Qual é a aparência da ervilha-de-cheiro e como cultivá-la?
Ervilhas doces (o segundo nome é classificação) é uma cultura nativa do Mediterrâneo, mas os jardineiros russos há muito a consideram sua. Agora, existem mais de 1000 variedades desta planta. No artigo vamos falar sobre o cultivo da cultura, suas variedades.
descrição geral
As ervilhas doces são uma cultura em forma de cipó. É uma planta tenaz que atinge 3,5 metros de altura. As inflorescências são semelhantes às borlas. Eles contêm até sete flores que parecem pequenas borboletas. Existem muitos tons, mas nunca há amarelo durante a floração. A fragrância emite um aroma de mel durante a floração. Mas cada variedade tem seu próprio cheiro. É digno de nota que as variedades desta família não tendem a se sobrepor umas às outras.
A época da floração cai em um longo período: de junho até o início do primeiro frio. Após o final da floração, no lugar dos botões murchas, aparecem os feijões de várias tonalidades com ervilhas no interior. Curiosamente, a germinação das sementes dura até 8 anos.
Inicialmente, a cultura agradava com sua beleza apenas os habitantes do Mediterrâneo, mas aos poucos se espalhou, e agora cresce em quase todos os cantos do planeta.
Tipos e variedades
A planta tem um grande número de variedades, há 10 subgrupos principais no total. As principais diferenças entre eles são forma, cor, altura. Vamos considerar os tipos de cultura mais populares.
- Família galáxia - são variedades de floração tardia, cuja altura chega a 2 metros. As inflorescências são onduladas, poderosas, terry. A flor decorativa é usada principalmente para cortar. Variedades populares neste grupo são "Netuno" e "Via Láctea".
- A família Spencer inclui variedades multi-caules com floração média. Pétalas de flores duplas e onduladas vão bem com outras plantas ornamentais e trepadeiras. As variedades mais memoráveis são "Jumbo", "Charlotte".
- Família Cuthbertson Floribunda - Este é um grupo de plantas com flor precoce, cujas inflorescências consistem em várias flores onduladas. Aqui, variedades como "White Pearl" e "Kenneth" se destacam.
- A família Lel é considerada um grupo intermediário., são arbustos de até um metro de altura com inflorescências poderosas. Vale destacar as variedades "Luciena" e "Lisette".
- A família Rufled distingue-se por hastes fortes, pedúnculos poderosos e um grande número de inflorescências. Vale a pena destacar as variedades "Grace" e "Ramona".
- Família real - plantas resistentes ao calor com flores duplas, muito sensíveis à falta de luz solar.
- Multiflora Gigantea - variedades de floração precoce até 2,5 metros de altura. Usado para corte.
- Intergen - um grupo de anões, que os criadores russos trabalharam na criação.
- Earle Spencer - variedades precoces com até 4 flores por inflorescência.
- Variedades semi-anãs de floração tardia de até 45 centímetros de altura. Na maioria das vezes, eles são usados para decorar bordas e saliências.
Vale ressaltar que as variedades perenes apresentam apenas tons rosa ou roxo, enquanto as variedades anuais são pintadas em toda a gama de cores. Portanto, os jardineiros costumam usar híbridos coloridos ao plantar em seus canteiros.
Aterrissagem
O meio de março é um bom momento para plantar fileiras. A planta pode ser cultivada com sementes e mudas.
Mudas
Quanto ao plantio de ervilhas para mudas, as sementes começam a ser semeadas 6 semanas antes do plantio planejado no solo. O material da semente tem germinação pobre, então os jardineiros usam preparação. Para isso, o conteúdo do sachê é enviado ao agente “Bud” aquecido a uma temperatura de 50 graus por meio dia. Em seguida, são colocados para germinação por três dias em areia umedecida a uma temperatura de +24 graus. Depois que os primeiros brotos apareceram, as sementes podem ser plantadas em um solo pronto de turfa, húmus e gramado em proporções de 2: 2: 1. Recomenda-se tratar o solo com uma solução fraca de manganês.
Brotos prontos de 2-3 pedaços são melhor plantados em copos com solo umedecido, aprofundando-os em 20 milímetros. Ao plantar em um recipiente grande, é recomendável manter uma distância entre os brotos de pelo menos 80 milímetros. Em seguida, os recipientes devem ser cobertos com plástico e enviados para um local aquecido.
As mudas aparecerão no máximo duas semanas depois. Em seguida, o abrigo é retirado dos recipientes, levemente umedecido e encaminhado para um local onde a temperatura não ultrapasse +17 graus. Se quiser que as ervilhas fiquem particularmente esplêndidas, belisque levemente o topo acima da terceira folha. As bolinhas ficarão melhor nos peitoris das janelas no lado sul. Se o tempo fora da janela estiver nublado com mais frequência, é recomendável ligar um fitolampo para a planta. É necessário garantir que o solo esteja sempre úmido, não seco demais. A frequência ideal de rega é considerada uma vez por semana. Não é recomendável realizar uma seleção do posto, seu sistema de raiz não gosta de nenhuma intervenção. O complexo Kemira é mais adequado como fertilizante mineral. Esse cuidado será especialmente benéfico em solos pobres.
Se a cultura cresceu até 10 centímetros de altura, já é possível transplantar para um local permanente. É melhor mover as mudas junto com um torrão de terra. Até lá, é recomendável calcificar o solo para o plantio. Quando o solo estiver completamente aquecido (e isso não será até a segunda quinzena de maio), será possível transplantar. Se de repente a planta já tiver botões ou flores, eles precisam ser arrancados. Os brotos são plantados a uma distância de 30 centímetros, já deve haver suportes perto dos buracos. O próximo plantio de ervilhas no mesmo local não deve ocorrer antes de 5 anos.
Na primeira semana, recomenda-se a instalação de um pequeno toldo sobre as mudas para proteção dos raios solares.
Sementes
Às vezes, as ervilhas são plantadas como sementes diretamente no solo. Isso é conveniente porque algumas espécies são perenes. A semeadura pode ser realizada em maio. As sementes são determinadas em covas a uma distância de 10 centímetros umas das outras, e a profundidade de plantio varia de 3 a 4 centímetros. O buraco deve primeiro ser regado e, em seguida, três ervilhas devem ser colocadas nele. Imediatamente você precisa instalar os suportes. Após a germinação, se desejado, as mudas são desbastadas. Uma regra obrigatória para cuidar de mudas de primavera é a rega constante das fileiras.
Alguns jardineiros praticam o plantio sub-inverno. Afinal, os rebentos são resistentes ao frio da primavera e a floração é mais rica do que as plantações da primavera. Duas semanas antes do início do tempo frio, o canteiro do jardim é cavado, solto e limpo de restos de plantas. Assim que vierem as primeiras geadas, você pode cavar sulcos de até cinco centímetros de profundidade, e as sementes são enviadas para lá. Todo mundo é coberto com terra, coberto com palha ou coberto com spunbond até a primavera.
Cuidado crescente
Cuidar de uma planta na varanda e no campo é quase idêntico, porque essa cultura é despretensiosa. Não é difícil cultivar uma cultura no país em uma estação, e se se planeja plantar variedades perenes, a planta ficará encantada com seu florescimento por muitos anos. As técnicas agrícolas padrão incluem rega ideal e manutenção da temperatura desejada, protegendo-o da luz solar intensa.
Para uma floração abundante, as ervilhas requerem uma boa rega.Se o solo por baixo secar, a planta não formará flores e botões. O consumo aproximado por metro quadrado é de até 3,5 baldes de água. Os arbustos plantados para a semente devem ser regados com um pouco menos de frequência. A China vive bem sem fertilizantes, mas os jardineiros dizem que ainda é possível alimentá-la. No momento da emergência, use Agricola ou sulfato de potássio, e no momento da formação do botão, use Agricola ou Dew.
Estimulando os brotos adventícios, recomenda-se cravar as verduras até a altura de 50 milímetros e colher solo nutritivo até a base do caule. Esta é uma trepadeira, portanto, em um jardim sobre um canteiro de flores, é melhor planejar imediatamente a instalação de suportes ou plantar uma fileira próximo a uma parede onde as ervilhas possam se agarrar. Recomenda-se que os caules de crescimento rápido sejam constantemente direcionados na direção certa.
A cultura de flores não precisa de poda. A única coisa que precisa ser feita constantemente é remover flores desbotadas. Você pode plantar mudas em vasos e vasos ao ar livre, penduradas em um suporte.
As hastes irão diminuir à medida que crescem, formando uma composição original. Antes do inverno, as variedades perenes são privadas de suporte e todos os rebentos excedentes são cortados. Um canteiro de flores com plantações é coberto com serragem e húmus. Se fosse anual, o local simplesmente estaria limpo de vegetação.
Depois que a classificação desapareceu, uma vagem é formada nela, ela cresce rapidamente e dentro dela há várias ervilhas. Quando a vagem fica marrom claro, significa que está madura. Para colher as sementes, recomenda-se que as vagens sejam cortadas, secas e abertas. Além disso, as ervilhas também devem ser enviadas para secar por 2 a 3 dias e, a seguir, embaladas em pacotes. Você pode armazená-lo por até 8 anos.
Para implementar a tecnologia agrícola de sucesso, os jardineiros recomendam usar algumas dicas:
- durante a floração, o aroma será mais forte se a fileira for plantada em uma pequena elevação;
- após o aparecimento das primeiras lâminas foliares, recomenda-se iniciar o desbaste da planta até uma distância de 15 centímetros;
- antes da semeadura, a ervilha é ligeiramente amassada para acelerar a germinação;
- na aplicação de fertilizantes, é necessário alternar matéria orgânica com aditivos minerais.
É melhor semear a safra com sementes antes do inverno. Assim, a planta se distingue por uma vegetação luxuriante, floração abundante. Com a semeadura na primavera, a planta florescerá mais tarde. Se plantado por meio de mudas, a cultura terá caules longos, que, quando transplantados, quebram facilmente e não criam raízes bem.
Doenças e pragas
A planta possui um número suficiente de pragas, portanto, ao menor suspeito, é necessário iniciar um combate com elas.
- O gorgulho do nódulo roe as placas das folhas e suas larvas prejudicam o sistema radicular. Como medida preventiva, um pouco de "clorofós" é jogado nos buracos e, em seguida, as verduras são tratadas com ele.
- Os pulgões se alimentam da seiva da planta, provocando o murchamento dos arbustos. Para a sua remoção, vale a pena usar "Tsiram", "Tsineb".
Entre as doenças, as seguintes causam os maiores danos.
- Se manchas marrons aparecerem nas placas das folhas, isso é ascocite. Vale a pena tratar com "Rogor" (duas vezes com intervalo de duas semanas).
- Se a planta for afetada pelo fusarium, então nada vai ajudar, então vale a pena coletar todas as verduras e queimá-las.
- O oídio e o oídio aparecem em julho como uma flor esbranquiçada. Com essa doença, apenas o enxofre coloidal pode ajudar.
- Se a arte de linha aparecer nas folhas e caules, então este é um mosaico viral. A planta também é colhida e destruída.
- Se a cultura começou a escurecer, provavelmente é a podridão das raízes. Nesse caso, a China morrerá.
Aplicação em paisagismo
Chyna fica linda em qualquer site. A decoratividade e os aromas estão sempre no seu melhor. Cada variedade tem suas próprias vantagens. É conveniente plantar variedades anãs em rabatki, perto do meio-fio, em pequenos vasos de flores, para decorar jardins de pedras com elas. A planta fica bem em colinas.Variedades altas e poderosas são convenientes para cultivar como jardinagem vertical, ao formar um fundo, ao decorar vários elementos.
Os arbustos de tamanho médio vão bem para o corte. As ervilhas são plantadas em vasos e vasos suspensos, decorando terraços, varandas e sacadas. Pela despretensão da categoria, fará as delícias dos jardineiros até a primeira geada. Todos os anos surgem mais e mais variedades, por isso qualquer pessoa pode escolher uma planta para o seu terreno ou varanda.
O comentário foi enviado com sucesso.