Brugmansia: descrição, tipos e variedades, características de plantio e reprodução
Brugmansia é extremamente pitoresca e se destaca entre outras culturas hortícolas por sua aparência impressionante. Suas flores grandes são em forma de sino tubular e lembram gramofones na aparência, as folhas também são bastante grandes, de cor verde brilhante. No passado recente, o arbusto foi classificado com o gênero Durman (Datura), mas depois foi identificado como um gênero independente de Brugmansia. Pela forma peculiar dos botões, a planta também é chamada de "cachimbos de anjo".
Descrição
Brugmansiya pertence a para a família Solanaceae, cresce na forma de um arbusto perene com flor e de uma árvore baixa. Em seu ambiente natural, a planta pode ser encontrada na América do Sul. A copa do arbusto é bem ramificada, com hastes verdes flexíveis e encaracoladas. Sobre eles estão placas de folhas de forma oval, ligeiramente oblongas, pintadas de verde escuro. Em algumas variedades, as folhas são serrilhadas ou pubescentes com pelos curtos.
O comprimento das placas foliares pode atingir em média 30 cm. A Brugmansia também apresenta formas variegadas. Durante o período de floração - no verão - flores tubulares se formam nas pontas dos caules, com mais frequência crescem sozinhas.
Os botões têm cores diferentes, dependendo da variedade, seu comprimento varia de 25 a 50 cm, e o diâmetro pode ser de 15 a 25 cm, eles estão sempre direcionados para baixo. Graças aos esforços dos criadores, variedades de brugmansia foram cultivadas com flores simples e duplas, além de serem também de duas camadas.
A cor pode ser muito diversa: branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa e lilás. Os botões têm um aroma bastante brilhante, que se torna mais intenso à noite. A floração ocorre alternadamente e pode durar de julho a dezembro, período após o qual os frutos em forma de vagem amadurecem. Em casa, a planta pode atingir no máximo 2 m, embora na natureza cresça muito mais alto. Freqüentemente, a brugmansia é plantada em forma de cuba ou cultura ambiente, pois é muito termofílica e não tolera geadas.
O crescimento ativo e rápido da brugmansia cai na estação quente.
Tipos e variedades
O gênero Brugmansia possui várias espécies, que diferem principalmente na cor e no tipo de botões.
Semelhante a uma árvore
Em seu ambiente natural, a planta pode ser encontrada no Chile, Peru, Bolívia e Equador. Floresce em branco ou rosa. O arbusto pode atingir 3 m de altura, os botões em forma de sino tubular têm cerca de 20 cm de comprimento. Devido à sua natureza tropical, esta espécie é cultivada em interior ou em estufa, uma vez que morre à temperatura de -1 graus. As características distintivas dos representantes das espécies são consideradas raízes fibrosas e caules lignificados.
As placas de folha têm formato elíptico com bordas sólidas e são cobertas por uma leve penugem.
Branca de neve ou a trombeta de um anjo
Esta brugmansia também é conhecida como arbórea em nosso país, em seu ambiente natural pode crescer até 3 metros, mas em casa a árvore atinge um tamanho bem menor. As flores nos representantes desta espécie são predominantemente brancas, embora, dependendo da variedade, possam adquirir uma tonalidade rosada e amarelo claro. Sua forma é alongada, tubular. As placas foliares são ovais, ligeiramente pubescentes, colocadas em pecíolos bastante longos.Os botões da planta são formados apenas quando os indicadores das temperaturas noturnas e diurnas se tornam sem grandes diferenças.
Esta espécie existe principalmente em formas híbridas.
Perfumado ou aromático
Esta brugmansia surgiu no Brasil, portanto um clima quente é preferível para ela. Em condições adequadas, a planta pode formar botões de flores durante todo o ano (dentro de casa). Ela cresce até 5 metros, então o teto da sala deve ser alto. Os botões também são bastante grandes, em algumas variedades o seu comprimento chega a 30 cm, são pintados de tom branco ou verde claro. Os representantes desta espécie diferem em um crescimento bastante rápido.
Dourado
As flores desta espécie têm uma bela e rica cor amarela. Além disso, as plantas têm folhas bastante grandes, em alguns exemplares chegam a 50 cm. O norte da Colômbia é considerado a pátria do arbusto.
Sangrento
Os representantes das espécies podem ser reconhecidos pela coloração laranja-avermelhada das pétalas, que também apresentam nervuras amarelas pronunciadas e bordas escarlates. Em altas temperaturas prolongadas (acima de + 25 °), a planta perde seus botões e não floresce. A espécie difere na resistência à geada, portanto é bem possível cultivá-la em uma zona climática temperada. Na natureza, representantes desta brugmansia podem ser encontrados no Equador e no Chile.
Multicolorido
A planta com flores tem um aspecto muito espectacular, razão pela qual recebeu este nome. Apenas as pétalas que aparecem são brancas, então se transformam em um tom de pêssego ou laranja. A altura da brugmansia é de 4 m, e as flores têm 30-50 cm.
Aterrissagem
A Brugmansia é cultivada principalmente em grandes recipientes. Deve ser plantada em solo aberto em regiões de clima quente, pois a planta é muito termofílica e difícil de tolerar geadas. Um arbusto cultivado em uma cuba precisa ser replantado várias vezes ao ano, porque cresce muito rapidamente, mas isso deve ser feito com cuidado - por transbordo. O recipiente deve ser bastante profundo e largo. Para um bom crescimento da brugmansia, solo nutriente com qualquer acidez é preferível.
A mistura de solo é frequentemente usada para palmeiras, mas você mesmo pode prepará-la misturada em proporções iguais:
- turfa;
- húmus;
- areia.
Você também pode pegar solo com folhas apodrecidas, turfa, húmus e perlita em partes iguais, adicionando terra com grama a eles (2 partes).
Cronometragem
Recomenda-se plantar brugmansia em solo aberto no final de maio, quando a ameaça de geadas noturnas finalmente passou. A temperatura ideal para arbustos no verão é + 18-28 °, e no inverno - + 8-12 °, com base nisso, floristas experientes recomendam o cultivo de uma flor como cultura em cuba, já que na via do meio não hiberna em campo aberto.
Tecnologia
Recomenda-se tratar o substrato para o plantio com uma solução leve de permanganato de potássio. No fundo da cuba ou cova de plantio, é necessário colocar drenagem sem falta, bem como composto ou esterco, em seguida colocar a planta junto com um torrão de terra e borrifar com a mistura de terra.
Vale a pena escolher um local para plantar ou colocar uma cuba com brugmansia bem iluminada, mas a luz deve ser difusa. A flor deve ser protegida de correntes de ar. Deve ser lembrado que na sombra, as trombetas angelicais florescerão esparsamente, mas a folhagem será abundante.
Sutilezas de cuidado
Ao cultivar brugmansy, você precisa saber que ela adora luz e calor. No inverno, se não for possível oferecer tais condições, você pode deixá-la em um quarto fresco até a chegada da primavera (a planta estará dormente). Os "tubos de arcanjo", que crescem em cubas, desenvolvem-se melhor a uma temperatura de + 23-25 °, no verão a divisão deve ser ventilada ou a planta deve ser levada para o ar livre. Para um animal de estimação verde interno, o lado sul com boa iluminação é mais adequado.
Na ausência de luz intensa, vale a pena considerar adicional.
Rega
Durante o período quente, a planta precisa de rega abundante e regular, após a floração, precisa ser ligeiramente reduzida... Brugmansia reage bem à pulverização, enquanto você não precisa permitir que a água entre em contato com os botões. Durante o período de descanso - no inverno - recomenda-se regar a flor raramente e com um pouco de água, mas não para que o solo seque. Se a planta florescer e se desenvolver no inverno, a umidade deve ser normal. É melhor levar água para irrigação que seja assentada e não fria.
Top curativo
Vale a pena começar a alimentar a brugmansia na primavera, para isso você pode tomar uma solução de verbasco na proporção de 1: 10 ou fertilizante com nitrogênio. Durante o verão, a planta é fertilizada com fertilizantes minerais e orgânicos complexos a cada 1-2 semanas. Durante a floração, você precisa fazer compostos com potássio e fósforo. No período frio, se a flor não estiver em estado de repouso, basta alimentá-la uma vez por mês, caso contrário não se usa fertilizante.
Poda
A brugmansia é caracterizada por um crescimento bastante rápido, portanto, necessita de um corte de cabelo, além disso, desta forma, pode-se modelar a coroa e dar-lhe a forma desejada. Os produtores experientes recomendam a poda no início da primavera. Primeiro, os galhos velhos e secos são removidos, o restante é reduzido em um terço. Pela primeira vez, a planta pode ser podada dois anos após a primeira floração.
Os ramos laterais devem ser deixados como formam a maioria dos botões. Durante o verão, também é necessário cortar periodicamente os enteados que aparecem: eles reduzem a abundância da floração.
Preparando-se para o inverno
Para o inverno, é recomendado mover a brugmansia para uma sala fria de +13 graus e abaixo (até +5), então a planta estará em um período de dormência e seu crescimento parará até a primavera. A flor não é alimentada e raramente é regada, mas é recomendável pulverizá-la e arejá-la regularmente. Quanto à iluminação, a planta deve organizar iluminação adicional (idealmente, o horário de verão deve durar cerca de 12 horas). As plantas que crescem em solo aberto são desenterradas para o inverno, divididas em várias partes (opcional). Cada um deles é colocado em um recipiente individual e armazenado no porão.
Pode acontecer que o topo da planta congele durante o inverno (a temperatura era muito baixa), então na primavera ela precisa ser cortada e enraizada na água, e então plantada da maneira usual. Se você quiser que a brugmansia continue a florescer no inverno, deve fornecer certas condições:
- quarto quente;
- boa iluminação.
É preciso lembrar que, neste caso, a planta se esgota rapidamente e pode morrer em alguns anos. Portanto, para desfrutar da beleza das "trombetas do arcanjo" por mais tempo, é melhor preparar adequadamente a planta para o período de dormência de inverno. Como você pode ver, não é difícil cuidar da brugmansia, mas ao mesmo tempo você pode obter uma flor espetacular que vai decorar qualquer casa ou jardim.
Métodos de reprodução
O processo de criação da brugmansia não é difícil, além disso, pode ser feito de várias maneiras.
Sementes
Uma flor assim cultivada é capaz de florescer por 2 a 3 anos de vida. Você pode propagar uma cultura por meio de sementes como esta:
- devido à estrutura bastante densa, é preciso arranhar um pouco a superfície das sementes - assim elas brotam mais rápido;
- manter as sementes em estimulador de crescimento por cerca de 2 dias;
- plante em um recipiente com solo leve até uma profundidade de cerca de 1 cm, umedeça, cubra com papel alumínio;
- manter o recipiente em local bem iluminado por 3 semanas, lembrando de ventilar;
- em seguida, remova o abrigo;
- as mudas precisam ser borrifadas 2-3 vezes ao dia com água fria;
- após o aparecimento de 4 a 5 folhas, as mudas mergulham em copos separados.
Mudas de dois meses podem ser alimentadas fertilizantes contendo nitrogênio, e depois de mais 2 meses - complexo. Ao usar este método, deve-se lembrar que muitas vezes a brugmansia não recebe características maternas e pode diferir no tamanho e na cor dos botões.
Estacas
O método de estacas é usado principalmente na primavera, então as estacas criam raízes rapidamente, embora seja possível realizar o procedimento no outono - antes do início da geada. As estacas devem ser fortes e ter pelo menos um garfo. Eles também precisam remover as folhas, esse procedimento vai manter as mudas fortes. O corte é tratado com estimulante de crescimento e colocado em um recipiente com água. Todos os dias é preciso trocar a água, depois de cerca de 10 dias, as raízes se formam, e a muda pode ser plantada no solo.
Após 4 semanas, o broto deve ser transplantado para um vaso maior.
Torneiras
Quando propagada por este método, a flor não difere em altura especial, mas floresce de maneira bastante luxuriante. É usado principalmente no final da primavera - início do verão. Da parte superior da planta são selecionados os brotos mais fortes do ano passado com 2 cm de diâmetro, que fazem cortes em forma de Y de um quarto da espessura e regados bem com estimulador de crescimento. Depois, no lugar dos cortes, é preciso colocar musgo úmido e embrulhar os brotos com filme, prendendo-os com linha.
Ao longo do mês, o musgo deve ser umedecido regularmente, o que pode ser feito com seringa. Após cerca de 30–40 dias, as raízes começam a se formar, então as folhas e os botões devem ser removidos do galho, o musgo deve ser removido e o próprio broto deve ser cortado e plantado em solo nutriente. Para que o enraizamento seja mais rápido e bem-sucedido, deve ser pulverizado todos os dias e protegido da luz solar direta.
Doenças e pragas
Embora a brugmansia seja uma planta venenosa, costuma ser afetada por várias pragas. Placas de folhas danificadas e botões podem ser vistos na planta, eles ficam amarelos e caem. Preparações inseticidas como "Actellik", "Agravertin", "Fiopharm", Plant Spray são eficazes contra parasitas. Devem ser aplicados várias vezes por semana, o verso das folhas e entrenós devem ser processados com muito cuidado. Das pragas, Brugmansia é mais frequentemente irritante:
- gorgulho - afeta as placas das folhas, elimina-as mecanicamente;
- mosca branca e pulgões - alimentar-se da seiva da planta, privando-a de forças;
- ácaro-aranha - manifesta-se pela presença de uma teia fina nas folhas, medidas auxiliares no combate - limpar os pratos com uma esponja úmida ou tratar com tintura de alho, dente-de-leão e mil-folhas;
- caracóis, lesmas e lagartas - podem aparecer na planta devido à alta umidade, o combate consiste no uso de inseticidas.
Com cuidados inadequados ou condições de detenção, brugmansia pode sofrer de várias doenças.
- Podridão cinzenta aparece do alagamento do solo. O tratamento consiste na remoção de todas as partes infectadas, tratando minuciosamente a parte moída com fungicidas e ajustando o regime de irrigação. Para fins preventivos, o círculo peri-caule é regado com uma solução de cal uma vez por ano, evitando-se a umidade e a estagnação da água nas raízes.
- Manchas e riscos a planta indica uma doença viral. É melhor destruir as plantas afetadas, caso contrário, podem causar doenças em outras culturas.
Outros problemas podem surgir no cultivo de brugmansy. Brotos muito alongados e quebradiços indicam falta de iluminação. Para que o arbusto volte ao normal, é necessário reorganizá-lo em um local com luz forte. O mesmo motivo pode ser manifestado pela falta de floração da brugmansia. Se um arbusto perde folhagem, significa que falta umidade.
Uso em paisagismo
Uma planta com botões grandes e graciosos vai decorar qualquer local... Os "cachimbos de anjo" ficam lindos em plantações em grupo no campo, no jardim ou em um canteiro de flores, mas o arbusto plantado sozinho também é extremamente charmoso. A planta é usada para decorar quartos, terraços, varandas. Mas com toda a beleza durante o cultivo, deve-se lembrar que é venenoso e é preciso ter muito cuidado se houver crianças ou animais em casa. Além do mais, pelo aroma bastante forte, não vale a pena deixar uma flor no quarto.
A encantadora brugmansia será durante muito tempo a decoração da sua casa ou jardim, se lhe dedicar um pouco de tempo, cuidando e cuidando dela.
No próximo vídeo, você está esperando a preparação da Brugmansia para o inverno.
O comentário foi enviado com sucesso.