Gelenium perene: descrição de variedades e características de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral das espécies e melhores variedades
  3. Regras de pouso
  4. Recursos de cuidados
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Gelenium é uma planta com flores que pode ser a verdadeira decoração de qualquer jardim. Na natureza, existem cerca de 32 variedades dessa cultura, em condições naturais ela é encontrada na América do Sul e Central. Há uma lenda que diz que esta flor decorativa recebeu este nome em homenagem à heroína do épico grego Helena - a esposa de Menelau, a mulher que causou a Guerra de Tróia.

Descrição

O Gelenium atinge no máximo 1,6 m, mas em média tem uma altura de 50-100 cm. Dependendo da variedade, o tronco desta planta é reto ou ramificado, liso ou ligeiramente áspero. As placas foliares são, na maioria dos casos, caule, lanceoladas, crescendo alternadamente. A flor gelenium se assemelha visualmente a um hemisfério coberto por pólen amarelado. A parte central é emoldurada por pétalas alongadas, sua forma e tonalidade dependem do tipo de planta. Em todas as variedades, a flor tem formato arredondado, um pouco como a camomila.

O período de floração desta planta costuma durar um mês e meio.

Algumas variedades ocupam uma área de 60 sq. cm e parece um arbusto, portanto, são ideais para o cultivo ao ar livre.

Gelenium é uma planta que adora luz, mas pode tolerar escurecimento leve quando cultivada em condições confortáveis. (em terreno fértil com rega regular).

O sistema radicular do helênio é fraco, portanto, com o início das geadas de outono, ele morre, como as partes verdes. No lugar do rizoma caído, um jovem botão é formado e, na primavera, após o descongelamento do solo, raízes jovens e caules são formados a partir dele.

Todas as variedades de gelenium são termofílicas, não toleram muito bem a geada, portanto, no inverno, é aconselhável cobrir a área onde a cultura cresce com folhas caídas, agulhas, palha, serragem, também pode-se usar papelão ou agrofibra.

Visão geral das espécies e melhores variedades

Na natureza, existe uma grande variedade varietal de gelenuim - essas flores podem ter diferentes tamanhos, tons, também diferem no período de floração.

Amarelo e vermelho:

  • "Canaria" - uma variedade com pétalas externas duplas de tonalidade amarela, a altura é de cerca de 1,5 m;
  • "Problema em dobro" - é uma variedade alta, o comprimento dos caules chega a 1 m, tem pétalas ricas em amarelo e um miolo de limão;
  • "Goldraush" - planta com pétalas amarelas e cesto acastanhado, até 1,5 m de altura;
  • "Bispo" - arbusto com cestos amarelos escuros, quase marrons e pétalas ricas em amarelo escuro, comprimento do caule - 80-90 cm;
  • Moerheim Beauty - lindas flores com uma delicada floração laranja-escarlate, altura - 70-80 cm;
  • "Rubinkuppel" - as pétalas desta variedade são quase vermelhas, o cesto é acastanhado, pequeno, cresce até 90-100 cm;
  • "Rubintswerg" - ideal para corte e plantio em grupo, pétalas escarlates, miolo amarelo, comprimento do caule - até 50 cm.

Variedades de duas cores:

  • Fursigel - este helênio tem pétalas amarelas e marrons, comprimento do caule 110-120 cm;
  • "Flammenrad" - as flores são laranja-amareladas, crescem até 1 m;
  • "Rauftopas" - as flores desta variedade são pintadas em tons de amarelo por cima e em tom laranja por baixo, a altura dos caules é de 90-100 cm;
  • nascer do sol - flores decorativas de um vermelho amarelado.

Variedades de baixo crescimento:

  • Moerheim Beauty - flor marrom-avermelhada, a altura do arbusto atinge 75-80 cm;
  • "Beleza carmesim" - helênio laranja-avermelhado, tamanho do caule - 50-60 cm;
  • Exército Vermelho - perene castanho-avermelhado com não mais de 60 cm de altura.

As variedades que florescem em junho-início de agosto incluem:

  • Pumilum Magnificum;
  • Waltraut;
  • Wesergold.

Entre as plantas com período médio de floração (final de julho - início de agosto), encontram-se:

  • "Autumn Gelenium";
  • Biedermeier;
  • Goldraush;
  • "Maryachi".

Gelenium de floração tardia é representado por variedades:

  • Bandera;
  • "Baudirector Lina";
  • "Formas selvagens".

Regras de pouso

Gelenium prefere solo fértil com parâmetros de alta permeabilidade ao ar e à água. Esta cultura cresce muito mal em argila impenetrável, bem como em solos arenosos pobres. Áreas com alto nível de água subterrânea também são inadequadas para o plantio.

Na idade adulta, as plantas caracterizam-se pela despretensão à temperatura ambiente, podem tolerar leves oscilações de temperatura e resistir a leves geadas. E aqui para mudas jovens, a temperatura adequada será de 20-22 graus.

O Gelenium tolera facilmente os ventos fortes e os efeitos das correntes de ar, mas quando se faz o plantio em área aberta para variedades altas, é aconselhável instalar um suporte para que os caules não se partam.

As datas de plantio dependem muito das condições naturais da área. No cultivo do gelenium pelo método de mudas, as sementes costumam ser plantadas em vasilhames na terceira década de fevereiro, para que, após o fim da geada da primavera, as mudas estejam prontas para serem transplantadas para o campo aberto. Na região sul o helênio é plantado na rua a partir de meados de abril, na região norte é melhor aguardar a segunda quinzena de maio - o principal é que a neve derrete completamente, e a temperatura média diária é definido em cerca de 10-12 graus.

É aconselhável comprar mudas em viveiro, pois o cultivo de sementes é uma forma bastante trabalhosa. Sementes coletadas independentemente têm uma taxa de germinação bastante baixa.

Antes de iniciar o plantio, é aconselhável segurar as mudas em um pano úmido ou pano úmido por algumas horas. Após esta operação, a desinfecção deve ser realizada - trate o material da semente com uma solução clara de permanganato de potássio.

Para o plantio de gelênio, um substrato pronto para qualquer cultivo de flores é adequado. Se desejar, você mesmo pode fazer a mistura de solo. Para isso, solo fértil e areia de rio são misturados em volumes iguais.

A tecnologia de plantio de sementes para mudas envolve várias etapas.

  • O solo é colocado em um grande recipiente e ligeiramente umedecido.
  • As sementes de Gelenium são colocadas na superfície da terra, sem aprofundamento, e polvilhadas com areia limpa de rio com uma camada de 3-4 mm.
  • O recipiente é coberto com papel alumínio ou vidro, criando um efeito estufa para melhor germinação.
  • Os recipientes são armazenados em local bem iluminado e aquecido. Até que os primeiros brotos "eclodam", você deve umedecer o solo e ventilá-los diariamente. Para seu pleno desenvolvimento, a planta precisa de pelo menos 70 horas de luz do dia.
  • Após 7 a 10 dias, geralmente aparecem os primeiros brotos. Neste momento, a estufa é removida, mas a duração e o grau de iluminação devem permanecer os mesmos.
  • Após o crescimento de 3 folhas verdadeiras nos brotos, as mudas são colhidas em recipientes separados.
  • A primeira alimentação não pode ser realizada antes de 2 semanas.

Observe que imediatamente após o plantio das mudas, a mistura de solo deve ser coberta com cobertura morta e umedecer abundantemente a área de plantio com água morna. O helênio plantado com sementes começa a florescer apenas na segunda estação.

Em regiões de clima quente, é permitido plantar sementes diretamente em terreno aberto. Para fazer isso, você precisa afrouxar a área e, em seguida, preparar fossas individuais.

As sementes são plantadas nelas, polvilhadas com uma fina camada de solo de jardim e, a seguir, cobertas com ramos de abeto ou fibra agrícola para protegê-las dos efeitos das baixas temperaturas.

Recursos de cuidados

É muito fácil cuidar do helênio, a tecnologia agrícola não apresenta dificuldades. Tudo o que é necessário do proprietário do campo interno é faça regas regulares, aplique cobertura, bem como afrouxe o solo em tempo hábil, remova ervas daninhas e arranque os botões desbotados.

Rega

A cultura reage muito negativamente à escassez de água, portanto a irrigação deve ser frequente e bastante abundante. Recomenda-se regar a flor 2-3 vezes por semana a uma taxa de 5-6 litros de umidade por 1 arbusto. Se o tempo estiver quente, a rega é realizada com mais frequência. No entanto, é muito importante evitar a estagnação da umidade no solo, pois isso leva ao apodrecimento das raízes e faz com que a planta murche.

Para evitar o alagamento, ainda na fase de plantio, atentar para a formação de camada de drenagem no furo ou sulcos de drenagem da área... É melhor levar água limpa e decantada para irrigação.

Chuva ou água de degelo serão uma opção adequada, pois tem acidez e maciez ideais para gelênios.

Não se esqueça da chamada "irrigação a seco". A cultura prefere solo leve e solto, portanto, após cada rega próximo ao arbusto, é preciso soltar o solo para evitar a formação de uma crosta densa. O afrouxamento é feito o mais cuidadosamente possível para não danificar o sistema radicular.

Ao mesmo tempo, o local é removido, as ervas daninhas são destruídas e uma camada de cobertura morta é colocada na superfície. Para isso, é aconselhável o uso de húmus, canudo ou agulhas.

Top curativo

Os fertilizantes são necessários para o helênio durante a estação de crescimento. A cobertura é realizada três vezes.

  • No início da primavera, antes mesmo do início da fase de crescimento ativo, as plantas precisam de matéria orgânica. Esta pode ser uma solução fraca para excrementos de pássaros ou verbasco. Ao cultivar safras em solo pobre, você pode adicionar sulfato de potássio ao solo na proporção de 10 g da droga por 10 litros de água.
  • Na segunda vez, os fertilizantes são necessários para a cultura na fase de formação do botão, composições líquidas complexas são adequadas para isso. Não se deve abusar dos preparados de nitrogênio - eles levam a um aumento da massa verde, mas reduzem a qualidade e a duração da floração.
  • A cobertura mais recente é feita no outono (novembro) para fortalecer as defesas da planta. Durante este período, é melhor introduzir superfosfato na proporção de 10 gramas por balde de água (cerca de 5 litros de solução são necessários para cada metro quadrado do local).

Poda

A poda de um arbusto de helênio coberto de vegetação é realizada exclusivamente para fins sanitários durante todo o período de cultivo. É necessário apertar as folhas danificadas, bem como os brotos amarelados em tempo hábil. No primeiro ano, todos os botões são arrancados e, a partir da segunda temporada, apenas as inflorescências murchas são removidas para melhorar a floração.

Para que o arbusto seja mais ramificado, aperte suavemente a parte superior do caule. Eles fazem isso no início da temporada.

Separadamente, vale a pena nos determos na preparação do helênio para o inverno. Antes do início do tempo frio, os brotos são cortados, deixando apenas "cânhamo" de 8-10 cm de comprimento, em seguida, o helênio é polvilhado com uma camada de cobertura morta de 15-20 cm de espessura e coberto com ramos de abeto no topo. Nesta forma, a planta é capaz de sobreviver até mesmo ao inverno mais rigoroso.

Nas regiões do norte, alguns jardineiros novatos cavam o arbusto para protegê-lo da geada, mas essa abordagem é errônea, pois leva à morte rápida da flor.

Métodos de reprodução

Gelenium se propaga de várias maneiras: dividindo o arbusto, por estacas e também por sementes.

Ao dividir o arbusto

Este método é considerado um dos mais simples e eficazes. Todas as manipulações são realizadas, via de regra, em março-abril a cada 2-3 anos. Deve-se notar que dividir o arbusto é de grande benefício para a imunidade de toda a flor.

Na primavera, o helênio é desenterrado junto com uma massa de terra e os brotos mais novos são separados da parte externa - eles são levados para sentar, e os antigos são simplesmente jogados para fora do núcleo.As plantas jovens são consideradas mais viáveis, respectivamente, e parecem mais decorativas e espetaculares.

Por estacas

Este método é o mais difícil. Normalmente, as estacas são colhidas na segunda metade da primavera. Para fazer isso, a parte apical do caule é cortada e enraizada em um solo úmido de turfa arenosa. O enraizamento ocorre dentro de 3-4 semanas.

Sementes

Gelenium pode produzir um grande número de sementes, mas deve-se ter em mente que as plantas que se propagam a partir de mudas, via de regra, não retêm as características das plantas mães.

Doenças e pragas

Gelenium é caracterizado por maior resistência a doenças, bem como ataques de pragas de jardim. Seu único problema são as doenças virais que deformam as flores e as folhas, impedindo o crescimento completo.

Infelizmente, atualmente não existem métodos eficazes de combate aos vírus, portanto, todos os arbustos afetados devem ser desenterrados e destruídos pela queima.

O principal perigo para o gelênio vem dos caracóis. - alimentam-se de rebentos, folhas e botões de flores suculentos. Lagartos, pássaros, besouros terrestres, ouriços, sapos e musaranhos são considerados seus inimigos naturais.

          Se possível, tente aumentar a presença deles em sua área. Por exemplo, para atrair sapos, você pode fazer um reservatório artificial e, para ouriços, construir um abrigo com galhos. É aconselhável não usar inseticidas venenosos na horta, pois eles enviam não só pragas, mas também representantes úteis da fauna. Além disso, lesmas e caracóis não gostam de vizinhos como camomila, sálvia e absinto. - se você plantar essas plantas perto dos canteiros, poderá proteger suas flores com segurança.

          Em conclusão, deve-se dizer que o helênio perene é uma decoração real de qualquer trama pessoal. Graças à sua sombra profunda, adapta-se harmoniosamente a qualquer desenho de jardim, e a variedade de variedades desta cultura permite-lhe utilizá-la para implementar as ideias paisagísticas mais interessantes.

          Veja abaixo o ajuste correto do helênio.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário