Celosia paniculata: variedades, plantio e cuidados
Celosia (em latim Celosia) é uma planta ornamental vertical com uma haste espessa da família do amaranto. Entre as cinquenta espécies dessas flores, que originalmente cresceram em regiões áridas de três continentes, o maior uso em nossas regiões tornou-se a celosia pinada ou paniculada. Seu ancestral é a celosia prateada, que possui duas formas de inflorescências: penugento em forma de panícula e pente com pedúnculos em forma de pente.
Descrição
Celosia paniculata é uma herbácea decorativa anual com pequenas flores coletadas em inflorescências pinadas. A flor silvestre pode crescer até um metro de altura, as variedades reprodutoras são ligeiramente mais compactas. Possui hastes retas de cor verde pronunciada, em algumas variedades com veios vermelhos. As folhas são lisas e pontiagudas.
A cor das inflorescências pode ter uma grande variedade de tonalidades. - do vermelho claro e amarelo claro aos tons mais suculentos de rosa, laranja, framboesa, roxo. A época de floração vai do início dos meses de verão ao início das geadas de outono.
Baixas temperaturas do ar não são adequadas para uma planta termofílica, portanto, na maioria das regiões da Rússia, ela é cultivada anualmente. Em áreas mais quentes, pode ser cultivada como uma planta perene.
Variedades comuns
Os criadores estão empenhados não apenas em melhorar as propriedades estéticas das flores, mas também em adaptá-las ao nosso clima. As baixas temperaturas continuam prejudiciais para as flores, mas sua resistência ao clima da zona intermediária aumentou significativamente. É por isso a maioria dos cultivadores de flores trabalha com sucesso com inúmeras variedades de celosia pinada.
Flores de verão decorativas altas e floridas são indispensáveis para decorar sebes, cumes e bordas. As espécies de baixo crescimento são adequadas para o cultivo em vasos e caixas de varanda.
Entre as variedades de celosia paniculada de baixo crescimento e anãs, as seguintes estão em demanda.
- "Quimono" - uma planta compacta e baixa com uma grande inflorescência esférica. Cor - do branco ao vermelho cereja, creme, amarelo, laranja.
- Glorias Mix - uma variedade com uma ampla gama de paleta de cores brilhantes com excelente densidade e uniformidade. Ideal para uso na decoração de ruas e apartamentos.
As variedades a seguir se destacam das médias em popularidade.
- "Cebola Fresca" com inflorescências amarelo dourado e vermelho flamejante.
- "Novo visual" com inflorescências largas e grandes de cor vermelha ígnea.
- "Pavão" - um anuário com folhas de esmeralda nervuradas. As inflorescências paniculadas de suas flores variam de tons alaranjados e amarelos a tons vermelhos.
Entre as espécies altas e variedades de gigantes, eles se destacam com uma mistura de cores vivas "Pampas Plume" e a variedade "Summer fires" - um arbusto piramidal regular com grandes inflorescências paniculadas de amarelo, rosa e vermelho.
Aterrissagem
O plantio de celosia pinada em terreno aberto é feito de duas maneiras: por sementes e mudas. As sementes não são prejudicadas pelas geadas do solo, portanto, começam a ser plantadas do final de outubro ao início de novembro ou início da primavera. No entanto, para uma semeadura bem-sucedida, várias características devem ser levadas em consideração:
- o local é preparado uma semana antes da semeadura, a terra deve ser assentada com antecedência;
- a distância entre as linhas rasas deve ser de 25 cm;
- semeie sementes muito raramente, adicionando areia a elas;
- as fileiras são ligeiramente polvilhadas com terra;
- o solo umedecido é borrifado com uma fina camada de húmus, que reterá a umidade;
- as mudas devem ser desbastadas, caso contrário, os rebentos finos ficarão muito fracos.
No segundo método, o momento do plantio das mudas é determinado levando-se em consideração a possibilidade de retorno das geadas do solo na primavera. Você deve esperar até o final da primavera ou início do verão para que o clima quente se estabilize. A área de plantio de mudas cultivadas deve ser bem iluminada e sem vento. A proximidade das águas subterrâneas à superfície da terra é muito prejudicial, neste caso é aconselhável fazer a drenagem nos poços de aterragem.
O solo para celosia só é adequado para solo franco-argiloso ou arenoso, misturado com areia e húmus, neutro ou ligeiramente alcalino. É importante respeitar a distância entre as linhas. Nas variedades de baixo crescimento, deve ser de 20 cm, nas altas - 30 cm.
O método de transbordo é o melhor para o transplante de mudas para o solo, para que a planta se adapte melhor em um novo local.
Para fortalecer as mudas, floristas experientes recomendam endurecê-las ao ar livre por uma semana antes do transplante.
Cuidados de acompanhamento
Celosia paniculata é despretensiosa, não há dificuldades com ela. É necessário apenas observar o regime de irrigação e fertilizar em tempo hábil.
Como a planta é resistente à seca, ela só precisa de rega pela manhã em condições de calor extremo. Em um verão chuvoso, a rega é completamente excluída, caso contrário, o sistema radicular será prejudicado. A falta de umidade é evidenciada pela queda das folhas e pela ausência de pedúnculos.
Afrouxar a terra é necessário regularmente, especialmente após a rega. Isso fornece acesso de ar às raízes. O controle de ervas daninhas desempenha um papel igualmente importante.
Para celusão, você pode usar apenas fertilizantes minerais complexos, excluindo completamente a matéria orgânica fresca. A primeira alimentação é realizada duas semanas após o plantio. Os complexos de nutrientes devem conter fósforo, potássio e nitrogênio. Este último promove a formação de massa vegetativa. No futuro, a cobertura deve ser realizada mensalmente. Se a celosia for grande, com folhas grandes e houver poucos pedúnculos, é possível um excesso de nitrogênio, que é excluído do molho em meados do verão.
A celosia de penas é criada em casa em varandas e galerias. Cuidar dele é simples - você precisa fornecer iluminação suficiente para a planta e espalhar a luz solar direta.
A água preparada para irrigação deve estar em temperatura ambiente, suas gotas não devem cair sobre os botões. O solo não deve ficar encharcado, é preferível borrifar periodicamente a folhagem com um borrifador. Uma vez a cada duas semanas, a flor é alimentada com um fertilizante complexo mineral que não contém nitrogênio. A folhagem amarelada e os botões desbotados são removidos.
Com cuidado oportuno, a flor irá deliciá-lo com uma profusão de cores fantásticas até o muito frio.
Controle de doenças e pragas
Com cuidados inadequados, mudas jovens e ainda frágeis de celosia pinada são suscetíveis a várias doenças. Para evitá-los, as sementes são pré-tratadas com uma solução de manganês imediatamente antes da semeadura.
O alagamento do solo leva ao desenvolvimento de uma doença fúngica do sistema radicular da perna preta. Quando a base do caule fica preta, a superfície do solo é afrouxada, tratada com cinzas e não regada. Em alguns casos, a planta é transplantada e, em caso de danos graves, é destruída.
É possível evitar completamente o aparecimento desta doença com uma rega muito cuidadosa apenas em dias de sol nas primeiras horas da manhã. Em tempo nublado e frio, regar as plantas é estritamente proibido.
A falta de minerais, especialmente potássio, pode causar doenças. Para sua prevenção, qualquer fertilizante solúvel para mudas de flores é adequado. Você pode usar "Kemiru-kombi" ou "Mortar".
O aumento da acidez do solo, a falta de ferro contribuem para o desenvolvimento da clorose, na qual a formação da clorofila nas folhas é interrompida e a atividade de fotossíntese diminui.Esta doença ocorre no início da estação de crescimento da planta. Manchas amarelas aparecem na lâmina foliar, que eventualmente cobrem toda a folha, após o que ela seca e cai. A clorose é tratada por tratamento com uma preparação contendo compostos de ferro.
Das pragas para a cultura, os pulgões que se alimentam de seiva celular são perigosos. Pulgões são destruídos borrifando a planta com inseticidas, preparações biológicas Fitoverm, Iskra Bio ou Inta-Vir. Você também pode regar o solo com a preparação sistêmica "Aktara" ou uma solução auto-preparada de dois copos de água, 2 colheres de chá. sabonete líquido e 1 colher de sopa. eu. óleo vegetal. O processamento deve ser realizado a cada 3 dias à noite.
A flor é bastante resistente a outras doenças e pragas.
Reprodução
Propague a celosia por meio de estacas ou por meio do cultivo de mudas de sementes em casa.
No primeiro método, as estacas são preparadas primeiro. As estacas com cinco folhas são colocadas em água à qual são adicionadas vitaminas para o crescimento e sumo de aloé para estimular a formação de raízes. Quando o sistema radicular é formado nas mudas, elas são plantadas em uma mistura de solo nutritiva e regadas. Eles criam raízes após 2 semanas. Quando esquenta, eles são transplantados para um campo aberto.
Quando propagada por estacas, a planta se desenvolve mais rapidamente. É menos afetado por doenças e pragas. Mas as estacas reduzem o efeito decorativo das plantas futuras, por isso florescem esparsamente. Por causa disso, esse método raramente é usado.
A segunda maneira é mais eficiente. No início da primavera, as sementes são embebidas em um copo de água com a adição de 1 gota de preparações de Zircão e Epin. Em seguida, são espalhados em um recipiente sobre o solo umedecido a uma distância de 3 cm e pressionados firmemente no solo.
O vidro ou o filme protegem perfeitamente as mudas jovens da luz solar direta. O recipiente com as colheitas é colocado em um local quente e claro. As sementes não germinam em uma sala fria. O recipiente é aberto periodicamente para ventilação e umidificação. O filme é retirado após uma semana, quando as sementes germinam.
Quando aparecem duas folhas, os rebentos são transplantados para recipientes maiores e a distância entre eles aumenta para 5 cm. Depois de criar raízes, as mudas são fertilizadas com um complexo mineral para flores de interior.
Ao replantar os brotos crescidos novamente, para não danificar o sistema radicular, é aconselhável transplantá-los de um recipiente para um vaso de turfa e depois plantá-los em campo aberto junto com o vaso.
O crescimento adicional das safras depende da utilidade da iluminação. Se necessário, use iluminação adicional.
Exemplos em paisagismo
Inflorescências paniculadas estéticas de celosia - um elemento favorito dos paisagistas na criação de uma variedade de composições decorativas em canteiros de flores.
Suas variedades altas combinam bem com formas de arbustos perenes e pedras decorativas. Desta forma, eles decoram áreas volumétricas e cumes que parecem muito bem tratados. As espécies de baixa variedade são cultivadas tanto em grupos de composição quanto individualmente. Espécies de anões são usadas para crescer em vasos pendurados na varanda e loggia.
Esta flor é capaz de dominar a paisagem ou acentuar perfeitamente outras plantas. Pode ser combinado com todas as culturas ornamentais cultivadas no local. Uma ótima combinação será com cereais decorativos. Perenes com folhas decorativas - hospedeiros, geychera, brunner, samambaias, tiarella, chisetz sombreiam a beleza brilhante da celose em flor em panícula.
As composições de maior sucesso são quando usam flores do mesmo tipo, mas com cores diferentes. Tons suaves naturais e formas de flores simples, mas sofisticadas, são capazes de realçar as inflorescências de celosia mais brilhantes.
Os tons contrastantes das plantas vizinhas chamarão a atenção para cada elemento do canteiro. Juntos, eles trarão solenidade ao arranjo floral.
Cada sombra é um detalhe significativo que fará parte integrante de toda a paisagem.
Em um vaso de flores decorativo ao ar livre feito de concreto ou pedra natural, é melhor plantar celosia com inflorescências brilhantes, e em um vaso de flores branco, uma plantação monocromática de uma planta com flores da mesma, mas com sombra muito brilhante parecerá harmoniosa. Sempre parece original e impressionante.
Para informações sobre como ocorre o plantio de celosia em campo aberto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.