Alpine edelweiss: as melhores variedades e dicas para o cultivo
Alpine edelweiss pertence às plantas herbáceas da família Astrov. Na natureza, a flor vive nas terras altas, encostas e rochas das montanhas a uma altura suficiente acima do nível do mar. Contra o fundo de vegetação rochosa esparsa, parece especialmente impressionante.
Descrição e características
Edelweiss ou leontopodium (que significa "pé de leão" na tradução) pode crescer em solos rochosos pobres e em locais de difícil acesso entre rochas e cornijas altas. A planta pode ter diferentes parâmetros, mas na maioria das vezes atingem 20-25 cm, tanto em altura quanto em largura. Os caules da flor têm uma forma ligeiramente curva, podendo por vezes ramificar-se na parte superior, formando arbustos atarracados. As placas de lanceolato formam uma roseta basal. As inflorescências consistem em vários cestos colocados juntos, em torno dos quais são colocadas folhas alongadas em forma de estrela ou pata.
As cestas são pintadas em tons de amarelo-acinzentado, o resto das pétalas são brancas como a neve. As inflorescências, como a planta inteira, são densamente cobertas por vilosidades macias, o que lhes dá uma tonalidade prateada. Tal cobertura em condições naturais serve como uma espécie de proteção contra as condições climáticas frias das montanhas. A floração ocorre no final da primavera ou verão, após o qual as sementes amadurecem com pequenas sementes voadoras. As raízes da planta estão rastejando, por isso ela é capaz de crescer sozinha.
Esta propriedade permite que a flor seja usada como uma cultura de cobertura do solo. As variedades mais populares para cultivo são Eco, Princesa dos Alpes, Reino da Neve, Zanzi. A planta é conhecida não apenas por sua elegante aparência decorativa, mas também por suas propriedades benéficas, razão pela qual é usada em cosmetologia e medicina.
Condições de cultivo
Por sua natureza, a planta é completamente despretensiosa, mas para agradar com uma floração exuberante e um aspecto saudável, basta criar condições próximas ao natural. Alpine edelweiss, quando cultivada, como na natureza, prefere crescer em áreas com iluminação suficiente. A flor caracteriza-se pela resistência à seca, além disso, é muito sensível ao encharcamento do solo e estagnação da água. Solos leves e bem drenados são ideais para o cultivo de plantas. Para tornar o solo mais parecido com aquele em que edelweiss cresce na natureza, vale a pena misturar o solo com solo folhoso, bem como parte de brita ou areia de fração grossa, no momento do plantio.
Solo pesado ou muito fertilizado com matéria orgânica, juntamente com alta umidade, leva à perda do efeito decorativo do edelvais, inclusive sua pubescência, bem como à formação de brotos muito alongados. Ao plantar uma planta, vale a pena considerar sua aparência, porque nas proximidades de altas safras ela não ficará bem. Em primeiro lugar, faltará luz à flor, além disso, ela simplesmente se perderá. Para que a planta chame a atenção, ela deve ser plantada em uma pequena empresa e destacar o plantio com pedras.
Métodos de reprodução
Alpine edelweiss é cultivado em casa por meio de estacas, estacas ou sementes. No final da primavera - início do verão, as estacas são cortadas do topo dos brotos, para melhor enraizamento, elas são mergulhadas em um formador de raízes e plantadas em solo aberto. Para a próxima temporada, a planta é capaz de florescer.Se já houver um arbusto edelweiss adulto no local, você pode diluí-lo dividindo-o. As raízes da flor são bastante fortes e adaptam-se facilmente às mudanças das condições.
O procedimento deve ser realizado no início do outono ou em algum momento de agosto. O novo arbusto florescerá no próximo ano. A planta é desenterrada e dividida em 2 ou mais partes com faca afiada ou podador, sendo obrigatória a presença de botões em cada uma. Em seguida, eles são plantados em covas preparadas em seus lugares. Alpine edelweiss se propaga bem com a ajuda de sementes em março, ao usar este método:
- as sementes do ano anterior são misturadas com terra úmida e mantidas na prateleira inferior da geladeira por cerca de 20 dias;
- em seguida, colocado em recipientes com uma mistura de terra de folhas e areia, tomada na proporção de 2: 1;
- o recipiente é coberto com um filme ou vidro e deixado em local sombreado a uma temperatura de + 15 ° C;
- Após cerca de 20-25 dias, os brotos são formados, então o abrigo é removido e o recipiente é rearranjado para a luz.
As mudas são caracterizadas por um crescimento muito prolongado, então seja paciente. Quando atingem 2 cm de altura, são mergulhados para crescimento. Depois de passada a ameaça de geada, podem ser plantadas no jardim, mantendo uma distância de 15 cm entre os arbustos. Os métodos de propagação vegetativa permitem preservar todas as características da espécie, mas com uma planta com semente pode diferir na aparência da seus parentes na natureza.
Regras de cuidado
Alpine edelweiss se distingue por sua despretensão às condições de cultivo na natureza, é o mesmo durante o cultivo. Umedecer a flor precisa ser moderado e apenas em climas quentes, de modo que a precipitação natural é suficiente para isso. Se o verão for chuvoso, é aconselhável cobrir até mesmo a planta. A cobertura para edelweiss não é necessária, uma vez que a aparência decorativa do arbusto se deteriora. Não é necessário afrouxar o solo ao redor da flor, para não danificar as raízes superficiais fracas, mas as ervas daninhas devem ser removidas sem falta.
Não há necessidade de cobrir a planta para o inverno, ela resiste bem às geadas, basta cobrir o espaço próximo ao tronco, mas com o início da primavera, a cobertura deve ser removida para que as raízes não fiquem presas . Também vale a pena protegê-lo de pragas, quando elas aparecem, são usados inseticidas. É necessário transplantar uma flor a cada 2-3 anos, caso contrário ela perderá seu efeito decorativo.
Como transplantar corretamente?
O sistema radicular do edelweiss alpino é caracterizado por comprimento e ramificações suficientes como resultado da adaptação às condições do terreno rochoso. Portanto, ao replantar uma planta, é necessário fazer buracos bastante profundos. As raízes devem se encaixar bem na ranhura e também devem ser bem espalhadas. Em seguida, eles são borrifados com terra seca e um pouco regados. Com o surgimento de novos brotos laterais, pode-se julgar a eficácia do transplante, bem como com o crescimento do arbusto e a floração no próximo ano.
Uso em paisagismo
Edelweiss é ideal para pousar em escorregadores alpinos, jardins ornamentais ou jardins de pedra. Devido ao seu formato atarracado, a planta costuma ser plantada em primeiro plano nas plantações em grupo. Para uma flor no papel de vizinha, as culturas de cobertura do solo, como sedum, alissum ou tenacious, se encaixam harmoniosamente. Esta flor fica linda no fundo de arbustos baixos. Devido à sua aparência discreta, o edelweiss pode se perder entre outras plantações de flores, mas plantado em forma de plantio único no gramado servirá como sua verdadeira decoração. As inflorescências Alpine edelweiss podem manter a sua forma por muito tempo sem mudar de cor, por isso são frequentemente utilizadas como componentes de ramos secos.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente dos edelweiss alpinos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.