Colchicum (colchicum): descrição, tipos e variedades, como plantar e cuidar?
A planta colchicum recebe o nome do nome grego para Cólquida - o território na costa do Mar Negro. Foi lá que essas plantas foram originalmente descobertas. Hoje, o colchicum começou a ser cultivado em jardins e parques, e entre as pessoas essa planta é conhecida pelo nome de "colchicum" ou "cor de outono", assim chamada devido à floração no final do outono. No entanto, é importante notar que nem todos os colchicum florescem no outono. Existem algumas espécies desta planta que florescem imediatamente após o derretimento da neve, com a chegada da primavera.
Descrição
Colchicum (também conhecido como colchicum) é uma pequena flor com um ciclo de vida curto. Ele relata a plantas bulbosas silvestres e de jardim, mas pode ser usado para forçar flores de bulbos e como uma versão interna, colocada em um vaso de flores. A flor de Kolkhikum se assemelha a um sino alongado com 6 pétalas, que são rosa, branca, roxa, roxa ou amarela com vários tons - tudo depende do tipo e variedade da planta.
A floração nesta planta perene dura em média de 12 a 21 dias, após os quais a parte aérea da planta morre.
Durante a floração, o açafrão é polinizado por insetos, forma uma caixa de frutas, mas só dá para ver essa fruta madura no ano seguinte, na primavera - época em que a grama germina em forma de placas de folhas e os talos de flores são formado.
Na cápsula tricúspide do colchicum, as sementes de cor marrom-marrom se formam e amadurecem. Sua maturação plena, necessária ao processo de reprodução, ocorre apenas no final do verão., portanto, para obter material de plantio eles são deixados na fábrica para o inverno sob a cobertura de neve. A folhagem do colchicum tem uma cor verde esmeralda e se assemelha a uma folha de alho selvagem ou lírio do vale na estrutura, o comprimento da lâmina da folha na maioria das espécies é de 27-30 cm. Em meados do verão, as folhas começam lentamente ficar amarelo, morrer e secar, portanto no início do outono, antes do início da floração, os pedúnculos estão nus.
O sistema radicular da planta apresenta-se em forma de bolbo, a sua forma é oval e exteriormente recoberto por densas formações escamosas de folhas velhas. De cada bulbo há um crescimento espesso de pedúnculos, seu número varia de 3 a 12.
As flores do açafrão são bissexuais, as variedades híbridas podem ter uma estrutura de pétalas duplas. Durante o período de floração, a maioria dos colchicum exala um aroma muito delicado e agradável.
Tipos e variedades
Pelo menos 60 variedades diferentes de colchicum foram encontradas na natureza, além disso, a partir delas, com a ajuda de trabalhos de seleção, muitas formas híbridas foram criadas. Aqui estão as variedades de colchicum que florescem no outono.
- Colchicum é alegre. Esta planta tem outro nome - açafrão de outono brilhante. O seu habitat são os prados, orlas florestais e clareiras das regiões da Ciscaucasia, bem como as partes baixas do Volga e do Don. As flores desta espécie são grandes e apresentam uma cor lilás ou roxa. Até 3 pedúnculos crescem de um bulbo com um diâmetro de 3-3,5 cm. As pétalas das flores têm 3-4 cm de comprimento e os estames até 2 cm. A floração começa em agosto e vai até outubro.
- Açafrão outonal cresce em áreas cobertas de grama, em áreas secas e abertas - em prados, clareiras, contrafortes.Na natureza, a planta pode ser encontrada nos territórios do Cáucaso, Transcaucásia, Krasnodar e Stavropol. As flores são grandes, brancas, rosa pálido e lilás. Um bulbo cresce 1-3 pedúnculos e 3-4 folhas verdes. O período de floração começa no início de setembro e dura 3-4 semanas. A altura das plantas é de 35-37 cm, prefere um clima temperado.
- Colchicum magnífico - encontrada em prados e nas regiões de estepe do Cáucaso, Geórgia, Território de Krasnodar. Durante a floração, o bulbo produz 3-4 flores de cor púrpura claro ou púrpura. Essa planta tem um bulbo grande, de até 5 cm de diâmetro, e as folhas das perenes são pequenas, até 7 cm de comprimento, não ultrapassando 6 delas crescem. A fase de floração começa em setembro ou outubro, as sementes amadurecem em julho do próximo ano e têm 3 mm de tamanho. A planta atinge uma altura de 38-40 cm.
- Colchicum "Waterlili" - um híbrido, que foi obtido cruzando colchicum de outono e magnífico. O resultado é uma planta cujas flores são muito grandes, duplas, com várias pétalas, pintadas em ricos tons de roxo-rosa. O híbrido varietal revelou-se subdimensionado e não ultrapassa os 20 cm de comprimento, é exigente quanto à composição do solo e não tolera geadas de inverno, necessitando de abrigo. As folhas da planta são longas, atingindo 25 cm, em junho já morrem completamente.
- Colchicum de Bornmüller - uma planta compacta, encontrada na natureza, cresce até 13-15 cm, o diâmetro da flor atinge 8-10 cm. Até 6 pedúnculos são formados a partir de um bulbo. A fase de floração começa em setembro, as folhas crescem com os pedúnculos e são de cor verde claro. A cor das pétalas é rosa, no centro da flor escurece para roxo.
- Colchicum "gigante" - uma forma híbrida, derivada de uma combinação de colchicum de Bornmüller e colchicum gigante. A floração em uma planta perene bulbosa começa no início do outono, as flores são grandes, têm uma cor cereja rica com um ponto de luz característico no centro. Pedúnculos crescem até 15-25 cm.
- Colchicum Bizantino - é raro, mas apresenta uma forma invulgar de pétalas duplas, que apresentam um ligeiro afiamento nas pontas. O diâmetro das flores atinge 10 cm ou mais. 10-12 pedúnculos são formados a partir de um único bulbo. A altura das plantas em condições favoráveis pode chegar a 60 cm. As folhas são longas, até 25-30 cm e de largura, até 10-15 cm. Esta espécie começa a florescer em agosto, a cor das pétalas é branca ou roxa .
Existem também variedades de colchicum que florescem na primavera.
- Colchicum Ankara - uma espécie raramente encontrada na natureza, que tem um tamanho compacto e cresce até 10-15 cm. É encontrada na Moldávia, na península da Crimeia, na Ucrânia, nas regiões montanhosas do oeste da Turquia. A floração começa no início da primavera, após o derretimento da neve. De cada bulbo, formam-se 8 pedúnculos, circundados por três folhas. O período de floração desta planta perene é curto e não passa de 2 semanas.
As folhas das perenes são alongadas, lanceoladas, crescem com os pedúnculos e morrem no final da floração. A cor das pétalas é lilás.
- Colchicum amarelo - nas condições de seu habitat natural, a planta pode ser encontrada perto de geleiras no Tibete, Himalaia, Pamir, Tien Shan. A perene floresce em um momento em que a cobertura de neve está derretendo no sopé. O tamanho da flor desta espécie é pequeno, apenas 3 cm de diâmetro. As pétalas são pintadas de amarelo brilhante, os pedúnculos crescem apenas 15 cm, as folhas são de cor verde escura e seu crescimento ocorre paralelamente à formação dos pedúnculos.
- Colchicum húngaro - a área de crescimento deste tipo de colchicum é o território da Grécia, Hungria, Jugoslávia e Albânia. Flores perenes no final do inverno - início da primavera. As flores são pequenas, de cor branca ou rosa avermelhada.As placas das folhas são formadas simultaneamente com os pedúnculos, mas na superfície externa das folhas pode-se ver uma camada de pelos pequenos e finos. A planta é muito compacta, sua altura não ultrapassa 10-15 cm.
- Colchicum de Kesselring - na natureza, esta espécie pode ser vista nas regiões alpinas e subalpinas, localizadas a uma altitude de 2.000 m acima do nível do mar. Além disso, esta espécie de planta foi encontrada no sopé do Pamir e Tien Shan. A floração desta planta perene bulbosa começa na primavera, quando a cobertura de neve derrete. Os bulbos de pequeno porte produzem de 1 a 4 pedúnculos com pequenas flores brancas. No verso da pétala há listras, pintadas em um tom púrpura-lilás contrastante.
Em chalés de verão, os cultivadores de flores são plantados variedades híbridas. Esta planta perene bulbosa não é muito caprichosa e cria raízes muito bem em um jardim de flores. A planta é muito difundida e é cultivada ao ar livre na maioria das regiões da Rússia.
Pouso em terreno aberto
Colchicum gosta de crescer em ambientes ensolarados ou ligeiramente sombreados, a planta pode tolerar bem a falta de umidade, mas a umidade excessiva no solo pode levar ao fato de os bulbos da planta apodrecerem, e apodrecimento cinza aparecer na flor ou ela ficar exposta a uma invasão de lesmas... Por esta razão ao pé de árvores e arbustos, o açafrão não deve ser colocado.
A maneira mais fácil e rápida de cultivar açafrão a partir de bulbos, portanto, os jardineiros geralmente não criam com sementes. Os bulbos são comprados em lojas especializadas ou desenterrados de seus próprios canteiros de flores para aumentar o número de espécimes em crescimento. Os bulbos adquiridos na rede varejista estão maduros e prontos para o plantio. E os espécimes que você planeja desenterrar no jardim de flores devem ter folhagem completamente amarelada e vagem de semente madura.
Essas cebolas são colhidas de junho a julho, para isso são desenterradas, lavadas em água com adição de permanganato de potássio e secas em local escuro e seco. Você receberá cebolas bem desinfetadas e secas por este método mais perto de agosto.
Antes de plantar em terreno aberto, você precisará preparar o solo. Colchicum ama substrato leve, solto e nutritivo, sem estagnação de umidade nele. Por esse motivo, você precisa escolher um local sem buracos e baixadas. Para o plantio de bulbos, são preparados buracos, sua profundidade deve ser de pelo menos 25-30 cm... Esta planta perene fica linda em um jardim de flores se for plantada em grupos. No primeiro ano, os bulbos florescem muito mal, mas com o tempo, cada bulbo produz cebolas baby, que criam uma densa cobertura floral durante o período de floração.
Cronometragem
Colchicum tem diferentes épocas de floração, que dependem da variedade da planta. Portanto, ao plantar bulbos em campo aberto, isso deve ser levado em consideração.
- As plantas que começam a florir na primavera devem ser plantadas do início ao final do verão. Nesse ponto, os bulbos e as sementes estão maduros o suficiente e prontos para serem desenterrados. No outono, eles podem ser plantados novamente.
- Bulbos de plantas varietais florescendo no outono (a grande maioria deles), deve ser armazenado em local fresco até o próximo ano e plantado no solo em agosto.
Se você conseguiu adquirir espécimes de flores de outono grandes e fortes, eles podem florescer mesmo imediatamente após o plantio.
Mas para isso é necessário que o tempo não seja chuvoso e quente. Para manter o florescimento abundante e a formação de bebês de cebola no colchicum, a planta deve ser transplantada a cada 3 ou 4 anos.
as regras
Para crescimento e desenvolvimento normais de açafrão bulboso perene é necessária uma boa drenagem, portanto, uma camada de tijolos quebrados e areia do rio é colocada na parte inferior das luas de aterrissagem e uma camada de substrato de solo solto é derramada no topo. Solo alcalino ou ácido é considerado o mais adequado para o cultivo de colchicum.
Se você quiser propagar o açafrão por meio de sementes, ranhuras estreitas são feitas para semeá-lo em um substrato solto de solo fértil e areia. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de 5 a 7 cm, polvilhadas com terra e, de vez em quando, irrigar conforme necessário, fazendo isso até que uma cobertura de neve estável seja formada.
Para plantar lâmpadas de colchicum, o solo é pré-fertilizado. Para cada metro quadrado, você precisará preparar uma mistura de solo composta por 1 balde de húmus, ½ balde de areia de rio, 1 litro de cinza e 50 g de fertilizante superfosfato. No solo preparado, são feitos furos, com uma distância um do outro de pelo menos 20 cm. A profundidade do furo depende do tamanho dos bulbos: espécimes pequenos são enterrados no solo por 10-15 cm, e grandes - por 18-20 cm.A distância entre as covas de plantio é de 15-20 cm.Os bulbos plantados são borrifados com terra e irrigados com água morna.
Em processo de plantio de bulbos é importante garantir que os pontos de crescimento dos pedúnculos, que são formados por escamas bulbosas, sejam ligeiramente visíveis do solo - isso tornará mais fácil para o botão formado romper a espessura da terra e chegar à sua superfície.
Em condições favoráveis, as flores de açafrão desabrocham 40-45 dias após o plantio.
Recursos de cuidados
Cultivar colchicum no jardim não é particularmente difícil para os cultivadores de flores experientes, uma vez que esta planta cria raízes bem e é pouco exigente para cuidar. Depois de plantar os bulbos, é preciso cuidar deles antes da chegada do inverno - afrouxe e aplique cobertura morta no solo, remova as ervas daninhas se necessário e também construa um abrigo da geada para algumas variedades... Um ponto importante no cuidado do colchicum é que no momento de murchar sua folhagem e algumas inflorescências, é impossível removê-las por corte, visto que essas partes aéreas são vitais para a planta para que o bulbo se nutra e amadureça plenamente.
Rega
Umedecer o solo é necessário durante a floração e desde que o calor prolongado se estabeleça no verão. Se não houver seca, a planta terá precipitação atmosférica suficiente, que, em quantidades moderadas, desempenha o papel de irrigação natural.
É importante lembrar que o excesso de umidade é prejudicial para esta flor.
Top curativo
Fertilize o solo em que o açafrão cresce, não mais do que 2-3 vezes durante todo o período de verão. Para isso, adubo mineral de nitrogênio-fósforo-potássio é adequado, o qual é consumido em uma quantidade de 25-30 g / 1 sq. m. Para melhor assimilação do fertilizante pela planta, o complexo mineral pode ser diluído em água, a solução é preparada na proporção de 2 g de fertilizante por 1 litro de água. Na temporada de outono o solo é fertilizado com a adição de composto.
Transferir
Uma planta perene é capaz de manter sua atratividade decorativa e crescer em um lugar por 7 anos, no entanto, os jardineiros recomendam transplante colchicum a cada 3-4 anos para um novo lugar... Se isso não for feito, com o tempo, os bulbos do bebê crescem fortemente, eles ficam próximos uns dos outros, então a floração se torna menos abundante. A época mais favorável para o transplante é o final de junho, quando as folhas da planta morrem completamente e a floração ainda não começou.
Para completar o transplante, a planta fica de pé desenterrar cuidadosamente e separar as lâmpadas filhas do espécime parental... Para transplantar corretamente, apenas lâmpadas filhas são usadas, e a parte materna não é transferida para um novo local. O material de plantio é lavado com água, desinfetado com solução de permanganato de potássio e seco.
Depois disso, a uma temperatura não superior a 24 graus, os bulbos estarão esperando por eles no outono, e o ciclo de crescimento e desenvolvimento da planta jovem se repetirá novamente.
Métodos de reprodução
Além da propagação por bulbos, o colchicum também se propaga por sementes, mas este método faz com que você espere muito tempo pela floração, cerca de 6 a 7 anos a partir do momento da semeadura.... Este é o período necessário para que a planta cresça e forme um bulbo maduro. As espécies com floração da primavera e as variedades que não são capazes de formar bulbos filhos reproduzem-se de maneira semelhante.
Se as sementes recém-colhidas de cápsulas maduras não pudessem ser semeadas imediatamente no mesmo ano, então no futuro, antes da semeadura, as sementes devem ser estratificadas. Esse processo leva pelo menos 6 meses, enquanto as sementes são armazenadas na geladeira. Para aumentar a germinação do material de plantio, eles precisarão ser embebidos em água antes do plantio.
Após a semeadura, os primeiros brotos de colchicum só podem ser vistos um ano depois, às vezes até mais tarde. As plantas jovens precisarão ser desbastadas e capinadas para remover as ervas daninhas, e um abrigo deve ser construído para elas durante o inverno. O cultivo de colchicum a partir de sementes exigirá muita força e paciência de sua parte. Como planta doméstica, os bulbos de açafrão são plantados em um vaso de flores e as inflorescências são destiladas. Eles fazem isso no final do verão e usam lâmpadas jovens e fortes.
Doenças e pragas
Colchicum atrai atenção lesmas e caracóisque gostam de festejar em suas partes aéreas das folhas. A invasão dessas pragas é observada se houver alagamento do solo no jardim de flores... Para evitar a rega, faça a rega dosada, e uma camada de cascas amassadas, cascas de ovo ou cascalho fino é derramado entre as plantas.
A rega excessiva pode levar ao fato de o colchicum infectar o bolor cinza, que é uma doença fúngica em que a lâmina foliar de uma flor primeiro fica amarela e depois fica coberta com uma flor cinza-escura. Para o tratamento da planta, utilizam-se preparações fungicidas, mas só são eficazes se o grau de dano à planta for pequeno. Com o desenvolvimento total da doença, a flor terá que ser desenterrada e destruída.
Uso em paisagismo
Colchicum durante sua floração no outono sempre parece muito impressionante em um canteiro de flores, é impossível não prestar atenção a isso. Flores delicadas e perfumadas surgem no momento em que seu jardim já murcha e se prepara para relaxar. As ilhotas florescentes de Kolkhikum serão uma decoração apropriada para a área local, elas podem reviver o espaço perto da cerca, colocar vários canteiros de flores ao longo da borda, plantar em um rochedo ou decorar uma colina alpina.
Os paisagistas recomendam plantar um zimbro ou pinheiro-anão ao lado do açafrão. Esta combinação parece incrivelmente bonita quando inflorescências rosa pálido aparecem contra o fundo de uma massa verde escura. Alguns jardineiros estão tentando colocar plantas ao lado do açafrão que possam cobrir os pedúnculos nus dessa planta perene com sua folhagem. Mas por causa de seu amor por solos secos, pode ser muito difícil encontrar uma vizinhança harmoniosa.
As plantações de outono são apresentadas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.