O que é frésia e como cultivá-la?
Freesia é uma bela planta bulbosa que é cultivada ao ar livre e em vasos. Não é fácil conservá-la, mas se seguir as recomendações de floristas experientes, a frésia irá certamente deliciar uma pessoa com a sua longa floração e agradável aroma.
descrição geral
Esta flor exótica é nativa da África do Sul. Na natureza, encontra-se nas margens de rios e lagos. A planta foi nomeada em homenagem ao botânico que a descobriu. Popularmente, esta flor também é frequentemente chamada de lírio-do-vale do cabo.
A planta tem uma baixa taxa de crescimento. Em média, a flor cresce até 30-80 centímetros. Os caules da planta estão nus. A folhagem de frésia não parece particularmente notável. Muitas pessoas notam que se parece com a folhagem do alho. Na primavera, aparecem inflorescências nas hastes. Eles podem consistir em 3-5 cores. Na maioria das vezes, são encontrados botões brancos. Mas também existem variedades de frésia na natureza com flores lilás, rosa ou roxas.
O lírio do vale do Cabo é usado ativamente por floristas para compor vários buquês. Os arranjos de flores com esta planta parecem muito delicados e bonitos. Além do mais, frésia cheira muito bem... Portanto, é muito agradável armazenar buquês com essas flores da primavera.
Visualizações
Desde o século 19, os criadores têm desenvolvido ativamente novas variedades de frésia. As mais populares agora são as seguintes variedades de flores.
- Terry... Esta flor cresce até um metro de altura. A folhagem é larga e verde escura. Os caules das flores da frésia terry são bastante grandes. A cor de suas pétalas pode ser rosa, amarelo e azul. Uma das variedades mais populares dessa frésia é a Double Mix.
- Freesia Armstrong... Este tipo de frésia possui botões vermelhos combinados em grandes inflorescências. Eles aparecem na fábrica no final de maio. A variedade mais popular dessa frésia é a Cardinal.
- Quebrado... Esta é uma planta muito curta. Em altura, cresce até 30-40 centímetros. Seus caules são ramificados e as flores são de cor amarela ou laranja. Esta frésia floresce no meio da primavera. Ao plantar esta flor na sua região, vale lembrar que ela possui hastes muito fracas. Portanto, a planta precisa de uma liga.
- Híbrido... Esta planta foi obtida cruzando Armstrong Freesia e Broken. Os arbustos crescem até uma altura de 50-60 centímetros. As flores da planta não são muito grandes. Mas uma inflorescência pode consistir de 9 a 10 botões. As pétalas desta frésia podem ser lisas ou duplas. As plantas com flores lilases ou roxas são as mais populares.
Todas essas variedades de flores da primavera podem ser facilmente encontradas comercialmente.
Aterrissagem
Para plantar uma flor exótica delicada, é importante escolher um solo de alta qualidade. O lírio-do-cabo do vale cresce melhor em solos soltos e nutritivos. Antes do plantio de frésia, uma pequena quantidade de composto é embutida no solo. As flores que crescem dentro de casa devem ser plantadas em um substrato especial para rosas. Ele pode ser encontrado na maioria das lojas de jardinagem.
Ao escolher um local de pouso, deve-se dar preferência às áreas sombreadas. O lírio-do-cabo do vale cresce melhor à sombra de arbustos ou árvores. A planta não deve ser exposta à luz solar direta. Isso é ruim para a saúde dele.
A qualidade do material de plantio também desempenha um papel importante. Todas as lâmpadas selecionadas devem ser saudáveis. Eles não podem ter quaisquer vestígios de podridão ou mofo. Antes do plantio, eles podem ser colocados por meia hora em um recipiente com uma solução fraca de permanganato de potássio ou "Fitosporina". Se o material de plantio não for pré-processado, a frésia não germinará.
Após o pré-tratamento, você pode começar a plantar os bulbos no solo. Este processo consiste nas seguintes etapas.
-
Para começar, o solo no local deve ser cuidadosamente solto... Em seguida, você precisa cavar vários buracos profundos nele. A distância entre eles deve ser de até 10 centímetros.
-
Em seguida, as lâmpadas são colocadas nos poços.... Polvilhe-os por cima com terra solta.
-
Além disso, as camas são abundantemente regadas. Água para irrigação deve ser usada parada.
Plantar frésia é melhor à noite.
Cuidado crescente
Cultivar belas frésias em casa é muito fácil. A tecnologia agrícola do lírio do cabo consiste nos seguintes procedimentos.
Rega
Em primeiro lugar, é importante que as plantas garantam uma rega adequada. As flores novas são regadas 1-2 vezes por semana. A frequência de regar as plantas adultas depende das condições meteorológicas. O solo é umedecido à medida que seca.
Você precisa regar as plantas pela raiz. Não permita que a água entre nos botões. Isso levará à perda de atratividade da planta.
Deve-se prestar atenção especial à rega no calor. Porém, após o término do período de floração, a rega começa a diminuir. Neste momento, a flor já se prepara para o inverno.
Top curativo
Na primavera, a frésia é alimentada com fertilizantes contendo nitrogênio. Isso ajuda a flor a formar caules e folhagem verde. Durante o período de floração, os jardineiros usam superfosfato e sal de potássio.
Você só pode alimentar frésia com fertilizantes líquidos. Produtos secos não são adicionados ao solo.
Poda
Este tratamento ajuda a estimular a floração de Cape Lily of the Valley. A poda é realizada após o murchamento dos botões de frésia. A folhagem da planta também pode ser removida. Isso é feito depois que sua cor muda para marrom ou amarelo.
Wintering
Freesia é uma planta perene exótica. Após o fim da floração, os rebentos são desenterrados. No ano seguinte, eles são plantados novamente.
Você pode desenterrar as lâmpadas depois que a frésia desaparecer. Em seguida, são transferidos para um local bem ventilado e aí deixados para secar por 10-15 dias. Em seguida, as lâmpadas são limpas de sujeira e enviadas para o porão ou qualquer outro lugar fresco para o inverno. Eles são armazenados lá até a primavera.
As flores de interior devem sempre estar em uma sala bem iluminada.
No inverno, recomenda-se que a frésia seja destacada adicionalmente.
Reprodução
Para propagação de frésia, você pode usar não apenas rebentos, mas também sementes. O processo de cultivo de flores a partir de sementes é o seguinte.
-
Para começar, o material de plantio é embebido em água. Eles fazem isso em um dia.
-
As sementes assim preparadas são plantadas em recipientes com substrato solto. Eles devem estar localizados a uma profundidade de 1-2 centímetros.
-
Polvilhe as sementes por cima com uma camada de solo. Deve ser fino. Se a frésia não surgir, é provável que as sementes tenham sido cobertas com muito solo.
-
Em seguida, os recipientes são cobertos com um filme transparente. Em tais condições de estufa, a frésia cresce muito rapidamente.
-
No futuro, os recipientes com sementes serão ventilados duas vezes ao dia. O solo no recipiente não deve secar. Por este motivo, é regularmente pulverizado com um borrifador.
-
Quando as primeiras mudas aparecerem no recipiente, o recipiente deverá ser colocado no parapeito da janela.
Será possível transplantar flores para campo aberto depois que crescerem.
O tempo de desembarque depende do clima local. Por isso, nas regiões sul do país, as plantas começam a ser plantadas em março.
Nos Urais e em outras cidades frias - na segunda metade da primavera.
Doenças e pragas
As frésias que crescem no jardim ou em casa podem ser afetadas pelas seguintes doenças.
- Fusarium... Esta doença também é chamada de murcha de fusarium. Em plantas doentes, a folhagem fica amarela primeiro.Os caules da frésia secam e o sistema radicular morre. Manchas marrons aparecem nas lâmpadas. Você pode salvar as plantas tratando as flores com a infusão de cinza de madeira. Se um remédio popular não funcionar, você pode usar fungicidas comprovados.
- Podridão cinzenta... A folhagem e os brotos das plantas infectadas são cobertos por uma flor cinza e fofa. A forma dessas manchas pode ser diferente. O desenvolvimento da doença é facilitado por mudanças repentinas de temperatura e umidade elevada. Para fazer com que as flores doam com menos frequência, elas não devem ser plantadas muito próximas umas das outras.
Se a doença já atingiu a planta, deve-se borrifar com um preparado chamado "Skor".
- Mancha negra. Esta doença se manifesta como resultado da falta de potássio ou fósforo. A folhagem das plantas doentes é coberta por manchas marrons. Para prevenir o desenvolvimento da doença, as flores são alimentadas com fertilizantes minerais. Se a planta ainda estiver doente, deve ser removida do local e destruída, e o solo do local deve ser tratado com qualquer desinfetante. Um tratamento semelhante é feito como medida preventiva imediatamente após o surgimento da frésia.
As pequenas pragas também podem representar um perigo para as flores. Na maioria das vezes, as frésias crescendo no ataque do jardim tripes ou pulgões. Para combatê-los, você pode usar uma solução de sabão comum. Se isso não funcionar, o produtor pode pulverizar a área com qualquer inseticida potente.
No geral, a frésia é uma planta atraente que pode embelezar qualquer área. Seguindo regras simples, você pode facilmente conseguir uma floração duradoura dessa incrível planta de primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.