Perene Gaillardia: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Com o início dos dias de maio, Gaillardia começa a florescer nos jardins. Grandes flores de todos os tons de vermelho-dourado, variando da cor do bronze nobre ao carmim escuro, lembram os trajes tradicionais brilhantes dos habitantes do continente americano, de onde vem esta planta. A flor recebeu este nome em homenagem ao filantropo francês, amante da botânica Gaillard de Charentono, que viveu no século XVIII.

Peculiaridades

A colorida Gaillardia está intimamente relacionada aos ásteres e é cultivada em variedades anuais e perenes. Gaillardia beautiful pertence a espécies anuais, enquanto perenes incluem todas as variedades de variedades e híbridos awned.

Perene Gaillardia parece um arbusto com folhas verdes claras cobertas com uma penugem clara. Dependendo da variedade, as folhas da planta podem ser estreitas, como uma lanceta, ou assemelhar-se ao formato de uma omoplata alongada. Na mesma planta, as bordas das folhas verdes podem ser esculpidas, mas quanto mais perto dos botões, mais estreita e lisa se torna a forma da lâmina foliar. Outra característica das folhas: as que se localizam nos caules são sésseis, e as mais baixas, formando uma roseta basal, são peciolares.

Durante a floração, o arbusto Gaillardia se espalhando se assemelha a uma cesta redonda, completamente coberta com grandes flores brilhantes. A altura do pedúnculo na variedade espinhosa varia de 0,35 m a 0,75 m, os híbridos podem ser de diferentes tamanhos: de anões e semianões, com cerca de 0,25 m de altura, a arbustos bastante altos, cujos botões se abrem a uma altura de cerca de 0,9 metros acima do solo.

A flor da Gaillardia se parece com um sol brilhante, consistindo de um grande núcleo denso cercado por uma fileira de pétalas, muitas vezes tendo uma cor de duas cores, uma reminiscência de línguas de fogo. Existem tipos simples, semi-duplos e turcos:

  • flores simples têm uma ou duas fileiras de pétalas em forma de junco ou funil com uma parte superior entalhada;
  • inflorescências semi-duplas já adornam mais de duas fileiras de pétalas ao redor do núcleo;
  • flores duplas lembram bolas de fogo em patas altas, formadas por pétalas em forma de funil alto.

A perene é despretensiosa para o habitat e é resistente à seca, o que é muito bom para iniciantes na floricultura e para aqueles que não têm a oportunidade de monitorar constantemente o estado do jardim de flores.

Tipos e variedades

A diversidade de espécies de Gaillardia é pequena, assim como o número de variedades disponíveis. Agora, existem pouco mais de 20 espécies desta planta vibrante.

Espinhoso

Perene de origem natural, a Gaillardia espinhosa ou de flores grandes é nativa do continente norte-americano. Pedúnculos altos e eretos com uma ligeira curva nas raízes carregam orgulhosamente flores grandes e brilhantes de até 12 cm de diâmetro. Para que um arbusto com flores tenha uma aparência limpa, a planta exige uma liga obrigatória. As variedades mais comuns de Gaillardia de flores grandes.

  • Dazzler. Traduzido do inglês significa "deslumbrante". As plantas desta variedade, decoradas com flores simples com um núcleo vermelho vivo, rodeadas por pétalas linguais de tonalidade vermelha profunda com uma margem amarela, são bastante consistentes com o seu nome.
  • Wirral Flame. A cor desta variedade se assemelha a línguas de fogo laranja-escuras com grandes faíscas douradas nas extremidades, circundando o coração de rubi de um fogo flamejante.
  • Croftway amarelo... Uma das poucas variedades monocromáticas com pétalas amarelas puras ao redor do centro dourado.
  • Mandarim... Botão semiduplo, constituído por várias fiadas de pétalas liguladas simples, de cor semelhante à cor de uma casca de tangerina, razão pela qual a variedade recebeu este nome. O coração do botão é denso, de cor marrom escuro, com uma borda amarela.
  • "Padrões orientais"... Um arbusto de mais de 0,6 m de altura com flores grandes com um diâmetro de cerca de 11 cm durante a floração assemelha-se a um tapete oriental brilhante, coletado de flores, cujas pétalas são de um tom vermelho-cobre rico com uma borda larga amarela brilhante. A tonalidade de bardo do núcleo é diluída com manchas amarelas;
  • "Krasava". O arbusto alto é pontilhado com grandes cestos de flores semi-duplas de cores variadas. Existem inflorescências amarelas, vermelho-cobre e laranja-fogo com um núcleo de pétalas tubulares roxas-amarelas.
  • "Âmbar"... Uma planta perene alta com grandes flores simples amarelo-âmbar, ideal para decorar canteiros e criar buquês.

Híbrido

Variedades híbridas de Gaillardia são obtidas pelo cruzamento de espinhosos com belas anuais ou com outros híbridos. Entre as variedades obtidas artificialmente, você pode encontrar anões e gigantes. As variedades híbridas mais comuns são as seguintes.

  • "Arizona Sun". Uma variedade anã (a altura do arbusto é de cerca de 20 cm), caracterizada por uma floração longa com um período de dormência muito curto, o que dá a impressão de que o arbusto está coberto de flores grandes e brilhantes desde a primavera até a primeira geada.
  • "Arizona Red"... Um arbusto anão, com um quarto de metro de altura, decorado com flores vermelhas com uma borda amarela esmaecida. O núcleo da flor é vermelho-amarelo.
    • "Kobold". Gaillardia desta variedade é curta, apenas cerca de 35 cm de altura, com grandes botões com pétalas amarelas e bordas vermelhas localizadas em caules ramificados.
    • "Zona". Uma variedade alta com flores de cerca de 10 cm de diâmetro, elevando-se acima do solo a uma altura de mais de meio metro. O núcleo vermelho-amarelo do botão é cercado por pétalas de junco vermelho-dourado e ouro-escuro.
    • "Burgunder" ou "Burgundy" se distingue por suas grandes cores, tons que lembram a cor do vinho tinto da Borgonha com brilhos dourados. Um híbrido alto, com cerca de 70 cm de altura, precisa de uma liga.
    • Golden Gobin. Um híbrido de baixo crescimento com cestos de flores amarelo-dourado brilhantes.
    • Tokajer. A planta com mais de 70 cm de altura com grandes inflorescências de laranja ígnea é adequada para a criação de buquês, pois mantém sua aparência fresca por muito tempo após o corte.
    • "Primavera". Uma planta baixa com o maior número de pedúnculos em um arbusto.

    Como plantar?

    Perennial Gaillardia é uma planta despretensiosa, então não há dificuldades particulares em escolher um lugar para ela. Só vale lembrar: a planta adora luz e não tolera bem qualquer sombreamento. Portanto, você deve evitar o plantio de plantas perenes à sombra de árvores, cercas altas e sólidas ou edifícios no lado sombreado.

    Os solos para o crescimento saudável das plantas devem ser leves e moderadamente secos. A flor não tolera solos ricos em húmus, excessivamente úmidos, com alta acidez.

    Decidido o local de plantio, vale a pena preparar o solo introduzindo nas covas de plantação uma mistura de areia, húmus, cinza de madeira e fertilizantes complexos.

    As plantas individuais são plantadas a uma distância de pelo menos 30 cm umas das outras, mas se houver desejo de obter um arbusto denso e com flores abundantes, você pode colocar até 4 mudas em um buraco.

    O plantio de mudas adultas é realizado na primavera, após o início do calor estável, ou de meados de agosto a meados de setembro, para que a muda tenha tempo de se aclimatar e enraizar em um novo local antes do início da geada.

    Como cuidar bem dele?

    Depois de plantar uma planta em campo aberto, ela precisa de cuidados, como acontece com todas as flores. Apesar de toda a sua despretensão, a perene Gaillardia reage com gratidão a regar e alimentar-se na hora certa., deliciando-se com uma floração mais exuberante e longa e um look mais elegante.

    Top curativo

    Cultivar uma planta em um lugar por mais de dois anos esgota naturalmente o solo, portanto durante a temporada, Gaillardia deve ser alimentada 3 vezes:

    • a primeira alimentação é realizada na primavera com o aparecimento de botões;
    • a segunda vez - durante a floração;
    • o terceiro e último é dado um mês antes do início da geada.

    Como cobertura, um fertilizante universal para plantas com flores é usado.

    É importante lembrar que o uso de esterco fresco como fertilizante é estritamente proibido, pois pode causar a morte de Gaillardia.

    Rega

    Regue a planta conforme necessário, evitando a umidade estagnada. Gaillardia é resistente à seca, por isso tolera facilmente a falta de água.

    Capinando e soltando o solo

    A remoção de ervas daninhas é um requisito natural para manter a beleza do jardim de flores. Remover ervas daninhas não só ajudará a conservar os nutrientes, mas também tornará mais fácil o ar chegar às raízes. Para os mesmos propósitos, soltar o solo no jardim de flores servirá.

    Poda e liga

    Variedades altas de Gaillardia com gorros de flores grandes e pesados ​​tendem a desmoronar, o que dá ao canteiro uma aparência desleixada. Para evitar isso, os arbustos devem ser amarrados com suportes que podem ser invisíveis, ou, pelo contrário, podem ser feitos a parte central da composição.

    Curiosamente, plantas companheiras com pedúnculo mais estável, por exemplo, íris, podem ser usadas como suporte para Gaillardia.

    As vagens das sementes de Gaillardia são decorativas, portanto, a poda não é necessária. Se desejar, eles podem ser removidos para estender o período de floração. Testículos podados são freqüentemente usados ​​em arranjos de flores como madeira morta.

    A poda completa das perenes é realizada no outono, preparando a planta para o inverno.

    Wintering

    O inverno é uma época adormecida para a maioria das flores. Arbustos Gaillardia adultos toleram bem os invernos sem exigir abrigo adicional.

    As plantas jovens podem ser cobertas com serapilheira ou ramos de abeto. O abrigo é especialmente necessário em regiões com temperaturas muito baixas, bem como em invernos gelados com pouca neve.

    Métodos de reprodução

    Para propagar a planta de sua preferência, o proprietário pode utilizar dois métodos: semeadura por sementes e vegetativa.

    Sementes

    Para propagação por sementes, você pode usar material comprado ou coletado da planta-mãe. Mas aqui é importante lembrar que variedades híbridas quando cultivadas a partir de sementes podem perder suas propriedades distintivas, devolvendo as características das plantas-mãe. É por isso para a propagação de variedades híbridas, vale a pena usar sementes de fabricantes confiáveis ​​ou propagar híbridos apenas dividindo o arbusto.

    A semeadura das mudas pode ser feita diretamente no solo ou dentro de casa no início da primavera.

    Em terreno aberto, as sementes perenes são semeadas em meados de julho. As sementes são espalhadas pela superfície do solo preparado, batendo levemente. Você pode borrifá-los com uma fina camada de solo ou pode deixá-los abertos. Como manutenção, é necessário umedecimento regular da superfície do solo. As sementes semeadas desta forma terão tempo de brotar e construir um bom sistema radicular, o que permitirá que as mudas sobrevivam ao inverno e fiquem agradáveis ​​com a floração com o início do verão.

    O mesmo método de semeadura é usado na primavera. Somente mudas cultivadas e fortalecidas podem ser transplantadas para um local permanente no outono.

    A semeadura de Podzimny requer a cobertura obrigatória de sementes levemente pulverizadas. Na primavera, após o surgimento das mudas e o início do aquecimento estável, o material de cobertura é removido. Os cuidados de acompanhamento consistem em regar e remover ervas daninhas. No outono, os outlets cultivados são transplantados para o local onde crescerão pelos próximos 4-5 anos.

    A semeadura em uma sala aquecida é realizada no final de fevereiro - início de março. A drenagem é colocada nas caixas de sementes, um substrato leve de composto, solo de jardim, areia com adição de cinzas de madeira é derramado por cima. As sementes são espalhadas pela superfície do solo sem aprofundar. A superfície é borrifada com água e coberta com papel alumínio ou vidro. As caixas de sementes são colocadas em local fresco e bem iluminado, protegido da luz solar direta. A temperatura ambiente não deve ser superior a 20 ° -22 ° C.

    Com o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras, as mudas são plantadas em vasos de turfa separados, o que é muito conveniente para o plantio de mudas crescidas no solo, uma vez que Gaillardia é difícil de transplantar em tão tenra idade. As mudas são mantidas a uma temperatura de 18 ° -20 ° C.

    Com o início dos dias quentes e o fim da ameaça de geadas, as mudas maduras são plantadas em local permanente.

    É importante lembrar que a Gaillardia pode se multiplicar por semeadura própria se as sementes não forem colhidas a tempo.

    Via vegetativa

    O método mais confiável de reprodução, mantendo as características varietais da Gaillardia perene, é o vegetativo.

    Depois que a planta atinge a idade de 4-5 anos, o arbusto precisa de rejuvenescimento e transplante. Esta é a melhor época para criar.

    A divisão do arbusto é realizada na primavera, antes do início do período de floração. O arbusto retirado do solo junto com as raízes é dividido em várias partes para que cada delenka tenha um número suficiente de raízes e brotos.

    Em seguida, as divisões são plantadas nos locais selecionados, utilizando o mesmo método de plantio da planta-mãe.

    Quem gosta de experimentar pode tentar propagar a variedade usando pedaços de raiz grande com pelo menos 5 cm de comprimento. Uma raiz saudável cortada em pedaços é enterrada no solo e coberta, criando um efeito de estufa. Se for bem-sucedido, brotos verdes aparecerão após um tempo.

    Estacas

    Algumas pessoas tentam propagar Gaillardia por meio de estacas. O sucesso desta operação é improvável, uma vez que a probabilidade de enxerto não é superior a 50%. É por isso este método pode ser adequado para quem gosta de fazer experiências no jardim.

    Pedaços de brotos de 5 a 10 cm de comprimento, cortados em março-abril, são usados ​​como estacas. Os cortes acabados são colocados em caixas rasas.

    Doenças e pragas

    Qualquer planta tem seu próprio "conjunto" de doenças e pragas. A perene Gaillardia também não escapou.

    A causa mais comum de doenças em plantas são os cuidados inadequados. O espessamento excessivo das plantações, a estagnação da umidade no solo causam doenças como:

    • vários tipos de podridão;
    • oídio;
    • ferrugem;
    • manchas.

    No estágio inicial da doença, a planta pode ser tratada com solução de permanganato de potássio na proporção de 2,5 g por 10 litros de água, ou com fungicidas. As partes danificadas da planta devem ser removidas. Em caso de infecção grave, toda a planta é desenterrada e queimada. O solo onde a planta doente cresceu é desinfetado.

    Das pragas, a Gaillardia é mais freqüentemente afetada por tripes, moscas brancas, pulgões e um moedor. Para o controle de pragas, inseticidas como "Aktara" são usados.

    Uso em paisagismo

    A bela Gaillardia encontra facilmente seu lugar no jardim. Variedades de baixo crescimento são usadas para criar fronteiras vivas. As plantas de tamanho médio ficam bem em plantações individuais. Tall Gaillardia será uma adição brilhante a um jardim de flores com várias fileiras.

    As inflorescências de Gaillardia grandes e brilhantes ficam bem em combinação com flores brancas, azuis brilhantes e amarelas, bem como contra um fundo de vegetação limpa. Os companheiros podem ser camomilas, íris, tremoços, rosas, margaridas, sinos, aspargos.

    Gaillardia é adequado para uso em mixborders e cumes, para decorar escorregadores alpinos, jardins de rosas, jardins de pedra e canteiros de flores.

    Veja abaixo uma visão geral da flor.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário