Darmer: descrição e tecnologia agrícola

Contente
  1. Descrição
  2. Regras de pouso
  3. Cuidado
  4. Rega
  5. Fertilizantes
  6. Doenças e pragas
  7. Reprodução
  8. De semente
  9. Divisão
  10. Uso em paisagismo

A tireóide Darmera ou peltiphyllum é uma planta modesta, mas surpreendentemente delicada. Não é impressionante, mas suas folhas grandes tornam qualquer arranjo floral original e sofisticado. Essas plantas adornam as margens de reservatórios artificiais - muitos jardineiros estão convencidos de que é o Darmera que muda a aparência da paisagem familiar, tornando-a acolhedora e aconchegante. Darmera é considerada uma planta despretensiosa, mas também requer cuidado, atenção e cuidados. Vale a pena aprender mais sobre as regras de manejo desta flor.

Descrição

Darmera é uma planta herbácea perene, pertence à família Kamnelomkovy. Uma vez que cresceu nas florestas da América, com o tempo foi cultivado e ocupou o seu devido lugar nos canteiros de flores da cidade e em chalés de verão.

Peltifillum há muito é amado pelos paisagistas. É plantada com outras plantas de jardim ou uma ilha separada é organizada para destacar a beleza da flor.

Vale a pena conhecer as características botânicas da planta.

  1. O diâmetro de suas folhas varia de 70 a 100 cm. As folhas são em forma de funil com bordas irregulares, em todo o perímetro se assemelham a um escudo. Não é por acaso que a flor se chama darmera - traduzido do grego significa “folha-escudo”. As folhas mudam de cor dependendo da estação (verde no verão, vermelho-avermelhado no outono), então o jardim de flores não só parecerá interessante, mas também mudará constantemente.

  2. O diâmetro do sistema radicular é de 4-6 cm. O período de crescimento ativo é acompanhado pelo desenvolvimento dos rebentos das raízes, com a ajuda dos quais os jardineiros propagam esta planta. Possui uma haste e sistema radicular nodoso. Às vezes, parte da raiz nodular se projeta para a superfície.

  3. O comprimento dos pedúnculos é de 70 cm. Eles são nus, caules marrom-escuros com cerdas brancas. Os pedúnculos crescem em abril, sem esperar o aparecimento de folhas novas.

  4. O diâmetro das flores é de até 12 cm. As flores são pequenas, mas devido ao crescimento denso no topo dos pedúnculos, parecem bolinhas fofas. Durante o período de floração, o peltífilo é coberto por flores rosa brilhante ou branco-rosado. Não floresce por muito tempo: apenas duas a três semanas, e no primeiro mês do verão, as sementes já estão amadurecendo na planta.

Além do peltifilo alto, há uma espécie anã dessa planta. Ele se distingue de seu “irmão mais velho” apenas por sua baixa estatura - apenas 40 cm. Fora isso, ele tem todas as características de um escurecedor comum.

Regras de pouso

Em estado selvagem, Darmera cresce ao longo das margens de riachos e rios. Ela adora muita umidade e solo fértil solto. Portanto, deve ser plantado em áreas bem ventiladas e com alta umidade. A opção ideal seria plantar peltiphyllum em campo aberto na margem de um lago. Darmer prefere sombra ou sombra parcial a áreas bem iluminadas. Não morrerá sob os raios escaldantes do sol, mas perderá sua aparência decorativa: a cor de suas folhas desbotará, e a própria folha de folhas secará nas bordas.

Para que a planta seja saudável, cresça ativamente e se desenvolva normalmente, ela deve ser plantada em sombra parcial perto da água.

Ao escolher um local, você deve começar pelo tamanho da planta. Uma vez que as enormes folhas de peltiphyllum ocupam muito espaço, o espaço deve ser planejado de forma que não haja nada dentro de um raio de 1,5-2 metros dele.Se você planeja fazer um arranjo de flores, você deve usar Darmera como uma tênia (este é o nome de plantas ornamentais individuais com hastes altas que adornam áreas abertas do jardim).

Apesar da exatidão das condições de plantio, Darmera é despretensioso para a composição do solo. Pode ser cultivada em qualquer terreno. Mas a melhor opção para o plantio é considerada solo fértil levemente ácido ou neutro. O solo deve ser umedecido regularmente e depois de regado deve ser afrouxado. Darmere seco é contra-indicado e, sem ar, suas raízes sufocam mesmo em solo úmido.

Jardineiros experientes recomendam preparar uma mistura de solo de duas partes de terra argilosa, uma parte de areia do rio e uma parte de turfa. Adicione 70-80 g de fertilizante universal à mistura. Todos os componentes são misturados e aplicados no local logo antes do plantio de ceramistas em terreno aberto.

Cuidado

Mesmo a planta mais despretensiosa não crescerá normalmente se o proprietário não cuidar dela adequadamente. Não é difícil cuidar do peltiphyllum, mas todas as regras de cuidado são obrigatórias.

Rega

Peltifillum adora água. Mas se a fonte de água estiver longe, a planta deve ser regada regularmente. É importante que o solo esteja sempre úmido e não seque. Darmer deve ser regado com freqüência, especialmente durante o período de crescimento ativo da folha. Em outras palavras, assim que a floração parar, o escurecedor deve ser regado pelo menos duas vezes por semana.

Conforme as folhas crescem, elas evaporam a água ainda mais rápido. Nesta fase, a daamera é sombreada e regada a cada dois dias.

Se a casa de verão estiver localizada em uma área pantanosa, a estagnação da água é possível, o que pode facilmente prejudicar o sistema radicular. Para evitar consequências desagradáveis, vale a pena colocar uma camada de drenagem no fundo da cova antes do plantio. Assim, o excesso de água não estagnará e o rizoma não sofrerá de falta de oxigênio.

Independentemente do terreno, palha, feno ou turfa devem ser espalhados na superfície do solo nas imediações da raiz para evitar a evaporação da água necessária à planta. Depois de regar e chover forte, o solo deve ser afrouxado para fornecer ventilação às raízes do Darmer. Isso irá garantir a drenagem do excesso de água do rizoma e prolongar a vida da planta.

Fertilizantes

Os fertilizantes orgânicos são aplicados imediatamente após o plantio. Os "Starozhilov" são alimentados com minerais secos antes da floração. Enquanto dura o período vegetativo, o peltiphyllum é "alimentado" com complexos organo-minerais (húmus, galinha seca ou esterco de vaca), que são diluídos em água. No outono, a alimentação é interrompida, a planta é gradualmente preparada para um período de dormência. Ao mesmo tempo, apenas as folhas secas e pedúnculos são removidos, se necessário, o arbusto é desbastado. Para o inverno, a planta é cortada e só ficam os caules das raízes, depois cobertos com folhas caídas, cobertas com serragem e palha. Em invernos com neve, o topo é adicionalmente "envolto" em neve.

Doenças e pragas

No início da primavera e até meados de novembro, a prevenção de doenças fúngicas deve ser realizada. Para isso, o Darmer é tratado com agentes antibacterianos especiais. Periodicamente, a planta deve ser inspecionada para danos por fusarium, septoria, podridão bacteriana ou em forma de coração. Eles surgem em decorrência de cuidados inadequados ou falta de medidas preventivas.

Em um estágio inicial, qualquer doença pode ser tratada com remédios populares. Via de regra, eles usam tinturas e decocções de cheiro forte, como amônia, alho ou tomate. Permanganato de potássio e formalina são usados ​​com o mesmo sucesso. Se os estágios iniciais da doença já foram pulados, a planta pode ser salva com a ajuda de produtos químicos. Os estágios negligenciados não são mais tratados: a planta é retirada do canteiro e queimada, e arbustos saudáveis ​​são tratados com produtos químicos.

Reprodução

Os jardineiros propagam o peltiphyllum de duas maneiras: semeando e dividindo o arbusto.O primeiro é considerado mais complexo, o segundo é mais simples. Mas ambos são possíveis, pois o resultado é uma planta saudável e forte com folhas verdes exuberantes. Os iniciantes terão interesse em aprender mais sobre cada um desses métodos.

De semente

As sementes são colocadas em local fresco e escuro. Idealmente, este deve ser um porão frio com alta umidade. A temperatura ambiente não deve ser superior a 5 graus. Nessas condições, as sementes são endurecidas por 30 dias.

Em seguida, as sementes devem ser plantadas em vasilhame com solo leve, solto, fertilizado e úmido.

Os primeiros tiros aparecerão em algumas semanas. Os jovens Darmer podem parecer pequenos e fracos, mas na verdade eles já estão prontos para serem transplantados para o campo aberto em um lugar permanente. Imediatamente antes do plantio, eles preparam o solo: as ervas daninhas são arrancadas da terra, soltas e fertilizadas.

Este método é considerado difícil porque requer manutenção constante de uma determinada temperatura ambiente e alta umidade do ar. O solo em que as sementes crescem também deve ser úmido. No entanto, mesmo com o cumprimento cuidadoso das instruções, as mudas se transformarão em arbustos viçosos somente depois de alguns anos.

Divisão

As raízes das plantas adultas de 4-5 anos são divididas em várias partes. Cada parte contém 2-3 botões dormentes. As partes com botões são separadas do rizoma principal e colocadas em solução com desinfetante. Eles devem ser mantidos lá por pelo menos duas horas para que os futuros escurecedores tenham uma imunidade estável a doenças fúngicas. Para maior confiabilidade, você pode mergulhar as raízes em um purê de argila.

Em seguida, deve-se preparar uma cova de plantio, no fundo da qual é colocada uma camada de estrume e, por cima, alimentação orgânica na forma de húmus, palha ou serragem. As raízes são plantadas em uma camada de solo de jardim e húmus. Após o plantio, as futuras plantas são regadas. As plantas jovens são melhor plantadas em sombra densa, pois a luz solar direta pode prejudicá-las. Em áreas sombreadas, será mais fácil para eles se adaptarem e crescerem. Se toda a área for aberta, as plantas jovens devem ser sombreadas.

Uso em paisagismo

Darmera fica linda tanto no plantio solo quanto em combinação com outras plantas perenes. É interessante combinar com arbustos e grandes árvores de folha caduca. Freqüentemente, é plantado ao longo das margens de lagos decorativos, mas as folhas maciças os escondem completamente. Vale a pena ver como os jardineiros experientes usam peltiphyllum no projeto paisagístico.

  • Escorrega alpina, pequeno arbusto e próximo - lindas folhas douradas carmesim mais escuras. É assim que o outono se torna "o encanto dos olhos".

  • Uma variante de um slide alpino em miniatura. A mesma pilha pitoresca de pedras, só que em um design mais compacto. Ideal para pequenas áreas.

  • Opção de pousar Darmer próximo ao reservatório. A planta cresceu rapidamente, algumas das folhas literalmente jazem na água. A melhor opção para áreas amplas com ampla área de água.

  • Darmer em um enorme vaso de flores preenche o espaço livre, transformando um canto comum em um local de descanso confortável. A solução original é adequada para qualquer casa de verão.

  • Um canto aconchegante do jardim parece ser cercado de todo o mundo por uma vegetação luxuriante. As árvores de Natal jovens cobrem uma parte da cerca; em sua sombra espessa, um darmera exuberante cresce, que se curva em direção a nenúfares na superfície da água do lago. Um lugar maravilhoso para privacidade ou conversas íntimas com seus entes queridos.

  • Uma mancha verde brilhante cresce no solo cinza vazio. Ele fica longe de outras flores, então nada vai atrapalhar o crescimento de suas lindas folhas. A melhor opção para quem não quer se preocupar com os meandros do paisagismo.

Para saber como o darmera cresce no jardim, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário