Como cultivar banana em casa?

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Como germinar sementes?
  3. Transplante de planta germinada
  4. Cuidado
  5. Doenças e seu tratamento

A capacidade de cultivar uma planta exótica em casa atrai muitos jardineiros e apenas os amantes de flores em casa. E se você conseguir obter frutos desta árvore, então isso é um sonho. Muitas pessoas tentam germinar sementes de bananeira ou enraizar a folha de uma planta, mas, na maioria das vezes, as tentativas fracassam. Para um resultado bem-sucedido, é necessário certo conhecimento, muito esforço e tempo.

Seleção de variedade

Na natureza, uma banana cresce até 10-12 metros de altura. Portanto, em casa, é melhor cultivar variedades anãs de banana. Essas variedades crescem até 2 metros. A forma mais eficaz e simples é dividir o rizoma de uma planta já adulta, ou fazer um processo de enraizamento. Desta forma, as variedades de frutificação são mais frequentemente propagadas. O cultivo de sementes obtidas de frutas é considerado ineficaz e raramente dá resultados. As plantas ornamentais que não produzem frutos geralmente crescem a partir de sementes adquiridas em lojas especializadas. E se as variedades decorativas dão frutos, são inadequadas para a alimentação.

Em casa, você pode cultivar variedades de banana de interior - tanto frutíferas quanto decorativas. Os frutíferos incluem:

  • Anão e superanão de Kiev;

  • O Cavendish é anão e superanão;

  • Banana pontuda.

Entre as variedades de bananas ornamentais, as mais populares são:

  • Banana aveludada;

  • Lavanda;

  • Banana anã chinesa;

  • Banana vermelha brilhante.

É muito difícil obter frutas comestíveis em casa. Isso só é possível com o cuidado adequado das plantas e um microclima especial. As flores de variedades decorativas são muito bonitas e incomuns. Algumas variedades ornamentais produzem frutos pequenos após a floração, mas não são comestíveis.

Como germinar sementes?

As sementes de banana podem ser compradas em uma loja especializada ou você pode comprar as suas próprias em frutas compradas em lojas. Tirar as sementes da fruta por conta própria e germiná-las é uma tarefa árdua e pode não funcionar. Alguns amantes de plantas exóticas trazem sementes de bananas compradas em países do sudeste asiático. Eles geralmente têm um grande osso preto.

Para obter sementes de banana, a fruta deve ser colocada em um saco plástico e esperar até que fique completamente preta. Bananas normais compradas em lojas não funcionam. Você precisa de uma banana que está totalmente madura no arbusto (banana selvagem) e não amadureceu em uma prateleira ou gaveta. Corte com cuidado a fruta enegrecida e retire a polpa com uma colher. No meio da polpa estão as sementes, elas são marrom-escuras ou pretas. Eles precisam ser lavados da polpa e colocados sobre um guardanapo ou pano, secos um pouco. Sementes limpas precisam ser classificadas. Amostras planas são inadequadas para germinação; você precisa selecionar sementes de formato redondo sem danos visíveis.

As sementes selecionadas são derramadas com água por 2-3 dias e deixadas em um lugar quente. Em seguida, eles precisam ser enxaguados novamente com água morna e secos. As sementes estão prontas para germinar.

Alguns jardineiros amadores pulam a etapa de imersão de sementes. Depois de soltar as sementes da polpa e lavá-las, eles as colocam cuidadosamente em uma fileira sobre as tiras preparadas de guardanapos ou papel higiênico. E imediatamente coloque-os em uma bandeja (recipiente) com solo ou substrato preparado. Polvilhe com terra e regue abundantemente.

Para o plantio de sementes, é necessário um substrato inerte; a fibra vegetal (coco ou esfagno) é adequada. Pode ser encontrado em lojas especializadas. Você pode preparar o solo sozinho.Para isso, é necessário misturar areia e turfa na proporção de 3: 1. O substrato deve ser desinfetado antes do plantio, derramado com água fervente, umedecido com vapor ou derramado com uma solução fraca de permanganato de potássio. A drenagem deve ser feita no fundo do recipiente de germinação. Em seguida, uma camada de substrato em que as sementes são colocadas é polvilhada com terra por cima e regada abundantemente.

Um recipiente com sementes pode ser colocado em uma bateria no lado leste ou sudeste da casa (apartamento).

Jardineiros experientes aconselham você a arranhar um pouco o tegumento da semente antes de plantar. Para fazer isso, você pode usar uma agulha normal. Além disso, as sementes podem ser esfregadas um pouco com lixa de unha ou lixa fina. Isso ajudará os brotos a germinar mais rapidamente através da tegumento duro da semente. Mas isso deve ser feito com cuidado para não danificar o núcleo no centro, mas apenas violar ligeiramente a integridade da casca superior áspera.

Em primeiro lugar, você pode organizar uma estufa para sementes, cobrindo o recipiente com polietileno. Depois que os brotos aparecem, o filme deve ser removido. Na altura da germinação é necessário manter a temperatura ambiente durante o dia + 28 ... 32 graus, e à noite cerca de +20 graus. Os rebentos de banana devem ser protegidos das correntes de ar e das mudanças bruscas de temperatura. A rega deve ser feita regularmente, mas não enchida demais.

As sementes começarão a germinar apenas no segundo mês, às vezes leva mais tempo. Durante este tempo, o molde pode aparecer na superfície do substrato. O solo deve ser eliminado com permanganato de potássio (solução de permanganato de potássio).

Transplante de planta germinada

Você pode transplantar uma banana germinada de uma semente para um vaso maior quando o broto atingir 10 cm de altura. O vaso é selecionado com base no tamanho esperado de uma planta adulta. Para pequenas plantas anãs de até 50 cm de altura, a fórmula é a seguinte: para 10 cm de planta há 1 litro de vaso. Para plantas grandes com cerca de 1 metro de altura - 20 cm de planta por 1 litro de vaso.

É melhor comprar solo e drenagem na loja. O solo precisa ser neutro, com acidez média. Se desejar, o solo pode ser preparado por você.

Para fazer isso, em solo comum (a camada superior do solo sob uma bétula, aveleira, acácia ou tília é mais adequada), você precisa adicionar areia, cinza de madeira e húmus na proporção de 10: 2: 1: 0,5. A mistura deve ser inflamada. A drenagem é feita no fundo do vaso (pedrinhas pequenas são adequadas), depois uma camada de areia úmida e só então o solo preparado (deve estar quente). O rebento é aprofundado 2-3 cm no solo. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema radicular.

Uma planta pequena e recém-transplantada é melhor posicionada em uma janela voltada para o sul. Haverá luz solar suficiente para ele crescer ativamente. Depois que a planta cresce e o sistema radicular ocupa todo o espaço do vaso, a planta deve ser plantada em um recipiente maior. Você pode saber mais sobre a época do transplante pelos processos brancos surgidos nos orifícios de drenagem. O vaso para transplante deve ser escolhido 4-5 cm maior de diâmetro. É preciso transplantar uma banana pelo método de transbordo, ou seja, mantendo um caroço de barro ao redor do rizoma. Então a planta vai tolerar melhor o transplante, e não vai doer.

Cuidado

Cultivar banana em casa não é uma tarefa fácil, que exige empenho, cuidado e tempo. O cultivo de uma planta, especialmente em uma loja comprada, requer manutenção constante. O cuidado básico da planta consiste em:

  • rega regular:

  • afrouxando o solo;

  • pulverização;

  • manter a temperatura exigida na sala;

  • garantindo iluminação adequada:

  • alimentando.

Com os devidos cuidados, a planta começa a crescer ativamente... Variedades de banana decorativas começarão a florescer após o aparecimento de 10-12 folhas. A planta pode florescer o ano todo. Variedades frutíferas darão os primeiros frutos por 2-3 anos de crescimento com bom cuidado e todas as condições necessárias. As flores terão que ser polinizadas manualmente. E depois de frutificar, o broto morrerá - este é um processo natural.Depois de um tempo, um novo processo aparecerá em seu lugar ou próximo a ele.

Em casa em um vaso, a banana não vai crescer mais de 2 metros, mesmo que seja uma planta normal, e não uma anã... Muitas pessoas pensam erroneamente que uma banana é uma palmeira ou uma árvore. Na verdade, é uma planta herbácea. Tudo o que vemos são as folhas da planta. Mais perto do chão, eles se encaixam tão bem uns nos outros que parecem um tronco. O sistema radicular é esférico e profundo no solo. Processos crescem a partir dele, nos quais as folhas são formadas e depois as flores e os frutos. Após a frutificação, o broto morre e um novo é formado em seu lugar. A planta pode viver e frutificar por até 40 anos. Uma planta cultivada em casa a partir de sementes não é tão caprichosa.

Você precisa cuidar dele, como faria com outra flor comum de interior.... Para uma planta adulta, um solo feito de uma mistura de turfa e terra comum é adequado. Depois de regar no dia seguinte, o solo deve ser afrouxado para evitar a estagnação da umidade, a banana não gosta de encharcamento. As raízes da banana adoram o ar, por isso o afrouxamento regular é importante para melhorar a troca de ar. Com o encharcamento ou a umidade estagnada, as folhas começam a amarelar e murchar. Se isso acontecer, é preciso transplantar a planta, e aumentar a camada de drenagem. A camada de drenagem deve ser de 3-10 cm, dependendo do volume do vaso.

Temperatura e iluminação

Durante o crescimento ativo, o regime de temperatura na sala deve ser observado. Dia e noite, a temperatura não deve cair abaixo de 23 graus. Pequenas flutuações são aceitáveis. Mas vale lembrar que em temperaturas abaixo de +15 graus, o crescimento da banana para, a planta parece hibernar, mas pode morrer. Ao mesmo tempo, um aumento na temperatura acima de +30 graus também é indesejável.

Considerando as regiões onde a banana cresce em estado selvagem, o local precisa ser ensolarado.

Escolha a sala ou o peitoril da janela mais iluminados onde os raios de sol incidem mais e por mais tempo. Se não houver luz suficiente na casa, será necessário instalar iluminação artificial adicional.

Com a falta de luz, a banana para de crescer, não floresce e não dá frutos. Se o clima permitir e a temperatura não cair muito à noite, no verão a planta pode ser levada para o quintal, escolhendo um local ensolarado no local. Ou mova a panela para a varanda se ela estiver voltada para o lado ensolarado. Nesse caso, é necessário evitar a incidência de luz solar direta sobre as folhas cercando a planta com uma cortina de tecido fino.

Fertilizantes

É necessário alimentar a planta ao longo de sua vida. Para a fertilização, você pode usar húmus comum, cinza de madeira ou infusões de ervas. E também fertilizantes de nitrogênio são usados ​​para alimentação, mas fertilizantes orgânicos são preferidos. No período primavera-verão, a alimentação em pequenas porções é aplicada a cada 2 semanas, os fertilizantes são adicionados durante a rega.

A cada seis meses, o solo no pote deve ser derramado com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Rega

A banana requer rega regular e abundante. Mas a água não deve estagnar na panela, é necessária uma boa drenagem... O alagamento e a umidade estagnada podem causar o apodrecimento das raízes. Para determinar com precisão quando regar, guie-se pelas condições do solo. Quando a camada superior secar de 1 a 1,5 cm de profundidade, é hora de regar. Para irrigação, é melhor usar água corrente decantada. A água deve estar morna, cerca de 25 graus. A rega é necessária até que a umidade apareça no palete.

No inverno, é recomendável reduzir a quantidade de água e a frequência das regas.

A planta também precisa fornecer umidade interna de pelo menos 50-60%. Para fazer isso, você pode usar um umidificador ou borrifar regularmente folhas de bananeira. No verão, você precisa borrifar uma banana todos os dias, e no inverno será o suficiente de 1 a 2 vezes por semana. E também é necessário limpar periodicamente as folhas com um pano úmido, removendo o pó das folhas.

Doenças e seu tratamento

As bananas cultivadas em casa raramente adoecem com os devidos cuidados.Dos insetos-praga que atacam a banana, o ácaro-aranha é o mais comum. Aparece quando há irrigação insuficiente e secagem do solo. Danifica o sistema radicular e as folhas da planta. Quando aparece um ácaro-aranha, primeiro as folhas da bananeira ficam amarelas, depois a planta seca e pode morrer. É necessário remover todas as folhas e partes afetadas da planta, regar e pulverizar a planta regularmente. As folhas restantes devem ser tratadas com água e sabão e bem borrifadas com água limpa. Os inseticidas podem ser usados ​​se necessário.

Às vezes, você pode enfrentar o apodrecimento das raízes devido à excessiva estagnação de umidade. Isso não acontece por excesso de irrigação, mas por causa de uma camada de drenagem pobre (insuficiente). Nesse caso, a planta deve ser transplantada aumentando a camada de drenagem e melhorando a composição do solo. E você também pode criar espaço adicional entre o pote e o palete. Então o ar vai circular melhor.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário