Gelenium: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Regras gerais
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

Gelenium é considerada uma das mais belas plantas de jardim. Seu nome está associado a uma lenda muito interessante: leva o nome da bela Rainha Helena, esposa do Czar Menelau. Esta flor decorativa é muito apreciada pelos jardineiros devido ao seu cuidado despretensioso. Para cultivar adequadamente esta planta em campo aberto, você precisa saber as condições de plantio de cada variedade, bem como fertilizar, regar e podar em tempo hábil.

Peculiaridades

Gelenium é um arbusto herbáceo que pode ser perene e anual. Esta bela flor é nativa da América Central e do Norte.... Hoje, existem mais de 30 tipos de helênio, cada um com sua própria descrição. Essas plantas herbáceas diferem em uma característica - com o início do inverno, seus pedúnculos morrem simultaneamente com as raízes. Já na parte subterrânea dos caules, no outono, os botões são formados, formando rizomas com uma roseta de folhas, que no ano seguinte dá um novo caule florido.

A própria planta pode crescer até 160 cm de altura, seus caules são retos e possuem ramificações no topo. As folhas de Gelenium são lanceoladas, localizam-se no caule na ordem seguinte. As flores do arbusto são solitárias, são formadas por cestos de inflorescências. As inflorescências podem ter cores diferentes. Como regra, as flores marginais (juncos) são de cor marrom, roxo, laranja e as flores centrais (tubulares) são amarelas.

Após a floração, aparecem aquênios cilíndricos oblongos na planta, que têm uma aparência pubescente.

Os gelênios não gostam de sombra parcial e preferem crescer em áreas bem iluminadas pelo sol. Isso é importante para os jardineiros novatos. Além disso, é importante saber que a flor deve ser plantada em áreas com solo fértil. De resto, é despretensioso e o seu cultivo em chalés de verão não exige muito trabalho.

Tipos e variedades

A popularidade do gelenium é explicada por seu período de floração incomumente longo, durante o qual se torna uma decoração brilhante de canteiros e canteiros de flores, deliciando-se com sua beleza até o final do outono. O gênero Helenium tem várias dezenas de espécies, mas apenas algumas delas foram introduzidas na cultura. Estes são Helenium autumnale (outono helenium), H. hoopesii (Hupa helenium) e híbrido. As variedades mais comuns desta planta incluem o seguinte.

  • "Rubintswerg". Parece um arbusto denso, atingindo a altura de 65 cm. As flores são cestos de cor rubi, começam a abrir no final de julho. Esta variedade é escolhida para plantar em jardins, ao fundo de grandes canteiros de flores, que requerem uma decoração luminosa.
  • Salsa. É uma planta compacta, mas exuberante, composta por muitas margaridas. A altura deste helênio varia de 45 a 50 cm. O arbusto pode crescer até 50 cm de largura. Durante a floração (de julho a setembro), flores de tom vermelho-coral aparecem na planta, com cones dourados ou amarelos na planta. meio. Adequado para decorar jardins de pedras e canteiros de flores.
  • Fuego ("Fuego"). Este é um novo híbrido que os produtores apreciam pela sua baixa estatura (altura não ultrapassa os 45 cm) e cor brilhante. As flores em "Fuego" são planas e em forma de roda, são coloridas de laranja e apresentam um brilho amarelado nas bordas.Este híbrido é muito caprichoso de cuidar, pois requer muita umidade, luz e prefere crescer exclusivamente em solo fértil. Geralmente é plantada individualmente ou em pequenos grupos perto de edifícios, perto de cercas de pedra (tijolo) e arbustos ornamentais.

A flor também fica bem em buquês de outono.

Atenção especial deve ser dada a variedades como Ruby Tuesday (helenium vermelho), Ruby Charme, Ruby Today, Rubinzwerg, Hot lava e Sombrero. Eles são vermelhos.

A cor amarela é típica das seguintes variedades.

  • Moerheim Beauty. Trata-se de um helênio de jardim de baixo crescimento, com até 80 cm de altura. Suas flores são em forma de cestos, cujo diâmetro é de 6 cm. O período de floração da planta é curto, começando em julho e terminando em agosto .
  • Ranchera. É um arbusto de tamanho médio, que a partir do final de julho está coberto por numerosos botões de 5 a 6 cm de diâmetro, com o meio das inflorescências marrom.
  • "Poncho". A altura das plantas desta variedade não ultrapassa os 140 cm, as flores são de cor amarela brilhante e o centro é castanho.

Utilizado em paisagismo para decorar canteiros de flores e jardinagem vertical.

    • Helena Gold. São plantas altas que podem atingir 180 cm de altura, cuja floração do helênio começa em meados de agosto e vai até as primeiras geadas.

    Existem também nomes de variedades como Betty ("Betty"), "Chelsea", "Voltraut", "Moorheim Beauty" e "Bandera". Eles têm uma cor marrom escuro, enquanto as flores têm traços vermelhos nas bordas.

      Todas as variedades acima são especiais à sua maneira, de modo que cada uma delas pode se tornar uma verdadeira decoração para jardins grandes e pequenos.

      Como plantar?

      O plantio do gelenium é realizado em campo aberto, sendo aconselhável que a planta escolha locais ensolarados em uma área onde haja acesso à irrigação.

      Ao decorar grandes floricultores, também é importante levar em consideração que este arbusto é bastante alto. Portanto, não é recomendável plantá-lo próximo a flores amantes da luz, pois elas estarão na sombra.

      Tempo ideal

      Alguns residentes de verão cultivam helênio a partir de mudas, semeando em recipientes de plantio em fevereiro-março. Mas este é um processo muito trabalhoso que requer uma certa experiência, mas para jardineiros iniciantes será mais fácil plantar uma planta em campo aberto. Isso deve ser feito no início de maio ou junho, quando a flor não terá medo das geadas noturnas. A semente é semeada em solo fértil, deve ser bem drenada, com reação neutra.

      Semear sementes para o inverno não é recomendado, pois elas não serão capazes de suportar o frio do inverno e morrerão.

      Seleção de assento

      Gelenium é uma planta ornamental que adora luz e pode crescer com sucesso em áreas sombreadas. A única coisa é que, neste caso, o contraste da cor das pétalas pode diminuir. Se você planeja plantar variedades altas, deve escolher locais no local que sejam bem protegidos de fortes rajadas de vento. Como na natureza, o helênio geralmente cresce em prados com solo moderadamente úmido, na área do jardim é necessário selecionar locais o mais próximo possível deles. Não é recomendável plantar flores em colinas e próximo a árvores de jardim, pois o helênio pode perder suas qualidades decorativas com o tempo.

      Regras gerais

      Em regiões quentes do país, o helênio pode ser semeado diretamente em terreno aberto. Depois que um local para o plantio foi selecionado na horta, covas individuais são preparadas separadamente para cada semente. O intervalo entre as covas deve ser de 30 cm. a semente preparada é plantada e levemente polvilhada com uma camada de terra. Para proteger as sementes dos efeitos negativos das baixas temperaturas, terá de fazer adicionalmente um abrigo. Após o aparecimento das primeiras folhas, o material de cobertura é removido e o solo é coberto com turfa, serragem ou húmus.

      Quando o plantio a céu aberto é feito a partir de mudas, primeiramente são preparadas covas, cujas dimensões devem ser um pouco maiores que os rizomas da planta. Antes de colocar as mudas no buraco, elas devem ser mantidas em água por alguns minutos. Isso permitirá que as raízes absorvam a umidade. Em seguida, as mudas são colocadas cuidadosamente em um buraco, na mesma profundidade do vaso. Ao plantar uma flor em grupo, é necessário manter uma distância de 35 cm entre as linhas e 30 cm entre as próprias mudas.

