Violeta perfumada: descrição e cultivo a partir de sementes

Contente
  1. Informação geral
  2. Visualizações
  3. Crescente
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Um grande número de diferentes tipos de violetas combinam um perfume delicado e ao mesmo tempo expressivo. Cada variedade tem o seu próprio - as inflorescências das belezas diurnas e noturnas têm um cheiro diferente, mas qualquer aroma é delicioso. Atrai pessoas e insetos, muitas violetas são plantas de mel.

A violeta perfumada é a planta mais famosa da família Violaceae. Uma menção a ele pode ser encontrada em mitos antigos, crônicas, tratados históricos e obras de botânicos. Os escoceses foram os primeiros a cultivar esta planta no século XVI.

Informação geral

Violeta perfumada é uma erva perene que cresce até 15 centímetros de altura e tem inflorescências azul-violeta. O forte rizoma rastejante produz muitas rosetas que criam raízes e dão vida a novas plantas. Assim, a violeta cobre o solo com um lindo tapete verde salpicado de pequenas flores perfumadas. A planta vive no hemisfério norte, em latitudes de clima temperado.

Violet prefere bordas de floresta e clareiras, bem como encostas de montanhas cobertas de floresta. É facilmente cultivado em jardins e parques, mas se você parar de cuidar dele, também se tornará selvagem. A planta adora áreas ensolaradas ou sombras claras, solos férteis e soltos. Má tolerância à seca. Ela floresce ativamente de abril ao início de maio, floresce novamente no final do verão. O fruto é uma cápsula com sementes perto da parede, amadurece em junho.

Os fenologistas observam a capacidade da violeta de prever a chuva, pois reage com sensibilidade à umidade, que pode danificar delicados pistilos e estames. Escondendo-as, a planta dobra as pétalas das inflorescências e cai durante a precipitação, então se recupera rapidamente.

Visualizações

Violetas (Viola) são um gênero numeroso da família Violet (Violaceae). Hoje, os jardineiros não sabem dizer quantas espécies existem no mundo. De acordo com várias fontes, de 500 a 700. Com base em plantas selvagens, foi criado um grande número de variedades decorativas.

Violeta perfumada (Viola Odorata) é uma das espécies de cultivo selvagem mais antigas que se tornou a base de muitas belezas domésticas. Aqui estão as descrições de algumas das plantas populares:

  • Violeta perfumada "Royal"... Uma bela planta de jardim com o aroma mais delicado, destinada a canteiros de flores, bordaduras, a formação de buquês. Despretensioso no cuidado, tolera com firmeza sombras espessas e alta umidade, mas prefere canteiros de flores semi-sombreados com solos úmidos férteis. A planta atinge 25 centímetros de altura, tem flores de 5 centímetros de diâmetro.

Violet "Tsarskaya", além de fins decorativos, é adequado para o cultivo industrial.

  • Konigin Charlotte... Um pequeno arbusto compacto de até 15 centímetros de altura com folhas verdes exuberantes em forma de coração. Floresce com grandes flores roxas brilhantes, decorando canteiros de flores do final de abril. O doce aroma de Konigin Charlotte atrai insetos e é uma excelente planta de mel. O violeta desta variedade precisa de solo fértil solto e boa iluminação.

É plantada em jardins ornamentais, jardins de pedras e canteiros de flores.

  • Alba. A planta possui um pequeno arbusto de até 15 centímetros de altura, que contém flores duplas ou simples de cor branca brilhante com um aroma forte e impressionante. A variedade agrada com sua floração de maio a junho, formando um suculento tapete branco-esverdeado. Prefere crescer em sombra parcial em solos soltos com umidade moderada.As violetas são plantadas em canteiros de flores, em recipientes, mixborders e meio-fio são feitos a partir dele.

Alba é combinada com quase todas as flores da primavera: íris, verônica, anêmona, gravilato, prímula, narcisos.

  • "Pequena fada". Planta arbustiva bienal de até quinze centímetros de altura, possui flores lilases simples ou duplas e caule rasteiro com o qual se enraíza. A fragrante violeta "Fadinha" é destinada ao cultivo ao ar livre, é usada para criar canteiros de flores e bordaduras. Floresce em maio por três a quatro semanas, exalando um aroma forte.
  • "Czar". Arbusto perene de até 15 centímetros de altura com hastes de enraizamento rasteiro. Possuem flores lilases simples ou duplas de até 3 centímetros de diâmetro. Possui um aroma ativo. A planta é usada para decorar varandas, colinas rochosas, canteiros de flores e bordaduras. Prefere solos bem drenados, nutritivos e úmidos em canteiros de flores ensolarados ou semi-sombreados. Floresce em maio por 25 dias.

Crescente

Você pode cultivar uma violeta de jardim decorativa, mas se você a trouxer da floresta e plantá-la no jardim, ela começará imediatamente a desenvolver novos territórios.

Preparando-se para pousar

Prepare o solo para o plantio de violetas no outono. Um local iluminado é escolhido, é possível com uma sombra fraca. A planta adora o sol da manhã e não tolera o calor escaldante e a seca. Solos com acidez neutra são preparados para o plantio. O local deve ser escavado no inverno, ao mesmo tempo em que se introduz húmus e superfosfatos.

Antes do plantio na primavera, o local deve ser afrouxado para enriquecê-lo com oxigênio. A violeta é colocada em um local ensolarado com sombra discreta, o sol lhe proporciona floração abundante. Mudas ou sementes são plantadas no solo preparado. O solo deve ser de umidade média. Na floresta, essa planta escolhe terras baixas e tem umidade suficiente.

A violeta não é usada apenas para canteiros de flores - também é bela como planta de fronteira. E também pode ser colocado em recipientes.

Reprodução

A violeta se propaga por sementes e vegetativamente. As plantas crescem a partir de sementes que são mais resilientes e resistentes a pragas. São plantadas imediatamente após a coleta e, caso não seja feito, perderão a capacidade de germinação e será necessária a estratificação. Em abril, as mudas começam a germinar e, em maio, devem ser transplantadas para seu habitat permanente. As plantas jovens florescem a partir do segundo ano de vida.

A violeta semeia-se bem, as mudas aparecem a uma certa distância da planta-mãe - é de 2 a 4 metros.

Violeta se propaga vegetativamente por rosetas lado, você pode desenterrar e plantar espécimes filhas a uma distância de 15 centímetros um do outro. É ainda mais fácil criar a planta dividindo os arbustos.

Se uma borda for plantada com uma violeta, ela deve ser escavada e aparada periodicamente, caso contrário, ela deslocará o resto dos habitantes do canteiro de flores. A cada 3 anos, a fronteira deve ser renovada, caso contrário, ficará com manchas calvas e as violetas ficarão doentes e fracas. Para fazer isso, remova as plantas velhas e plante as novas.

Aterrissagem

As sementes são plantadas em terreno aberto, em solo bem preparado e solto. Umedeça ligeiramente. "Cortar" sulcos a cada 20-30 cm, semear e polvilhar com uma fina camada de terra.

Em condições climáticas mais severas, as sementes podem ser pré-germinadas em copos ou recipientes em estufas ou em uma varanda. O desembarque ocorre no início de março. Isso é feito da seguinte maneira.

  1. A drenagem na forma de seixos ou seixos é colocada no fundo do recipiente e o solo fertilizado é colocado no topo. O solo pode ser regado com permanganato de potássio para fins de prevenção de doenças e pragas. As sementes são imersas superficialmente no solo, umedecidas com água morna, cobertas com vidro ou papel alumínio e colocadas em um local escuro e quente para a germinação.
  2. Para evitar que o material de plantio apodreça, o condensado é periodicamente removido do filme.
  3. Quando aparecem os brotos - e isso acontece em abril - as mudas são transferidas para um local luminoso e mais fresco. Se deixadas nas mesmas condições, as mudas esticarão e ficarão magras.
  4. Durante o período de germinação, a rega deve ser moderada, sem zelo excessivo.
  5. Depois de um tempo, as plantas mergulham para ativar o crescimento.
  6. Para fortalecer o sistema radicular, as mudas são alimentadas com fertilizantes minerais.
  7. Em maio, as mudas são transplantadas para campo aberto.

Cuidado

A planta reage mal ao calor e à seca. Durante o período de forte secagem do solo, a violeta deve ser umedecida. A rega é feita de manhã cedo ou tarde da noite para que o sol não seque e obstrua o solo.

Para uma boa floração, a planta deve ser alimentada periodicamente. Mas é preciso lembrar que todos os tipos de violetas não toleram matéria orgânica fresca. Como cobertura, a turfa é misturada com estrume e são adicionados superfosfatos.

O solo deve ser afrouxado periodicamente para que a planta respire, enquanto as ervas daninhas são removidas.

Se você remover as partes secas da violeta, ela florescerá por mais tempo e mais ativamente.

Doenças e pragas

Se você não regar a violeta perfumada durante o período quente e seco, ela pode ser atingida pelos ácaros. A planta começará a secar, brilhar e cair das folhas. O ácaro-aranha tem medo da umidade, então, para se livrar dela, você terá que borrifar a parte inferior das folhas todos os dias, onde o parasita gosta de se instalar.

Ao decidir plantar uma violeta perfumada, você precisa entender que será extremamente difícil removê-la mais tarde. Um sistema radicular poderoso é difícil de arrancar mesmo em solo úmido, uma vez que apenas as rosetas germinadas se quebram. Tudo isso é compensado por um lindo tapete de flores frescas no jardim, que tem um cheiro incrivelmente agradável.

Você pode descobrir como cultivar mudas de violeta perfumadas assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário