O que é Doronicum e como cultivá-lo?
A descrição da flor doronicum mostra seu apelo para os jardineiros. Mas é por isso que é importante conhecer melhor o seu plantio e cuidados em campo aberto. As perenes orientais e outras espécies de cabras são dignas de atenção; o processo de reprodução das sementes de camomila amarela também é interessante.
Descrição
Um grande número de plantas com flores pode ser usado na cultura ornamental. Porém, entre elas, uma flor como a doronicum ocupa um lugar digno e é uma excelente alternativa às variedades mais famosas. Este, como muitas vezes acontece, não é uma espécie, mas um gênero. Este gênero, de acordo com a sistemática geralmente aceita pelos biólogos, está incluído na família Aster, ou então Compositae, cujos representantes também são:
-
centáureas;
-
alcachofras;
-
mil-folhas e elecampane;
-
crisântemos e cinerários;
-
camomila;
-
margaridas;
-
ásteres;
-
calêndula e malmequeres;
-
dálias;
-
girassóis e equináceas.
Doronicum também é chamado de cabra - este não é mais um nome botânico, mas um nome puramente doméstico. Foi estabelecido que este gênero de plantas povoa predominantemente áreas de clima temperado. Na Eurásia, sobe nas montanhas a uma altitude de 3,5 km acima do nível do mar. Uma das espécies é encontrada no norte da África, mas esta é uma exceção à regra.
Ainda não foi estabelecido quantos tipos de doronicum existem, mas existem pelo menos 40 deles.... Uma vez que esta planta parece muito atraente e não impõe requisitos especiais para o cultivo, sua popularidade após sua introdução na cultura no século 16 acabou sendo muito alta. Doronicum, independentemente da espécie específica, é sempre uma planta perene. Ele notou a formação da folhagem basal e que cobre o caule. As próprias folhas serão colocadas de acordo com o próximo esquema. O fruto pertence à categoria dos aquênios; é oblongo e tem costelas pronunciadas.
Espécies e variedades populares
austríaco
A espécie recebeu seu nome em uma época em que a Áustria possuía extensas possessões no Mar Mediterrâneo. Esta planta é típica da flora mediterrânea e tem caules retos.... Suas partes superiores tendem a se ramificar. A altura total chega a 70 cm. O doronicum austríaco foi introduzido na cultura já em 1584.
As folhas do caule e da raiz se desenvolvem na planta. A cultura tolera temperaturas baixas de até -30 graus Celsius. Se você preparar um bom abrigo e cobrir a cabra com neve, ela terá todas as chances de sobreviver a um inverno mais rigoroso. Na natureza, esta espécie cresce nos Balcãs. Pode caber em qualquer tipo de jardim florido.
Altaico
Esse doronicum cresce na Sibéria e na Ásia Central. Encontrou sua presença no leste do Cazaquistão e da Mongólia. Do ponto de vista botânico é um rizoma perene comum crescendo até 0,1-0,7 m. Em tal cabra, o caule é nu, pode ser ramificado ou desprovido de ramificações, mas sempre inclui costelas finas. Folhagem nem sempre está presente. O comprimento dos pedúnculos chega a 30 cm, e sobre eles formam-se inflorescências, incluindo de 1 a 4 cestos amarelos.
O rizoma será bastante espesso. As folhas basais e parte das folhas do caule inferior podem ser reduzidas. Toda a folhagem é lisa e ligeiramente pontiaguda ou romba. A floração ocorre de junho a agosto inclusive. É importante notar que doronicum às vezes também é chamada de camomila amarela na vida cotidiana.
oriental
Esta planta perene tem um rizoma muito bem desenvolvido. Nas descrições, é dada atenção à resistência aos efeitos da sombra. Existem sinônimos doronicum caucasiana e em forma de coração. Na natureza, esta espécie é encontrada na Europa Central. E também foi registrado na costa mediterrânea, na Transcaucásia, na Ciscaucásia e nas regiões da Ásia Menor.
A altura chega a 0,5 m. O rizoma cresce horizontalmente. Os cestos individuais atingem uma secção transversal de 5 cm, as flores são amarelo claro ou amarelo rico e distinguem-se pela sua estrutura tubular. O doronicum cultural oriental é conhecido desde 1808.
As variedades ideais são:
-
Beleza da primavera (altura de até 45 cm);
-
tipo anão Gold Dwarf (cresce cedo, sobe até 15 cm);
-
Pequeno leo (seus arbustos crescem até 35 cm).
Colunas
Uma característica da espécie é uma raiz tuberosa alongada. A altura desse doronicum varia de 40 a 80 cm. Os pedúnculos são praticamente nus. Desenvolvem cabeças com seção transversal de até 6 cm, destacando-se a variedade Gold Avstrich, que floresce mais abundantemente que as espécies de base.
Clusa
Esta cabra se distingue por uma borda pronunciada.... Sua altura é de 10-30 cm. Na natureza, vive nos prados de alta montanha dos cinturões subalpinos e alpinos. Os cestos individuais são amarelos. A folhagem é coberta por pêlos característicos e é semelhante à ponta de uma lança; pedúnculo densamente pubescente.
Tanchagem
Esta espécie é encontrada nas regiões do sudoeste da Europa. Ela cresce até 140 cm e tem folhas basais oval-ovóides. Os cestos amarelos com uma secção de 8-12 cm abrem a partir do final da primavera. As folhas morrem no final de junho. As variedades Miss Mason e Excelsium estão em demanda.
Oblongo
O rizoma deste doronicum é relativamente curto.... O caule é bastante grosso, mais perto do ápice, é descoberto. As flores amarelas pálidas são relativamente pequenas. A altura da planta varia de 12 a 50 cm, podendo ser encontrada na Sibéria e no Cazaquistão, nas montanhas do Cáucaso e na Ásia Central.
Lá habita a cabra de folhas oblongas:
-
talus rochoso;
-
prados alpinos e subalpinos;
-
margens de riachos.
Teurkestan
O próprio nome sugere que tal doronicum é encontrado no Cazaquistão e na Ásia Central. No entanto, também é descrito em parte da Sibéria. A cabra do Turquestão tem caules únicos, o terço inferior dos quais é coberto com pêlos glandulares raros; essas hastes engrossam fortemente sob os cestos. As folhas cobrem pelo menos 50% do caule. É característica a formação de cestos simples com miolo amarelo escuro e flores de junco amarelo claro.
Aterrissagem
A capacidade de plantar doronicum é alcançada somente depois que o clima quente está firmemente estabelecido. É muito importante que a ameaça de geada desapareça... Normalmente, essa situação se desenvolve no final de maio ou no início de junho. As mudas devem ser endurecidas por 5-6 dias antes do plantio. São mantidos ao ar livre diariamente, aumentando gradativamente o tempo de habituação.
Deve ser lembrado que o doronicum é fotófilo. Ele é capaz de sobreviver durante o sombreamento, mas então você não deve contar com uma decoração especial. A área semi-sombreada permite que os cestos sejam os maiores possíveis. Para cultivar tal cultura, é necessário evitar o plantio próximo a árvores, onde haverá dificuldades.
Solo úmido é inaceitável, mas deve ser suficientemente úmido e solto.
A terra é escavada até 20-25 cm. O estrume certamente é trazido para dentro dela. Não devemos esquecer que após 2-3 anos os arbustos crescem fortemente, atingindo uma seção transversal de cerca de 0,5 m ou mais. Portanto, uma lacuna entre os furos menor que 0,4 m não é adequada. A profundidade e a seção transversal dos furos são escolhidas de forma que a muda neles seja colocada junto com o torrão de solo.
Cuidado
Cultivar doronicum em campo aberto depende até dos jardineiros novatos. Para cada estação de cultivo, esta cultura floresce duas vezes. Na segunda vez, os botões aparecem no meio do verão e persistem até o final de agosto. Para que os arbustos permaneçam decorativos, após a floração, a flecha deve ser retirada... O sistema radicular superficial do doronicum requer irrigação ativa e frequente.
No entanto, ao mesmo tempo, a estagnação da água no solo, que pode danificar os arbustos, é inaceitável. Para a irrigação, utiliza-se água bem decantada, aquecida ao sol durante o dia. O preenchimento com cobertura morta (aparas de madeira, aparas de madeira ou aparas de grama) é extremamente útil. Isso manterá a água no solo por muito mais tempo. Sob a cobertura morta, o desenvolvimento de ervas daninhas é inibido, o aparecimento de uma crosta é excluído.
Com o início do período vegetativo, doronicum deve ser alimentado necessariamente... Junto com a matéria orgânica líquida, uma mistura mineral complexa é às vezes usada para esse propósito. Os mesmos fertilizantes são aplicados pouco antes da floração. O rejuvenescimento das plantas é realizado no final de setembro ou nos primeiros 5-7 dias de outubro. A divisão do arbusto permite fazer frente à redução do tamanho dos cestos e à morte de hastes velhas.
Partes de um arbusto dividido são plantadas em novas áreas em covas separadas. O rejuvenescimento é realizado a cada 3-4 anos, dependendo da necessidade... As inflorescências especialmente grandes são obtidas com o rejuvenescimento anual. Doronicum não é necessário como abrigo de inverno nas regiões usuais.
Afrouxamento e escavação do solo diretamente sob os arbustos são indesejáveis, devido à colocação superficial das raízes.
Métodos de reprodução
Na maioria das vezes, as sementes plantadas para mudas são usadas para criar tal cultura. Essa técnica é especialmente confiável. A semeadura às vezes é realizada diretamente em terras livres. Este procedimento é realizado no final do outono ou maio. É necessário iniciar as mudas em abril em uma bandeja de malha.
Uma mistura de solo é despejada ali, que é formada por proporções iguais de turfa e areia grossa. Cada célula é semeada com 2 ou 3 sementes. Em seguida, a bandeja é coberta com papel alumínio ou vidro. Você precisa mantê-lo onde houver luz forte, mas difusa. As plantações são ventiladas de vez em quando, removendo a condensação e, à medida que o solo seca, umedece o solo.
Em boas condições, doronicum dá brotos precoces. Eles terão que esperar de 10 a 14 dias.... Assim que eles surgirem, o abrigo deve ser removido. As plantas são reorganizadas em locais mais claros, continuando a protegê-las da luz solar direta.
Em condições de pouca luz natural, as mudas são iluminadas com uma lâmpada fluorescente ou fitolampo; essas fontes de luz devem estar a uma altura de 20-25 cm.
É indesejável o uso de lâmpadas incandescentes convencionais. São capazes de superaquecer, além disso, os raios por eles emitidos podem ser prejudiciais à cabra. O desbaste das plantações é feito assim que elas crescem até 4 cm, restando apenas os brotos mais fortes em todas as células.
Pinçar após o aparecimento de placas de 3-4 folhas ajuda a aumentar o esplendor dos arbustos.
Doenças e pragas
Doronicum é freqüentemente afetado por pulgões e tripes. Eles se alimentam dos sucos da superfície da planta. Visualmente, isso se manifesta no aparecimento de manchas e listras amarelas. As inflorescências logo se deformam e morrem. A luta contra essas pragas é usando karbofos, "Actellik" e outros inseticidas. Tanto Akarin quanto Agravertin servirão.
As lesmas correm um risco particular. Eles se alimentam ativamente de folhas. Polvilhe com pimenta moída ajuda a prevenir o ataque de gastrópodes. Em vez disso, costuma-se usar mostarda seca em pó. Doronicum geralmente sofre de ferrugem, oídio e mofo cinza.
A patologia aparece principalmente com cuidados precários. E também essas doenças podem ocorrer devido ao mau tempo. Um regime de irrigação precisamente combinado ajuda a prevenir o ataque de fungos. É necessário excluir com cuidado o excesso de secagem e a estagnação da água.
O controle de ervas daninhas também é uma importante medida de suporte.
O aparecimento de arbustos afetados pela podridão cinzenta é um sinal alarmante. Essas plantas devem ser desenterradas e queimadas o mais rápido possível. Para infecção com ferrugem e oídio, geralmente são utilizadas soluções "Topázio" e Fundazola. Eles, bem como a solução "Oxicoma" e outros agentes de ação semelhante, devem ser aplicados no formato de pulverização 2, 3 ou 4 vezes até que o problema seja resolvido. Para reduzir o risco de infecção fúngica, deve-se evitar estrume fresco.
Aplicação em paisagismo
Freqüentemente, os jardineiros acreditam que doronicum em um canteiro de flores parecerá muito simples e desbotado. No entanto, na realidade, não é esse o caso. Essa planta invariavelmente melhora a paisagem e melhora o humor após o final do inverno. No jardim, essa cultura costuma ser uma decoração secundária. É usado principalmente para criar mixborders e rockeries.
Permitido para ser usado no projeto de cercas e cobrir edifícios externos pouco atraentes. Doronicum também pode ser usado em canteiros de flores comuns. Quando plantada em grupos, esta espécie é capaz de reviver a composição. No entanto, nos meses de primavera, ele é até capaz de dominar. Rogers, hospedeiros variados e aquilegia são considerados bons companheiros; durante a floração, compatibilidade com:
-
narcisista;
-
íris;
-
prímula;
-
tulipa;
-
um nivyanik comum.
Não é necessário, entretanto, combinar uma flor exótica apenas com essas colheitas. Ele pode coexistir bem com miosótis e brunner. Muscari também será um ótimo vizinho.
Doronicum de variedades de baixo crescimento são plantadas em recipientes. Você só precisa escolher mais culturas adicionais que preencherão os vazios assim que as espécies principais murcharem.
O comentário foi enviado com sucesso.