Pente de Celosia: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades comuns
  3. Reprodução
  4. Aterrissagem
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Controle de doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo
  8. Avaliações

Celosia comb é uma flor anual brilhante que é cultivada com sucesso tanto em chalés de verão como em casa. O nome da cultura vem do grego kelos, que significa "ardente, resplandecente". Se a sua escolha recaiu sobre esta planta interessante e você deseja cultivá-la você mesmo, deve se familiarizar com mais detalhes com as características e nuances dos cuidados com a cultura.

Descrição

Cockscomb de outra forma é chamado de cockscomb. O nome veio por um motivo, já que as inflorescências são, de fato, muito semelhantes aos brilhantes favos de galo. A planta pertence à família do amaranto, é cultivada anualmente porque não tolera geadas. Em um habitat natural, a altura de uma celosia é de cerca de 45 cm, mas em uma casa ou jardim, a cultura raramente cresce acima de 30-35 cm.

As flores da planta são de tamanho pequeno, agrupam-se em grandes inflorescências na forma de vieiras. As cores são representadas por quase toda a gama de cores quentes: amarelo, laranja, vermelho, rosa choque, carmesim.

Já as frutas são caixinhas contendo sementes. Seus jardineiros os usam para o cultivo subsequente de safras. A planta começa a florir em julho e termina em meados de outubro.

Se falarmos sobre fatos interessantes relacionados à cezion, então pode-se notar que os povos da África usam amplamente esta planta para alimentação... A cultura também é usada na medicina: as decocções das folhas de cristas de galo combatem com sucesso muitos processos inflamatórios no corpo.

Variedades comuns

Considere as diversas variedades de favo de crista, que são mais frequentemente escolhidos pelos jardineiros.

"Impressionar"

Esta é uma planta com folhas verdes claras e inflorescências arejadas. A cor varia do bordô ao escarlate brilhante. A altura da cultura não ultrapassa 25 cm.

"Imperatriz"

Outra variedade popular de tamanho reduzido, a altura chega a 30 centímetros. Os veios escarlates são claramente visíveis nas folhas e os botões têm uma atraente cor roxa.

"Atropurpurea"

Celosia com inflorescências enormes, muito pesadas e brilhantes. O caule é rosa e as folhas têm uma tonalidade verde clara. Altura - cerca de 20 cm.

"Coral Garden"

Esta variedade de veludo pode atingir 50 cm de altura, por isso é mais frequentemente cultivada em um jardim. Os caules são retos, bastante carnudos. As inflorescências são pequenas, semelhantes a vieiras, muito brilhantes.

Reprodução

Para conseguir material de plantio, no outono, é preciso cortar várias inflorescências murchas. Eles devem ser secos em local escuro e fresco. Feito isso, as inflorescências devem ser agitadas sobre o papel e as sementes acabadas são derramadas da planta em abundância. Essas sementes são colocadas em recipientes bem fechados e colocadas na geladeira.

No início de abril, as sementes estão prontas para o plantio. Mas primeiro eles precisam ser processados. Isso ajudará em ferramentas como "Zircon" e "Epin". Em um copo de água pura, dissolva uma gota de cada uma das preparações e o inóculo é embebido por 4 horas. Além disso, será útil tratar a terra e as sementes com uma solução de manganês - isso fortalecerá as plantações, tornando-as menos suscetíveis a doenças.

Vários sulcos são feitos no solo (no recipiente), mas você pode simplesmente soltá-lo e colocar as sementes.

Um solo feito de húmus e vermiculita, com uma pequena adição de areia limpa, é adequado como solo.

Não adormecem com o solo de cima, apenas ligeiramente pressionam e borrifam de um borrifador. Em seguida, eles cobrem com polietileno e colocam o recipiente com o material na parte mais quente do apartamento em um parapeito de janela bem iluminado. Em que a temperatura no apartamento não deve cair abaixo de +25 graus Celsius... Periodicamente, o polietileno deve ser aberto para que os brotos sejam ventilados.

Passará pouco mais de uma semana e você verá os primeiros brotos. Quando aparecerem 2 folhas em cada um deles, os brotos precisarão mergulhar, plantando cada um em um recipiente separado. Quando as plantas estão bem cultivadas, elas são plantadas em um vaso permanente e alimentadas com complexos minerais.

Aterrissagem

Já desmontamos o plantio em casa, mas muitas vezes a planta também é plantada em campo aberto.

Os favos de galo gostam muito de sol, por isso devem ser plantados em áreas bem iluminadas, onde não haverá correntes de ar frequentes.

As celósias são plantadas em grupos, a distância entre arbustos rasteiros deve ser de cerca de 15 cm, entre os grandes - no mínimo 35. A época ideal para o plantio é final de maio, quando você terá a certeza de que não haverá neve e geada. A temperatura correta do ar é de cerca de +20 graus Celsius.

O solo deve ser leve, fértil, ligeiramente ácido. Se a acidez for aumentada, usa-se calagem. Depois de escolhido o local e tudo preparado, eles começam a plantar as plantas. Isso é feito pelo método de transbordo: a planta é retirada do vaso junto com um torrão de barro e plantada no solo. Isso ajudará a cultura a criar raízes bem. No caso em que as vieiras foram mergulhadas nos vasos de turfa, é permitido plantar flores no solo diretamente neles. Após o plantio, as plantas são regadas.

Cuidados de acompanhamento

As atividades de cuidado incluem várias etapas obrigatórias.

Rega

Tanto a celosia de interior como de jardim não toleram bem o alagamento. Portanto, essas plantas devem ser regadas com moderação, apenas quando o solo secar. Na estação chuvosa, geralmente você pode passar sem regar antes do início do tempo quente. Após o abastecimento de água, a celosia de jardim deve se soltar e também arrancar as ervas daninhas que surgiram.

O horário correto para regar é o mais cedo possível, mas se isso não for possível, você pode adiar o evento para a noite. A água deve primeiro assentar e muitos jardineiros usam água da chuva - esta é a melhor opção. A temperatura do líquido deve estar à temperatura ambiente, pois a celosia não tolera água fria, mesmo que esteja quente lá fora, pode até morrer com isso.

Fertilizantes

O curativo superior deve ser administrado. Eles começam a fazer isso no segundo mês. Para esses fins, fósforo e potássio são usados. Muitos jardineiros também adicionam nitrogênio, mas isso deve ser feito com muito cuidado. Se você exagerar, a planta rapidamente ganhará massa verde, mas não terá força suficiente para flores.

Os fertilizantes complexos devem ser aplicados mensalmente. No entanto, jardineiros experientes aconselham usar uma tática diferente: dividir o fertilizante em várias partes, diluir em água e dar a cada rega. Assim, é possível garantir que a concentração de nutrientes no solo estará no nível desejado e estável, excluindo os excessos.

Quanto ao abrigo para o inverno, então não é realizado, porque mesmo com o melhor abrigo, a planta não sobreviverá.

Os galos são cortados e deixados a secar para a obtenção das sementes. Além do mais, a planta fica muito tempo armazenada na forma seca, então depois de coletar as sementes, você pode colocá-la em um vaso e apreciar o delicado aroma.

Controle de doenças e pragas

Em geral, o cetus-crista é muito bom em resistir a todos os tipos de doenças, as exceções são apenas as plantas muito jovens que ainda não receberam a imunidade adequada.

Uma das principais doenças da cultura é a perna preta. Aparece como resultado do excesso de umidade do solo ou do ar, bem como se as plantas estão muito densamente plantadas.A base do caule fica preta, o fungo a obstrui, impedindo o fluxo de seiva. Como resultado, a cultura fica amarela, seca e morre. O jardineiro precisa se lembrar que a perna preta infecta facilmente outras flores, portanto não será possível restaurar o caule de uma planta que está morrendo. Deve ser desenterrado e depois destruído. O terreno no local da flor escavada é tratado com cinza de madeira, outras plantas precisam ser temporariamente não regadas. As medidas preventivas de proteção contra a perna preta são que as sementes sejam desinfetadas com manganês antes do plantio, e o solo também seja derramado.

Outra doença é a clorose decídua, que surge da falta de ferro. Com esta doença, as folhas da cultura ficam amarelas, apenas as estrias ficarão brilhantes. Resolver o problema é bem fácil: basta alimentar a cultura com ferro e revisar as regras para seu cultivo.

Das pragas, a celosia é mais freqüentemente afetada por pulgões. Aparece onde há muitas formigas, então você precisa lidar com elas em um complexo. A sêmola espalhada pelas plantas ajuda no combate às formigas, e você também pode destruir formigueiros manualmente. No início, os pulgões são perfeitamente eliminados com água e sabão, mas se perder tempo e houver muitos insetos, apenas inseticidas fortes ajudarão.

    Além dos pulgões, as plantas também podem comer insetos como os ursos. Essas criaturas são onívoras, mas acima de tudo gostam de danificar as raízes, das quais sugam todos os sucos da vida, causando murcha e morte da planta. Os ursos vivem no subsolo, apenas ocasionalmente saindo para a superfície. Você pode destruí-los com inseticidas, que são melhor despejados no solo com água. E também muitos jardineiros amassam palitos de milho doce e adicionam veneno. Depois disso, o mingau é enterrado e, depois de algumas horas, as pragas rastejam para a superfície por falta de ar. Além disso, os malmequeres sempre podem ser plantados ao longo das bordas dos canteiros de flores - isso servirá como uma boa medida preventiva.

    Exemplos em paisagismo

    O pente de Celosia é um convidado frequente de muitos jardineiros. Ela fica bem em qualquer site, complementando-o de forma interessante com suas cores vivas e brilhantes.

    Na maioria das vezes, os galos são plantados em grupos em canteiros de flores. Ao mesmo tempo, eles podem ser combinados com flores de vários tons, mas o branco parece o mais impressionante.

    As vieiras também ficam originais com malmequeres: essas flores não são apenas bonitas, mas também úteis, pois ajudam contra muitas pragas. Além do mais, Celosia pode ser completamente diluída com nada: em um grande canteiro de flores, ela se sentirá muito bem sozinha. O principal é escolher vários tons, pelo menos dois.

    Essa cultura também é plantada ao longo dos caminhos. Para fazer isso, você deve escolher as variedades mais coloridas. Essas flores irão emoldurar com eficácia os caminhos e as paredes da casa e também servirão como um contraste interessante com outras culturas no jardim.

    Pentes internos são tão bons. Ao escolher variedades subdimensionadas, você só terá benefícios, já que esses pontos saturados serão adequados em qualquer interior, mesmo um clássico. E se preferir plantações em grupo, então a celosia vai decorar perfeitamente a varanda, transformando-a num verdadeiro jardim de flores.

    Avaliações

    Considerando as críticas sobre crested crested, podemos concluir que muitas pessoas gostaram desta planta. Não haverá nenhum custo para sementes, já que todos os anos, no outono, o jardineiro tem a oportunidade de coletar as sementes e plantá-las. Além disso, normalmente não surgem problemas com o cultivo, já que a planta não é muito exigente com o solo, o único ponto aqui é a necessidade de uma rega adequada.

    Mas acima de tudo, os residentes de verão gostam de como a cultura é bonita e original... Interessante por si só, também vai bem com outras cores, causando uma verdadeira extravagância de cores. Fica bem em um canteiro de flores, jardim de flores, slide alpino, em casa, em um parque ou praça.

    Existem também aspectos negativos.Por exemplo, alguns residentes de verão não gostam do fato de a planta ter uma baixa resistência à geada e ter que ser plantada novamente a cada ano. No entanto, não há nada que você possa fazer a respeito. E também os recém-chegados argumentam que a cultura facilmente adoece com doenças fúngicas, o que contribui não apenas para sua morte rápida, mas também para a rápida infecção de outras plantas no local. Mas mesmo aqui existe uma solução: levar em consideração todas as regras de cultivo e segui-las estritamente.

    Assim, comb celosia é uma planta espetacular e muito engraçada, que não será difícil de cultivar... Um tipo de cultura interessante e incomum pode facilmente substituir muitas flores mais caras e caprichosas, e a oportunidade de admirar as inflorescências após a floração, sem dúvida, encantará qualquer jardineiro.

    Veja o vídeo sobre o cultivo de celose a partir de sementes e como cuidar dela.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário