Colchicum magnífico: descrição e cultivo
Proprietários de quintais raramente se limitam a plantar culturas exclusivamente comestíveis. Eles também querem decorar o espaço, para o qual uma variedade de flores é comprada e plantada. Alguns escolhem os clássicos: ásteres, lírios, gladíolos, dálias, peônias. Outros querem algo incomum e escolhem plantas silvestres com flores para plantar no jardim. Uma dessas plantas, o magnífico colombo, será discutida em nosso artigo.
Descrição
Colchicum (Colchicum speciosum) é uma erva pertencente à família Colchicum. Ela cresce no clima quente da Geórgia, do Cáucaso, do Território Krasnodar, bem como do Irã e da Ásia Menor.
Descrição botânica:
- altura - até 40 cm;
- rizoma - bulbo de formato alongado, com 5 cm de comprimento e 3 cm de largura;
- o comprimento das folhas de um colchicum adulto é 3,5 cm acima, 7 cm abaixo, 6 folhas no total;
- o magnífico açafrão de outono começa a florescer no final de agosto-setembro e continua até o final de outubro;
- durante o período de floração, 4 flores podem aparecer no arbusto, que podem ser rosas e roxas;
- quando a parte moída do colchicum morre, os frutos amadurecem nos ovários, que, com a chegada da primavera, crescem paralelamente à folhagem jovem, terminam de amadurecer em julho;
- é uma planta venenosa.
Variedades
Antes de começar a descrever as variedades populares do magnífico açafrão de outono, vamos nos familiarizar com suas formas.
- Colchicum speciosum f. álbum - uniforme branco. As flores são grandes, brancas como a neve.
- Colchicum speciosum f. atrorubens - formato vermelho escuro.
- Colchicum speciosum f. ordu. As flores desta forma são menores que as das outras, as pétalas são mais estreitas, a cor no centro é branca como a neve.
- Colchicum speciosum f. Dombai ou forma Dombai. Quase idêntico ao anterior, porém, o período de floração ocorre mais tarde.
- Colchicum speciosum f. giganteum ou um colchicum gigante. Recebeu esse nome devido ao tamanho da lâmpada. A cor das pétalas é lilás claro, o núcleo é branco, o perianto é em forma de concha.
- Colchicum speciosum f. Turquia - Formulário turco. Possui flores em cálice de tom lilás brilhante, branco no meio.
- Colchicum speciosum f. rubrum - difere de outras em grandes flores vermelhas.
- Colchicum speciosum f. veratrifolium ou forma de heléboro. Possui folhas dobradas e grandes flores lilases.
Bem, agora é hora de conhecer as variedades do magnífico colchicum. A maioria deles é obtida por hibridização desta espécie com outras. Para começar, considere aquelas que florescem na primeira quinzena de setembro.
- Rainha do outono. A altura da flor é de até 25 cm, as pétalas têm uma tonalidade púrpura escura, são decoradas com um padrão em "tabuleiro de xadrez", o miolo é branco.
- Beaconsfield. O caule não ultrapassa os 25 cm de altura, as flores são brilhantes, roxas, com anteras bordô e padrão variegado. Floração abundante.
- Violet Queen. Pode atingir os 20 cm de altura, tem flores lilases brilhantes com padrão em "tabuleiro de xadrez" e estames laranja.
Variedades florescendo em setembro.
- Antares. Altura da planta - 20 cm As flores são grandes, as pétalas são roxas claras por fora e por dentro - brancas com pontas roxas claras.
- Attlee. Também não ultrapassa os 20 cm de altura e tem flores roxas com miolo branco.
- E. A. Bowles. Uma variedade rara. Caule - 20 cm em forma de tubo roxo, as pétalas são lilases claras, esbranquiçadas no meio.
- Gracia. Cresce até 20 cm de altura. As pétalas da flor se abrem amplamente, têm pétalas lilases, embranquecendo em direção ao centro.
- Jarka. O caule tem 20 cm, as flores são lilases-rosadas, as pétalas estreitam-se nas pontas e adquirem uma coloração branca.
- Lilac Bedder. Altura da planta - 20 cm As flores são púrpura pálido, centro branco.
- Poseidon. Variedade de baixo crescimento - apenas 15 cm de altura. O caule está engrossado. As pétalas são lilases, a cor é uniforme, as anteras são avermelhadas.
- Zephyr. Ela cresce até 25 cm, as flores são roxas, o meio é branco-esverdeado.
Agora é a vez das variedades, que agradam aos olhos na segunda quinzena de setembro.
- Glória de Heemstede. O caule não ultrapassa os 20 cm de altura, as flores são bastante grandes, rosa lilás, variegadas, o miolo é branco.
- Arlequim. Variedade recém-criada. O caule tubular verde cresce até 20 cm de altura. As pétalas são lilases, o meio é branco como a neve. Tepals são voltados para dentro.
- Lilac Wonder. Altura da planta - até 20 cm Flores são lilases, matizadas, pétalas alongadas, estreitas. O período de floração é bastante longo. Uma lâmpada pode "liberar" até 20 flores.
- Nenúfar. Variedade Terry, muito apreciada pelos jardineiros. Altura do caule - 20 cm As flores são exuberantes, com estreitas pétalas rosa de até 15 cm de diâmetro.
Variedades de floração tardia.
- Dick Trotter. Começa a floração no final de setembro - início de outubro. As pétalas são arredondadas, de um púrpura brilhante no meio, tornando-se branco-esverdeado em direção ao centro. As anteras são amarelas. Altura da planta - até 20 cm.
- Gigante. A última variedade, sua época é outubro. As flores são grandes, lilases claras, brancas no meio. O caule é tubular, verde claro. Altura - 25 cm.
Plantar e sair
Cultivar colchicum magnífico ao ar livre é uma tarefa que até um iniciante pode realizar. Você só precisa levar em consideração algumas das nuances.
- A planta é plantada durante um período de dormência, quando perde folhagem e raízes velhas. Novos aparecerão em algum ponto de agosto, respectivamente, é neste mês que se recomenda plantar um açafrão.
- Os tubérculos são colocados em terreno aberto com boa respirabilidade e drenagem. A sua composição não é tão importante, o principal é que seja aromatizado com composto ou húmus. Proximidade indesejável das raízes às águas subterrâneas - elas contribuirão para o apodrecimento de todo o sistema radicular e a morte da planta.
- Se possível, plante um magnífico açafrão em uma área iluminada, embora também fique bem à sombra.
- Quando a folhagem começa a crescer, o açafrão precisa de umidade adicional. Mas assim que as folhas começarem a amarelar, a rega deve ser interrompida.
- Colchicum é magnífico - perene, pode crescer em um lugar por até 7 anos.
- Corte os botões desbotados com uma tesoura de jardim para manter o canteiro de flores atraente.
- Na primavera, alimente o colchicum com fertilizante contendo nitrogênio - isso promoverá o crescimento de uma folhagem grande e suculenta.
- O açafrão de outono não requer poda. Limpe as folhas e flores secas da planta.
- Wintering kolchikum implica o abrigo da área de cultivo com folhas caídas. Você não precisa desenterrar os rebentos.
- Todas as manipulações com o açafrão devem ser feitas com luvas - é venenoso.
Se a seiva da planta entrar em contato com a pele, pode causar queimaduras.
Doenças e pragas
Colchicum magnífico é suscetível a ataques lesmas e caracóisalimentando-se de sua folhagem. Os métodos para lidar com eles são os seguintes: entre as fileiras com plantas plantadas, recomenda-se despejar cascalho fino, pedra de casca triturada ou casca de ovo. Você também pode proteger o canteiro do jardim com ranhuras de plástico com água derramada nelas - as lesmas não serão capazes de superar este obstáculo. Quando o solo está alagado, o colchicum pode ser coberto molde cinza... Tratamento: irrigação com "Champion", "Cuproxat" ou "Topaz".
As partes severamente afetadas devem ser cortadas e queimadas.
Como propagar?
Existem 2 formas de reprodução do magnífico colchicum: semente e raiz. Vamos considerar ambos.
Seminal
Raramente é usado, pois a planta obtida a partir da semente só florescerá após 5 a 8 anos. Além disso, este método não é adequado para todas as variedades. Se você decidir experimentar, aqui estão seus estágios.
- Colete a semente em junho. Não guarde, tente jogá-lo fora o mais rápido possível.
- Prepare o solo: deve ser solto e fértil. Evite o alagamento.
- Cubra o fundo do tanque de plantio com pequenos seixos ou areia como camada de drenagem.
- Mergulhe a semente na água por um tempo, depois semeie-a no solo, não muito fundo.
- Regue as plantações de vez em quando.
As sementes não podem ser armazenadas por mais de 5 dias e apenas no frio. Os primeiros brotos aparecerão na primavera. Conforme fica mais quente, você pode movê-los para o local.
Uma grande vantagem da propagação de sementes é a possibilidade de obter mais espécimes do que ao dividir o bulbo.
Raiz
Usado com mais frequência. As fases de criação são as seguintes.
- Colete bulbos maduros em meados de julho. Prossiga com cuidado.
- Remova com cuidado o solo restante das cebolas sem tocar nas escamas.
- Mergulhe-os em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos.
- Remova as lâmpadas para secar.
- Coloque-os em uma sala escura e fresca (adega) antes de desembarcar.
- As cebolas são plantadas no terreno em agosto. Pré-afrouxe e fertilize o solo.
- A profundidade de plantio é de 12 cm, o intervalo entre os espécimes é de 20 cm.
- Recomenda-se transplantar o açafrão a cada 3 ou 4 anos com a destruição dos rebentos velhos.
No próximo vídeo, você encontrará as características do cultivo de açafrão.
O comentário foi enviado com sucesso.