Escholzia: descrição e variedades, plantio e cuidados
A planta do campo Echscholzia, que também recebeu o nome de "flor do sol" por sua aparência, atrai a atenção dos jardineiros pelo seu cuidado decorativo e despretensioso. Mesmo um residente de verão amador novato pode cultivar uma cultura sem problemas, mas regras de cuidados simples ainda precisam ser seguidas ao longo da temporada. Vamos dar uma olhada mais de perto na descrição de plantar e cuidar de uma planta.
Peculiaridades
A cultura ganhou esse nome graças ao médico russo Johann von Echscholz, que primeiro demonstrou as sementes da planta na Rússia. Além disso, as pessoas chamam a flor de "papoula californiana" ou "absinto" - o sobrenome está associado à semelhança das folhas de escholzia com o absinto.
A cultura pertence a plantas herbáceas perenes ou anuais da família Poppy. É mais frequentemente cultivado como anual. Este representante da flora foi distribuído principalmente na América do Norte e Califórnia.
O arbusto atinge um tamanho de 15-50 cm, tem ramos fortes e a sua folhagem distingue-se pela presença de uma flor azulada. As flores são simples, duplas e semi-duplas, segundo a sua descrição, podem ser comparadas a copas de papoula.
O diâmetro das flores é determinado pelas especificidades da variedade e espécie, geralmente este parâmetro varia de 2 a 8 cm. A cor clássica das pétalas é considerada em tons de branco, amarelo, laranja.
A cultura atrai jardineiros com sua longa floração. Ao mesmo tempo, a vida de cada flor aberta é limitada a 3-5 dias, após os quais seca e é substituída por uma nova flor. Esse processo pode continuar até a geada, porém, sujeito a todas as regras da tecnologia agrícola. Normalmente, para preservar a estética e evitar a auto-propagação, costuma-se eliminar as inflorescências ressecadas. Apenas flores adequadas para a coleta de sementes podem ser deixadas, se necessário.
A pátria da flor é o clima quente das regiões subtropicais, mas está bem adaptada às duras condições da Rússia. O processo é muito interessante quando as flores rolam suas pétalas à noite ou durante uma onda de frio e precipitação, então você pode observar a beleza dos botões, semelhantes às borboletas, apenas durante o dia e em dias de sol.
Uma característica da cultura é a possibilidade de plantar próximo a outras plantas. Por exemplo, para criar um belo arranjo de flores, você pode plantá-lo ao lado de beldroegas, iberis, cravos, mattiola. Uma paisagem pitoresca é obtida plantando esta planta entre buxo, thuja, zimbro. É possível usar a cultura para desenhar um escorregador alpino, gramados, vielas de jardins, parece esteticamente agradável tanto em plantios individuais quanto coletivos.
É importante notar que a cultura apresentada é uma boa planta melífera, e por isso muitas vezes é cultivada no jardim não só como uma flor ornamental, mas também para atrair as abelhas. Suas propriedades medicinais também são bem estudadas. Por exemplo, com base na planta, são produzidos sedativos e analgésicos. Então, na França, essa flor é matéria-prima comum para a indústria farmacêutica... A principal vantagem dos medicamentos à base de Escholzia é a ausência de efeitos colaterais indesejados, o que é muito raro para os benzodiazepínicos.
Tipos e variedades
No total, cerca de 10 tipos de "cores do sol" são conhecidos, mas por as mais comuns são as seguintes variedades.
Califórnia. É um arbusto extenso até meio metro de tamanho, esta espécie inclui inúmeras variedades das mais variadas cores.
Soddy. Inclui variedades de baixo crescimento que não excedem 15 cm de tamanho. Geralmente caracterizadas por flores amarelas brilhantes.
Salão. Pertence a uma espécie rara, na natureza só pode ser encontrada nas regiões montanhosas da América do Norte.
De todas as variedades apresentadas, a categoria mais popular são as espécies californianas e seus híbridos. As variedades a seguir merecem atenção especial dos jardineiros.
"Mistura de cores"
Difere na decoração, que é alcançada pela delicada folhagem verde-acinzentada. Pode atingir os 40 cm, o caule é ereto, fino, coberto por muitos brotos nus. As flores apresentam-se em forma de taças, têm um diâmetro de 4-5 cm e uma cor que pode ser variada. A floração é caracterizada pela abundância e esplendor, vai de junho a outubro. Fica linda ao decorar canteiros de flores, cumes, colinas rochosas.
"Bailarina"
Esta variedade atrai os cultivadores de flores com suas grandes flores semi-duplas com pétalas de salmão macias e onduladas. O arbusto atinge um tamanho de 40 cm. Muitas vezes durante o cultivo, as sementes da "Bailarina" são combinadas com outros híbridos para obter uma composição interessante. Além disso, a variedade parece pitoresca ao decorar canteiros de jardim, escorregadores alpinos e gramados.
"Chiffon"
Esta variedade é uma mistura de exemplares de vários tamanhos, em média, a altura das plantações acaba por ser 35-40 cm. As pétalas são ligeiramente onduladas, as próprias flores são exuberantes, podem ser apresentadas em amarelo, rosa, vermelho, cores brancas como a neve, mas na maioria das vezes cada flor combina ao mesmo tempo vários tons. Nesse sentido, o arbusto parece harmonioso em um único plantio. A floração começa em maio e continua até a geada.
"Flor de maçã"
A variedade mais popular. O seu atractivo reside na semelhança das flores com as flores da macieira, mas são maiores em tamanho: por exemplo, o diâmetro das flores da variedade apresentada é de 5 cm. As inflorescências distinguem-se pela cor rosa pálido, eles são muito duplos e as pétalas são onduladas nas bordas. Além disso, a variedade "Apple Blossom" continua a ser a favorita entre muitos residentes de verão devido à sua simplicidade no cultivo.
"Seda rosa"
A altura da planta chega a 25 cm, o caule é coberto por múltiplos brotos nus, e o aspecto decorativo da espécie é conseguido por belas flores onduladas rosa-prateadas com uma mancha dourada no centro. A floração vai de julho a outubro.
"Líder Vermelho"
Como o nome indica, essas flores se distinguem por uma rica cor vermelha brilhante. Esta planta perene atinge um tamanho de 40 cm, mas é mais frequentemente usada como uma planta anual. O diâmetro das flores em forma de taça é de 5-8 cm.
Cultivo de mudas em casa
A propagação de mudas raramente é praticada em círculos de jardinagem. Isso se deve ao fato da cultura possuir sistema radicular torneado e, portanto, no momento do transplante de mudas, existe um alto risco de lesões na raiz.
Por causa disso, as sementes não são plantadas diretamente no solo, mas sim plantando-as em pastilhas de turfa.
Todo o processo de manutenção das mudas em condições ambientais é o seguinte:
coloque as pastilhas de turfa em um recipiente de plástico com água;
drene o líquido restante após os comprimidos terem absorvido a maior parte;
aplique as sementes nos briquetes com um palito úmido, um para cada cópia;
polvilhe as sementes com terra por cima e polvilhe com água de um pulverizador;
Cubra o recipiente com vidro ou filme transparente para criar um ambiente de estufa.
Os primeiros rebentos devem eclodir dentro de 1-2 semanas. Em seguida, o copo deve ser retirado e o recipiente colocado em local bem iluminado. A temperatura favorável para manter as mudas é de +20 graus.Faltam cerca de três semanas para o transplante para o jardim, todo esse tempo o agricultor terá que cuidar bem das mudas.
Portanto, em primeiro lugar, os rebentos devem ser adaptados ao novo clima. Para fazer isso, o recipiente é retirado durante o dia para o ar fresco e, à noite, ele é levado de volta para a casa.
Assim, as mudas passam por um estágio de endurecimento. Não se esqueça de regar e alimentá-los em tempo hábil com fertilizante mineral líquido para mudas.
Antes de transplantar as mudas para uma casa de verão, o canteiro de flores deve ser preparado. Precisa ser desenterrado. Se for um solo argiloso pesado, é necessário diluí-lo com turfa e areia. A planta se sentirá mais confortável em um solo neutro ou ligeiramente ácido. Se o solo for muito ácido, é recomendável adicionar farinha de dolomita ou cinza ao canteiro de flores.
No transplante, não há necessidade de fazer furos profundos, pois o colo da raiz deve estar localizado na superfície. Mantenha uma distância de pelo menos 30 cm entre as mudas.
Como plantar em terreno aberto?
As sementes podem ser plantadas diretamente no canteiro do jardim, sem mudas. A cultura não gosta de solo pesado e umidade estagnada. Um local ideal para o plantio - com solo arenoso ou arenoso. O site deve estar bem iluminado.
O procedimento pode ser realizado no outono. Se o plantio for realizado no outono, o material de plantio é garantido como viável - este fenômeno é garantido pela estratificação natural. além do mais plantações de outono levam à floração precoce - é possível observar o desabrochar das flores já em maio.
É melhor começar a semear em outubro-novembro, em tempo seco, durante o primeiro tempo frio. Se o procedimento for realizado em um dia quente de outono, irá provocar a germinação da semente e o congelamento dos rebentos no período frio de outono-inverno.
Para o plantio de outono, você precisará preparar sulcos de até 5 cm de profundidade com antecedência e, em seguida, semear, aprofundando um pouco as sementes. Em seguida, deve-se realizar a cobertura morta com húmus solto, por cima, uma camada de cobertura morta - 2 cm. Essa medida visa evitar o endurecimento da terra, que, no estado congelado, interferirá na germinação das mudas no início da primavera . Alguns jardineiros também aconselham cobrir o local de plantio com folhagem seca para o inverno.
É possível plantar sementes em uma casa de verão na primavera, mas para isso as sementes devem passar por um procedimento de preparação para aumentar a germinação. Assim, as sementes são misturadas à areia, colocadas em um saco de algodão e enviadas para armazenamento na prateleira inferior da geladeira por cerca de um mês antes da hora de semeá-las no local.
Um período favorável para o plantio da primavera é março-abril. Via de regra, neste momento, o solo já está suficientemente aquecido. As sementes plantadas nos sulcos são cavadas com areia e uma camada de turfa é adicionada. Os primeiros rebentos devem eclodir dentro de algumas semanas.
Como cuidar bem dele?
Rega
Esta é uma cultura que adora umidade e, portanto, deve ser regada regularmente. É comum hidratar a planta 2 a 3 vezes por semana. Porém, ao mesmo tempo, vale observar a moderação do volume de água, pois o transbordamento pode prejudicar a flor. É melhor regar à noite, quando o calor principal diminui.
Se for uma variedade soddy, então uma pequena porção de água pode ser usada, uma vez que esta variedade tolera bem o tempo seco e precisa de menos umidade.
Depois de umedecer a crista, é aconselhável afrouxá-la levemente, para que a umidade e o ar possam penetrar facilmente no sistema radicular. É aconselhável remover as ervas daninhas ao mesmo tempo.
Fertilizante
Para ativar a floração, a planta é fertilizada com misturas minerais universais. A cultura não precisa de nutrição adicional regular, uma alimentação é suficiente antes da floração e formação do botão. A composição é geralmente diluída em água na proporção de 1 colher de chá. 10 litros. Adicione cerca de 2 litros da solução resultante em cada arbusto.
Período pós-floração
Coleta de sementes
A semente deve ser colhida após a floração. Antes de coletar as sementes, você precisa construir bolsas de gaze. Em seguida, são colocadas em uma flor murcha e as sementes aguardam o amadurecimento. Normalmente, o material de plantio fica pronto dentro de um mês após a floração, é despejado no próprio saco.
A seguir, o jardineiro deve cortar o saco, sacudir as sementes em uma folha de papel, secá-las, colocá-las em uma sacola de papel ou de algodão e guardá-las na prateleira de baixo da geladeira. Se todas as regras de coleta forem seguidas, as sementes permanecerão viáveis por três anos.
Wintering
É uma cultura perene, mas em latitudes temperadas é geralmente mantida como anual. O fato é que a planta é muito vulnerável ao frio e, via de regra, não resiste às geadas. É por isso antes do inverno, os jardineiros descartam os topos congelados e preparam um local para futuros plantios.
Métodos de reprodução
Como já mencionado, a cultura pode ser propagada por sementes ou por mudas. Uma característica da planta é a capacidade de semeadura própria e, às vezes, esse processo não pode ser controlado nem mesmo por um jardineiro experiente. A coleta de sementes e os métodos de plantio foram discutidos acima, e se o plantio não for planejado, então, como regra, o espécime é completamente desenterrado no inverno.
Durante o inverno morre a semente de menor qualidade, mas mesmo neste caso, na primavera, dá para ver os amistosos rebentos da planta no mesmo local. Se o residente de verão ainda decidisse cultivar ainda mais a cultura, bastaria desbastar os brotos, alimentá-los, umedecer a terra e, depois de um mês, admirar a bela floração.
O cultivo de mudas não é particularmente bem-vindo no mundo da jardinagem devido à especificidade e fragilidade do sistema radicular. Além disso, as mudas requerem muita atenção e cuidados cuidadosos.
Doenças e pragas
A cultura apresentada se destaca pela alta imunidade contra doenças e insetos. Porém, se as regras do atendimento não forem seguidas, o florista corre o risco de se deparar com esses problemas. Então, com excesso de umidade, a planta pode ser vítima de apodrecimento da raiz... Esta doença é indicada pelo estado murcho da flor mesmo após a rega.
Para ter certeza de que há uma doença, você deve desenterrar o espécime afetado e examinar a raiz. Em caso de doença, uma flor cinza com manchas marrons será notada nele. É melhor descartar uma planta danificada pelo apodrecimento para preservar as plantações vizinhas.
Recomenda-se tratar o canteiro com fungicidas, por exemplo, mistura bordalesa, Fundazol, Previkur, Rovralem e sulfato de cobre. Depois disso, o jardineiro deve fazer uma conclusão apropriada sobre o volume e a frequência da rega.
Se a flor for cultivada em condições secas de verão, então é possível que seja afetado por um ácaro-aranha... Quando um inseto ataca, uma teia de aranha é observada, aranhas miniaturas correndo são perceptíveis nas placas de folhas, que adoram se banquetear com o suco da planta. Essas pequenas criaturas são capazes de destruir completamente a planta, então medidas de proteção devem ser tomadas em tempo hábil. Os acaricidas "Oberon", "Akarin", "Agravertin", "Nissoran" lidam bem com o ácaro-aranha.
Freqüentemente, a cultura é afetada por pulgões, especialmente as variedades verde, preta e marrom do inseto. Os inseticidas "Karate", "Iskra", "Fas", "Actellik" ajudam a livrar a flor dos pulgões.
Como cultivar e cuidar da escholzia, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.