Celosia: tipos, melhores variedades, características de plantio e cuidados
Celosia é um belo vaso ou planta de jardim que pode se tornar a verdadeira decoração de qualquer canteiro de flores. Pode ser um arbusto anual ou perene, diferindo na altura e até no formato das inflorescências. Qualquer forma esta representante da família do amaranto recebe regularmente os epítetos mais admirados em seu discurso... Mas poucos residentes de verão decidem cultivá-la, porque a planta é considerada exótica e característica das latitudes africanas, e de forma alguma para a zona central da Rússia.
O que são celosia prateada e outros tipos e variedades de flores pertencentes a esta família? Como escolher a zona climática certa para seu cultivo? O plantio e o cuidado em campo aberto, em canteiros e em vasos, em casa, apresentam diferenças significativas, que devem ser levadas em consideração na escolha de uma variedade. Para entender essa questão, vale a pena estudar todas as características da celose com mais detalhes.
Descrição
Celosia é um género de plantas com o nome de origem grega, que apresenta um aspecto único e cores vivas das inflorescências. Pertence à família do amaranto, que também inclui achirantes, amaranto, beterraba. Na natureza, existem mais de 60 espécies dessas plantas, mas apenas 2 delas são utilizadas para o cultivo. Isso se deve em grande parte à termofilicidade do celosi - ele é encontrado na América do Sul e do Norte, na África e em países asiáticos.
Celosia parece muito atraente e decorativo. É caracterizada pela presença de formas arbustivas e herbáceas, incluindo subespécies anãs. Celosia refere-se a flores secas; ambas as espécies anuais e perenes desta planta são distinguidas pela longa floração e preservação a longo prazo da decoratividade.
Dependendo da variedade, suas flores aparecem como panículas compactas, espiguetas ou "cristas".
Celosia é caracterizada pelas seguintes características:
- o caule é ramificado, ereto;
- as folhas são largas e longas, lanceoladas ou ovais;
- arranjo de flores - nas axilas da folha ou no caule;
- o fruto é uma caixa, tem um diâmetro de 3-4 mm;
- altura 30-90 cm dependendo do tipo.
Todas as plantas do gênero são classificadas como comestíveis, sendo consumidas na maioria dos locais que compõem o habitat natural. As folhas novas e os rebentos, também amplamente utilizados na medicina tradicional, são seguros para comer. Celosia floresce no início de julho e dura até outubro (se as condições forem favoráveis). No futuro, seus brotos poderão ser usados em buquês como flores secas.
Visão geral das espécies e variedades, seus tons
No total, existem vários tipos de celosia cultivados como planta de jardim cultivada. Todos eles são altamente adaptáveis, na maioria das vezes cultivados como anuais com o plantio de sementes de plantas do ano anterior. Nas regiões do Sul é possível plantar formas arbustivas, mas logo nas primeiras geadas a planta corre o risco de morrer. É por isso que a celose herbácea é mais freqüentemente encontrada no clima russo.
Spikelet (em forma de espiga) ou celosia de Hutton
Não é o mais popular entre os jardineiros - a única exceção é a variedade Flamingo... No entanto, a forma em forma de espigão tem suas vantagens óbvias.Por exemplo, a altura dos caules - atinge 100-130 cm, o que torna esta espécie adequada para a confecção de bouquets e várias composições decorativas secas. A celosia de Hutton é altamente ramificada, tem uma forma alongada de folha pinada, é resistente ao frio e à seca.
A celosia em forma de espiga não se distingue por um efeito decorativo tão brilhante, mas também é muito boa tanto em buquês quanto em corte para secagem posterior. Uma das variedades mais famosas - "Penas de Flamingo", com uma base de inflorescência rosa pálido e uma ponta brilhante. A altura dos caules ultrapassa 1 m.
Prateado
A forma cultivada mais comum de celosia. A forma prateada é caracterizada por folhas ovais carnudas com um brilho metálico pronunciado - também pode ser cobre, bronze ou dourado. Todas as suas variedades são geralmente subdivididas em 2 categorias.
- Plumosa. Uma forma cujas inflorescências lembram plumas em cocares militares. Panículas exuberantes são cultivadas para corte e têm caules bastante longos.
Eles são uma variedade herbácea anual de celosia prateada.
- Cristata. Forma perene em climas tropicais e anual na Rússia central. É caracterizada por uma forma original em forma de pente, criada a partir de inflorescências acretas. A variedade de cores não é limitada - uma mistura de “pentes de galo” laranja, vermelho, amarelo e roxo parece muito elegante em um canteiro de flores. Na natureza, Celosia cristata não ocorre e é cultivada apenas em uma população cultivada.
Pentear
Esta forma de celósio é encontrada na forma de uma variedade anã ou subdimensionada - a altura de uma flor adulta não excede 65 cm. A borda sinuosa do pente da inflorescência fundida dá à planta um efeito decorativo especial. O nome popular "pente de galo" é especialmente comum em relação às variedades de cores vivas. O esquema de cores varia de amarelo e laranja a rosa, escarlate e carmesim.
Entre as variedades populares de celosia cristata estão as seguintes.
- Atropurpurea. A variedade distingue-se por uma magnífica combinação de folhagem suculenta verde-clara, caule e nervuras rosa. As inflorescências são vermelho-púrpura, luxuosamente coloridas e abundantemente púberes.
- "Impressionar". Uma das formas mais famosas, muito decorativa. As folhas têm uma tonalidade púrpura escura, as inflorescências são profundamente bordô, vermelho-vinho.
- Imperialis. Variedade anã, a altura dos caules não ultrapassa os 25 cm. Os rebentos e as folhas são pintados em tons de púrpura, com ricas veias vermelhas na superfície. As inflorescências também apresentam uma cor púrpura-bordô, mais próxima do carmesim.
- Coral Garden. Muito bela variedade de celosia, formando uma composição de formas complexas em um canteiro de flores. A altura das plantas é pequena, chegando a 25 cm, a mistura é formada por inflorescências de diferentes tons, do laranja ao rosa. A variedade distingue-se pela longa floração - de julho a setembro.
- Cherry Coral. Uma variedade anã em miniatura que cresce até 25 cm. A forma original das inflorescências de tom vermelho-vinho em combinação com a folhagem verde exuberante parece muito decorativa no canteiro de flores.
Paniculado e emplumado
Celosia plumosa também agrada com variedade de cores. Existem várias de suas variedades mais populares.
- "Pampas". De altura média, o comprimento dos caules chega a 70 cm, difere na floração longa e em cores variadas. As inflorescências paniculadas têm todos os tons do outono - do amarelo e laranja ao vermelho e carmesim.
- "Caracas". Adequado para horticultura, canteiros e canteiros de flores. A forma paniculada com luxuriantes inflorescências piramidais de tonalidade rosa-púrpura atinge a altura de 1 m.
- "Gueixa". Forma anã com caules compactos de não mais de 25 cm de altura. As panículas deliciam-se com uma variedade de tons.
A variedade é popular no cultivo de maconha.
- Feuerfeder. Variedade de até 35 cm de altura, compacta, é considerada universal para o plantio doméstico e ao ar livre.Os rebentos têm tom rosa esverdeado, as flores são ricas em escarlate, as folhas são claras.
- Goldfeder. Variedade compacta para plantar em vasos e canteiros de flores. Difere em um tom amarelo-dourado das inflorescências.
- Novo visual. Uma variedade popular com uma altura de caule de 35-40 cm, adequada para cultivo em jardins. Panículas escarlates brilhantes são favoravelmente realçadas pela folhagem roxa com um brilho metálico.
- Thomsoni Magnifica. Uma das variedades mais altas, conferindo ao jardim um toque requintado na sua decoração. Os caules atingem 80 cm, retos. As inflorescências piramidais são distinguidas por uma tonalidade bordô, que parece muito decorativa contra o fundo de folhas verde-rosa claras.
Esta lista de variedades de paniculata não se esgota. Escolher entre eles uma verdadeira decoração para o seu jardim não será difícil tanto para amadores como para profissionais da área do paisagismo.
Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar
Celosia são plantas que preferem naturalmente zonas climáticas úmidas e quentes. Nas condições da zona central da Rússia, mesmo as formas perenes podem ser cultivadas exclusivamente como anuais devido a um período insuficientemente longo de calor. Para o plantio, recomenda-se escolher áreas com alta insolação - em uma colina ou em uma área aberta. Neste caso, deve-se evitar a influência direta de correntes de ar ou água estagnada. Ambos os fatores são prejudiciais para a planta delicada.
O regime de temperatura para celose no cultivo interno deve ser de +16 a +22 graus. A flor precisa de muita luz, mas não é recomendável instalá-la perto de aparelhos de aquecimento. Vale a pena levar a flor da varanda e do terraço para dentro de casa se a temperatura externa cair a valores perigosos.
As preferências quanto ao tipo de solo em celosia exótica são bastante específicas. Ela prefere solos alcalinos de baixo teor de ácido. Se o local for altamente ácido, você deve pré-tratar o local de plantio com cal. Mas não vale a pena adicionar matéria orgânica.
Celosia trata negativamente, preferindo uma boa drenagem ao excesso de nutrientes.
É igualmente importante prestar atenção à soltura ideal do solo. É bom se fluir livremente e for drenado o suficiente. Se o solo for muito pesado, areia e húmus devem ser adicionados a ele. O substrato preparado deve repousar por pelo menos 7 dias. 2 dias antes do plantio direto da celosia, vale regar a área preparada para o plantio com solução de permanganato de potássio.
Ao comprar mudas em viveiro, é melhor escolher opções nas quais as raízes são colocadas em vasos de turfa. Portanto, será menos provável que os danifique com uma exposição descuidada. Além disso, essas celose se enraízam com mais facilidade, pois apresentam um ambiente familiar formado ao redor da raiz. Se o transplante for realizado para plantas germinadas de sementes, você deve manuseá-las com o máximo de cuidado e cuidado possível.
Características de pouso
Independentemente de se estar previsto o cultivo de celosia em vaso em casa ou as mudas serem colocadas em recipientes para posterior envio à horta, com autocultivo dessa planta, é imprescindível regular a densidade das lavouras. Para isso, as mudas semeadas no substrato são mergulhadas. O primeiro transplante aguarda a celose jovem quando aparecem 3 folhas. Eles são movidos para outro recipiente com o mesmo solo, aprofundado em 4-5 cm e mantém-se a mesma distância entre os brotos individuais.
Depois de se certificar de que as plantas criaram raízes, você pode alimentar com formulações especiais para variedades de flores. Além disso, a celose já está sendo preparada para transferência para campo aberto. Para isso, eles são novamente sentados, mas já em potes separados com uma mistura de turfa e húmus. Uma vez que a muda está enraizada, ela é alimentada novamente.
A transferência para um terreno aberto, cultivada a partir de sementes ou adquirida como mudas, estará pronta para sobreviver somente após a cessação completa das geadas noturnas. Se transplantadas muito cedo, as flores podem simplesmente congelar e morrer.Você pode transferi-los para o ar livre antes de meados de maio.
Em regiões com uma mola prolongada, o endurecimento da celose pode ser realizado. Para isso, as plantas em vasos e recipientes são levadas para fora por 2 a 3 horas por dia. Aos poucos, a duração da permanência das mudas fora de casa aumenta.
Esse endurecimento permitirá que as mudas se adaptem rapidamente às novas condições.
Celosia de variedades altas é colocada em um canteiro de flores a uma distância de 25-30 cm uma da outra. Os anões podem ser plantados mais próximos, 15-20 cm entre os espécimes individuais. A seqüência de ações será a seguinte.
- Uma pequena concha é feita no solo para as mudas.
- Se o local tiver um alto nível de água subterrânea, uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco.
- Usando a mesma ferramenta, a planta é removida junto com um pedaço de terra da zona da raiz, transferida para o buraco.
- As raízes da celosia colocadas no buraco são esticadas.
- O buraco é preenchido com terra manualmente. Não é necessário usar ferramentas, é preciso cobrir gradativamente as delicadas raízes com terra sem danificá-las. Não é necessário socar o solo, mas é recomendável evitar a formação de uma "saliência" na superfície, pois isso interfere no bom fluxo de umidade para as raízes durante a rega.
Plantar em um vaso
Recomenda-se começar a cultivar cellosi em uma panela na primavera. Este período é mais favorável para a transferência de plantas para um novo local de residência. Uma muda comprada em recipiente ou já existente, mas que precisa ser transplantada devido à raiz nua, é transferida para um novo local por meio de recarga, tentando não danificar as raízes. Um substrato com uma estrutura solta é preparado com antecedência, o recipiente é selecionado com grandes orifícios de drenagem. É 1/3 preenchido com seixos ou argila expandida.
Ao transplantar uma planta para um vaso, é muito importante não danificar a bola de barro. Ele é salvo e, em seguida, solo fresco é derramado por cima. Depois disso, é imprescindível regar o arbusto com água morna e, em seguida, adicionar novamente o substrato. Depois disso, é contra-indicado alimentar a planta por 2 semanas, é perigoso expor ao sol.
Regras de cuidado
Cuidar dos cereais requer algum esforço por parte do jardineiro. Tanto em casa como em campo aberto, precisa regular o microclima. A planta precisa especialmente de umidade. É a rega que deve ser estabelecida com especial cuidado: tanto o alagamento como a secagem do solo são perigosos. Na ausência de forte calor, pode-se colocar água embaixo da raiz todos os dias, sempre pela manhã.
Nos períodos de seca, vale a pena focar na aridez do solo.
É preciso cuidar da planta em canteiros e em vasos não só com a ajuda da rega. A remoção de ervas daninhas é obrigatória - as pragas podem entrar nas folhas das ervas daninhas. A fertilização também é necessária. É produzido com uma solução de fertilizantes minerais - 15 g da mistura complexa acabada são dissolvidos em 5 litros de água. A frequência do curativo superior deve ser de pelo menos 1 vez em 3 semanas.
Se houver alto risco de geadas, vale a pena considerar a possibilidade de abrigar uma planta termofílica. Uma miniestufa ajudará a proteger da morte a celose caprichosa, estenderá sua floração até o outono. Ao crescer em recipientes, a planta é trazida para a sala quando as temperaturas atmosféricas caem à noite para +5 graus.
Celosia de variedades altas em caule longo, de até 1 m, deve ser amarrada. Em ventos fortes, eles quebram facilmente, recebendo sérios danos. Espécies anãs e em miniatura não requerem tais esforços, pois estão perfeitamente protegidas pela natureza.
Opções de criação
O principal método de melhoramento para todos os tipos de celose é o cultivo a partir de sementes. A fim de preparar o material de plantio selecionado para transferência para o solo, é utilizada a imersão preliminar obrigatória. Uma solução aquosa em um volume de 200 ml é preparada com base em estimulantes de crescimento - 1 gota de "Zircon" e "Epin" é suficiente. Demora pelo menos 3 horas para manter a semente em tal ambiente.
As sementes embebidas são semeadas dentro de casa em vasos ou recipientes preparados desde a última década de março até a 3ª década de abril. Recomenda-se que o substrato de plantio seja à base de vermiculita e húmus, misturados em proporções iguais. No momento da semeadura, as sementes ficam distantes umas das outras, são levemente pressionadas contra a superfície do solo e, em seguida, borrifadas com água de um borrifador.
As mudas devem ficar sob o filme por 7 dias. Durante o período de germinação, as sementes são mantidas na luz, mas longe da luz solar direta, a temperatura ambiente ideal deve ser de + 23-25 graus. O solo é umedecido periodicamente, o filme é retirado, liberado da condensação. No cultivo em vasos (interior), é melhor plantar imediatamente em vasos separados, para não prejudicar as raízes no futuro.
Na germinação da celose a partir das sementes, recomenda-se dar-lhe um prolongamento artificial das horas de luz do dia, já que em meados da primavera ainda não é particularmente longo. O ideal será o uso de luz de fundo por um período de 4-6 horas. Com a semeadura em grupo, a colheita das mudas também será necessária, já que as sementes são pequenas.
Em média, é realizado pelo menos 2 vezes durante o forçamento dos rebentos.
As plantas anuais não são propagadas por estacas. Mesmo nas regiões subtropicais, ao plantar ramos cortados, existe um alto risco de que o arbusto resultante seja diferente do pai.
Coletando sementes para o plantio
Para colher sementes em celose já em crescimento no local, é imprescindível fazer um preparo preliminar. O material de plantio é retirado de inflorescências murchas no outono. Várias vagens de sementes devem ser separadas da planta com uma tesoura e enviadas por algum tempo para um local escuro sem acesso à umidade.
Depois de esperar até que as inflorescências depositadas sequem completamente, pode-se prosseguir para a próxima etapa. Depois de colocar uma folha de papel branco, é preciso sacudir a "caixa" com as sementes de maneira adequada. O material de plantio derramado permanecerá para ser coletado e guardado até o preparo para a semeadura. Ele não precisa de processamento adicional. As sementes são colhidas apenas no final da floração - em outubro.
Doenças e pragas
Celosia é uma planta bastante delicada que é sensível a mudanças nas condições ou cuidados. Em caso de alagamento do solo ou drenagem de qualidade insuficiente do solo, é ameaçado pela podridão das raízes - uma doença fúngica perigosa, também conhecida como "perna preta". Se a raiz for afetada, deve-se tentar salvar a planta ajustando a frequência de rega, transplantando para um novo substrato de composição mais solta, acrescentando cinza de madeira.
Não é bom para celion e plantio em solo excessivamente ácido. A deficiência de ferro, característica desses solos, leva ao desenvolvimento da clorose das plantas. Nesse caso, regar com preparações dissolvidas em água contendo os elementos químicos necessários pode salvar o dia.
Quando plantado em terreno aberto para a celose, é um grande perigo para os pulgões, que sugam os sucos celulares. Com uma quantidade significativa de danos aos tecidos, a planta pode simplesmente morrer. A praga pode ser destruída por tratamento químico com aficidas. Entre os remédios populares, o uso de uma mistura de 1 xícara de óleo vegetal, 2 colheres de chá é popular. sabonete líquido e 500 ml de água.
A composição é misturada e pulverizada na parte aérea da planta em intervalos de 3-4 dias ou até que os sinais de danos do pulgão desapareçam completamente.
Exemplos em paisagismo
Celosia é uma planta com flores que pode transformar completamente a aparência de um canteiro de flores ou borda. Ele também é usado para decorar varandas, terraços, varandas, saguões e corredores. Nesse caso, você deve escolher plantas subdimensionadas, por exemplo, cetáceos. Nesse caso, você pode até manter a flor em casa no parapeito da janela.
A forma em forma de pente também parece impressionante em plantações individuais devido às inflorescências densamente localizadas. Esta propriedade da celosia é ativamente utilizada por especialistas na área de paisagismo.A planta é plantada em meio-fio, emoldurada por cercas e ao longo do perímetro das paredes da casa. Ele pode ser usado para emoldurar um gazebo ou outra estrutura de jardim. Se for criado um jardim de flores volumoso, a celosia é colocada em sua parte central ou lançada ao longo da borda em uma faixa de 20-25 cm.
Na hora de decidir plantar outras plantas com celulose, vale atentar para o fato de que pode ser bastante difícil encontrar um par para ela. As espécies paniculadas são frequentemente combinadas com cereais ou plantas ornamentais decíduas. Um favo de mel amarelo pode ser sombreado com ageratum, centáureas.
No paisagismo, a celosia, por sua beleza brilhante, não fica sem atenção.
- Celosia paniculata fica bem em plantações multicoloridas - combinações brilhantes de folhas e inflorescências criam um clima alegre no design do local.
- Celosia spikelet de uma cor rara - branco com uma ponta rosa brilhante, pode decorar qualquer canteiro de flores ou varanda quando plantada em um recipiente.
- Em composições de paisagens espetaculares, comb celosia parece luxuoso, seus contornos expressivos são harmoniosamente enfatizados por folhas exuberantes, musgo texturizado, aparas de madeira.
Para informações sobre como cultivar e cuidar da planta, veja o próximo vídeo.
Super! Informações legais.
O comentário foi enviado com sucesso.