Haulteria recumbent: descrição e regras de cultivo
Há uma grande quantidade de arbustos ornamentais que encantam com sua beleza e graça. Mas com toda a variedade de plantas cultivadas em grandes quantidades pelos jardineiros, vale a pena expandir essa lista de vez em quando. Uma boa escolha de culturas raramente usadas é o reclinado - merece uma análise mais cuidadosa.
Descrição
De acordo com a classificação botânica geralmente aceita, haulteria reclinada refere-se a:
- a família urze;
- ordem das urzes;
- classe dicotiledônea;
- departamento do reino das plantas da floração.
Em condições naturais este arbusto ornamental habita as florestas da América do Norte... É facilmente cultivado em outras partes do mundo. A altura da planta é relativamente baixa (máximo 15 cm). Caracteriza-se pela preservação da sua cor verde durante todo o ano.
As folhas da abóbada têm a forma de uma elipse ou oval. O comprimento da folha pode ser de 2 a 5 cm, e a largura de apenas 1-2 cm. As folhas desta planta têm um cheiro único. As flores brancas assemelham-se ao formato de sinos, atingindo 0,5 cm de comprimento. O diâmetro das ricas bagas vermelhas varia de 0,6 a 0,9 cm.
O óleo essencial obtido na haulteria é transformado em pomada e usado no combate ao reumatismo agudo.
Gaultria tolera muito bem o frio severo. Portanto, ele pode ser criado com segurança em campo aberto em nosso país. Um nome alternativo para a cultura é gaultéria americana; na própria América do Norte, é chamada de baga do chá oriental.
Em baixas temperaturas, as folhas adquirem um tom carmesim característico e ficam ainda mais bonitas. As flores da haulteria são brancas e rosadas, raramente se juntam em inflorescências (crescem sozinhas) e caem.
A corola dessas flores tem 5 pétalas. Gaulteria é uma boa planta de mel. A floração abrange julho, agosto e setembro. Depois disso, pequenas bagas vermelhas são formadas.
Todas as partes da planta cheiram bem e suas folhas podem ser usadas para fazer chás medicinais.
As bagas da abóbada, de acordo com algumas fontes, não são comestíveis, mas não são perigosas.
Percebe-se que pássaros, roedores e onívoros da floresta norte-americana usam prontamente esses frutos (até os ursos comem). Ao mesmo tempo, publicações dos EUA e do Canadá afirmam que frutas vermelhas podem ser comidas, mas seu sabor é avaliado de maneiras diferentes em todos os lugares.
Em algumas revisões, essas frutas são comparadas com a hortelã, outras pessoas têm associações "com algum tipo de pílula". Na sua forma pura, poucas pessoas comem, mas ainda assim, o uso culinário em compotas, recheio de tortas e tortas, decorando bolos é bem possível.
Aterrissagem
A haulteria mentirosa é classificada como planta da 4ª categoria de robustez invernal. Portanto, pode ser cultivado com segurança na região de Moscou e regiões vizinhas. A cultura pode tolerar resfriados de inverno tão baixos quanto -30 e até mesmo tão baixos quanto -35 graus Celsius. Mas se a geada for mais forte ou a cobertura de neve for insuficiente, o congelamento ainda é provável. Também podem surgir problemas com as geadas da primavera.
Por tudo isso, é necessário plantar uma haulteria apenas nos meses de primavera. Somente sob essa condição ela terá tempo para criar raízes e se adaptar antes do início da geada.
Importante: você não pode usar plantas frutíferas para o plantio, que são prontamente vendidas por todos os viveiros no inverno.
Amostras verdes relativamente discretas podem dar um resultado muito melhor. Mas mesmo quando os usa, os jardineiros ainda têm muito trabalho a fazer.A questão é que chamar um hóspede americano de planta despretensiosa seria um pecado contra a verdade. Requer solos de turfa ricos em húmus. O solo deve estar saturado de umidade e bastante frio. Solos ácidos ou ligeiramente ácidos são adequados, com um valor de pH estritamente de 5 a 6 unidades. Ao mesmo tempo, é permitido o cultivo de uma haulteria à sombra parcial.
Uma sombra muito densa ou uma seca prolongada afetarão fatalmente essa cultura. Se o solo estiver bastante úmido, é melhor visar áreas com sombra rendada criada por plantas decíduas ou outras culturas perenes. Gaulteria pode conviver com plantas concorrentes. O melhor solo para o plantio é considerado solo solto, a parte principal do qual será turfa alta.
É imprescindível cuidar de uma drenagem decente, já que esta planta morre rapidamente quando inundada e simplesmente hidrata as raízes.
Na ausência de turfa alta, as covas de plantio são preenchidas com a combinação:
- 2 partes de húmus;
- 3 porções de liteira conífera;
- 1 ação de areia grossa.
Locais com argila densa ou solo insuficientemente saturado são melhorados. Para fazer isso, primeiro você precisa remover a camada superior completamente. A cova de plantio é então preenchida com os componentes que faltam. A profundidade das covas de plantio varia de 30 a 40 cm. Para a drenagem, se usa seixo ou tijolo quebrado.
Cuidado
Quando cultivado em campo aberto com uma reação alcalina, a gault é regada com água ligeiramente ácida. Coloque 15 g de ácido cítrico ou oxálico em 3 litros. Você também pode diluir 30 ml de vinagre com concentração de 9% em 10 litros de água. Na primavera, a planta é alimentada com uma composição complexa de rododendros. 20-30 g de fertilizante mineral são consumidos por 1 sq. m.
No início de cada estação de cultivo, corte os rebentos secos muito velhos. Em dias quentes, a haulteria requer pulverização e rega sistemática. Isso terá que ser feito mesmo com precipitação insuficiente, mesmo que a temperatura seja baixa.
Importante: a gaulteria, como outras urzes, sofre muito com a dureza excessiva da água. Não é necessário abrigo adicional para o inverno.
Métodos de reprodução
O melhoramento genético é raramente utilizado - é difícil e não permite manter as vantagens varietais. Ser cortado é muito mais fácil. Na maioria das vezes, essa cultura é propagada fixando as camadas no solo. Após cerca de um ano, você pode separar os brotos enraizados.
Importante: tais mudas devem ser regadas abundantemente durante todo o período de espera.
Normalmente, as mudas são separadas das plantas originais no outono. Durante o processo de transplante, as raízes devem ser afetadas o menos possível.
É melhor transplantar as estacas da haulteria juntamente com um torrão de barro.
Os cortes são cortados durante os meses de verão ou outono, e o melhor material são os topos de brotos parcialmente lignificados... Essas partes da planta são tratadas com estimulantes de formação de raízes, após o que são enraizadas em areia grossa sob uma película sob luz moderada.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.