      O plantio termina com cobertura morta do solo, durante a qual o buraco é coberto por cima com húmus ou turfa. A desvantagem de plantar helênio em terreno aberto com mudas é que ele só pode florescer no segundo ano. Ao escolher entre o transplante e a semeadura, deve-se observar que o primeiro método é mais adequado para a reprodução, e o segundo é apenas para variedades de espécies, caso contrário, suas características parentais não serão preservadas.

      Como cuidar bem dele?

      Apesar de o helênio, como todos os representantes dos Astrovs, não ser uma planta extravagante para crescer e pode crescer em qualquer condição, ainda precisa de alguns cuidados. Portanto, antes de começarmos a cultivar esta flor, você deve se familiarizar com todas as suas características varietais.

      Rega

      A rega oportuna é importante para absolutamente todas as plantas, e o helênio não é exceção. Devido à falta de umidade no solo, esta flor começa a doer e pode até morrer. Jardineiros experientes recomendam regar a planta moderadamente, mas no verão, quando há seca, a rega deve ser feita com mais frequência e abundância.

      Top curativo

      Para que o helênio seja a decoração original do jardim, é necessário fertilizá-lo três vezes ao ano, dando preferência aos compostos minerais e orgânicos. A primeira alimentação costuma ser feita no início de maio, para isso, 10 litros de água morna são despejados no recipiente e 1 colher de sopa é diluída nele. eu. sulfato de potássio, ureia e fertilizante Effekton. Para 1 m2, você precisará de pelo menos 3 litros de solução. A próxima cobertura é realizada durante o período de floração do arbusto, regando o solo com uma mistura, que inclui verbasco líquido e Agrícola-7. Para cada 1 m2, não serão necessários mais de três litros dessa mistura.

      A última alimentação deve ser feita no final de outubro. Para fazer isso, prepare uma solução da seguinte maneira: dilua 1 colher de sopa em 10 litros de água. eu. sulfato de potássio e superfosfato. O consumo de fertilizantes deve ser de 5 litros por metro quadrado.

      Afrouxamento e cobertura morta

      Como o helênio adora solo úmido, durante cada rega não deve ser permitido estagnar a água, realizando o afrouxamento. Isso promoverá uma boa permeabilidade à água e fornecerá oxigênio às raízes. O afrouxamento profundo não deve ser feito, caso contrário, o sistema radicular da planta pode ser danificado. Ao afrouxar o solo, não se deve esquecer de tirar as ervas daninhas.

      A cobertura morta também ajuda a simplificar os cuidados com as flores, graças ao qual o solo permanecerá sempre úmido e não será coberto por uma crosta seca. É feito de forma simples: primeiro, deve-se remover completamente as ervas daninhas do local e, em seguida, colocar uma camada de cobertura morta de húmus, serragem ou feno. No outono, a cobertura morta precisa ser atualizada.

      Poda

      A poda, que é realizada para fins sanitários, não é menos importante no cuidado do helênio. Ao longo da safra, a planta deve ser pinçada, retirando-se brotos e folhas deformados e amarelados. Além do mais, no primeiro ano após o plantio, é necessário retirar todas as inflorescências. Isso irá garantir uma flor selvagem para o próximo ano. Para que o arbusto seja mais ramificado, também é recomendável apertar os topos dos pagons. Isso deve ser feito na primavera.

      Transferir

      Todos os tipos de helênio podem se desenvolver e crescer confortavelmente em um único lugar, sem transplante por 4-5 anos. Em seguida, recomenda-se que os arbustos sejam transplantados para outro local, contribuindo para o seu rejuvenescimento. É aconselhável fazer o transplante no outono, antes que a planta comece a se preparar para o inverno.Você também pode transplantar os arbustos na primavera, mas antes da formação dos botões.

      O procedimento para um transplante de helênio é simples. Primeiro, você precisa cavar um arbusto sob a raiz e removê-lo com cuidado do buraco sem danificar o pedaço de terra. Então você precisa cortar com cuidado as raízes crescidas, partes velhas e deformadas da planta. O arbusto assim preparado é plantado em novo local em cova previamente preparada com até 30 cm de profundidade, sendo importante garantir que o colo da raiz permaneça na superfície. O transplante termina enchendo a planta com uma camada fértil de solo, rega abundante e cobertura morta.

      Depois da floração

      Muitos jardineiros optam por colher sementes de gelenium no outono, pois podem ser uma excelente semente para o próximo ano. Isso deve ser feito após a floração, antes do início de chuvas prolongadas. É muito simples determinar o amadurecimento das sementes: túbulos enegrecidos e flores de junco escuras informarão sobre isso.

      Ao mesmo tempo, é importante notar que as sementes coletadas incorretamente podem não germinar na primavera, por isso os especialistas recomendam comprá-las em lojas.

      Além disso, após a floração, você precisa preparar a planta para o frio do inverno. É cortado na superfície do solo, deixando apenas 15 cm de caule. Em seguida, o local é coberto com serragem, musgo e coberto com lutrasil por cima. Ele protegerá o arbusto de geadas severas em invernos com pouca neve.

      Métodos de reprodução

      Gelenium é um arbusto que se parece com um monte de miniplantas individuais. Ele, como todas as perenes, tem talos que vivem apenas uma estação, a única coisa é que na queda o colo da raiz dessa flor também morre. Por esta altura, as flores têm tempo para formar botões e pequenas rosetas, que continuam a crescer e a desenvolver-se com sucesso no ano seguinte. Graças a esse recurso, o helênio se propaga bem por estacas. Um arbusto autodividido só precisa ser transplantado para um novo local, enquanto a divisão forçada do arbusto deve ser realizada de vez em quando, mas pelo menos uma vez a cada três anos.

      Além disso, no verão, você pode propagar a planta com estacas enraizadas. Alguns jardineiros propagam com sucesso o helênio usando sementes colhidas no outono. Esse método é considerado menos eficaz, pois não dá bons brotos, podendo a planta perder suas qualidades decorativas.

      Doenças e pragas

      Esta planta perene é altamente resistente a parasitas e doenças, apenas às vezes ele pode sucumbir a uma doença, como um nemátodo crisântemo... Manifesta-se por danos nos botões e folhas, o que leva ao seu ressecamento. Para salvar arbustos saudáveis, neste caso, você precisa cortar e queimar todas as plantas danificadas no local. Quanto às pragas, a introdução de enxofre moído ou cal apagada no solo sob os arbustos ajudará a prevenir o seu aparecimento no jardim.

      Uso em paisagismo

      Muitos jardineiros usam helênio para decorar projetos paisagísticos, uma vez que esta planta ornamental permite mascarar edifícios e cercas originalmente. Além disso, a flor fica linda em um canteiro com plantas de outono como rudbeckia e delphinium. Se você precisar criar canteiros de flores monocromáticos, o helênio pode ser combinado com heuchera, malmequeres, goldenrod e todos os tipos de yarrow de jardim. Variedades baixas de plantas são ideais para emoldurar bordas, a única coisa que para isso elas terão que dar a forma correta, poda oportuna.

      Se o terreno do jardim for grande e permitir a criação de um jardim de pedras, o helênio pode ser plantado ao lado de decorações de pedra, complementado com outras plantas brilhantes. Esses arbustos decorativos também ficam bem no contexto dos botões de abertura de gladíolos e ásteres. Margaridas brancas ajudam a encher a composição de ternura.

      Além disso, as flores de helênio solar podem ser usadas para criar tênias luxuosas ou mixborders.Esta planta perene alta servirá como um cenário chique para flores mais discretas. Os arbustos, que ocupam o lugar central na composição, também parecem interessantes. Eles precisam ser complementados com tons de branco como a neve e rosa.

      Transplante e divisão da bucha de helênio no vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário