Outono Colchicum: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar corretamente?
  4. Como cuidar?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

O açafrão de outono produz hastes de flores quando a maioria das safras já murcharam e estão se preparando para o inverno. Portanto, ele está incluído em canteiros de flores para todas as estações para fornecer aos canteiros de flores de outono. Flores delicadas ficam lindas quando o solo já está coberto de geada.

Uma planta milagrosa pode ser cultivada no seu jardim sem muito esforço, pois é despretensiosa e não necessita de cuidados especiais.

Peculiaridades

O outono Colchicum é uma planta herbácea bulbosa perene. Tem um segundo nome latino, Colchicum autumnale. Habitat natural - sudoeste da Rússia, todo o território europeu, exceto para os países escandinavos. A flor prefere crescer em prados e bordas de floresta.

Colchicum tem um ciclo de vida incrível associado às suas características botânicas.

  • Os bulbos permanecem abaixo da superfície do solo no inverno. Um tubérculo adulto de 7X3 cm de diâmetro tem forma oblonga, coberta por escamas, que se reúnem em um tubo na parte superior.
  • Com o início da primavera, vêm à tona folhas grandes e suculentas, de belo brilho, como se regadas com cera. Eles têm uma forma alongada e são coletados em uma cavidade de raiz. Mesmo sem flores, o canteiro parece atraente, a massa verde brilhante agrada aos olhos de abril a junho, depois a folhagem murcha e seca completamente até o outono.
  • A cápsula da semente com ovários polinizados se desenvolve no bulbo, hibernando sob o solo, na primavera vem à tona seguindo as folhas, o que não é típico da maioria das plantas. Externamente, o fruto é em forma de ovo com uma ponta pontiaguda. O fruto tem 3 a 5 cm de comprimento e contém sementes redondas e castanhas com 2,5 mm de diâmetro. Assim que a cápsula ficar marrom, ela é cortada e deixada para secar, então as sementes são removidas.
  • Durante todo o verão, o açafrão fica em estado de desbotamento, nesse período os bulbos vão ganhando força, preparando-se para a floração.
  • O açafrão de outono começa a florescer no final de agosto e não desaparece até o tempo frio. Cada variedade tem seu próprio período de tempo, algumas espécies florescem antes da primeira neve. O pedúnculo cresce até 25 cm, termina em uma bela flor grande de até 8 cm de diâmetro, cuja cor é variada: rosado, branco neve, lilás, lilás, com nervuras e manchas expressivas. As flores lembram sinos com pétalas tortas. Um bulbo pode produzir de 1 a 3 inflorescências.

Deve ser lembrado que todas as partes do colchicum contêm alcalóides e são venenosas. Não é recomendável plantar esta planta em jardins onde crianças pequenas brincam. Qualquer trabalho com açafrão deve ser realizado com luvas.

Variedades

O açafrão de outono pode ser considerado uma variedade clássica. Na sua base, muitos híbridos decorativos foram criados, surpreendendo com suas formas e cores: ondulado, terry. A maioria das espécies de colchicum floresce no outono, mas também há flores da primavera que se deliciam com sua beleza com o início do calor. Sugerimos que você se familiarize com a descrição das variedades mais populares.

  • Colchicum autumnale (outono). Cresce no centro e sul da Europa. Folhas e frutos aparecem imediatamente após o derretimento da neve. O arbusto cresce até 40 cm e as folhas murcham em junho. A planta desperta em setembro, liberando flores em forma de sino de tonalidade rosa.
  • Colchicum bornmuelleri (Bornmüller). Cresce nas cordilheiras da Ásia Menor. Possui folhas alongadas (até 35 cm) e flores com formato de lírio.Ela floresce até a geada com uma delicada cor roxa. Prefere locais ensolarados sem sombra.
  • Colchicum buzantinum (Bizantino). Distribuído no sul da Europa, na região do Mediterrâneo. Na primavera produz folhas lanceoladas de até 30 cm de comprimento.No final de agosto, um poderoso bulbo forma até 12 botões de cor púrpura. A planta continua florescendo até a geada.
  • Colchicum magnífico - Colchicum speciosum. O mais popular de todos os tipos de crockworms, tem folhas de 0,5 m de comprimento. A flor de outono é caracterizada pela presença de 1, 2 ou 3 grandes flores lilases com até 15 cm de diâmetro.
  • Colchicum agrippinum (Agrippa). Esta variedade tem flores roxas incomuns decoradas com manchas escalonadas. Por dentro, as flores têm pinceladas vermelhas e roxas. Além das inflorescências, a variedade se destaca pelas folhas longas com borda ondulada.
  • Colchicum cilicicum (Cilician). A planta alta - cerca de 59 cm - cresce dentro das fronteiras da Turquia. Floresce no final do outono, sob a própria geada. Durante a floração, o bulbo produz 14 a 27 inflorescências rosa com uma mancha branca no centro.
  • Colchicum luteum (amarelo). Cresce nas encostas dos prados em Tien Shan e no Cazaquistão, na base do derretimento de geleiras. Ela floresce na primavera, desde o início do derretimento do gelo até junho. Flores únicas de tom dourado crescem em um pedúnculo roxo alongado. A planta tolera facilmente baixas temperaturas, reproduz-se com ajuda de sementes, pertence a uma espécie rara, pode ser encontrada no Livro Vermelho.

Como plantar corretamente?

Colchicum se presta ao cultivo de sementes e bulbos. No entanto, você precisa escolher o local, o solo e a época certos, necessários para o plantio da planta.

Seleção de assento

Colchicum cresce bem ao sol, mas adora sombra parcial ainda mais. Se você plantar próximo aos arbustos, receberá sombra clara e invernos bem, coberto com folhagens deixadas por arbustos. Separadamente, os canteiros de flores para colchicum não são criados, caso contrário, a floração terá que esperar até o outono, e durante todo o verão o jardim ficará feio. Como os bulbos penetram profundamente no solo, o açafrão combina bem com plantas rasteiras com rizomas fibrosos (tenazes, pervinca). Eles não interferem entre si e garantem o florescimento do canteiro de flores da primavera ao outono.

Priming

Colchicum é despretensioso, tolera qualquer tipo de solo, mas para conseguir pedúnculos fortes e suculentos, deve-se preparar um solo nutriente, solto e leve. Para isso, é usada uma mistura de superfosfato: 1 colher de sopa. colher por metro 2 e cinza de madeira, diluída em água. O revestimento superior é realizado juntamente com a escavação e o afrouxamento. Composto e húmus são usados ​​a partir de matéria orgânica.

Colchicum cresce mal em solos pantanosos. Uma boa drenagem é essencial para evitar o apodrecimento dos bulbos. Solo argiloso pesado deve ser escavado com uma generosa adição de areia e turfa.

Tempo

Colchicum é transplantado quando os bulbos estão dormentes, a melhor época para plantar é agosto. A esta altura, as plantas já estão ganhando nutrientes, e as maiores e mais desenvolvidas delas podem florescer em setembro. O material de plantio mais fraco irá deliciar-se com a floração no próximo ano.

Os bulbos podem ser transplantados após a floração, em outubro, mas as mudas de agosto suportam o inverno mais facilmente, pois conseguem ficar mais fortes antes do frio.

Cultivo de sementes

Não é um método de cultivo popular, pois leva de 5 a 7 anos para florescer. Quem decide sobre isso deve realizar um determinado procedimento de pouso.

  • Encontre um lugar e prepare o solo: cave, solte, alimente com fertilizantes.
  • Imediatamente após a coleta das sementes, é necessário organizar a semeadura (no início do verão).
  • Depois de embeber por alguns minutos, as sementes são plantadas no solo a uma profundidade de 5-10 mm. Se você planta sementes no outono ou utiliza material adquirido, elas devem passar por estratificação, ou seja, as sementes embaladas em papel são enviadas para a geladeira por um longo período.

Após o plantio, as mudas são periodicamente regadas, desbastadas, capinadas e cobertas com ramos de abeto em invernos frios.As mudas podem não brotar por alguns anos, mas então os brotos ainda aparecerão.

Tubérculos

Os tubérculos são plantados em solo nutriente preparado. O material de plantio pequeno é introduzido no solo a uma profundidade de 5–7 cm, média - por 7–9 cm, a maior - até 14–16 cm. Os tubérculos devem estar a uma distância de 16–20 cm um do outro, conforme o açafrão cresce.

Durante o plantio do bulbo, a ponta do tubo da escala deve ser deixada acima do solo, pois o tubo torna-se uma espécie de “viaduto” para a brotação. Se for coberto com terra, a fuga terá que romper o solo. Após o plantio do colchicum, deve-se regar e polvilhar com uma camada de cobertura morta para evitar que o solo seque.

Como cuidar?

Colchicum é despretensioso e não é difícil de cuidar, mas se você precisa de um belo arbusto suculento com uma vegetação espetacular, terá que trabalhar um pouco. Cuidar do açafrão inclui várias atividades.

  • A rega é realizada apenas em períodos de seca severa.
  • O derretimento abundante da neve na primavera pode danificar os bulbos; ranhuras de drenagem devem ser feitas na área com o açafrão.
  • Como qualquer planta, o colchicum precisa ser removido. Especialmente as lâmpadas pequenas que estão perto da superfície do solo sofrem com isso.
  • A fertilização da primavera e do outono com misturas contendo nitrogênio dará à planta uma aparência saudável e exuberante.
  • As folhas e flores amareladas e secas são cortadas somente depois de estarem completamente secas.
  • Para o inverno, a área com o açafrão é coberta com composto e folhas caídas, criando uma almofada de ar quente que ajudará a planta a não congelar. As variedades ornamentais de colchicum podem ser sensíveis à geada, são isoladas com agrotêxteis ou ramos de pinheiro.

Rega

O açafrão de outono não gosta de muita umidade, pode levar ao apodrecimento das lâmpadas. A precipitação natural é suficiente para ele. Apenas na seca mais severa é recomendável regar à noite. A necessidade de regar pode surgir durante a floração ou plantio.

Top curativo

Fertilize a planta duas vezes por ano: na primavera e no outono. Na primavera, quando aparecem as primeiras folhas, são introduzidos no solo compostos nitrogenados: uréia (1 colher de sopa por metro 2) ou salitre nas mesmas proporções. Com a ajuda deles, as folhas ficam grandes e suculentas, e os bulbos acumulam nutrientes.

No outono, é preciso adicionar matéria orgânica: composto com adição de cinzas de madeira. Isso ajudará no florescimento ativo da planta.

Transferir

Um arbusto velho e crescido de 4 a 7 anos pode ser escavado sem dor para transplantá-lo em um solo nutritivo fresco. Neste momento, o bulbo da mãe provavelmente está no estágio de extinção. Saber quando transplantar uma planta é fácil. Se um grande número de folhas estiver concentrado em um cacho, então é hora de transplantar o colchicum, senão ele vai começar a doer e não vai florescer. O transplante pode ser combinado com a reprodução, separando e plantando lâmpadas filhas.

As plantas são retiradas na virada da primavera e do verão, quando a folhagem seca completamente. Os bulbos devem ser lavados cuidadosamente, tratados com uma composição de manganês, secos e colocados no porão até agosto, só então a planta é transplantada separadamente dos bulbos filhas. Se isso não for feito, a plantação crescerá demais, as plantas rapidamente sentirão falta de nutrientes e reagirão no outono com floração fraca com pedúnculos pequenos. O solo é enriquecido com húmus antes do plantio.

Métodos de reprodução

A reprodução pode ser feita de 2 maneiras.

Seminal

Este método envolve o cultivo da safra a longo prazo. A transformação das sementes em pequenos bulbos e seu crescimento até o tamanho do bulbo-mãe, capaz de produzir hastes de flores maduras, leva de 5 a 7 anos. Durante a propagação da semente, as características varietais da planta são freqüentemente perdidas. As sementes são colhidas em junho, cortando-se os frutos antes que estejam completamente escuros e abertos. Eles terão que secar à sombra. Quando as cápsulas se tornam quebradiças, as sementes devem ser removidas delas e transplantadas para o solo preparado.Se você não pegar a tempo e as caixas ficarem pretas na planta, você terá que esperar pelos primeiros brotos em 2 a 3 anos.

As mudas podem ser cultivadas ao ar livre ou em caixas. Deve-se notar que existem apenas alguns tipos de crockworms que se prestam à reprodução de sementes:

  • florescendo na primavera;
  • tendo apenas 1 lâmpada (sem filha), por exemplo, colchicum amarelo.

Bulboso

A propagação vegetativa é generalizada, envolvendo o uso de lâmpadas filhas. Quando a planta-mãe cresce repleta de "filhos", muitos caules e folhas aparecem na planta na primavera, o que significa que o arbusto está pronto para o reassentamento. Você precisa localizar a planta e desenterrá-la no final de julho, quando as folhas finalmente murcharão. Os tubérculos atingem uma profundidade de 33 cm, por isso trabalhe com muito cuidado para não os danificar. Em seguida, separe cuidadosamente as cebolas minúsculas, armazene-as no porão por 1–1,5 meses e só então plante-as.

Ao trabalhar com lâmpadas, é preciso tentar preservar as escamas tegumentares.

Doenças e pragas

O açafrão de outono raramente é afetado por pragas. Mas com abundância de umidade e calor, a planta pode ficar coberta de podridão cinzenta. Nesse caso colchicum é tratado com preparações fungicidas (Kuprokstat, Champion). As partes doentes da planta devem ser removidas, o solo deve secar e a pulverização preventiva com as mesmas preparações deve ser realizada.

Outro infortúnio para o açafrão é a invasão de caramujos e lesmas, atraídos pelas folhas suculentas da planta. Para combater a praga, o medicamento "Metiocarbe" é usado, e o "Metaldeído" também ajuda. Também existe um método popular. Para expulsar visitantes indesejados, eles colocam pedras quebradas, seixos ou cascas de ovo ao redor das plantas, cujas bordas afiadas evitam que as pragas se alastrem para as plantas saudáveis.

No próximo vídeo, plantar e cuidar do açafrão de outono em campo aberto espera por você.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário