Eremurus: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Mudas em crescimento
  4. Como plantar em terreno aberto?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

Eremurus é uma planta com flor precoce que é popular entre os cultivadores de flores. Esta flor é frequentemente usada como decoração de canteiro de flores na primavera, uma vez que as plantas raquíticas florescem na maioria nesta época do ano, e o eremurus pode ser usado como um acento brilhante. No artigo, consideraremos a descrição e variedades de eremurus, bem como as sutilezas do plantio e cuidados.

Peculiaridades

Eremurus é uma erva perene com uma aparência atraente. A flor recebeu este nome devido à combinação de duas palavras da língua grega, que têm como tradução "cauda" e "deserto".

Foi a aparência incomum da flor que deu origem ao nome Eremurus - pedúnculos altos em cores brilhantes.

A planta também tem outros nomes: shiryash, guincho, que significa cola. O fato é que as raízes dessa flor foram usadas para criar cola - por isso, esses nomes também "grudaram" na planta. Deve-se levar em consideração que as raízes do eremurus também são utilizadas para a confecção do remendo, são pré-secas e trituradas. As raízes podem ser comidas, assim como as lâminas das folhas de certas variedades - depois de fervidas, seu sabor lembra aspargos. O eremurus pode ser usado para tingir as fibras naturais de amarelo.

A descrição da perene foi mencionada pela primeira vez em 1773 nos registros de P. Pallas, um famoso pesquisador. Em meados do século 19, eles começaram a cultivar essas flores nos jardins botânicos russos, bem como em vários países da Europa Ocidental. Já no início do século 20, foi obtido o primeiro híbrido. O trabalho de criação não para hoje.

O "destaque" da planta é uma raiz incomum, pois difere da forma usual - em muitos aspectos se assemelha a uma estrela do mar. A cornedonce tem forma de disco e tem 13 cm de diâmetro, dela saem raízes fusiformes ou cilíndricas, caracterizadas por serem carnudas e retorcidas, dirigidas em diferentes direções. As chapas são apresentadas em grande número. Eles são triangulares-lineares e planos, e também podem ser largos ou estreitos.

A inflorescência cística merece atenção especial. É bastante grande, pois atinge 1m de comprimento, e a inflorescência localiza-se em um único ramo sem folhas. As flores em forma de sino crescem em espiral. Eles são apresentados em vários tons. Cada botão floresce por cerca de um dia, após o qual desaparece. A abertura das flores começa na parte inferior da inflorescência. Em geral, o período de floração pode durar de 10 a 40 dias.

O fruto apresenta-se na forma de cápsula esférica, podendo a sua superfície ser lisa ou enrugada. Quando a fruta está madura, ela começa a rachar. As sementes enrugadas são triangulares, com uma asa transparente.

Tipos e variedades

Shiryash tem muitas variedades. Vamos dar uma olhada mais de perto nos mais populares.

  • Albert. Essa variedade é comumente encontrada na Turquia e em Cabul. O arbusto tem um comprimento de 120 cm. No caule descoberto, há brotos retos estendendo-se para cima. A inflorescência tem as seguintes dimensões: 12 cm de diâmetro e 60 cm de altura. Essa variedade foi obtida em 1884 e hoje é uma das mais brilhantes.
  • Echison. Ela cresce em florestas mistas, seus "vizinhos" são nozes, bordos e pistache.A variedade Echison é uma das primeiras, mas com floração e termina mais rápido que as demais. No caule brilhante estão placas de folhas largas e verdes (18–27 peças). Existe uma ligeira pubescência na base do caule. O pedúnculo em forma de borla cresce mais de 1 metro de altura e 17 cm de diâmetro. Em média, 130-300 flores podem se formar em um pincel.
  • Olga. Esta é uma das variedades mais comuns. O arbusto não ultrapassa 150 cm de comprimento. As raízes cinza-escuras são cilíndricas e pubescentes. Esta variedade é caracterizada pela presença de até 65 folhas no caule com flor e aspereza azuladas. O caule verde escuro cresce até 100 centímetros de comprimento. A inflorescência não tem mais de 0,6 m de altura e até 0,15 m de largura.
  • Poderoso. Esta variedade tem raízes castanhas e folhas largas e verdes escuras. A inflorescência pode atingir os 120 cm e é constituída por quase mil flores de cor rosa claro ou branco neve.
  • Folhas estreitas ou Bunge. A planta cresce em jardins de rosas e é ótima em florestas, onde a nogueira, a ameixa cereja e o bordo ficam ao lado. A altura do arbusto é de 170 cm e as raízes parecem um cordão. O caule verde é glabro. A flor em forma de pincel parece um cilindro. Atinge 5 cm de diâmetro e 65 cm de altura, com inflorescências amarelo-douradas localizadas em cada haste em um montante de 400 a 700, com diâmetro de 2 cm.

Esta variedade foi cultivada em 1883. A variedade é ideal para a decoração de jardins ou para a criação de um bouquet.

Além das variedades descritas acima, as seguintes variedades bem conhecidas são dignas de nota:

  • flor branca;
  • Da Crimeia;
  • amarelo;
  • Himalaia;
  • Altaico;
  • Shelford;
  • Korinsky;
  • Junge;
  • "Romance";
  • "Foxtrot";
  • Roford;
  • cítrico;
  • híbrido e assim por diante.

Quando as variedades Bunge e Olga foram cruzadas, muitos híbridos Shelford apareceram. As flores podem ser de cores variadas, variando do amarelo-laranja ao branco. Por exemplo, As flores "Moonlight" são amarelas claras, "White Beauty" - brancas como a neve.

      Ao cruzar o Eremurus Isabella, muitos híbridos foram formados chamados híbridos de Ruiter. Existem vários deles.

      • Cleópatra. Surgiu em 1956. A planta Cleópatra tem 120 cm de comprimento e as flores apresentam-se com uma rica cor laranja.
      • Pinóquio. Essa variedade foi criada em 1989. Externamente, as flores são amarelo-acinzentadas, mas os estames são pintados de vermelho cereja. Esta variedade cresce até 150 cm.
      • "Obelisco". Foi recebido no mesmo ano que Cleópatra. O comprimento do caule não ultrapassa um metro e meio. As flores brancas como a neve atraem a atenção com um centro esmeralda.

      Mudas em crescimento

      Para cultivar mudas de eremurus, você deve seguir recomendações e dicas simples de floristas.

      Semeadura

      Já na primavera, as sementes são semeadas em campo aberto. Após o aparecimento das mudas, devem ser plantadas, mantendo-se uma distância entre os arbustos de cerca de 30-60 cm.

      Jardineiros experientes são mais inclinados a cultivar eremurus usando mudas.

      Conteúdo de mudas

      Para obter mudas, as sementes devem ser plantadas no solo no outono. Debaixo das mudas, você vai precisar de um recipiente com 12 cm de profundidade, as sementes devem ser aprofundadas em 10-15 mm. A panela com eles deve ser colocada em um local fresco onde a temperatura do ar não ultrapasse +15 graus. Com a chegada do calor, os brotos devem ficar visíveis nos recipientes. Não espere brotar de todas as sementes, pois algumas delas só conseguirão se manifestar após 2 anos.

      As mudas precisam ser regadas todos os dias, e a rega deve ser maior do que a de um Eremurus adulto. No início do outono, cada planta deve ser transplantada para um vaso separado, após o qual o recipiente deve ser levado para o ar fresco. Antes do congelamento, eles precisam ser isolados com composto ou folhagem. Coloque uma camada de mais de 20 cm para proteção confiável contra congelamento. E na primavera será possível retirar completamente o abrigo das plantas, mas o ar deve estar aquecido nessa época.

      Aplicando as medidas acima, as mudas são cultivadas por cerca de 3 anos. Em seguida, você precisa plantar Cornedonians em campo aberto.

      Após o aparecimento da parte solo, os arbustos de eremurus precisam dos mesmos cuidados que os representantes adultos.

      Como plantar em terreno aberto?

      Para plantar adequadamente o eremurus no local, vale a pena nos determos em mais detalhes em vários pontos importantes.

      Tempo ideal

      É melhor plantar ao ar livre no outono, independentemente de as mudas terem sido compradas ou cultivadas com as próprias mãos. O local de pouso deve ser bem iluminado, e também conter solo drenado, já que o eremurus começa a se sentir mal quando a água está estagnada. Deve-se notar que a planta pode suportar até ventos fortes, porque seus caules são muito poderosos.

      Se considerarmos o crescimento do eremurus na natureza, geralmente ele cresce no planalto. É impossível dizer com certeza qual solo será melhor.

      Regras fundamentais

      O plantio ou transplante de shiryash deve ser feito de acordo com certas regras. Para começar, vale a pena examinar o local onde será plantada a planta. A água subterrânea desempenha um papel importante. Se passarem muito alto ou se o solo for caracterizado por baixa permeabilidade, vale a pena fazer um canteiro drenado.

      Na forma de drenagem, é necessário o uso de brita ou cascalho, embora também sejam possíveis seixos. No topo da drenagem, vale a pena despejar solo neutro ou levemente alcalino (a camada deve ter cerca de 0,4 metros). Este solo deve incluir relva e húmus na proporção de 3: 1, bem como alguma areia grossa ou seixos pequenos. Em seguida, preparamos um fosso para o pouso. Sua profundidade deve ser de 25-30 cm, basta encher o fundo com uma camada de drenagem de apenas 5 cm e, em seguida, despejar a mistura de solo.

      É necessário colocar com cuidado o Cornedonce no centro e endireitar todas as raízes, enquanto elas devem ser direcionadas em diferentes direções. Não é permitido retirar a planta do vaso, mas sim transferi-la com um pedaço de terra para a cova de plantio. As lâmpadas devem ser enterradas apenas 5-7 cm.

      Ao plantar pequenas variedades de eremurus, a distância entre as mudas deve ser de 25-30 cm, e entre as grandes - 40-50 cm. Mas a largura entre as linhas deve ser de 70 cm .Após o plantio, a planta deve ser regada. Vale ressaltar que o eremurus cultivado a partir de sementes só poderá decorar o jardim com sua floração após 4-7 anos. Mas deve-se observar que o solo não deve ser fertilizado, pois neste caso a planta começará a aumentar ativamente a massa verde e não terá mais força para formar pedúnculos.

      Como cuidar bem dele?

      Shiryash não necessita de cuidados especiais, mas vale a pena seguir as regras gerais.

      Rega

      Regue de março a julho, se estiver seco. Com precipitação regular, a planta não precisa de umidade adicional.

      Em julho, aparecem flores na planta, após o que não precisa ser regada, deve ser completamente parada.

      Top curativo

      A cobertura desempenha um papel importante para a planta. No final do outono, recomenda-se mimar a planta com superfosfato, enquanto 40 gramas por 1 m² é o suficiente. Já na primavera vale a pena aplicar um fertilizante complexo, pois serão necessários 50 gramas por 1 m², e também vale a pena adicionar composto ou esterco podre - 6 kg por 1 m². Se o solo for pobre, antes da floração o eremurus deve ser alimentado com nitrato de amônio - apenas 15 gramas por 1 m² são necessários.

      É necessário limitar a aplicação de nitrogênio e esterco, pois com o aumento da quantidade dessas substâncias, o eremurus torna-se vulnerável tanto a geadas quanto a várias doenças.

      Coleta de sementes

      As sementes devem ser coletadas exclusivamente do fundo da planta. Inicialmente, vale a pena decidir por duas inflorescências, depois aparar cuidadosamente em um terço. É importante destacar que os frutos adquirem a cor bege quando começam a amadurecer.

      As sementes devem ser colhidas na segunda quinzena de agosto. As inflorescências cortadas e encurtadas devem ser colocadas em local seco e ventilado para que possam amadurecer totalmente. Já no meio do outono, você deve pegar um pedaço de jornal e esfregar com cuidado as caixas secas sobre ele, então todas as sementes vão cair no papel. Depois disso, resta soprar as sementes, que estão prontas para a semeadura.

      Wintering

      Eremurus é caracterizado pela resistência à geada. Mas deve ser enfatizado que algumas variedades são termofílicas, elas devem ser cobertas para o inverno - tanto o composto quanto a turfa são adequados para isso, enquanto a camada deve ser a partir de 10 cm.

      Se você desenterra a Cornedonce no verão, não deve guardá-la até a primavera, pois com a chegada do calor ela começará a crescer mesmo sem plantar. Portanto, deve ser plantado no jardim no outono e, em seguida, coberto com uma camada de turfa. Esta opção é perfeita para isolamento na Sibéria. Em regiões onde há pouca neve, ramos de abeto também devem ser usados. Quando o gelo já tiver passado, o "isolamento" deve ser removido. Se as geadas voltarem repentinamente, o material de cobertura do lutrasil ajudará a salvar as mudas.

      Métodos de reprodução

      O eremurus pode ser propagado por meio de sementes, esse método é denominado generativo. Mas muitos jardineiros também recorrem à opção vegetativa. Acontece que na primavera, várias saídas menores são formadas perto da saída principal - são botões filhos. Eles têm fundo e raízes. Para a reprodução, as crianças devem ser separadas do corpo da mãe adulta e as áreas danificadas devem ser salpicadas com cinzas e secas. Depois disso, vale a pena jogar as crianças em campo aberto. Para separar o rim da filha, aplique uma leve pressão, se não ajudar, o bebê deve ser deixado no local por mais um ano.

      Os jardineiros recomendam usar um truque - dividir o Cornedonian antes de plantar. É necessário cortá-lo de forma que várias raízes fiquem em cada parte. Os locais dos cortes são polvilhados com cinza de madeira, após o que se pode proceder ao plantio. Depois de um ano, cada parte formará botões e raízes e será capaz de nova divisão.

      A divisão de um arbusto adulto é permitida apenas uma vez a cada 5-6 anos.

      Doenças e pragas

      Eremurus costuma ficar doente e é atacado por pragas. Ele precisa de proteção especial. A planta sofre de pulgões e tripes, toupeiras e lesmas e até ratos. Somente o tratamento de arbustos com inseticidas pode proteger a planta de organismos prejudiciais. Para se livrar dos slugs, você precisa removê-los manualmente. Com um grande número deles, você pode colocar iscas nas proximidades. Para fazer, você deve pegar tigelas e despejar cerveja preta nelas, e depois arrumá-las por toda a área. Os insetos irão rastejar para a isca, haverá pouco a fazer - para coletá-los.

      Toupeiras e ratos adoram festejar no Eremurus. Eles são especialmente atraídos pelas raízes, após danos aos quais a planta desaparece. Portanto, os eremurus, que estão atrasados ​​no desenvolvimento e são caracterizados por uma aparência atrofiada, devem ser desenterrados. Em caso de danos ao sistema radicular, é necessário cortar todas as áreas danificadas, processar os cortes com cinza de madeira e esperar que sequem. Depois disso, a planta pode ser plantada novamente no solo. Para se livrar dos ratos, você precisará colocar iscas envenenadas ao redor do local, enquanto você deve observar que os roedores são vegetarianos.

      Se falamos de doenças do eremurus, vale destacar as mais comuns.

      • Ferrugem. Quando a umidade estagna, as folhas da planta ficam cobertas por estrias marrons ou pretas, o que indica uma doença como a ferrugem. Sem o tratamento adequado, o arbusto perderá rapidamente sua aparência atraente. Deve-se aplicar imediatamente um fungicida, por exemplo, "Zaslon", "Fitosporina", "Topázio", "Barreira" e outros.
      • Clorose. Essa doença se manifesta pelo fato de as placas das folhas começarem a amarelar ou ficar pálidas.O arbusto afetado deve ser desenterrado e tratado da mesma forma que os roedores.
      • Doença viral. Se o folheto estiver coberto de saliências e manchas amarelas, este é o primeiro sinal de uma doença viral. Os portadores são freqüentemente pulgões, insetos e tripes. Infelizmente, nenhuma droga eficaz foi inventada. Como medida preventiva, vale a pena remover os insetos nocivos. Os arbustos danificados terão de ser escavados e destruídos para evitar a propagação da doença.

      Uso em paisagismo

      Eremurus precisa de vizinhos cuidadosamente selecionados. As plantas que amam o sol e que não exigem irrigação combinam perfeitamente com ele. Estes incluem eufórbia, sálvia, iúca, cereais, margarida, cebola ornamental.

        Como os eremurus são bastante altos, costumam ser usados ​​para decorar o fundo de um canteiro de flores ou de um jardim de flores. É importante notar que o eremurus é um efêmero, o que significa que a planta morre após o período de crescimento. Como resultado, vazios são formados, por isso vale a pena cobrir essas ilhas ou replantar outras plantas lá.

        Características do eremurus em crescimento no vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário