Heliotrópio: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. As sutilezas de crescer em casa
  4. Como plantar em terreno aberto?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Quando e como coletar sementes?
  7. Wintering
  8. Métodos de reprodução
  9. Doenças e pragas

Ao escolher flores para criar um arranjo de jardim em um canteiro de flores, preste atenção a uma planta tão interessante como o heliotrópio. Encaixa-se harmoniosamente em qualquer paisagem e pode decorar uma casa de veraneio com suas exuberantes inflorescências. Além disso, essa cultura atrai a atenção dos jardineiros por sua deliciosa fragrância.

Peculiaridades

No total, são conhecidas cerca de 300 espécies desse representante da flora. Em regiões com invernos rigorosos, costuma-se mantê-la como uma espécie anual, pois não difere quanto à robustez invernal, e para crescer em ambientes fechados, pode-se plantar uma flor como um arbusto perene. Em estufas, a flor pode crescer por vários anos. A floração geralmente começa em julho e continua até que o termômetro desça várias marcas - via de regra, esse período leva pouco mais de um mês.

Esta planta é famosa pelo seu amor pelos raios solares, pelo que recebeu o nome de "heliotrópio", que do grego significa "voltar-se para o sol". As folhas em forma de barco são cobertas por uma cor verde escura e veios simétricos, crescem em forma de tabuleiro de xadrez.

Cada placa contém várias dezenas de flores em miniatura, a inflorescência total atinge um diâmetro de 25 cm.

Na maioria das vezes, a cultura é decorada com flores nas cores azul e roxo, mas aparecem variedades brancas com um centro amarelo. Após o amadurecimento, os frutos da planta são divididos em quatro fragmentos e podem servir de semente para a próxima safra. Ao cultivar uma cultura, você deve estar ciente da toxicidade de algumas variedades. Propriedades venenosas podem até levar à paralisia do sistema nervoso central. Essas espécies não são adequadas para serem mantidas no jardim ou em casa, mas são utilizadas na medicina alternativa. Por exemplo, os extratos podem ser usados ​​para criar medicamentos para vermes, líquen, urolitíase, verrugas e outras doenças. Este remédio não é usado na medicina tradicional.

Estas flores são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos. Por exemplo, eles são usados ​​para decorar canteiros de campo e bordas de flores. Impressionantes contra o fundo de um gramado verde, ficam lindas na vizinhança com flores amarelas, vermelhas ou brancas, criam uma paisagem espetacular quando são cultivadas em vasos que decoram varandas.

Tipos e variedades

As seguintes variedades da cultura apresentada são distinguidas.

  • Parecido a uma árvore ou peruano (Heliotropium arborescens). Esta perene atinge uma altura de 30-45 cm, tem folhas verdes com muitas nervuras. A superfície da folhagem é brilhante, coberta por uma leve penugem. A espécie é caracterizada por flores pequenas e brilhantes formadas no topo das hastes em grandes inflorescências.

As cores principais das variedades são lavanda, roxo, branco, lilás, azul.

  • Pubescente. Esta espécie herbácea se distingue por caules retos e altamente ramificados. As folhas são verde-escuras, púberes e compactas. No topo das hastes, espiguetas são formadas com muitas flores em miniatura brancas ou lilases.
  • Europeu (Heliotropium europaeum L). Outro representante com folhagem felpuda densa de cor verde ou verde-azulada. As inflorescências são de bom crescimento, formando um grande número de botões compactos de cor branca ou lilás com centro amarelo.
  • Híbrido. As folhas desta planta são moles, pubescentes, lanceoladas ou em forma de lança. A principal vantagem das variedades híbridas é a floração longa e exuberante, durante a qual se observa o desabrochar de flores lilases, azuis e roxas.

As variedades a seguir, as mais populares na jardinagem moderna, merecem atenção especial.

  • "Brisa do mar". É um exemplar alto, que chega a atingir 45 cm, com um longo período de floração - de maio a outubro. As flores cheiram muito bem, o aroma lembra o cheiro de baunilha. As flores resultantes são de cor azul-violeta.
  • "Marina". É uma variedade de um grupo de árvores que pode crescer até 50 cm. Em condições favoráveis, você pode encontrar exemplares de até 2 m de altura, mas em nossas latitudes a cultura ainda é cultivada como anual. As flores desta variedade têm uma tonalidade azul-violeta profunda e um diâmetro de 15 cm, a floração inicia-se em junho e prolonga-se até às geadas. Os híbridos mais comuns são Mini Marine, Dwarf Marine e Marine Blue.

As sutilezas de crescer em casa

Ao manter uma flor em uma sala, lembre-se de que a vida da planta depende de uma boa iluminação. Durante pelo menos 6 horas por dia, a cultura deve aproveitar os raios de sol. Então, você pode colocar a panela na janela pela manhã e à noite, quando o sol não está tão forte e não consegue queimar as delicadas folhas. Ao meio-dia, recomenda-se proteger a flor dos raios solares, sombreando-a.

A falta de luz afetará negativamente a saúde da planta, a floração pode ser fraca, os brotos estão deformados. Para evitar isso, você deve usar lâmpadas fluorescentes ou fitolâmpadas para iluminação artificial ao cultivar uma flor em um vaso. Um fator importante para manter a cultura na sala é a manutenção da umidade do ar.

Este valor deve ser maior no inverno, quando a umidade do ambiente não ultrapassa 30% devido ao funcionamento dos radiadores.

É melhor recusar a pulverização da planta, pois as gotas que caem na superfície pubescente das placas foliares podem provocar a formação de fungos. Se você não pode fazer sem pulverizar, então é melhor fazer o procedimento pela manhã para que a umidade tenha tempo de evaporar da folhagem antes do anoitecer.

Para atingir o teor de umidade desejado sem borrifar, você pode usar um palete com argila expandida úmida, mas é importante garantir que a umidade não entre em contato direto com o fundo do vaso. Outra forma é emoldurar o arbusto com uma camada de musgo esfagno úmido. Umidificadores domésticos também podem ser usados. Alguns produtores simplesmente colocam uma tigela de água ao lado da panela. Ao guardar uma flor em um apartamento, não se esqueça de ventilar bem o ambiente. A planta se sentirá confortável com a circulação de ar constante.

A rega é realizada à medida que a camada superior do substrato seca. No outono e inverno, a frequência de rega é reduzida. Para este procedimento, use somente água morna decantada ou engarrafada e certifique-se de que nenhuma gota caia sobre as folhas. Para essa planta, você também pode usar a rega de fundo, ou seja, colocar o pote em um vasilhame grande com água por alguns minutos.

A cultura apresentada precisa de alimentação adicional durante a estação de crescimento. Para isso, fertilizantes líquidos universais são adequados. Alimentos adicionais são adicionados algumas vezes por mês em um volume que é reduzido pela metade em comparação com as instruções da embalagem.

No período de outono-inverno, o top dress é inaceitável - este é um período dormente quando a flor pára o seu desenvolvimento.

Como plantar em terreno aberto?

O momento do plantio é determinado pelo clima de uma determinada região, mas em qualquer caso, é importante que o frio já tenha passado na época do plantio. Normalmente, em nossas latitudes, é costume plantar a cultura no início de junho. Como já mencionado, esta é uma flor que gosta de luz, então escolha um local bem iluminado pelo sol para plantar. No entanto, os raios escaldantes podem prejudicar os rebentos jovens.Nesse sentido, seria bom colocar a planta em uma área com luz difusa. Para o plantio, canteiros com alta umidade não são adequados, portanto, evite locais em terras baixas ou próximos a cursos d'água. Solo favorável às plantas - solo fértil respirável enriquecido com húmus. Se a escolha recaiu sobre o solo argiloso, ele deve ser diluído com turfa e areia.

Uma boa opção de solo é um solo nutritivo e ácido com alto conteúdo orgânico. Para tornar o solo mais respirável e confortável, é permitido adicionar solo com folhas, grama ou urze. Para organizar a drenagem de alta qualidade, você pode misturar um pouco de areia de rio de fragmentação grossa ou perlita e vermiculita na crista, e carvão ou cinza podem ser usados ​​para tornar a terra porosa e fértil.

O próprio processo de plantio em terreno aberto é o seguinte:

  • preparar covas para o plantio;
  • adicione solo com folhas e húmus às covas de plantação;
  • usando o método de transbordo, plante a muda no buraco;
  • polvilhe húmus em cima do buraco ao redor do arbusto;
  • umedeça o local de plantio;
  • o padrão de plantio recomendado é 30x30 cm.

Como cuidar bem dele?

Rega

Mudas recém-transplantadas devem ser regadas 2 a 3 vezes por semana nos primeiros 14 dias, então a flor só precisa ser umedecida quando a camada superior da terra secar. Sobretudo a secagem excessiva afeta negativamente o estado da cultura durante o período de crescimento ativo e brotamento, portanto, é importante que o solo sempre retenha uma certa quantidade de umidade.

Fertilizante

Você pode alimentar a planta alternando fertilizantes minerais e matéria orgânica. Estrume podre, solução de estrume de aves e húmus são adequados como composição orgânica. A mistura é aplicada após rega abundante.

Se a flor acabou de ser transplantada, não há necessidade de alimentá-la. Em primeiro lugar, geralmente o substrato já está enriquecido com componentes úteis e, em segundo lugar, o sistema radicular pode ser lesado durante o transplante, e agora suas feridas devem cicatrizar, o que pode ser evitado com soluções nutritivas.

Mulching e afrouxamento

Uma camada de cobertura morta pode ser aplicada se o jardineiro não puder visitar regularmente a dacha. Então, pode ser coberto com grama seca, palha, serragem ou aparas... Essa medida vai permitir por muito tempo manter a umidade do solo, além de proteger as plantações de infecções por fungos provocados pelo contato do arbusto com a terra úmida.

Após a rega, o solo deve ser afrouxado para que as raízes recebam a porção necessária de umidade e ar. No entanto, se o jardineiro cobriu o canteiro de flores, não há necessidade especial de afrouxar e remover as ervas daninhas.

Transferir

É costume cultivar a cultura anualmente e, portanto, no outono, as plantações são desenterradas e descartadas. Se o jardineiro quiser guardar a planta para o inverno, você pode remover a parte mãe antes do início da geada, transplantá-la para um vaso e trazê-la para dentro de casa. Em um ambiente de apartamento, é importante manter a temperatura da planta de + 15 + 18 graus.

Um transplante será mais fácil de transferir para um espécime que não cresceu muito e floresceu mais tarde do que os outros. O transplante é realizado pelo método de transbordo. O volume do vaso é compatível com o tamanho do sistema radicular.

Quando e como coletar sementes?

Como regra, as sementes do clima russo no jardim não têm tempo de amadurecer, pois congelam rapidamente. E mesmo que seja possível coletá-los, então esse material não tem germinação e perspectiva especiais e não garante um resultado. É por isso muitos jardineiros optam por comprar sementes prontas em viveiros e departamentos de flores.

Se você ainda quer tentar cultivar uma flor de sua própria semente, então você deve esperar até que a inflorescência murche completamente antes de enegrecer, após o que é cortada, as sementes são retiradas das caixas, separadas, secas e armazenadas em um rolo de papel.

Wintering

A flor não sobreviverá ao inverno em campo aberto, por isso é levada para dentro de casa.Alguns espécimes podem ser plantados para o período de geada em uma estufa ou estufa, onde a temperatura será mantida em + 10 + 15 graus.

Se o termômetro ultrapassar as marcas indicadas, os brotos se alongarão e na primavera os cortes serão fracos.

Métodos de reprodução

Estacas

O material de plantio durante a enxertia é obtido de plantas-mãe perenes, que são trazidas para a sala durante o inverno. Você pode cortar do final do inverno até maio. O processo passo a passo é semelhante a este:

  • estacas cortadas com 3-4 nós;
  • elimine as folhas dos rebentos e mergulhe as pontas numa solução de "Kornevin";
  • misture húmus e areia na proporção 2: 1 e encha o recipiente com a mistura resultante;
  • plante as mudas em um recipiente e polvilhe levemente com areia;
  • trate o local de plantio com uma solução de manganês;
  • cubra o recipiente com vidro ou filme transparente.

Além disso, os cortes requerem cuidados especiais. Mantenha a temperatura + 21 + 24 graus, abra o recipiente todos os dias para ventilação, umedeça o substrato. O transplante de estacas é realizado após o enraizamento. Eles geralmente ficam prontos em 2 a 3 semanas. Para o plantio, misture turfa, grama e areia na proporção de 4: 2: 1 e adicione a mistura aos vasos, onde os brotos serão transplantados.

Nos primeiros 7 dias após o plantio, os brotos devem ser protegidos do sol e pulverizados 2 a 3 vezes ao dia. Assim que as plantas ficarem mais fortes, podem ser plantadas em campo aberto.

Sementes

Antes de começar a semear, os jardineiros são aconselhados a vaporizar o solo preparado para evitar o desenvolvimento de infecções fúngicas. Em seguida, a terra deve ser colocada em um recipiente, cuidadosamente compactado, semeado uniformemente e levemente polvilhado com solo. As sementes plantadas desta forma ficarão protegidas de secar. Além disso, o florista deve regar abundantemente o local de plantio. Você pode usar um pulverizador para isso, de forma que a água seja distribuída uniformemente por todo o volume do recipiente. É aconselhável colocar a panela em uma estufa ou outro lugar quente onde a temperatura seja mantida em + 18 + 20 graus.

Assim que os primeiros rebentos eclodirem (após 5-20 dias), o recipiente pode ser colocado no parapeito da janela. A temperatura favorável para as mudas é de + 20 + 22 graus, por isso é melhor guardar o recipiente com as mudas no lado sul da janela.

Doenças e pragas

Agora vamos dar uma olhada mais de perto nas doenças mais comuns da cultura apresentada e nos métodos de lidar com elas. Esses problemas podem surgir se o jardineiro não seguir as regras da tecnologia agrícola. Algumas doenças são desencadeadas por condições de vida inadequadas, enquanto outras são causadas pelos efeitos negativos de insetos nocivos.

  • Ácaro-aranha. Se este inseto atacou a planta, então uma fina teia de aranha ficará visível nela, a flor parecerá sem vida e logo secará. Para salvar a cultura, deve-se tratá-la com água e sabão ou usar os meios "Karbofos", "Intavir", "Fitoverm". Como medida preventiva, é importante remover as folhas caídas e as inflorescências a tempo.
  • Aphid. Outro inimigo comum da planta. Por descrição, pode ser comparado a um ponto em miniatura verde ou preto em movimento. Quando os pulgões atacam as placas das folhas, são perceptíveis picadas e placas pegajosas. A folhagem começa a mudar de forma, a floração torna-se pobre ou completamente ausente. Na luta contra pulgões, soluções de sabão em pó ou óleo vegetal ajudam muito. Dos fundos comprados, os recomendados são "Fufanon", "Akarin", "Aktellik". Para prevenir o aparecimento de pulgões, não aplique fertilizantes contendo nitrogênio no solo, urtigas de plantas, adubos verdes, cebolas e alho nas proximidades.
  • Podridão cinzenta. Placas castanhas secas indicam a presença da doença, o caule assume uma estrutura aquosa, forma-se uma penugem acinzentada, a planta apodrece e seca. A mistura bordalesa, assim como as preparações Topázio, Champion, Integral, ajudarão a livrar o mato da doença. É importante eliminar os fragmentos das plantas afetadas e, para prevenir a doença, observar a distância entre as plantações e evitar a estagnação da umidade.

No próximo vídeo, você encontrará uma maneira confiável de plantar sementes de heliotrópio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário