Chionodox Lucilia: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Controle de doenças e pragas
  7. Reprodução
  8. Exemplos em paisagismo

Entre as plantas ornamentais com floração precoce, destaca-se a flor Chionodox, que tem o nome popular de "Beleza da Neve", porque floresce quando ainda há neve. Pode não ser tão famoso quanto açafrão, jacinto e narciso, mas suas qualidades decorativas já foram apreciadas por muitos produtores. Consideremos com mais detalhes a descrição, plantio e saída de Chionodox Lucilia.

Descrição

Chionodoxa Lucilia é uma das 6 espécies desta planta. O nome da flor foi dado por P.E.Boissier, um botânico da Suíça, que a batizou em homenagem a sua esposa. Chionodoxa é uma planta perene com flores iniciais bulbosas. Em condições naturais, ela cresce nas regiões montanhosas ocidentais da Ásia Menor. Chionodoxa Lucilia é uma flor curta, atingindo uma altura de 10–20 cm. Uma característica distintiva da flor são os estames firmemente reunidos da inflorescência. Pedúnculos e folhas crescendo diretamente do bulbo crescem ao mesmo tempo.

O fino caule da flor tem uma tonalidade avermelhada.

A planta tem 2 placas de folha lanceoladas, com cerca de 8–12 cm de comprimento e até 2 cm de largura, pintadas de verde escuro. Geralmente, até 5 botões são formados no pedicelo. As inflorescências, coletadas em escovas soltas, podem ter uma cor diferente - do branco leitoso ao azul-violeta. As flores com pétalas pontiagudas são de tamanho médio - até 3,5 cm de diâmetro. Chionodoxa gigante tem as flores maiores - até 4 cm. A floração dura cerca de 3 semanas, após as quais frutos carnosos em forma de cápsula são formados, contendo grandes sementes pretas com apêndices macios. De tamanho pequeno (cerca de 3 cm de comprimento e até 1,7 cm de diâmetro), os bulbos de escala clara têm uma forma oval redonda ou alongada. Eles formam o sistema radicular de um ciclo de um ano.

Variedades

No total, são 6 espécies desta planta, muito semelhantes na aparência, mas com algumas características distintas. Vamos dar uma olhada nas variedades de flores mais populares.

  • Chionodox Forbes. Esta planta com flor precoce é uma prímula com delicadas inflorescências. A lâmpada pode formar 2 a 3 folhas brilhantes de formato linear com um tom verde rico. Os pedicelos, atingindo uma altura de 15–25 cm, carregam uma inflorescência-racemo, incluindo de 4 a 10 flores com 6 pétalas alongadas, pintadas em delicados tons de azul. O diâmetro das flores é de cerca de 2,5 cm. A cor do branco no núcleo gradualmente se transforma em um tom de azul profundo ao longo das bordas das pétalas.
  • Sardenha (sardensis). É uma planta de baixo crescimento com folhas lineares pintadas de verde brilhante. O pedúnculo pode atingir 15 cm de altura e as flores pequenas se distinguem por uma transição gradual do azul escuro para um tom creme claro no centro do botão. A floração dura cerca de 2 semanas. Um bulbo marrom redondo coberto por escamas tem aproximadamente 2 cm de tamanho.
  • Gigante. As folhas estreitas e lineares têm 9–12 cm de comprimento e têm uma cor verde profunda. Flores emparelhadas podem ter pedúnculos mais curtos nos quais botões grandes (até 4 cm de diâmetro) são formados. As flores são de cor azul ou lilás, que, gradualmente clareando, adquirindo tonalidade esbranquiçada no núcleo. As lâmpadas têm de 1 a 3 cm de diâmetro. A flor desabrocha em março e abril por 3 semanas.

Importante! Outros tipos de flores - Chionodoxa cretense ou anã, branca e Sra. Lok - praticamente não são cultivadas como plantas cultivadas na horticultura. Essas espécies são usadas para criar novas variedades.

Com base em todas essas variedades de plantas, muitas variedades foram cultivadas. Vamos considerar os mais populares.

  • Gigante Azul. Uma planta perene com folhas retas e lineares e pequenas flores azuis brilhantes com um centro branco. O pedúnculo atinge a altura de 15 cm e apresenta densos aglomerados de inflorescências contendo de 5 a 8 botões.
  • Violet Beauty. Uma variedade de baixo crescimento, com apenas 10-12 cm de altura, tem botões em forma de sino com delicadas pétalas roxas e garganta leitosa. As flores são grandes, atingindo 4 cm. No pedúnculo, formam-se até 10 botões, que podem ser coletados em um arbusto ou localizados isoladamente. As folhas são de cor verde escura. Ela floresce em abril e maio.
  • Alba. A planta, com cerca de 14 cm de altura, tem folhas retas e lineares. As inflorescências são puramente brancas ou leitosas e o miolo é amarelo. Uma característica da variedade são as pétalas ligeiramente onduladas e enroladas das inflorescências em forma de sino. Flores pequenas, com cerca de 2 cm de tamanho, são coletadas em cachos soltos. Esta variedade floresce em abril e maio.
  • Gigante Rosa. Esta variedade de Chionodox, atingindo a altura de 20 cm, distingue-se pelas inflorescências com uma delicada cor rosa lavanda. As flores têm uma forma graciosa em forma de estrelas com 6 pétalas e núcleo convexo. O tamanho do botão é de cerca de 3 cm. Cada haste carrega até 10 inflorescências. A floração ocorre em abril ou maio e dura muito tempo - até 4 semanas.
  • Branco azulado. Variedade alta, cujos arbustos podem atingir os 25 cm de altura, os pedúnculos apresentam grandes flores azuis com miolo branco.
  • Rosea. Uma planta com cerca de 25 cm de altura pode ter cerca de 15 botões rosa em um pedicelo, variando em tamanho de 1 a 3,5 cm. A cor branca como a neve do núcleo se destaca em contraste com o fundo rosa com um tom roxo de pétalas.
  • Quinn. A variedade é caracterizada por flores densamente assentadas em um pedúnculo com pétalas pintadas em delicados tons de rosa e estames amarelos brilhantemente distintos. A inflorescência consiste em 5 ou 6 botões. As folhas verdes são de cor marrom.
  • "Aquarela". Esses quionodoxos são distinguidos pela cor azul clara das inflorescências em forma de estrela. O núcleo branco combina perfeitamente com o fundo azul das pétalas. Um arbusto curto pode atingir uma altura de 10 cm.
  • "Mistura". Uma característica distintiva da planta são as flores multicoloridas no pedúnculo de um arbusto. Os botões podem ter as cores lilás, azul, rosa, roxa. As folhas verde-escuras têm pontas pontiagudas.
  • O gigante rosa. Variedade com delicados botões rosa e um coração mais leve.

Em uma planta de até 15 cm de altura, o pedicelo apresenta uma inflorescência, composta por 3-4 flores.

Além dessas variedades, quionodoxos, como:

  • "Artemis" com pequenas flores azuis;
  • "Absoluto" com inflorescências azuis brilhantes e faringe pálida;
  • "Atlantis" com pétalas de uma tonalidade azul transparente muito clara, estames amarelos e inflorescências exuberantes;
  • "Ártico" com flores brancas como a neve.

Como plantar?

O outono é a melhor época para plantar bulbos de flores. Normalmente são plantadas na primeira quinzena de setembro. A essa altura, as cristas radiculares já se formaram na parte inferior. Durante o período de outono, os bulbos poderão ganhar força para um maior crescimento e floração na primavera.

Chionodoxa é uma planta despretensiosa que pode crescer com sucesso em qualquer lugarmas prefere especialmente áreas com boa iluminação, embora possa crescer em sombra parcial. Em locais ensolarados, onde a neve derrete mais rápido, a Chionodoxa floresce mais cedo do que uma flor plantada em locais sombreados, embora aqui floresça por mais tempo. Um papel importante é desempenhado pela proximidade da planta com outras flores.O desenvolvimento de chionodoxa é favoravelmente influenciado pela proximidade de prímulas e açafrão, íris e jacinto, adônis e heléboro. Chionodoxa também cresce bem sob arbustos e árvores decíduas.

Ao pousar, você deve cumprir alguns requisitos.

  • Priming. A flor prefere solo solto nutritivo, moderadamente úmido e com ambiente neutro. O crescimento da planta é gravemente afetado por argila e solo ácido, bem como solo excessivamente úmido. Ao plantar, é recomendável adicionar húmus das folhas e cascas de árvores ou solo da floresta ao solo.
  • Profundidade de plantio. Deve corresponder ao tamanho da lâmpada. Os espécimes grandes são plantados a uma profundidade de cerca de 6–8 cm com uma distância entre os orifícios de cerca de 8–10 cm. Pequenos bulbos são colocados a uma profundidade de 4–6 cm com uma lacuna ligeiramente menor - de 6 a 8 cm.

Importante! Depois de plantar os bulbos, você precisa aplicar fertilizantes que contenham nitrogênio.

Cuidados de acompanhamento

Cultivar uma planta despretensiosa em campo aberto não requer cuidados complexos. As práticas agrícolas usuais devem ser seguidas.

Rega

Uma das condições para o crescimento bem-sucedido das plantas é o cumprimento do regime de rega. A planta reage negativamente à falta de umidade natural. No entanto, a rega na primavera só é necessária em caso de inverno sem neve ou primavera seca. Com o derretimento abundante da neve, quando o solo está bem saturado de umidade, a rega pode ser omitida.

Durante a estação de crescimento, a rega deve ser regular e abundante, mas não excessiva. Regue conforme necessário, evitando que o solo sob a planta seque. Durante os períodos de seca, a flor deve ser regada com mais frequência. Para irrigação, é necessário usar sedimentação ou água da chuva. Após a floração, a rega é realizada com menos frequência.

Você precisa regar a planta sob o sistema radicular, evitando que a água entre nas folhas e inflorescências. A melhor hora para regar é de manhã ou à noite. (após o por do sol). A rega é acompanhada pelo afrouxamento do solo sob a planta. A cobertura morta feita de fertilizantes orgânicos ou turfa ajuda a reter a umidade.

Top curativo

A abundância da floração depende diretamente da disponibilidade de nutrientes no solo, por isso é tão importante a aplicação periódica de cobertura. Na primavera, durante o crescimento ativo, é necessário introduzir agentes contendo nitrogênio, por exemplo, nitroammophoska. Os fertilizantes minerais complexos têm um efeito benéfico no desenvolvimento e na floração da quionodoxa. Os fertilizantes podem ser aplicados secos e líquidos. Os fertilizantes secos na forma de grânulos são espalhados uniformemente perto da flor, após o que o solo deve ser solto: desta forma os nutrientes entrarão rapidamente no sistema radicular. Para toda a temporada, recomenda-se realizar 2-3 alimentações adicionais.

Remoção de ervas daninhas

O controle de ervas daninhas é essencial porque esgota o solo ao absorver nutrientes do solo. A sacha é realizada à medida que as ervas daninhas crescem, combinando-a com o afrouxamento do solo. Isso é recomendado após a chuva ou rega. A cobertura vegetal do solo sob a planta evita o crescimento de ervas daninhas.

O cuidado Chionodox também inclui um transplante de planta em tempo hábil. Uma flor pode crescer em um lugar por cerca de 10 anos. No entanto, os cultivadores de flores recomendam o replantio da planta periodicamente (após 5–6 anos). Os bulbos são retirados do solo assim que a massa verde da flor fica amarela e começa a secar. Isso geralmente acontece em meados de julho.

As crianças não devem ser separadas do bulbo da mãe antes do plantio no solo, pois os bulbos médios separados podem morrer. As lâmpadas retiradas são armazenadas em local seco, escuro e fresco.

Na primeira quinzena de setembro, após a separação dos filhos, os bulbos são plantados em local permanente.

Preparando-se para o inverno

Depois que a flor murchar, o talo murcho deve ser cortado, mas as folhas devem ser deixadas. Eles são removidos somente após murchamento completo. Não é recomendável cortar a folhagem antes de estar completamente seca. Você pode remover periodicamente apenas as folhas murchas que são facilmente removidas do solo.Isso manterá a planta com uma aparência atraente.

A flor tem boa resistência ao frio, portanto, os bulbos não precisam ser cavados para o inverno no outono. A flor tolera bem a geada sem abrigo. Apenas quionodoxos crescendo em áreas abertas, desprotegidos de correntes de ar, devem ser protegidos. Eles são cobertos com folhas secas, musgo, abetos.

Controle de doenças e pragas

Chionodoxa é suscetível às mesmas doenças que outras plantas bulbosas, por exemplo, jacinto, tulipa, narciso. Na maioria das vezes, a flor sofre das seguintes doenças, que são o resultado de infecções fúngicas:

  • podridão cinzenta ocorre quando o solo está alagado, afeta o bulbo - apodrece; a folhagem e os botões são cobertos por uma flor acinzentada e depois ficam amarelos e secos;
  • fusarium - esta doença tem uma forma focal de disseminação, afetando principalmente o sistema radicular; os sintomas dessa doença fúngica são o aparecimento de manchas escuras nas folhas, que acabam ficando pretas, ressecam e caem;
  • septoria - você pode encontrar uma planta doente pelas placas marrom-acinzentadas ou enferrujadas com uma borda amarela que aparecem nas folhas, então pontos pretos aparecem no centro das manchas - picnídia (corpos de frutificação do fungo); crescendo gradualmente, a infecção atinge toda a superfície das folhas;
  • esclerotinose - esta doença atinge o caule da flor: nele aparecem manchas aquosas que, aumentando gradativamente, levam ao apodrecimento do pedicelo, afetando as folhas e o bulbo; é muito difícil encontrar uma flor doente no estágio inicial; a planta afetada não se desenvolve bem, suas folhas começam a amarelar prematuramente, não é mais possível curar uma flor com esses sintomas: ela deve ser desenterrada e destruída.

Para prevenir essas doenças, os bulbos devem ser tratados com uma solução do medicamento "Fundazol" antes do plantio, fungicidas ("Fitosporin-M", "Fitolavin") devem ser adicionados ao solo, e no início da safra, a flor deve ser pulverizada com fungicidas como "Aktara", "Akarin", "Actellik".

E também é impossível permitir o encharcamento da flor durante a rega, o que causa o apodrecimento do sistema radicular e dos bulbos.

As partes do solo da planta são menos suscetíveis ao ataque de pragas. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento e a floração da planta ocorrem no início da primavera, quando os insetos ainda não apareceram. As pragas mais perigosas para os quionodoxos são as larvas do carrapato do prado e os roedores - ratos, toupeiras. O ácaro do prado deposita suas larvas no solo, que usam as raízes das plantas em crescimento para nutrição. Eles infectam lâmpadas quionodoxas, comendo-as por dentro e, como resultado, as lâmpadas morrem. Para prevenir o aparecimento dessas pragas, é necessário pulverizar com acaricidas logo no início da estação de crescimento. Os roedores também danificam as lâmpadas. Para combatê-los, são utilizadas iscas com veneno, que são colocadas no local.

Reprodução

A forma mais popular de reprodução da chionodoxa é o método vegetativo - com a ajuda dos bebês do bulbo da mãe. Normalmente, são formadas até 4 cebolas jovens por temporada. A reprodução das crianças é feita da mesma forma e ao mesmo tempo que o transplante de flores.

Outra forma é a propagação de sementes. A reprodução espontânea da planta ocorre freqüentemente. Dos frutos maduros e estourados, as sementes caem em terreno aberto. Os apêndices carnudos das sementes são uma isca para as formigas carregarem sementes por toda a área. Logo a flor pode crescer em qualquer lugar inesperado.

Para evitar a reprodução espontânea e indesejada, as vagens das sementes maduras devem ser cortadas a tempo. A propagação planejada de sementes é realizada da seguinte forma:

  1. as sementes coletadas devem ser secas e armazenadas em local fresco e seco; a semeadura é realizada no final de setembro ou outubro;
  2. as sementes podem ser plantadas diretamente no solo, o solo deve ser bem escavado, a superfície deve ser nivelada e devem ser feitos buracos rasos; sementes são semeadas neles, então são cobertos com terra de cima e as colheitas são umedecidas com um pulverizador;
  3. no inverno, as camas devem ser cobertas com uma grande camada de neve.

As sementes colhidas também podem ser semeadas em mudas, que são cultivadas em casa, e na primavera são plantadas em local permanente no solo.

Os chionodos, cultivados por semente, começam a florescer somente após 2 anos.

Exemplos em paisagismo

As qualidades decorativas do despretensioso chionodox com floração precoce são utilizadas no desenho de qualquer paisagem. As flores azul-violeta e azul parecem delicadas contra o fundo da neve ainda não derretida. Na maioria das vezes, é usado para os seguintes fins:

  • para decoração de escorregadores alpinos ou jardins ornamentais naturais;
  • para criar prados de primavera sob árvores e arbustos e decorar gramados - neste caso, o chionodox é plantado linearmente em várias fileiras;
  • em composições de grupo em canteiros de flores, onde pode ser combinado com outras prímulas, especialmente aquelas com cores contrastantes, por exemplo, prímulas, besouros-de-crista, anêmonas.

        Além disso, os arbustos quionodoxos parecem ótimos, tanto plantados separadamente, quanto como bordas ao longo dos caminhos e perto das paredes dos edifícios.

        Para mais informações sobre Chionodox, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário