Tipos de heliopses variegadas e seu cultivo
Heliopsis variegada é uma planta perene comum que geralmente é cultivada para fins ornamentais. Esta flor é muito apreciada pelos jardineiros, pois é famosa pelo seu cuidado pouco exigente e pela sua resistência ao frio. A principal vantagem da planta é que pode crescer em quase todas as condições, o que a distingue favoravelmente do fundo de outras. Ao mesmo tempo, a heliopsia floresce constantemente, dando ao local uma aparência atraente.
Descrição
Heliopsis variegada é uma erva que pertence à família Aster. Sua característica distintiva é a presença de chapas-lâminas exclusivas, bem como sua localização. Se na maioria das variedades eles são de cor escura, então aqui as folhas são bastante claras e podem ter pequenas vilosidades. É por isso que é muito fácil distinguir heliopsis, já que nenhuma outra planta tem uma cor de folha tão incomum. Isso ocorre devido à mutação das células que são incapazes de produzir clorofila suficiente.
Apesar da presença de um grande número de brotos, esta planta é ereta. A maioria das flores é amarela, mas botões laranja ou roxos também podem ser vistos. A forma depende do tipo e da variedade da planta, pois tanto cestos turcos quanto inflorescências paniculadas podem ser encontrados. As plantas começam a florescer no início do verão e os botões florescem até o final do outono.
Tipos e variedades
No processo de escolha da heliopsia variegada mais adequada para o plantio em uma casa de verão, é necessário levar em consideração várias características importantes da planta. Em primeiro lugar, estamos falando sobre a variedade. Hoje existe um grande número de espécies desta planta, entre as quais algumas podem ser distinguidas.
- Variegado. A altura dessa variedade é de 90 cm, e também há muitos caules eretos. As inflorescências em forma de cestos diferem em diâmetro de 10 cm. Essa planta começa a florescer no verão e continua até o final do outono. Os botões são amarelos brilhantes e a parte central às vezes pode ser laranja. Os residentes de verão costumam usar esta planta para decorar a área local por causa da cor única da folhagem. É melhor plantar essas variedades em sombra parcial, para que todas pareçam mais elegantes e contrastantes. A mais proeminente desta espécie é a variedade Lorraine Sunshine, que apresenta uma folhagem atraente e aparência decorativa.
- Terry. Esta espécie se distingue por inflorescências complexas, que incluem um grande número de pétalas diferentes. Entre os representantes típicos desta espécie podem ser distinguidos como "cavaleiro de verão" e "alimentador de ouro". Uma característica distintiva desta planta é a presença de caules eretos, bem como folhagem bastante densa. Com os devidos cuidados, a altura da heliopsia pode chegar a 120 cm. A planta floresce bem mesmo em áreas mal iluminadas, podendo também ser plantada em sombra parcial. É impossível cultivar esta espécie em áreas completamente sombreadas, uma vez que os brotos não resistem sem uma quantidade suficiente de luz solar. Esta espécie é famosa por sua resistência a fatores externos negativos. Ele praticamente não tem medo de várias pragas e raramente as atrai.
- Rude. É considerado um dos tipos mais comuns. Inclui muitas variedades com flores duplas. Entre as variedades mais famosas e populares estão o sol de verão, o sunburst e a ameixa dourada. A principal diferença entre a Heliopsis é que não necessita de cinta ou suporte adicional, o que simplifica muito o processo de cultivo. A planta floresce totalmente em julho e, na faixa do meio, a floração pode continuar até a primeira geada.
A maioria das heliopses variegadas são subdivididas em espécies dependendo de sua altura. No desenho paisagístico costumam-se utilizar variedades de tamanho médio, que decoram perfeitamente o local. A desvantagem das opções altas é que precisam ser amarradas adicionalmente e usar suportes especiais. Caso contrário, os brotos começarão a se quebrar devido ao grande peso da inflorescência.
Plantar e sair
Para garantir a aparência atrativa da planta e sua durabilidade, é necessário prestar muita atenção ao plantio em campo aberto. Apesar da planta ser bastante despretensiosa, devem ser observadas as regras básicas de plantio e tecnologia de cultivo.
Se o cultivo for feito por mudas, então as sementes devem ser semeadas no inverno, e a planta pode ser plantada já em maio. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar não deve cair abaixo de 10 graus, mesmo à noite. Se você plantar uma planta no verão, a primeira floração, provavelmente, aparecerá apenas no ano que vem.
É melhor plantar sua cultura em um canteiro de flores que receba bastante luz natural e tenha um solo nutritivo.
O correto plantio de heliopses variegadas envolve a implementação de ações na seguinte seqüência:
- o local é limpo de detritos e ervas daninhas que podem prejudicar a planta e impedir que ela cresça ativamente;
- cavar buracos, cuja profundidade não seja superior a 40 cm;
- Seixos ou argila expandida são despejados no fundo de cada buraco, após o que tudo isso é reforçado por uma camada de solo fértil;
- a muda é colocada no centro da cova de plantio e coberta com terra, depois disso você pode começar a regar a planta.
Nas primeiras semanas após o plantio, a heliopsia deve ser regada constantemente para fornecer a quantidade de umidade necessária para o crescimento. Depois que a planta está totalmente enraizada, a quantidade de rega pode ser reduzida para uma vez por semana. No outono, é necessário regar a cultura uma vez a cada 2 semanas.
A umidificação deve ser realizada na raiz, a fim de evitar a entrada de água na folhagem, pois pode causar o desenvolvimento de doenças infecciosas.
A partir do segundo ano, a planta deverá ser fertilizada com cobertura. Uma excelente solução para isso são vários complexos minerais que são projetados para plantações de flores. Se o inverno foi muito frio, a fertilização orgânica é melhor na primavera.
A poda também é uma das etapas mais importantes no cuidado das plantas. Será necessário eliminar os rebentos e folhas secas a tempo para conseguir uma floração mais exuberante. Além disso, os topos da planta podem ser beliscados, tornando as flores mais atraentes e vibrantes.
Antes das primeiras geadas, os arbustos devem ser podados, retirando os brotos para a superfície do solo, o que permitirá que a planta sobreviva a qualquer clima.
Reprodução
Apesar de esta planta poder ficar muito tempo no mesmo local, os seus arbustos apresentam um crescimento muito forte, o que leva à necessidade de proceder à divisão. Este método de criação é um dos mais simples e populares. Deve-se notar que apenas as plantas adultas que foram plantadas há 4 anos podem ser divididas.
As perenes devem ser escavadas com cuidado e também retiradas do solo com o máximo cuidado. Depois disso, você terá que limpar as raízes do solo, bem como os brotos dos botões embrionários.A parte materna volta ao seu lugar, e o restante é processado com permanganato de potássio e embebido em estimulantes especiais de crescimento para posterior plantio.
Alguns jardineiros também propagam heliopses variegadas com sementes para o plantio e usam material estratificado, que é semeado no solo mesmo no inverno e coberto com solo solto. Se o tempo estiver muito frio lá fora, é melhor cobrir a planta com uma película que criará o efeito de uma estufa.
Doenças e pragas
Se as folhas da planta se curvarem e as raízes ficarem amarelas, isso pode indicar que a heliopsia está afetada por algum tipo de doença.
Apesar de a cultura ser caracterizada por forte imunidade e resistência a muitas doenças comuns, ela é freqüentemente exposta à podridão cinzenta e ferrugem. Além disso, um dos principais problemas é o oídio, que, se não for bem cuidado, pode destruir completamente a planta. Por isso é desejável a adoção de medidas preventivas, que consistem na utilização de fungicidas.
Se a doença já atingiu a cultura, então é melhor usar soluções à base de sulfato de cobre ou líquido bordalês para combater. Eles têm um bom desempenho na presença de muitas doenças. A irrigação é realizada várias vezes ao dia com uma solução de diferentes consistências.
Quanto às pragas, a heliopsia é frequentemente atacada por pulgões. Você pode se livrar dessa praga com a ajuda de inseticidas especiais.
Flor em paisagismo
As características únicas da planta tornam possível usá-la tanto para plantios individuais como em grupo. A cultura é despretensiosa no cuidado, então você pode usar várias variedades em um só lugar ou combiná-las com outras plantas. A heliopsia variegada combina bem com ásteres, gladíolos, hortênsias e crisântemos. No processo de criação de um jardim monocromático, a heliopsia é frequentemente usada em combinação com outras plantas de cor semelhante.
O comentário foi enviado com sucesso.