Edelweiss: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. O que é e onde cresce?
  2. Variedade de espécies
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Os entusiastas da jardinagem não se contentam mais com ásteres, dálias e gladíolos banais em seus quintais - dê-lhes exóticos. E o que poderia ser mais incomum do que uma flor da montanha crescendo em picos acidentados? Estamos falando de um belo edelvais. Como "fazer amizade" com ele e onde conseguir mudas? Leia em nosso artigo.

O que é e onde cresce?

Existe uma bela lenda sobre a origem dos edelvais. Nos tempos antigos, nos Alpes, nas terras altas, vivia uma bela fada. E ela se apaixonou pelo cara que morava no sopé da montanha. No entanto, eles não estavam destinados a ficar juntos: o jovem não conseguia chegar ao topo e a fada estava proibida de descer. Ela derramou lágrimas amargas por seu destino, e elas, caindo no chão, se transformaram em edelvais. Essa história triste e maravilhosa fez de Edelweiss um símbolo do amor verdadeiro. - por crescer em terrenos difíceis, só pode ser obtido escalando montanhas e passando vários dias lá em busca. O homem que deu a amada edelvais, assim confessou seus sentimentos sinceros e ardentes.

Esta flor é realmente tão difícil de encontrar? Vamos voltar para a ciência: na natureza, edelweiss cresce nas zonas alpinas e subalpinas em encostas rochosas, a uma altitude de cerca de 2 mil metros acima do nível do mar... Nem todo mundo, mesmo uma pessoa treinada, conseguirá chegar lá. Edelweiss floresce no verão, junho e julho. Seu nome científico é leontopodium. Consiste em duas palavras gregas: "leon" - leão e "podion" - pata. Esta combinação não é por acaso: esta flor realmente se parece com a pata de um leão. O nome mais comum é edelweiss, uma combinação das palavras alemãs "edel" - "nobre" e "weiss" - "branco".

O leontopódio pertence ao gênero de plantas herbáceas dicotiledôneas da família Asteraceae ou Compositae. É um evento anual e perene. A altura da flor varia de 12 a 25 cm.

A inflorescência é densa, constituída por vários cestos de flores, agrupados em cacho. São geralmente brancas ou amareladas e rodeadas por folhas estreladas lineares ou lanceoladas com uma "poeira" prateada. Devido à sua raridade e inacessibilidade, edelweiss esteve sob ameaça de extinção por muito tempo, pois havia muitos “caçadores” para ela. Atualmente, está listado no Livro Vermelho.

Variedade de espécies

São conhecidas cerca de 40 variedades de leontopódio; no entanto, os floricultores usam apenas 8 delas para cultivo em jardins. Abaixo está uma breve descrição deles.

  • Alpino. O tipo mais comum. É caracterizada pela presença de folhagem terry apical, dobrando-se em "asterisco". Pode atingir uma altura de 20 cm.
  • Como Edelweiss. A altura ronda os 35 cm, as folhas são pontiagudas, lineares, com uma tonalidade de feltro cinzento, muitas vezes praticamente nuas no topo. A inflorescência consiste em um "feixe" de cestos (até 5 peças), cada um com um diâmetro de 0,4-0,8 cm.
  • Siberian (Palibina). Em termos de características, é semelhante à variedade alpina, mas seus arbustos são maiores e com flores menores.
  • Pálido amarelo lotado. Possui caules simples e calvos. As folhas das brácteas são lanceoladas, alongadas, com bordos ligeiramente torneados, amarelo-esverdeado.
  • Kurilskiy. Uma planta endêmica que cresce exclusivamente nas montanhas das Ilhas Curilas. Os caules são eretos, podem atingir a altura de 20 cm.As brácteas são encurtadas, largas, formando um "asterisco". Eles são orlados em ambos os lados, lembrando feltro branco na textura.
  • Anão. Como o nome indica, a menor de todas as espécies leontopódicas tem apenas 10 cm de altura. Em condições naturais, "escala" altas montanhas - até 3500 metros acima do nível do mar. Os cestos, de até 5 peças, são agrupados no topo do caule, as folhas são espatuladas, não formando "asterisco".
  • Dois tons. O caule tem altura de até 35 cm, as folhas da bráctea não são iguais em comprimento, dobra-se em um “asterisco” com diâmetro de 3-4 cm com o número de “raios” de até 10 peças. Acima, as folhas são verdes, abaixo - feltro branco.
  • Estepe. Pode atingir os 20 cm de altura, os caules crescem em "cacho", têm uma textura fofa de teia de aranha e uma tonalidade branco-acinzentada. As folhas são pontiagudas, lineares ou linear-lanceoladas, amareladas ou esbranquiçadas nas brácteas. Dobre até formar um "asterisco" solto de formato irregular.

Como plantar?

Para começar, vamos esclarecer que as sementes de edelweiss podem ser encontradas atualmente na Rússia à venda em lojas especializadas ou na Internet. No entanto, não pense que se suas condições naturais de cultivo forem tão adversas, ele ficará "feliz" com qualquer solo mais ou menos aceitável. Na verdade, é muito difícil cultivá-lo em um terreno pessoal. Esses são os requisitos do leontopódio.

  • O solo deve ser seco, leve, permeável, contendo calcário.
  • Sem fertilizantes! Esta planta não gosta de matéria orgânica nem de aditivos minerais. E se você "temperou" o local de plantio com esterco fresco, pode dizer adeus à ideia de cultivar leontopódio em seu jardim.
  • Exposição solar suficiente. O caprichoso edelvais, acostumado a crescer nas terras altas iluminadas pelo sol, não criará raízes em lugares sombreados.

Portanto, todas as 3 condições são atendidas. Agora você pode plantar leontopódio.

  • No final do inverno ou início da primavera, prepare a mistura misturando 2 partes de jardim ou solo decíduo e uma parte de perlita, areia grossa.
  • Espalhe a semente sobre a superfície, pressionando levemente para baixo com a palma da mão.
  • Polvilhe com um borrifador para evitar saturação excessiva do solo com umidade.
  • Cubra o recipiente com celofane ou uma placa de vidro, mantendo constante t = 10 ° C.
  • Após o surgimento dos primeiros brotos, retire o material de cobertura, colocando o recipiente em local aquecido e bem isolado.
  • Quando o crescimento jovem atingir 2 cm de altura, plante as plantas em recipientes diferentes.
  • A rega é permitida apenas moderadamente, sem ressecamento do solo, mas também sem alagamento, a fim de evitar o aparecimento de processos de putrefação.
  • O desembarque dos jovens edelweiss ocorre por volta do final de abril ou início de maio. Uma lacuna de pelo menos 15 cm é mantida entre as plantas.

Geralmente, em condições naturais, o leontopódio se reproduz espalhando material de semente com o vento... As sementes ficam presas nas fendas da rocha e crescem ali, não precisando realmente de solo maduro. É com base nisso que, ao semear as sementes manualmente, não é recomendável aprofundá-las muito no solo - será difícil para elas germinarem através de uma espessa camada de terra. Se você não quiser mexer nas mudas, pode tentar semear as sementes diretamente no campo aberto. Como regra, isso requer um slide alpino no jardim.

Na primavera, quando a ameaça de geada passar, plante sua colina com sementes de edelweiss. Lembre-se de proibir o aprofundamento excessivo - 1-2 cm serão suficientes. Não vale a pena engrossar as plantações, caso contrário será necessário desbastar posteriormente. A distância ideal entre as sementes é de 8 cm. Qualquer que seja o método de plantio escolhido, recomenda-se fazer uma estratificação preliminar do material da semente: misture com solo umedecido e guarde na geladeira por 7 a 14 dias.

Se tudo for feito corretamente, as sementes vão brotar em 10 dias. Em alguns casos, a espera pode ser de até 2 meses.

Como cuidar bem dele?

Leontopodium não requer muita manutenção. Deve ser regado com moderação se estiver quente e não chover há muito tempo. E então ele tem precipitação natural suficiente. Afrouxar o solo não vale a pena - pode danificar a planta. Mas a remoção de ervas daninhas é necessária. Leontopodium é bastante resistente ao frio, mas para o inverno deve ser coberto com uma camada de cobertura morta: folhas caídas, serragem ou turfa. Uma vez a cada 2-3 anos, edelweiss precisa de um transplante.

Métodos de reprodução

Existem 2 maneiras eficazes de criar leontopódio: dividindo o arbusto e as sementes. Vamos considerar ambos.

  • Se a planta já está crescendo em sua área, você pode tentar dividi-lo em várias partes... Suas raízes são fortes e resistentes o suficiente para lidar com o estresse e se adaptar a novas condições. Aliás, é este método que permite preservar todas as características da planta "mãe". O procedimento de divisão pode ser realizado na primavera ou em agosto-setembro. Delenka florescerá 2-3 anos após o desembarque. Use apenas uma faca bem afiada ou tesouras de podar com lâminas afiadas. Cave o arbusto com cuidado e, sem sacudir o solo da raiz, corte-o em 2 ou 3 partes, certificando-se de que cada uma delas tem um ponto de crescimento. Plante as divisões resultantes a uma distância de pelo menos 25 cm.
  • Uma forma eficaz de criar leontopódio é a coleta de sementes. Depois que a flor murcha, muitas sementes são formadas. Cada um deles está equipado com um "pára-quedas" semelhante a um dente-de-leão. É graças a ele que as sementes são facilmente apanhadas e transportadas pelo vento. O material das sementes deve ser coletado e semeado em campo aberto no início de novembro. Certifique-se de polvilhar com areia grossa ao plantar e cubra-o com patas de abeto para o inverno. No próximo ano, na primavera, eles darão seus primeiros brotos.

Doenças e pragas

O Edelweiss que cresce nas terras altas é bastante resistente à grande maioria das doenças e insetos nocivos. Nem todos, entretanto. Leontopodium pode adoecer por uma razão - por excesso de umidade no solo. Para evitar isso, é recomendável plantar essa planta ao lado de coníferas que absorvem o excesso de água. Criar uma seca artificial ou replantar em um novo local nem sempre leva a um resultado positivo.

As pragas que atacam edelweiss são lesmas e pulgões. Se as lesmas puderem ser coletadas manualmente e destruídas, o ataque de pulgões é fatal. Se você não tratar o leontopódio a tempo com uma preparação inseticida, ele morrerá. Nenhum outro método, incluindo os populares, ajudará aqui.

Uso em paisagismo

Talvez a coisa mais óbvia que vem à mente quando mencionamos o uso de edelweiss no paisagismo é sua aterrissagem em um escorregador alpino. E isso não é surpreendente: dadas suas condições naturais de crescimento, parece muito orgânico lá. Também é usado por:

  • para a formação de buquês "secos" - para isso, a planta é cortada durante o período de máxima saturação de sua cor e seca "cabeça" para baixo;
  • para plantar em um jardim de pedra, jardins de pedra, jardins ornamentais em conjunto com ásteres, saintpaulias, violetas;
  • como uma borda em conjunto com rosas em miniatura;
  • a variedade anã é cultivada como planta de cobertura do solo;
  • variedades superiores destacam perfeitamente coníferas de árvores e arbustos (por exemplo, thuja, cipreste, zimbro) ou arbustos floridos (forsítia, hortênsia).

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da edelweiss, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário