O que é gomphrena e como fazer crescer uma flor?
Gomfrena é considerado um típico representante da família Amaranth. A planta está ativamente envolvida no projeto paisagístico e também é usada no design de interiores como uma flor seca.
descrição geral
O nome "gomfrena" é usado para descrever um gênero de plantas com flores pertencentes à família do amaranto. Este grupo reúne plantas herbáceas anuais e perenes compactas, caracterizadas pela presença de caules rígidos eretos ou ascendentes rastejantes.
A altura máxima do arbusto chega a 40 centímetros, mas também existem variedades anãs, cujo tamanho não ultrapassa 15-20 centímetros. As lâminas das folhas ovais são fixadas com ou sem pecíolos. Eles estão dispostos aos pares e às vezes são cobertos com uma penugem esbranquiçada. As inflorescências que se parecem com uma cabeça são formadas por flores de vermelho, branco, amarelo, azul, roxo e outros tons.
Aquênios fechados são frutos do gomfreno. Os próprios grãos parecem lisos, arredondados e ligeiramente achatados. A flor é cultivada para fins decorativos, inclusive como flor seca. No Leste Asiático, a cultura é usada para alimentação, e também há casos conhecidos de seu uso na medicina tradicional.
Na Rússia, todas as variedades de gomphren são cultivadas como anuais, uma vez que não são capazes de sobreviver às temperaturas do inverno. Uma planta para cuidar é considerada despretensiosa.
Espécies e variedades populares
No gênero Gomphrene, costuma-se distinguir mais de 100 espécies, das quais o gomphrene esférico é considerado o tipo.
Haage
Um tipo de gomfreno chamado haage também é chamado de flor dourada. Esta variedade se parece externamente com um gomphrenus esférico, mas é coberta por um grande número de inflorescências. A diferença entre eles está no fato de o haage ter apenas duas cores: vermelho e laranja. A altura do arbusto é de 40-60 centímetros, e o comprimento das lâminas das folhas pontiagudas estreitas não ultrapassa os limites de 3-8 centímetros. As flores tubulares são moldadas na cor dourada, daí o segundo nome da espécie. O diâmetro das inflorescências chega a 4-5 centímetros.
Haage é uma planta termofílica e, portanto, se recusa a florescer se o verão for frio.
Esférico
O gomfreno esférico atinge uma altura de 30 a 60 centímetros. Em hastes retas ramificadas na base, encontram-se folhas ovais brilhantes. Alguns deles têm uma tonalidade verde brilhante, e aqueles que estão nas bordas são cobertos com penugem clara e tingidos em uma cor cinza-lilás. Os botões em miniatura formam belas inflorescências esféricas, cujo diâmetro é de 40 milímetros. Uma cultura florescente assume uma tonalidade rosa, vermelha, branca como a neve, framboesa ou roxa. É possível apreciar a beleza desta gomfrena de julho a outubro.
Espalhado
O gomfreno espalhado é uma das espécies do gênero de plantas dicotiledôneas, frequentemente cultivada em estruturas suspensas. O caule espesso e ramificado é coberto por folhas alongadas e botões laranja-dourados. As inflorescências parecem um cravo. O cultivar mais popular desta variedade é Pink Pinheads com inflorescências rosa pálido. É mais frequentemente usado para preparar buquês secos.
Roxa
A ondulação roxa não ultrapassa 30 centímetros de altura, mas cresce rapidamente em largura. O exuberante arbusto é coberto por grandes folhas e inflorescências capitadas de cor roxa. Esta variedade pode ser cultivada em vaso.
De outros
- Anão gomfrena, também conhecido como "Gnome", cresce apenas 10-15 centímetros de altura. Os caules eretos no topo são cobertos por cabeças de inflorescências de flores brancas ou rosa claro. Este tipo é ideal para decoração de bordas.
- Gomfrena "Strawberry Glade" é um anual fortemente ramificado. Em um arbusto de 30 centímetros de altura, aparecem grandes flores vermelhas brilhantes, cujo diâmetro é de 4 a 6 centímetros.
- Gomfrena perene branco cresce com um tapete e, portanto, é mais adequado para o cultivo no jardim. As inflorescências da flor ficam brancas.
- Uma variedade chamada "alta" considerado um raro representante do gênero dicotiledôneas. Um arbusto ramificado, atingindo 50 centímetros de altura, é decorado com inflorescências cônicas de diferentes tonalidades.
Aterrissagem
É comum plantar sementes gomfrênicas para mudas no início de março. Antes, o material deve passar por um processamento, que pode levar até uma semana e meia. Primeiro, os grãos são embebidos em água morna por 3 dias. No quarto dia, o líquido é drenado e as sementes peneiradas são cuidadosamente lavadas na torneira. O tamanho aumentado do material é transferido para um pote de vidro, coberto com uma tampa e colocado na geladeira por 7 dias na prateleira inferior.
O recipiente no qual as mudas se desenvolverão é preenchido com uma mistura de solo universal de areia grossa ou vermiculita. O substrato é bem umedecido, compactado e novamente irrigado. As sementes são retiradas do pote, espalhadas uniformemente sobre a superfície e levemente pressionadas no solo. Por cima, o recipiente é apertado com filme plástico ou coberto com vidro. A estrutura é transferida para um local bem iluminado com luz difusa, onde a temperatura pode ser mantida de +20 a +22 graus.
Os primeiros tiros aparecerão dentro de 2 semanas, o que é acompanhado da retirada obrigatória do abrigo. Uma escolha em xícaras individuais com um diâmetro de 50-70 milímetros é realizada após outras 3 semanas. As mudas precisarão ser umedecidas regularmente, bem como alimentadas uma vez com uma composição mineral. Para que o sistema radicular respire, o solo nos vasos terá que ser solto. Gomfrena é mandado para campo aberto no final da geada da primavera, ou seja, na junção de maio e junho. Uma área bem iluminada, protegida de correntes de ar, é escolhida para a flor. O solo deve ter acidez neutra e não estar "sobrecarregado" com fertilizantes.
Para arbustos altos, os buracos são cavados a uma distância de 30-35 centímetros, e para arbustos de tamanho menor - com um intervalo de 15-20 centímetros. A profundidade da fossa é determinada de tal forma que as raízes sejam convenientemente colocadas no seu interior juntamente com um caroço de terra. O espaço livre é preenchido com terra, a superfície da cama é batida e irrigada.
Cuidado crescente
Cuidar do cultivo de gomfrênicos ao ar livre consiste em atividades tradicionais: regar, alimentar e podar. Também é necessário garantir que a flor não seja ofuscada por plantas em crescimento próximas. A rega dos arbustos é recomendada apenas em caso de seca prolongada e com moderação. Se houver excesso de umidade no solo, a planta rapidamente se infectará com uma doença fúngica. Em um verão chuvoso, você terá que afrouxar regularmente o solo, quebrando a crosta terrestre e remover ervas daninhas.
A fertilização da cultura requer moderada. É melhor evitar compostos que contenham nitrogênio, pois esse componente provoca o crescimento da massa verde, que, por sua vez, afeta negativamente a floração. Os alimentos complexos que contêm potássio e fósforo são mais bem selecionados no formato líquido. Devem ser colhidos duas vezes por estação, mas necessariamente, sem esperar a floração.Antes do inverno, você pode tentar transplantar o gomfren para um vaso de flores e armazená-lo em um local quente até a chegada da primavera.
Cuidar de uma safra cultivada em casa é feito de maneira semelhante. A irrigação deve ser regular para manter uma condição de leve umidade no solo. O top dress ocorre em junho e julho. Para a cultura, são usados complexos minerais universais, cuja dose padrão é aplicada a cada 2 semanas. O gomfrene interno requer solo leve e bem drenado.
Reprodução
Em regiões de latitude média, o gomfreno é cultivado apenas com mudas. Se você enviar as sementes diretamente para um terreno aberto, provavelmente elas não crescerão. Além disso, a cultura é caracterizada por um longo período de amadurecimento e, portanto, se possível, deve ser acelerado.
Doenças e pragas
O excesso de umidade faz com que a planta seja infectada com uma doença fúngica chamada canela-preta. É possível determinar isso pela aparência do gomfreno - seus caules ficam pretos e o turgor desaparece. Para resolver o problema, os procedimentos de irrigação são temporariamente interrompidos no início, e o solo é borrifado com cinza de madeira e solto.
O aparecimento de uma placa pegajosa nos arbustos indica a atividade vital dos pulgões. Um arbusto parcialmente afetado é salvo por receitas populares: água com sabão, infusão de urtiga, decocção de absinto ou cinza de madeira. Em casos mais graves, é necessário usar inseticidas.
A deformação das lâminas foliares e o aparecimento de manchas escuras em sua superfície é um sintoma de que o gomfreno foi infectado por cercosporia. As amostras infectadas requerem tratamento com fungicidas: Fundazol, Vectra e Thanos.
Uso em paisagismo
O uso de gomfreno em projetos paisagísticos é bastante extenso. Arbustos compactos são plantados em qualquer variação de canteiros de flores, especialmente os de "outono". A planta torna-se parte orgânica de jardins de pedras e jardins ornamentais, e também encontra seu lugar nas calçadas. É comum combinar gomfren com uma variedade de flores silvestres: hortênsia, amaranto, sálvia, cosmea e outras.
Não se esqueça que lindas flores secas são obtidas a partir de uma flor, que podem se tornar uma decoração de interiores ou ser usadas na floricultura. A planta parece interessante no contexto de suculentas e é harmoniosamente combinada com outras flores secas - as mesmas opções podem ser implementadas com sucesso no projeto paisagístico.
O comentário foi enviado com sucesso.