Brachikoma: descrição das espécies, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Opções de criação
  6. Doenças e pragas

Muitos jardineiros usam braquicoma para decorar seu terreno. Para muitos, o principal critério para decorar um território é a despretensão das flores. O Bracihoma se distingue por essa mesma qualidade. Além disso, ela consegue deliciar seus donos com suas lindas flores durante todo o verão. Faremos uma descrição das espécies desta planta e falaremos sobre como plantar e cuidar dela.

Descrição

O braquicoma é uma erva anual ou perene usada para o plantio em campo aberto. Pertence à família Asteraceae. A Nova Zelândia e a Austrália são consideradas o berço dos braquicomas. Por aqui é cultivada como planta anual, pois tem medo do frio.

Se considerarmos o braquicoma do ponto de vista biológico, pode-se entender que é um pequeno arbusto muito ramificado, cuja altura é de 50-60 centímetros... As folhas variegadas têm uma tonalidade verde, quase esmeralda. Flores duplas ou simples são coletadas em inflorescências, lembrando a forma de cestos. Eles podem ser azuis, brancos ou lilases.

A exuberante floração desta planta extraordinariamente bela começa em meados de julho e continua até meados do outono.

Na maioria das vezes, essas flores são cultivadas para criar jardins de pedras, decorar caminhos de meio-fio. Além disso, podem ser usados ​​para decorar varandas ou terraços em casa ou no campo.

Espécies e variedades populares

Existem mais de 50 variedades de braquicoma. No entanto, para o cultivo em um clima continental ou continental temperado, apenas dois são os mais adequados. Vale a pena considerar seus recursos com mais detalhes.

Braquicoma Iberisolífero

Brachycome iberidifolia é uma planta perene de caule alto. Sua terra natal é a Austrália Ocidental. As folhas desta planta são bastante grossas, de cor verde. Além disso, cada folha é cortada em fatias. A floração começa no início do verão e dura quase até a primeira geada. As flores são coletadas em inflorescências que se assemelham a cestos. As inflorescências são coloridas de azul, rosa ou roxo. Existem várias variedades de tal planta. Os mais populares entre eles são os seguintes.

  • "Bravo" pertence à série alemã de variedades de Brachicoma. As flores de junco têm uma cor bastante variada.
  • "Manjenta Delight" É uma variedade relativamente nova. As flores também são liguladas, de cor roxa.
  • "Estrela Azul" É um braquicoma crespo perene. Durante a floração, o arbusto é pontilhado com flores de junco de um azul brilhante.
  • Céus de verão. O arbusto de tal braquicoma é completamente coberto por flores de borda. Eles se distinguem por seus delicados tons pastéis.
  • "Purple Splendar" é uma das variedades mais populares entre muitos jardineiros. As inflorescências atingem 3 centímetros de diâmetro. As flores que as constituem são de cor púrpura brilhante.
  • "Margarita" representa cestos em forma de estrelas, que compõem flores de junco brancas ou azul-claras.
  • "Bebê azul" É uma planta altamente ramificada, cuja altura é de 20 centímetros. As flores de junco são de cor azul. Na maioria das vezes, o braquicoma desta variedade é usado para criar rabatki, bem como slides alpinos.
  • "Valsa" - as subespécies desta variedade são representadas por flores em tons de azul claro e rosa claro.
  • "Bebé Roxo" - são arbustos bem ramificados, com altura de 20 centímetros.As flores são coletadas em pequenas inflorescências, cujo diâmetro não excede 4 centímetros.
  • "Lago de cisnes" É uma mistura de flores varietais, que se distingue por uma variedade de tonalidades: do branco pálido ao roxo brilhante. Devido à variedade de cores, eles são usados ​​para criar slides alpinos. Eles também são usados ​​para decorar esculturas de pedra.
  • "Estrela Azul" representado por delicadas flores azuis, cuja altura não é muito alta. Por isso, na maioria das vezes são plantados em cestos para decorar varandas ou sacadas.
  • "Maricas azul" É uma planta anual altamente ramificada com delicadas flores azuis. A floração é bastante longa, inicia-se nos primeiros meses de verão e termina no final de outubro. A planta é usada não apenas para plantar em canteiros de flores ou para criar um rabatka, mas também para plantar em vasos.

Braquicoma múltiplo

Brachycome multifida é uma planta com estreitas folhas lanceoladas de esmeralda. Eles são ligeiramente menores que os do braquicoma Iberisolado. As flores marginais de coloração rosa, branca ou lilás formam inflorescências que se assemelham a cestos. A planta desenvolve-se muito bem em solos rochosos. Por esse motivo, recebeu o segundo nome de "margarida da montanha".

Os jardineiros devem prestar atenção ao fato de que o braquicoma multipartido não gosta de fertilizantes orgânicos. Portanto, é melhor usar fertilizantes minerais para a alimentação.

Aterrissagem

Em seu ambiente natural, o braquicoma cresce em locais bem iluminados e secos. Portanto, ao crescer, é necessário levar isso em consideração. O local deve ser iluminado pelo sol o dia todo, não deve haver correntes de ar ou umidade sobre ele. Quanto aos solos, devem ser entulho leve, não ácido e bem drenado para que o ar possa penetrar profundamente nas raízes.

É melhor plantar esta planta em uma área dominada por solo de jardim rico em vários nutrientes. A maneira mais lógica é cultivar braquicoma a partir de sementes. É melhor usar um método de cultivo de mudas. A preparação das sementes deve ser feita com antecedência. Primeiro você precisa pegar um recipiente para o plantio. Em seguida, você pode lidar com o substrato. É preparado a partir dos seguintes componentes:

  • 1 parte de húmus decíduo;
  • 1 parte de areia grossa;
  • 2 partes de húmus comum;
  • 3 partes de gramado.

Quando tudo estiver pronto, você pode começar a semear o material de plantio. O substrato preparado deve ser bem umedecido com água e permanganato de potássio. De cima é necessário espalhar as sementes, polvilhar com uma fina camada de terra e, em seguida, cobrir com um filme transparente ou vidro. Depois disso, o recipiente deve ser movido para um local aquecido. Os primeiros tiros devem aparecer em apenas 1 semana.

Depois disso, o recipiente deve ser movido para um local onde haverá muita luz, e a temperatura do ar será aquecida até 21 graus. As mudas precisam de irrigação e ventilação regulares. Com o aspecto de 3-4 folhas, deve ser transplantado para um recipiente um pouco maior.

É necessário colher os brotos diretamente com um torrão de terra para não danificar as raízes jovens. A distância entre os brotos deve ser de pelo menos 6 centímetros.

Depois disso, é necessário iniciar o endurecimento das mudas, para o qual deve-se colocar os recipientes do lado de fora por alguns minutos. Você precisa começar com um minuto e, em seguida, aumentar gradualmente o tempo. Para evitar isso, você pode inicialmente semear as sementes em pastilhas de turfa. Neste caso, a rega deve ser feita com spray.

O plantio de mudas em campo aberto ocorre em abril, quando a geada já passou. A distância entre os brotos deve ser de 15 centímetros. De fato, no futuro, os arbustos vão crescer um pouco. As primeiras flores podem aparecer literalmente 20 dias após serem plantadas em terreno aberto.

Cuidado

Em casa, cuidar de um braquicoma não será tão difícil, pois praticamente não exige muita atenção a si mesmo.Como qualquer outra planta, ela precisa de rega, alimentação e poda, além de soltar o solo. Além do mais, antes do início das primeiras geadas, se o braquicoma ainda florescer no canteiro, pode ser transplantado para vasos e levado para uma sala quente. Nesse caso, ela poderá agradar a todos os presentes com sua beleza por algum tempo.

Rega

Este processo é muito importante para qualquer planta. Afinal, a umidade é necessária para todas as coisas vivas. A rega não é necessária com muita frequência, porque o braquicoma ama mais a terra seca do que o solo alagado. A rega é feita com água morna, que pode ser aquecida ao sol. É melhor fazer isso de manhã ou à noite, quando não há luz solar.

Top curativo

Os fertilizantes devem ser aplicados 3-4 vezes por temporada. Você pode usar curativos orgânicos e minerais. Cinzas de madeira, excrementos de galinha diluídos ou estrume são adequados como os primeiros. No entanto, os fertilizantes orgânicos devem ser diluídos em água. Se forem usados ​​fertilizantes minerais, eles podem ser adquiridos em qualquer floricultura de acordo com a estação do ano. A última alimentação é feita no início do outono.

Formando um arbusto

A poda é necessária para que a planta floresça mais abundantemente e abundantemente. É melhor prender o topo do braquicoma para isso. Também é necessário cortar regularmente todas as inflorescências que já murcharam. Isso fará com que o arbusto pareça exuberante.

Tratamento do solo

A terra precisa ser constantemente removida, porque a planta deve receber a quantidade adequada de ar. Se isso não for feito, o sistema radicular retardará um pouco seu desenvolvimento, o que afetará imediatamente o crescimento do arbusto. Fazendo isso, você precisa se certificar de que a enxada não toque nas raízes que estão muito perto da superfície... Além disso, o afrouxamento ajudará a lidar com ervas daninhas, que tiram muitos nutrientes do solo.

Opções de criação

Você pode propagar o braquicoma tanto por sementes quanto por estacas. Ambas as opções possuem características próprias.

Sementes

Como propagar esta planta por sementes em recipientes foi discutido anteriormente neste texto. Além disso, a semente pode ser semeada diretamente em terreno aberto. As sementes podem ser adquiridas em uma loja especializada ou simplesmente coletadas em seu site. Isso deve ser feito no início do outono. Nesse caso, se as sementes não forem colhidas, poderão semear por conta própria e germinar no ano seguinte.

Se um braquicoma híbrido foi plantado em um terreno pessoal, você deve evitar o cultivo dessas sementes. De fato, no resultado final, a planta não será capaz de reter suas características varietais. Além disso, o número de flores no arbusto será mínimo.

Em qualquer caso, só será possível semear em terreno aberto quando a ameaça de geada tiver passado completamente. Isso geralmente é feito no início de maio. Primeiro você precisa cavar a área preparada para o braquicoma, depois fazer sulcos rasos.

Eles devem ser semeados com sementes e polvilhados com uma camada muito fina de terra. Já depois de 7 a 10 dias, os primeiros brotos devem aparecer. Quando os brotos têm 3-4 folhas, eles podem ser desbastados para que no futuro não interfiram uns com os outros.

Para informações sobre como semear brihocoma, veja o próximo vídeo.

Estacas

Quem quiser aumentar o número de braquicomas em sua área, além de preservar todas as suas qualidades varietais, precisa usar essa opção de propagação como estacas. Primeiro você precisa cortar as estacas, cujo comprimento será de pelo menos 10 centímetros. É melhor usar um arbusto-mãe para isso. Este processo deve ser realizado no início da primavera. As estacas devem ser colocadas em um recipiente com estimulante de crescimento de raízes por 6-8 horas.

Enquanto isso, você pode começar a preparar o substrato. Para fazer isso, misture em proporções iguais a areia e qualquer solo fértil e encha em um recipiente. As estacas acabadas devem ser cuidadosamente colocadas no solo preparado e colocado em local aquecido e bem iluminado.

Em um mês, as raízes devem aparecer, o que significa que é hora de transplantar as plantas para um terreno aberto. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema raiz. É melhor tirar as mudas junto com um torrão de terra.

Doenças e pragas

O braquicoma é uma planta resistente a várias doenças. Mas se o solo estiver muito úmido, o sistema radicular começará a apodrecer. Nesse caso, é necessário transplantá-lo imediatamente para outro local. No fundo do orifício, é imprescindível preencher uma camada de drenagem. Antes do plantio, a planta deve ser bem inspecionada e todas as raízes podres devem ser removidas.

Quanto aos insetos, os caracóis ou as moscas brancas atacam os braquicomas. Se os primeiros aparecerem, eles deverão ser recolhidos manualmente. Para a prevenção, você pode usar grãos de café, que são dispostos ao redor do mato. Afinal, os caracóis não gostam desse cheiro.

No caso de aparecimento de moscas brancas, a folhagem da planta sofre. Afinal, esses insetos nocivos secretam um líquido que, posteriormente, corrói as folhas. Para destruí-lo, você pode usar produtos químicos, por exemplo, "Confidor".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário