O que é erantis e como cultivá-lo?
Erantis ou, como também são chamadas, plantas de primavera, na aparência, parecem ser muito gentis e termofílicas. Mas isso é apenas à primeira vista. Na verdade, essas flores são resistentes a baixas temperaturas, e o período de floração coincide com o primeiro degelo da neve. Erantis são cultivados com sucesso. Eles não são particularmente exigentes no cuidado, mas certas regras ainda precisam ser seguidas.
descrição geral
Erantis (Eranthis) é uma planta perene pertencente à família do botão de ouro... O nome contém duas palavras formadoras de raízes: er - primavera e anthos - flor. Traduzido literalmente, soa como "flor da primavera". Eles diferem nas raízes tuberosas, o caule é curto, raramente cresce mais de 15 cm. As folhas das plantas de primavera são semelhantes a palmeiras, localizadas em pecíolos longos. As inflorescências não são particularmente grandes, atingem 3 cm de diâmetro, apresentam-se em tons de branco e amarelo.
Vale ressaltar que sob as inflorescências existem brácteas verdes específicas. Esta característica confere ao Erantis uma beleza extraordinária e uma aparência decorativa. É por isso que o jardineiro da primavera é amado pelos proprietários de lotes pessoais e paisagistas.
Tipos e variedades
O gênero inclui apenas 7 espécies. Na natureza, esta planta é encontrada na Europa e na Ásia. Cada uma das espécies tem suas próprias características distintas.
Inverno
Na Inglaterra é chamado de acônito, e o sul da França é considerado o berço dessa espécie. É uma almofada perene, com 4-5 cm de largura e 5-8 cm de altura. A planta é resistente à geada, as inflorescências são em forma de taça, de até 3-5 cm de diâmetro, pintadas em um tom amarelo brilhante.
O período de floração ocorre no final do inverno e início da primavera. Prefere solo alcalino, no qual cresce rapidamente. Não tem medo da queda das folhas abundantes, sente-se bem sob as aveleiras.
Siberiano
Esta planta perene é encontrada na Sibéria Oriental e Ocidental. Pequenas inflorescências brancas aparecem apenas em maio e terminam de florescer no início de junho. Mas isso é quando se trata de crescer nas regiões do norte. No sul e na Rússia central, este período começará um pouco mais cedo.
Cilician
Perene, que atinge 8 cm de altura e 5 cm de largura, é mais encontrada na Turquia e no Afeganistão. Resistente a temperaturas extremas. As inflorescências têm 3-4 cm de diâmetro, pintadas de amarelo. Suas características são a presença de grande número de pétalas em cada inflorescência, bem como a floração relativamente tardia, que ocorre em meados de março.
Em forma de estrela
Erantises desta espécie são mais freqüentemente encontradas no Extremo Oriente. As inflorescências não são particularmente grandes. As pétalas da base são lilases e, gradualmente, tornam-se brancas. O período de floração ativa começa no início de abril. Vale ressaltar que a variedade mais comum desta espécie é Sonata.... É bem cultivado, fica bem em canteiros de flores e é adequado para decoração de paisagens em um terreno pessoal.
Pernas compridas
A pátria desta perene é a Ásia Central. Em todos os aspectos, é muito semelhante ao de inverno. A única diferença é que erantis dessa espécie geralmente crescem em comprimento muito mais do que seus congêneres. Esse recurso está claramente refletido no nome. As flores são amarelas.
Tubergen
Este é um híbrido de jardim que foi criado através do cruzamento do Erantis Winter e Cilician.Em termos de qualidades, trata-se da mesma almofada perene, que cresce até 8 cm. De todo o gênero, é a mais termofílica. As inflorescências são amarelas, com até 2-3 cm de diâmetro.
Peristoncutting
Uma planta perene em forma de almofada, com altura e largura de 5 cm cada. É mais freqüentemente encontrada na natureza no Japão, prefere crescer na zona de calcário. As inflorescências são delicadas, brancas, com centro amarelo-violeta.
Aterrissagem
A coleta de sementes ocorre na primavera. Ao mesmo tempo, eles precisam ser semeados. Caso contrário, será necessário realizar o procedimento de estratificação, que consiste em várias etapas.
- Qualquer recipiente deve ser enchido com areia seca e colocar as sementes de erantis lá.
- Para armazenamento, a caixa é retirada na geladeira. Durante todo o período de estratificação, as sementes devem ser misturadas periodicamente. E umedeça um pouco a própria areia. Isso pode ser feito com um borrifador.
- Nesse estado, as sementes devem passar todo o inverno, após o qual podem ser plantadas.
Para erantis, uma área não particularmente ensolarada é escolhida, uma vez que a planta prefere ficar na sombra parcial. A estagnação do gelo pode danificar a planta, por isso as terras baixas não são adequadas para o cultivo. Erantis prefere solos leves e úmidos com baixo teor de álcalis. As sementes precisam ser aprofundadas 5 cm no solo preparado. As mudas aparecerão na mesma primavera. Um pequeno caule é mostrado primeiro e, em seguida, a folhagem.
Depois de um tempo, este último cai, mas você não precisa ter medo desse estado, pois esta é uma fase natural do desenvolvimento de uma planta. É assim que ganha força. Então, novas folhas crescem, a planta fica mais forte. Brotos mais fortes podem ser esperados na próxima primavera.
A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 8 cm. As erantises começam a florescer apenas na terceira primavera após o plantio.
Métodos de reprodução
Após três anos, o sistema radicular da planta começa a se desenvolver bem. Tubérculos podem ser usados para reprodução. De forma consistente, o processo se parece com isso.
- As partes tuberosas, juntamente com as raízes, são cuidadosamente removidas do solo. É muito importante aqui não danificar o sistema radicular da planta.
- Em seguida, a raiz deve ser dividida, enquanto destaca os tubérculos mais jovens.
- O local de corte deve ser bem desinfetado com carvão para esse fim.... Se isso não for feito, a planta começará a doer.
- As raízes separadas devem ser plantadas em um novo local preparado. A distância entre os plantios deve ser de 8 a 12 cm, sendo permitido o plantio de até 3 tubérculos por cova. Se você plantar os tubérculos com muita frequência, depois de um tempo terá que transplantá-los, pois as plantas interferirão umas nas outras. Vale ressaltar que é permitido plantar erantises pertencentes a diferentes variedades e tipos no mesmo canteiro.
Antes do plantio, os próprios poços podem ser levemente umedecidos e, em seguida, regar as plantações com água morna... Húmus e cinzas de madeira devem ser usados como cobertura. Também existe um método de propagação de sementes. Para sua implantação, é necessário coletar as sementes, plantá-las e, em seguida, prestar os devidos cuidados. A planta não requer cuidados especiais, pois na primavera há bastante umidade no solo sem regar, e no verão para o erantis ocorre um período de relativa dormência. A única coisa que não deve ser esquecida é o afrouxamento do solo. Isso completa o cuidado da planta em campo aberto. Quase todos os tipos de erantis se relacionam calmamente com as baixas temperaturas, por isso não precisam de nenhum abrigo durante o período de inverno.
Durante os primeiros 5 anos, você não precisa pensar em transplantar o Erantis para um novo local. Por 6-7 anos após o plantio, a planta precisará de separação. Para fazer isso, você precisa desenterrar os tubérculos, separar os mais jovens e saudáveis deles, plantá-los em canteiros de flores ou outros locais selecionados. Atenção! Erantis é uma planta venenosa, por isso é importante não plantá-la em locais onde os animais de estimação andam, bem como nas imediações de parques infantis. Se após o transplante a planta ficar com aparência doentia, pode-se aplicar fertilização. A melhor opção neste caso seria lama.
Deve primeiro ser preparado e depois introduzido sob a raiz de cada planta. Isso lhe dará forças para restaurar sua aparência normal, colocará em ordem o estado geral de erantis.
Doenças e pragas
Erantis é por natureza uma flor muito venenosa, por isso não é atacada por roedores e outras pragas.... Tanto o suco quanto a polpa da planta representam um perigo real para representantes do mundo animal e dos insetos. No entanto, com cuidados inadequados, o erantis pode adoecer. Na maioria das vezes, a condição dolorosa começa no momento em que o solo se torna excessivamente úmido. O excesso de umidade afeta negativamente principalmente o sistema radicular da planta. Nesse estado, é ativamente coberto por mofo, que gradualmente passa da raiz para o caule, destruindo a flor. Para evitar a estagnação da umidade, é necessário monitorar regularmente o nível de umidade do solo. E para que as raízes tenham acesso constante ao ar puro, recomenda-se soltar o solo.
Pela descrição fica claro que erantis são plantas relativamente despretensiosas. Não requerem nenhum cuidado especial, pois começam a florescer mais cedo do que outras culturas ornamentais. Eles são freqüentemente usados para decorar parcelas pessoais. A galeria de fotos apresenta os exemplos mais bem-sucedidos do uso de erantis em paisagismo. Graças ao erantis, no final do inverno ou no início da primavera, você pode observar atraentes flores amarelas e brancas em seu local.
O comentário foi enviado com sucesso.