Enkianthus: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral da espécie
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Opções de criação

Muitos jardineiros experientes escolhem uma planta como o enkianthus para a decoração do jardim. E os iniciantes só precisam descobrir o quão notável é esse arbusto e como cultivá-lo.

Descrição

Enkianthus é uma planta dicotiledônea da família das urzes. Este gênero inclui 15 espécies diferentes. A cultura foi descoberta no final do século XVIII por um missionário português apaixonado pela botânica. João di Loureiro escreveu a sua descrição do encianthus em 1790. O nome dado à flor está associado à característica “bolsa” que se desenvolve na base.

Os Enkianthus são exclusivamente arbustos ou árvores de médio porte, entre eles existem plantas caducas e de folha caduca que preservam a folhagem.

Caracterizado por folhas pecioladas planas e relativamente grandes. Seu agrupamento nas extremidades dos ramos é anotado. Os botões de Enkianthus são cobertos por escamas. Há muitas flores, mas seu tamanho é pequeno. Existem flores de cores diferentes:

  • cor de rosa;
  • Branco puro;
  • cera;
  • cremoso.

As inflorescências têm a forma de um guarda-chuva ou escudo. A formação de ovários por cima e a formação de frutos em 5 câmaras são características. Na natureza, o enkianthus habita o território desde a parte oriental do Himalaia até o Japão inclusive. Você pode ver isso em Taiwan e com menos frequência no norte da Indochina.

Visão geral da espécie

O enkianthus em forma de sino habitava principalmente o território japonês. Pode ser encontrada mesmo em Hokkaido relativamente fria. A altura dos arbustos chega a 2-2,5 m. Eles são caracterizados por um arranjo espiralado das hastes. Eles são cobertos com uma casca rosada.

Uma característica típica das plantas em forma de sino é a incrível variedade de coloração da corola. Você pode ver tanto o limão cremoso quanto a laranja delicada e até espécimes brancos. Outra espécie endêmica japonesa é o enkianthus murcho. Ele também tem corolas brancas em forma de sino. Uma inflorescência possui de 10 a 12 corolas.

Mas a espécie japonesa também tem um subtipo mais brilhante "Rubens", que a cada primavera é coberto com grossas inflorescências vermelhas. São formados por flores de tamanho médio, com formato semelhante a taças. As bordas dessas flores são franjadas. No outono, a planta é decorada com uma coroa vermelho-púrpura. O encianthus em escala de botão é encontrado na natureza em Honshu, Shikoku, Kyushu, Taiwan.

Às vezes, é encontrado em outros lugares, mas com muito menos frequência. Uma característica é as flores brancas, reunindo-se em inflorescências umbeladas. Com o início do outono, a coroa torna-se carmesim, o que dá um efeito extraordinário rodeado por folhas verde-esmeralda.

O enkianthus chinês se destaca principalmente por seu expressivo crescimento. Sua altura pode ultrapassar 4,5 m. Esta planta habita quase todo o território da RPC. Suas folhas apresentam pecíolos avermelhados. As inflorescências podem ter forma umbelada e corimbosa. Incluem de 10 a 20 flores vermelhas (às vezes amarelo-alaranjadas). A estrutura em forma de sino é característica das flores.

A resistência invernal do encianthus é bastante grande. Em campo aberto, esta planta sobreviverá na geada - 20 graus. Mas se você organizar uma duna de neve, o arbusto será capaz de sobreviver até mesmo ao frio mais severo. Com cobertura de neve suficiente, um abrigo especial não é necessário. Também é útil levar em consideração as características das variedades individuais.

Uma delicada cor rosa é característica da variedade Akatsuki. Do japonês, esta palavra é traduzida como "amanhecer" ou "amanhecer". Se você quiser usar uma planta mais escura, procure Bruce Briggs. A planta foi cultivada recentemente em um dos viveiros no estado de Massachusetts.

A cor vermelha escura é característica da cultivar Donardensis. Suas flores são duas vezes maiores do que as das espécies comuns. Curiosamente, ninguém o tirou de propósito. A planta foi encontrada em meio de auto-semeadura, que apareceu em um dos viveiros na Irlanda do Norte. Um tom cremoso com uma tonalidade rosa pálido é encontrado na variedade Hollandia, também conhecida como Hollandia Red.

"Red Bells" tem flores relativamente inexpressivas. No entanto, esta é uma norma da espécie. Eles são muito mais atraentes em Princeton Red Bells, que tem uma cor vermelha muito escura. A cultura foi mostrada publicamente pela primeira vez no final dos anos 1970. No entanto, os jardineiros podem não estar limitados a algumas variedades vermelhas e rosa do encianthus.

Então, a cor branca é típica da variedade Renoir. Em vez disso, tem flores brancas cremosas. A corola é coberta por finas pétalas rosa. A planta foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1980. A variedade raramente é vista, uma vez que não é oficialmente apoiada desde 1999.

A cor branca cremosa é característica e para variedade Wallaby... Este é um arbusto baixo anão, cuja folhagem é pintada em um rico tom escarlate no outono. A julgar pelo feedback dos profissionais, a cultura não está crescendo muito ativamente. Outras variedades merecem atenção:

  • Tokyo Masquerade;
  • Fasers Picotee;
  • Tons verdes;
  • Summer Hill;
  • Yanagiba;
  • Compactus.

Aterrissagem

O plantio de encianthus é feito apenas em áreas ensolaradas ou ligeiramente sombreadas. Certifique-se de escolher um lugar que não seja soprado pelo vento.

Você pode plantar uma planta apenas com mudas e não antes da última década de abril.

Antes disso, é preparada uma cava de tamanho médio, que é preenchida com argila expandida parcialmente triturada. A adição de areia ao solo ajuda a aumentar a ventilação e a irrigação do solo.

As vezes, se a terra tem uma reação alcalina muito forte, ela é acidificada com a adição de agulhas podres... Imediatamente após o plantio do enkianthus, o solo é regado e coberto com casca amassada. Você pode colocá-lo mais espesso e mais. Importante: a cobertura morta com turfa e serragem é inútil. A cobertura morta é renovada na primavera e durante o verão, com o início do outono, um pouco de composto é adicionado a ela.

Cuidado

Esta cultura não causa dificuldade particular quando cultivada na região de Moscou e outras regiões.

Regar o encianthus só é necessário depois que a superfície do solo está completamente seca.

Mesmo uma seca curta afeta a planta melhor do que a irrigação excessiva. Recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de ácido oxálico à água. O arbusto pode crescer em um local por muito tempo e raramente é transplantado.

Isso geralmente é necessário quando o criadouro errado é escolhido. Tal erro se manifesta no crescimento lento ou no fato de que o encianthus para de crescer completamente. É preciso transplantá-lo, transferindo a terra para uma nova cova de plantio. O local para isso é selecionado o mais cuidadosamente possível e deve cuidar da drenagem. Importante: em um novo local, o arbusto se adapta em alguns meses.

Com a chegada da primavera, o fertilizante é usado para rododendros. Deve ser misturado com composto. É necessário alimentar qualquer variedade, colocando a mistura na camada superior do solo. A alimentação de outono também é necessária. Para tanto, utiliza-se composto, que é espalhado diretamente na cobertura morta.

A poda de encianthus é contra-indicada.

Inicialmente, esses arbustos ficarão lindos. Suas inflorescências são formadas apenas em brotos velhos. Basta levar uma tesoura para retirar os ramos secos e desatualizados. A preparação para o inverno inclui:

  • cobertura morta do círculo adjacente;
  • dobragem de ramos;
  • criando um abrigo de ramos de abeto e folhagem seca;
  • cobrindo esta barreira térmica com material não tecido (todo o abrigo é desmontado quando o perigo de gelo desaparece).

Opções de criação

    Os jardineiros escolhem os métodos de criação mais convenientes para eles próprios. E isso pode ser feito de três maneiras.

    • Sementes Enkianthus é semeado em uma mistura de solo de turfa e urze. As mudas são mantidas em um recipiente em um lugar quente sob um filme. Todos os dias a estufa é ventilada e irrigada. Os brotos serão em um mês. Eles são transplantados para um local permanente após a lignificação.
    • Estacas tirado em agosto e enraizado. As raízes surgirão em 45 dias. Eles são plantados em um lugar permanente na próxima primavera.
    • Os brotos inferiores vão para as camadas. Cerca de 0,2 m são enterrados, polvilhados com terra, umedecidos e polvilhados com composto por cima. Uma vez que as estacas criaram raízes, podem ser destacadas da planta principal.

    Você pode assistir ao vídeo sobre o encianthus.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário