Ageratum azul e azul: as melhores variedades e dicas para o cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral das espécies e melhores variedades
  3. Regras de pouso
  4. Dicas de cuidados
  5. Doenças e pragas

Recentemente, a flor de ageratum, de cor muito incomum, tornou-se cada vez mais popular entre os jardineiros. Esta planta azul pode ser vista crescendo tanto em áreas privadas quanto em locais públicos. Quais são as características desta planta? Que variedades de ageratum existem? Como cuidar adequadamente deles? Você encontrará respostas para essas e outras perguntas em nosso material.

Peculiaridades

Ageratum é uma cultura bastante incomum, tem flores azuis ou azuis que florescem abundantemente e são fofas na estrutura. Ageratum não é muito exigente com relação aos cuidados. Se nos voltarmos para a história, deve-se notar que a descoberta desta flor pertence ao famoso colecionador W. Houston. Foi em homenagem a ele que essas flores foram nomeadas (Houston ageratum).

De um modo geral, no habitat selvagem e natural, esta planta é perene... No entanto, no território do nosso país, é cultivada e percebida como uma flor anual. Ageratum pertence à família Astrov. Devido aos processos de floração bastante intensos, bem como à aparência esteticamente agradável, o ageratum é frequentemente utilizado em projetos paisagísticos.

Assim, com a ajuda dele, canteiros de flores são decorados, além de criar arranjos de flores inusitados.

Visão geral das espécies e melhores variedades

Hoje, entre os representantes do ageratum Houston (o segundo nome é ageratum mexicano), várias espécies e variedades de plantas se distinguem. Em nosso material, consideraremos uma descrição detalhada das mais populares e exigidas entre os jardineiros de nosso país.

  • "Vison azul". A variedade, pela sua natureza botânica, é um arbusto ornamental. Em altura, pode atingir 30 cm. As flores do ageratum desta variedade crescem em forma de cestos, o seu diâmetro normalmente não ultrapassa os 5 cm.
  • "Bola azul". Esta variedade ageratum é uma planta anã em forma de bola. Ao mesmo tempo, o diâmetro total da planta pode chegar a 18 cm A altura máxima do arbusto é de cerca de 30 cm. As características distintivas da variedade Blue Ball são a presença de folhas volumosas, cuja parte inferior apresenta intensa pubescência. Além disso, o tamanho das inflorescências do arbusto pode chegar a 2 cm, e as flores têm uma cor azul lilás brilhante e rica. A variedade é caracterizada por altos indicadores de resistência à seca. O período de floração é de junho a outubro.

A "bola azul" é frequentemente usada em projetos paisagísticos, combinando a planta com zínia, malmequeres e calêndula.

  • Aloha Blue. Esta variedade é bastante pequena e floresce cedo. Muitas vezes é usado para decorar canteiros de flores. Além disso, o Aloha Blue é mais frequentemente cultivado como mudas para venda.
  • "Muff azul". Esta variedade é especialmente popular entre os jardineiros, pois as flores têm uma tonalidade azul rica. Sozinhos, são bastante fofos e crescem em forma de cestos.
  • Blue Hawaii. O Ageratum "Blue Hawaii" na sua altura não ultrapassa os 15 cm. Devido ao seu tamanho compacto, é frequentemente utilizado para a decoração de bordados, crescendo em contentores.

Além das variedades descritas acima, tipos como "Planetas Azuis", "Vison Azul", "Danúbio Azul", "Mar Azul" são populares.

Regras de pouso

Para começar, deve-se notar que a forma mais tradicional de plantar ageratum é cultivando uma planta a partir de sementes... Porém, antes de iniciar esse processo, é necessário germinar as mudas. Para isso, é necessário semear as sementes em caixas ou recipientes. É aconselhável realizar este procedimento no meio da primavera. Nesse caso, o plantio de uma planta em campo aberto só é permitido quando a situação climática se estabilizar e as geadas da primavera terminarem.

Antes de proceder com o plantio direto da planta em solo aberto, você deve escolher cuidadosamente um local permanente para o crescimento da flor... Deve ser solto ou mesmo desenterrado. Além disso, preste atenção especial ao preparar a mistura de envasamento ideal. Deve consistir de turfa, húmus e areia em proporções iguais. Recomenda-se que o próprio processo de semeadura das mudas seja realizado no final de março.

Na hora da semeadura, deve-se ter em mente que o ageratum é uma planta tropical termofílica, portanto, borrife as mudas com o solo com muito cuidado.

Jardineiros experientes, bem como botânicos mudas jovens de ageratum recomendam mergulhar duas vezes... Nesse sentido, eles devem ser transferidos para um prato separado somente após a segunda vez. O processo de cultivo das mudas deve ser realizado em ar seco, pois a umidade e a umidade podem afetar negativamente o estado da planta. Além disso, o solo não deve ser umedecido desnecessariamente. Se você cultivar mudas em estufas, não se esqueça de ventilar regularmente.

As plantas jovens de ageratum só podem ser regadas de manhã. 2 semanas antes do plantio das mudas no solo, deve-se iniciar o processo de endurecimento, levando as plantas periodicamente ao ar livre. Porém, lembre-se que ainda é recomendável manter as mudas na sombra - o endurecimento deve ser feito aos poucos. É necessário plantar ageratum em pequenos buracos. Nesse caso, as mudas são colocadas de modo que fiquem no solo no mesmo nível em que cresceram nas caixas de mudas. Isso deve ser tratado com cuidado especial. As plantas devem ser plantadas a uma curta distância umas das outras: cerca de 10-12 cm.O aparecimento das primeiras flores deve ser esperado 2 meses após a sementeira.

Apesar de, via de regra, o ageratum ser uma planta pouco exigente em relação ao solo, a planta deve ser plantada em um solo bastante leve e não ácidotambém deve haver uma quantidade moderada de nutrientes e minerais. Ageratum tem um sistema radicular bastante ramificado, portanto, pode lidar com a falta de água e altas temperaturas do ar. Por outro lado, deve-se levar em consideração o fato de que a flor não tolera bem as geadas e pode até morrer.

Dicas de cuidados

Não é segredo que, para que a planta cresça e se desenvolva ativamente, é necessário seguir algumas regras importantes para cuidar dele.

Um corte de cabelo

Um corte de cabelo é aquela medida de cuidado que permitirá que o ageratum cresça e se desenvolva ativamente. Assim, para aumentar a intensidade, bem como aumentar a duração da floração da planta, durante o período de verão é necessário cortar todas as inflorescências murchas. Graças a isso, o ageratum será capaz de liberar novos botões jovens e frescos.

Rega

Ageratum, como qualquer outra planta, precisa de rega regular. Porém, deve-se ter em mente que a quantidade de umidade deve ser moderada, sem excessos. Além do mais, após a rega, não se esqueça da necessidade de afrouxar o solo... Assim, você fornecerá acesso de ar ao sistema radicular da planta. O mesmo procedimento deve ser executado após forte precipitação atmosférica (chuva, neve, etc.).

Top curativo

Deve-se notar que o ageratum reage positivamente a vários tipos de alimentação e fertilização. No entanto, isso não deve ser abusado, pois é recomendado o uso exclusivamente de minerais. O enfeite superior do ageratum deve realizar-se com bastante regularidade - 3 vezes por temporada. Além disso, a primeira fertilização deve ser aplicada durante o período de formação dos botões. Além dos cuidados obrigatórios descritos acima, não se esqueça que o ageratum necessita de uma capina regular, durante a qual é necessário remover todas as ervas daninhas, uma vez que têm um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento da planta.

Doenças e pragas

Em geral, podemos concluir que o ageratum é uma planta despretensiosa e pouco exigente quando se trata de cuidados básicos. Mas, ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que a flor é suscetível a um grande número de doenças, podendo também ser influenciada por insetos e microorganismos nocivos.

É importante prestar atenção à quantidade de umidade, bem como ao nível de acesso da planta ao ar atmosférico.

Se as raízes não receberem o suficiente, mas receberem uma grande quantidade de água, então com alta probabilidade serão suscetíveis a doenças como a podridão das raízes. Se a sua flor estiver doente com esta doença, então não será possível salvá-la - ela morrerá de qualquer maneira. Portanto, vale a pena desenterrar as plantas doentes e queimá-las para que a podridão das raízes não se espalhe para outros arbustos.

Outra doença comum das plantas é o murchamento bacteriano. Isso ocorre sem motivo aparente ou óbvio, quase por acidente. Na maioria das vezes, a doença aparece no estágio inicial da doença por clorose foliar. Além disso, a flor pode ser influenciada pelo chamado mosaico do pepino. No caso desta doença, manchas amarelas ou mesmo manchas aparecem nas folhas do ageratum, o caule da planta torna-se vítreo e os botões não abertos começam a murchar.

Se notar os sintomas desta doença, você deve remover imediatamente todas as áreas afetadas da planta, e todas as partes restantes devem ser tratadas cuidadosamente com preparações inseticidas ou infusões naturais de ervas (por exemplo, de cereja de pássaro, absinto ou tanásia). Quanto aos insetos e microrganismos nocivos, deve-se ter em mente que nematóides, ácaros e moscas brancas podem ter um efeito negativo no ageratum... Para lidar com eles, os agentes químicos devem ser adquiridos em lojas especializadas para jardineiros.

Para obter informações sobre como cultivar mudas de sementes de ageratum, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário