e sedutor.

Iberis tem uma floração muito interessante. Esta planta floresce na primavera em maio ou em agosto, geralmente floresce tão luxuosamente e variada quanto possível, mas, infelizmente, não por muito tempo - apenas cerca de 8 semanas. As inflorescências produzem frutos apresentados em forma de vagem oval ou redonda com duas faces. Se as sementes forem secas, sua germinação pode persistir por 4 longos anos. Muitos jardineiros preferem cultivar Iberis perenes a partir de sementes. São simplesmente plantados em estufas bem preparadas, após o que são cuidadosamente tratados de acordo com todas as normas. Pode haver tantas flores que elas vão esconder toda a folhagem atrás delas.

Tipos e variedades

Existem muitos tipos e variedades comuns de Iberis. Diferentes representantes desta família têm suas próprias características distintivas e características externas. Vamos conhecê-los melhor.

Amargo (Iberis amara)

Este animal de estimação de um ano é capaz de atingir 0,3 m de altura. Os rebentos divergem do colo da raiz, em cuja superfície se nota uma pubescência característica. Normalmente, as lâminas das folhas são inversamente lanceoladas. As folhas são dispostas alternadamente e possuem uma borda serrilhada. O diâmetro das flores é geralmente entre 1,5 e 2 cm e sua cor varia. Eles podem ser brancos ou ligeiramente lilases. As flores são parte de inflorescências racemosas caracterizadas por uma estrutura colunar. O cultivo desta espécie começou no século XVI.

Diversas variedades conhecidas de ibério amargo provaram ser as mais populares e procuradas.

  • "Tom Tumb". Os representantes desta variedade têm de 12 a 15 cm de altura e as flores das plantas distinguem-se por uma cor branca neve simples, mas atraente.
  • "Hyacintenblutige Riesen". A altura do arbusto especificado é geralmente de 0,36 m. As flores são caracterizadas por um tom lilás delicado.
  • Weiss Riesen. A altura desses arbustos raramente ultrapassa 0,3 m.As flores são brancas.
  • "Jacinto". Linda nota anual. As flores são muito parecidas com os jacintos. Os caules crescem até 20-25 cm.

Guarda-chuva

Espetacular anual. Seu parâmetro de altura pode chegar a 0,4 m. Os brotos são ramificados, têm estrutura lisa e crescem nus. As folhas também crescem alternadamente e são lanceoladas. As flores exalam um aroma muito agradável e discreto. Eles podem ser pintados em uma ampla variedade de cores - do lilás ao branco. As flores são incluídas em uma combinação de inflorescências que são naturalmente corimbosas. Do momento da semeadura até o início da floração, geralmente não leva mais de 8 a 10 semanas. A floração propriamente dita, na maioria dos casos, leva 8 semanas.

Existem várias das variedades mais populares e comuns de flores guarda-chuva. Abaixo estão alguns deles.

  • Fairy Mixtche. O arbusto nomeado pode crescer até 20-25 cm de altura. Geralmente é apresentado como uma mistura de sementes com uma variedade de cores.
  • Erupção vermelha. A altura média desses arbustos é de 0,3 m. As flores são facilmente reconhecíveis por sua atraente cor vermelho-carmim.
  • "Confetti". Variedade que ama o sol. As plantas atingem 35 cm de altura e são anuais. Fácil de crescer, mas muito colorido e bonito.
  • "Pink Dream". Variedade muito aromática, distingue-se por flores incrivelmente belas e de delicada cor rosa. Com essas plantas, o jardim pode brilhar com novas cores.

Evergreen

O tipo atual de Iberis, preferido por muitos jardineiros. Esses representantes da cultura são plantas perenes semi-anãs. Sua altura normal varia de 0,3 a 0,4 m. As lâminas foliares são caracterizadas por uma configuração oblonga, com comprimento geralmente de 7 cm. As bordas da folhagem são holísticas, a superfície exibe brilho. A cor é verde escura. As inflorescências de plantas perenes têm a forma de um guarda-chuva. Seu diâmetro médio é de 5 cm. As flores são de cor branca como a neve e seu diâmetro é de cerca de 15 mm. A planta em questão floresce lindamente por 20 dias. Em certas situações, durante os últimos dias de verão, você pode testemunhar o reflorimento.

As variedades mais famosas e populares de Iberis sempre-verdes são as opções listadas abaixo.

  • Dana. Arbustos baixos, cujo crescimento raramente ultrapassa os 15 cm, distinguem-se pela floração abundante.
  • Floco de neve. Uma planta muito bonita e espetacular. Raramente cresce até 40 cm de altura. É famosa por sua floração surpreendentemente brilhante e exuberante.
  • "Floco de neve". Arbusto perene. Possui flores brancas como a neve com 1,5 cm de diâmetro e cresce bem em solos drenados e fertilizados.
  • "Whiteout". Uma bela planta perene com 15-20 cm de altura, perfeitamente alinhada na floração e no crescimento. Ele não precisa de beliscões.

Gibraltar

O Iberis desta variedade é considerado semi-perene. Em seu arbusto há um grande número de flores pequenas e delicadas que apresentam uma bela cor rosa. O diâmetro médio dos arbustos chega a 0,4 m, e sua altura média é de 0,25 m.

  • "Gibraltar" não perde o seu efeito decorativo ao longo da temporada. É uma variedade resistente ao inverno.
  • A variedade mais popular e frequentemente encontrada é considerada chamada "Gibraltar Candytaft"... Em seu arbusto, flores com uma bela cor lilás chamam a atenção. Gradualmente, eles mudam suas cores para branco como a neve.
  • E a variedade também é popular "Alexandrite"... É representado por plantas de baixo crescimento que crescem em um curto espaço de tempo. As inflorescências são brancas lilases. O arbusto é altamente ramificado e de aparência elegante.
  • Não menos famoso "Camaleão", mudando sua cor de lilás para um branco delicado. É uma cobertura vegetal perene com inflorescências perfumadas.

Da Crimeia

O parâmetro de altura dos arbustos pertencentes às espécies da Criméia pode ser apenas de 5 a 10 cm. Estas não são as plantas mais altas com lâminas de folha verde-cinza.Os últimos são distinguidos pela pubescência característica na parte superior. Os botões da variedade são roxos e as flores já abertas são brancas.

Rochoso

Bela vista do Iberis. A altura desses representantes perenes da família pode ser de 10 a 15 cm, sendo permitida a formação de aglomerados densos de forma bem arredondada. Quando essa planta está na fase de floração, forma-se um efeito interessante que é ligeiramente polvilhada com neve. Todas essas plantas têm uma aparência atraente e exalam um aroma agradável. Esses animais de estimação verdes podem ser uma decoração espetacular para um jardim ou uma área local.

Especialmente notável é a variedade de borda "Sweet Candy", cujas flores são de cor branca ou roxa profunda. Uma planta linda que pode ser plantada em campo aberto a partir de meados de maio.

Crescendo a partir de sementes

Iberis pode ser cultivado a partir de sementes plantadas a tempo em um solo adequado e preparado com antecedência. A semeadura geralmente é realizada na 2ª quinzena de abril, quando o risco de geadas é minimizado. A melhor temperatura do ar será de + 10 ... 15 graus Celsius. Mas não devemos esquecer o possível superaquecimento da terra. Se ainda não estiver totalmente aquecido, recomenda-se aguardar um pouco com o plantio pelo menos até o final do mês. Para conseguir uma floração constante, as sementes devem ser plantadas, com um intervalo de 2 a 3 semanas.

Para o posterior plantio, é aconselhável selecionar um local em que haja solo argiloso ou rochoso. O local deve ser iluminado por tempo suficiente pelos raios do sol. Não devemos esquecer a drenagem do solo - o excesso de umidade representa perigo máximo para as raízes das flores. Nessas condições, a planta não viverá muito, pois inevitavelmente começará a apodrecer.

Considere qual deve ser a seqüência de ações para o plantio de sementes no solo.

  • Primeiro, você precisa cavar buracos com cuidado, cuja profundidade não seja superior a 10 cm. Uma distância de 12-15 cm deve ser deixada entre eles - será o suficiente. O último ponto não deve ser negligenciado, pois é muito importante - em solo fértil, a planta em questão pode crescer muito.
  • Em seguida, você precisa distribuir as sementes e polvilhar um pouco de terra sobre elas. As plantas não devem ser plantadas muito profundas. Se necessário, a terra precisará ser levemente umedecida. Recomenda-se que várias variedades de ibérico (o segundo nome de Iberis) sejam colocadas a uma distância notável umas das outras. Caso contrário, existe o risco de sobre-polinização.
  • Então você só tem que esperar até que os primeiros brotos eclodam. Eles precisarão ser desbastados da maneira mais cuidadosa e completa possível. O espaço entre os arbustos individuais deve ser de cerca de 20-25 cm.

Para garantir o teor de umidade ideal do substrato, é aconselhável cobrir o recipiente com um pedaço de vidro. Em seguida, o recipiente deve ser movido para um local aquecido e bem iluminado pelo sol. Você vai precisar de rega moderada e apenas se for absolutamente necessário. É imprescindível o uso de um pulverizador. Uma escolha ao crescer para mudas não é necessária.

Se o indicador de temperatura for de +18 a +20 graus, os brotos podem ser esperados após 7 a 10 dias. Se a temperatura estiver em torno de +15 graus, demorará cerca de 14-20 dias. Você pode cultivar uma cultura a partir de sementes de outra maneira - preparando mudas. É melhor deixar de lado esse trabalho logo no início da primavera. É necessário preparar solo solto. As sementes devem ser imersas nele até uma profundidade de 1 mm. No topo você precisa do preenchimento de areia - a camada deve ser pequena.

Como plantar em terreno aberto?

Assim que as mudas estiverem devidamente enraizadas, pode-se começar a plantar no solo do local. Isso deve ser feito somente após todas as geadas terem passado. É necessário escolher um local com bons acessos à luz solar, solo rochoso. O material para mudas deve ser plantado de acordo com certas regras.

  • As mudas precisarão ser cuidadosamente removidas do recipiente original para posterior plantio em um canteiro de flores ou jardim. O procedimento deve ser executado o mais cuidadosamente possível - as raízes não devem ser danificadas em nenhum caso. As mudas devem ser removidas junto com a massa terrestre.
  • Os arbustos são plantados no solo, deixando uma distância de 12-15 cm.
  • A terra precisará ser devidamente socada e os brotos regados.

Você pode plantar várias variedades diferentes ao mesmo tempo, mas deixe distância suficiente entre elas.

Como cuidar bem dele?

Iberis não pode ser deixado sem os devidos cuidados. Vamos dar uma olhada em como você precisa cuidar adequadamente desta planta. A rega desta planta é necessária apenas se o tempo seco persistir no quintal. A rega deve ser moderada. Mantenha o solo solto. Não há necessidade de alimentar Iberis, mas se você adicionar fertilizantes complexos ao solo algumas vezes, a floração será apenas mais abundante.

É importante remover as flores murchas a tempo. E também é necessário cortar as hastes um terço do comprimento após o período de floração. Isso é feito para que os arbustos crescidos da planta pareçam mais limpos, bem cuidados e esteticamente agradáveis. Se você está cultivando Iberis perenes, em 5 anos ele precisará do assento correto. Isso se deve ao fato de que com o tempo, as flores da cultura em questão ficam menores, perdendo suas qualidades decorativas.

Período pós-floração

Depois de concluída a fase de floração, o Iberis necessita de cuidados especiais que não podem ser descurados. Vamos examinar mais de perto o que e como fazer.

Coleta de sementes

Para que os plantios de flores não percam o seu aspecto atraente, após a floração é necessário aparar os caules. É necessário remover no máximo 1/3 de seu comprimento. As vagens que aparecem no lugar das flores podem ser colhidas como semente para a obtenção de sementes.

Wintering

Apesar do fato de que o Iberis é resistente à geada / resistente ao inverno, e o inverno não é tão perigoso para ele, os jardineiros ainda recomendam prepará-lo para a estação fria se as flores forem plantadas em climas temperados ou severos. Se a planta florescer em climas do sul, uma pequena quantidade de composto deve ser adicionada ao solo ao redor dela na última década do outono. Mas aqui é importante não exagerar, senão os arbustos crescerão muito no futuro.

Se o Iberis cresce em uma região com invernos rigorosos, mas sem neve, as flores precisam ser cobertas com ramos de abeto, galhos secos e folhas. O pó de feno também é bom.

Métodos de reprodução

As plantas perenes podem ser propagadas por estacas. Nos últimos dias da primavera ou no início do verão (idealmente, quando a floração termina), os ramos jovens são cortados das plantas adultas em um pequeno ângulo com uma faca afiada. Um comprimento de 10 cm é suficiente, alguns ramos são inseridos no recipiente preparado com o substrato. Em seguida, devem ser regados e cobertos com polietileno. As plantas são colocadas em uma janela bastante iluminada. Mas os raios diretos do sol não devem incidir sobre os patamares.

Às vezes, o polietileno deve ser removido para ventilar as flores. Estacas germinadas e enraizadas devem ser plantadas no outono. Antes do plantio, é aconselhável tratar o solo com antifúngicos.

Você pode propagar a planta dividindo-a. A época ideal para isso é maio. Este método não pode ser considerado o melhor por causa do sistema radicular reto e alongado. É necessário tirar um arbusto perene, com muito cuidado cavado do solo. É importante não danificar as raízes. Além disso, deve ser igualmente dividido em várias partes. Cada um dos arbustos deve ter boas raízes. As partes previamente separadas são embebidas em uma composição que vai estimular o crescimento da planta, literalmente, por várias horas. Depois é preciso cavar buracos com uma distância entre eles, como no caso das mudas. Os arbustos são plantados em solo preparado e solto. A maneira mais fácil de reproduzir Iberis é por sementes. As sementes podem ser compradas em uma loja especializada em jardinagem e você mesmo pode coletá-las em seu próprio canteiro - cada jardineiro escolhe o que é mais conveniente para fazer.

Doenças e pragas

O belo Iberis, junto com muitas outras culturas, pode sofrer de várias doenças. Pragas perigosas, que podem causar danos significativos à saúde da planta, não foram poupadas. A tarefa do jardineiro é identificar os problemas que surgiram com o tempo e lidar com eles corretamente. Caso contrário, animais de estimação verdes podem morrer ou infectar outras plantas em seu ambiente.

Mealybugs, pulgões do repolho ou pulga do morango podem causar sérios danos ao Iberis. Assim, uma pulga deixa buracos redondos perceptíveis nas placas das folhas das plantas. Você pode se livrar desse parasita umedecendo o solo ao redor do arbusto. Os pulgões do repolho podem ser neutralizados tratando a cultura com a composição de sabão de potássio na forma líquida (com base em 400 g por 10 litros de água). Se após a primeira pulverização nem todos os pulgões forem destruídos, o tratamento pode ser realizado novamente, mas somente após uma semana.

Mealybugs podem prejudicar gravemente Iberis. Para se livrar deles, é necessário pulverizar a planta com compostos como "Aktar", "Fitoverm" ou "Mospilan"... Não espere se livrar desses parasitas de uma vez. Depois de uma ou duas semanas, você terá que repetir o tratamento descrito. Iberis tem um sistema radicular vulnerável, razão pela qual é suscetível a doenças fúngicas perigosas. Para não enfrentar tais enfermidades, antes do plantio, o arbusto deve ser regado com fungicida. Se a podridão ainda afeta os rizomas, a planta doente precisará ser destruída o mais rápido possível. O solo sob ele deve ser desinfetado.

Os jardineiros que cultivam Iberis em seus lotes devem sempre manter a condição das plantas sob controle. Nas primeiras "dicas" de quaisquer doenças / pragas, você precisa tomar as medidas necessárias para tratá-las imediatamente. Mas Iberis não pode ser considerada uma planta muito dolorosa. O principal é cultivar em condições adequadas para isso, proporcionando o cuidado adequado.

Dicas úteis

Se você está planejando decorar o jardim com Iberis, vale a pena armar-se com algumas recomendações.

  • Para o cultivo em um clima doméstico, jardineiros experientes recomendam a escolha de variedades perenes. Eles facilmente duram mais que o inverno e parecem elegantes por vários anos.
  • Deve-se ter em mente que nem todas as variedades de Iberis exalam um aroma agradável e convidativo. Algumas culturas não podem se orgulhar de tais qualidades.
  • Iberian é um vizinho maravilhoso para outras flores de baixo crescimento no mesmo canteiro.
  • Iberis pode ser usado para fazer lindos buquês. Essas flores costumam ser encontradas no buquê da noiva.
  • Não se esqueça de remover as flores murchas se quiser que o Iberis cresça exuberante e saudável.
  • A areia fina usada para mudas só pode ser usada após uma lavagem completa.

Uso em paisagismo

Iberis é uma boa decoração e um complemento ao paisagismo. A planta é linda e chama muita atenção. Parece interessante como um pouso individual e em grupo. Iberis é frequentemente usado por designers para emoldurar canteiros de flores ou formar escorregadores alpinos charmosos. Esta flor fica especialmente linda e elegante na companhia de plantas rasteiras de anões. Para absolutamente qualquer área de jardim, outra opção ganha-ganha é adequada - uma combinação de flores ibéricas em miniatura e grandes inflorescências de malmequeres, sinos ou gazanias.

Uma flor incomum e bem considerada parece se você plantá-la em uma encosta rochosa em um plantio em grupo. Esta é uma alternativa espetacular para os slides alpinos clássicos.Essas decorações vão transformar o jardim, torná-lo mais fresco, mais hospitaleiro e tranquilo.

A cor das pétalas de Iberis é suave, calma, pastel. Por esta razão, a planta especificada pode ser combinada com segurança com flores de quase todas as cores - todas elas estarão em harmonia com as cores neutras mencionadas.

Para informações sobre como cuidar adequadamente do Iberis, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário