Tudo sobre tojo
Gorse é todo um gênero de plantas pertencentes à família das leguminosas. Eles crescem na Eurásia e na América do Norte. Na maioria das vezes, essas plantas estão na forma de arbustos ou semi-arbustos, as plantações na forma de videiras são um pouco menos comuns. Certos tipos de tojo podem produzir tinta amarela. No artigo de hoje, aprenderemos tudo o que há de mais interessante sobre tojo.
Descrição
Gorse parece ser perene e pequenos arbustos. São leguminosas semelhantes a lianas. A folhagem oval da planta é caracterizada por alta densidade e cor verde. As plantas em questão adoram luz suficiente.
Arbustos de vida longa podem ter brotos lisos ou maciços. Numerosos ramos finos são geralmente cobertos por uma crosta uniforme de um rico matiz verde. A altura média da colheita atinge geralmente 30 cm. A altura máxima é de 1,7 m. Os talos do tojo podem ser rastejantes ou eretos. Os rebentos laterais espalham-se ao longo de todo o comprimento absoluto dos caules.
Os ramos do arbusto são densamente recobertos por folhas em miniatura e oblongo-lanceoladas. As placas foliares de tom verde escuro são geralmente caracterizadas por superfícies lisas, mas ocasionalmente adquirem uma penugem fina. As folhas são comuns, trifolioladas. Eles estão localizados em pequenos pecíolos, distribuídos alternadamente.
A floração do tojo ocorre quando sua idade chega aos 3-6 anos. Neste caso, é realizada a formação de botões semelhantes a racemos amarelos brilhantes. Este último floresce em junho. Os botões podem permanecer nos galhos por 15 a 60 dias. As flores axilares são combinadas nas bordas dos ramos jovens. Durante a floração, o tojo adquire uma espessa capa amarelada. Este último esconde em si todo o crescimento da vegetação.
O amadurecimento dos frutos da planta ocorre em agosto. Ao mesmo tempo, formam-se nos ramos grãos grandes e estreitos, apresentando grãos brilhantes e alongados. Os últimos são geralmente de cor marrom escuro. Uma característica interessante da flor em questão é que ela se sente muito bem em solos pobres. Os arbustos de Gorse podem crescer em quase qualquer solo.
As únicas exceções são as opções azedas.
Tipos populares
De acordo com a classificação internacional, a família tojo inclui 125 lavouras de várias espécies. Alguns deles são perfeitos para o plantio na Rússia central.
Tingimento
Essa cultura pode crescer tanto na Sibéria quanto no Oriente. O tojo tingido é uma miniatura, mas ao mesmo tempo um arbusto bastante viçoso, onde não há espinhos. A altura da planta pode atingir a marca de 1 M. Os processos desta espécie não são muito ramificados, mas ao mesmo tempo rastejantes. Eles são cobertos por longas folhas que parecem quase nuas. As folhas estreitas verde-escuras do tojo tingido raramente atingem mais de 2,5 cm de comprimento. As flores tornam-se amareladas, agrupam-se em inflorescências císticas no topo dos rebentos jovens.
Esta espécie geralmente floresce em junho. O processo dura cerca de 2 meses. Após o processo de polinização, ocorre o desenvolvimento de grãos estreitos e achatados.
alemão
Esta cultura gosta muito de crescer em climas quentes, por isso não tolera o frio. A planta forma ramos uniformes e visivelmente fofos. O próprio arbusto eventualmente atinge uma altura de cerca de 60 cm e 1,2 m de largura. Folhas de lanceoladas estão localizadas em seus processos. Eles têm uma borda tipo feltro interessante no lado oposto. Nas áreas onde as folhas estão fixadas, um detalhe espinhoso esverdeado é visível.
espanhol
O tipo especificado de tojo forma um arbusto espinhoso de estrutura esférica, que pode ser encontrado no território da Crimeia. Sua altura raramente ultrapassa 50 cm. As folhas da planta são verdes brilhantes e seu comprimento é de apenas 1 cm. A fase de floração da variedade em consideração inicia-se na segunda fase do seu desenvolvimento. Pela primeira vez, inflorescências amarelas brilhantes compactadas florescem no início de junho. A floração secundária e mais modesta ocorre nos últimos dias de agosto. O tojo espanhol espinhoso é capaz de suportar temperaturas frias de pelo menos -20 graus.
Lídio
A variedade decorativa especificada pode ser encontrada nos territórios do sul. Esta planta pode resistir ao frio, mas apenas até -15 graus Celsius: condições mais severas podem danificar o arbusto. O tojo da Lídia produz brotos disseminados. Eles são colocados diretamente contra a camada de solo ou caem suavemente em encostas altas.
Os ramos da variedade em questão são densamente recobertos por pequenas folhas verde-escuras, caracterizadas por uma estrutura arredondada.
Amarelo
O tojo amarelo é um arbusto sem espinhos que pode atingir a altura de 1 m, com rebentos finos e ligeiramente ramificados. A planta produz flores amarelas. Eles são inodoros e se acumulam no topo das escovas. A mata considerada é estepe, mas também pode crescer em território de florestas, em clareiras. A reprodução da cultura em questão pode ser feita por sementes ou estacas.
Donskoy
Uma bela planta perene que se ramifica desde a base. Os ramos da cultura são direcionados obliquamente para cima. As folhas da planta são linear-lanceoladas ou oblongas. Eles geralmente têm 1 a 3 cm de comprimento e 0,5 a 3 mm de largura. A cor das placas das folhas é ligeiramente azulada. A folhagem é nua ou ligeiramente pubescente.
Don tojo está incluído no Livro Vermelho. A planta pode ser encontrada nas colinas de giz. A cultura em consideração cresce principalmente na bacia do Don nas regiões de Kursk, Voronezh, Belgorod, Rostov e Volgogrado.
Tecnologia em crescimento
Se você planeja começar a plantar tojo, deve aderir à tecnologia correta para cultivá-lo. Como mencionado acima, essa cultura prospera melhor em terras empobrecidas. Estes podem ser tipos de solo arenosos e calcários. Em solo ácido, a planta se desenvolve muito pior.
Deve-se ter em mente que em terras férteis, o desenvolvimento do tojo é suprimido. Ao plantar tal cultura, é muito importante observar a condição mais importante - garantir um nível suficiente de iluminação. Este arbusto pode sobreviver ao sombreamento, mas por causa disso, sua floração será muito menos brilhante e espetacular. O plantio pode suportar inundações de degelo, mas o alagamento constante deve ser evitado. Se o tojo ficar indefinidamente em alta umidade, ele simplesmente morrerá.
É muito importante lembrar que o tojo só é capaz de tolerar o procedimento de transplante sem problemas em uma idade jovem. A melhor época para esses procedimentos é o início da primavera ou o período de agosto a setembro. A cultura quase não precisa de rega. Se a seca for muito severa, as plantações jovens ainda podem ser regadas.
Gorse é uma planta que não sofre de ervas daninhas. As únicas exceções são as menores variedades. Mesmo tendo como pano de fundo uma relva significativa, o arbusto cresce sem dificuldades desnecessárias. Ao cultivar essa cultura, é aconselhável cobrir o solo com cascalho fino ou argila expandida.A melhor fertilização é o fósforo-potássio. O fertilizante com cinza de madeira também é adequado.
Mas o tojo não precisa de fertilização com nitrogênio.
O corte modelador é muito bem tolerado pela planta. Porém, mesmo sem esse procedimento, a cultura ainda manterá seu efeito decorativo. A poda sanitária do mato, assim como o seu rejuvenescimento, é importante. Com o último, são removidos os ramos com mais de 3-4 anos. A robustez da colheita no inverno é bastante elevada. Espécies de plantas de estepe, campo, floresta e prado podem se orgulhar de tais características. No entanto, em um cenário de invernos com pouca neve, o tojo pode congelar muito, portanto, na faixa do meio precisará de pelo menos um abrigo leve.
Deve-se ter em mente que a vida útil do tojo não é tão grande. Após cerca de 10 anos, a cultura cresce e, em seguida, descobre seus ramos, o que se reflete mal em suas qualidades decorativas. Para evitar o surgimento de tais situações, é aconselhável substituir arbustos velhos por novas culturas jovens.
Reprodução
A reprodução de um tojo bonito pode ser realizada com o plantio de sementes ou por meio de um procedimento de enxerto. As estacas da planta podem ser cortadas no final de junho. O processo de enraizamento deve ser realizado em estufa fria. Neste caso, é aconselhável o uso de agentes estimulantes especiais, pois o enraizamento de uma cultura costuma ser bastante difícil. Mudas de gorse geralmente florescem apenas no segundo ou terceiro ano após o plantio.
Aplicação em paisagismo
A planta em questão, caracterizada por bons indicadores de decoratividade, é frequentemente utilizada na elaboração de belos projetos paisagísticos. A cultura pode ser utilizada em plantios em grupo, inclusive em gramados. O mato é perfeito para a decoração original de encostas, slides alpinos. Por meio do tojo é possível fazer uma dobra atraente de arbustos mais altos e árvores ainda menores.
Belos arbustos também são adequados para lancis aparados não muito altos.
As plantas em questão parecem muito atraentes e elegantes, portanto, elas se encaixam harmoniosamente nos designs dos territórios adjacentes. Considere alguns exemplos estéticos de paisagens onde essa cultura fascinante está presente.
- Arbusto ornamental espetacular, que atrai a atenção com pétalas amarelas brilhantes, fica especialmente bonita em combinação com decorações feitas de pedras grandes (ou com cercas de pedra). Esses componentes, juntamente com caminhos rochosos no local, parecem muito agradáveis esteticamente e apresentáveis.
- Camas grandes com tojo parecem muito limpas e bonitas, vedado com tijolo ou alvenaria. Essas estruturas podem ser divididas e zoneadas pela área adjacente à casa. Arbustos exuberantes e brilhantes parecem especialmente impressionantes em tais ambientes.
- Gorse com flores amarelas brilhantes vai bem com outras plantas vizinhas que têm flores de cores diferentes. Podem ser vermelhos, rosas, roxos, bordô e outros tons atraentes. Em uma única combinação, essas plantações em grupo tornam-se uma decoração muito viva da paisagem, é muito difícil não prestar atenção a elas.
- Arbustos de tojo exuberantes e altos, devidamente cuidadas, podem servir de decoração deslumbrante nas áreas de entrada e saída. Plantas como essa podem ser plantadas no portão ou na varanda / porta da frente. Graças a isso, essas áreas tornam-se muito mais estéticas e originais, mesmo que tenham o acabamento mais simples e discreto.
O comentário foi enviado com sucesso.