Badan: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Horário ideal de desembarque
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

Badan pode ser uma decoração real para qualquer área suburbana. Esta planta tem inflorescências rosadas brilhantes, assim como folhas suculentas que podem mudar de cor com o início da geada. Neste material, você conhecerá a descrição das variedades de badan, bem como as peculiaridades do plantio e do cuidado dessa cultura.

Peculiaridades

Badan pertence ao gênero de plantas herbáceas perenes (menos frequentemente anuais) da família saxifrage. A cultura é caracterizada por raízes horizontais e maciças, além de folhas basais arredondadas ou ovais de cor esmeralda. Dependendo da cultura varietal, as placas de folhas desta flor são brilhantes, coriáceas, opacas ou pecioladas. Pequenos botões de bergenia são fortemente coletados em inflorescências da panícula em tons de vermelho, rosado, roxo ou branco.

O período de floração da cultura ocorre no final da primavera ou início do verão. Uma caixa com numerosas sementes escuras - é assim que se parecem os frutos silvestres.

Na natureza, o badan geralmente cresce em climas temperados e é mais freqüentemente encontrado nos territórios da Ásia Central. Algumas variedades de badan crescem próximas a reservatórios naturais, enquanto outras preferem terrenos montanhosos com altura de até 2,5 mil metros acima do nível do mar. Hoje, esta safra de horticultura é cultivada ativamente para fins decorativos e medicinais.

Tipos e variedades

Badan hoje é apresentado na forma de 10 variedades independentes e mais de 30 variedades, no entanto, cerca de 6 espécies e variedades populares de badan são ativamente cultivadas na horticultura.

  • Folhas grossas. Esta planta pode ser encontrada em Altai ou Mongólia - lá se apresenta na forma de uma flor herbácea perene com altura relativamente alta de 60 cm. A planta é caracterizada por placas de folhas brilhantes redondas, firmemente montadas em uma roseta. A inflorescência da bergenia de folhas grossas é paniculada e consiste em muitas flores rosadas em forma de sino. Apresenta um período de floração precoce (que se inicia em abril) e placas foliares que ficam vermelhas com o início do frio.
  • "Galina Serova"... Esta é uma das variedades varietais mais amantes da luz - a planta se distingue por uma cor variada das placas das folhas, bem como pela fidelidade à luz solar direta. No outono, as folhas assumem uma tonalidade bordô ou vermelha, e o período de floração propriamente dito cai no final de maio ou junho.
  • Pacífico... Esta variedade é caracterizada por rizomas maciços e densas folhas ovais de até 20 cm de diâmetro. A flor em si não é muito alta, mas tem inflorescências exuberantes que podem chegar a 40 cm de altura. Tal badan floresce em maio ou início de junho, as inflorescências paniculadas são representadas por grandes flores rosa ou lilás brilhantes. Em seu ambiente natural, o Pacific Badan cresce em cristas de pedra e forma densos matagais.
  • Ciliado. A pátria desta espécie são as terras distantes do Tibete e do Himalaia, onde a planta está localizada em florestas sombreadas ou em grandes alturas nas montanhas. Ao contrário de outras variedades, este badan tem folhas dentadas extremamente arredondadas e inflorescências de um rosa pastel ou tom claro.
  • Badan Schmidt... Esta espécie combina todas as variedades híbridas obtidas pelo cruzamento das variedades de folhas grossas e ciliadas. O resultado desse cruzamento foi a criação de uma planta alta com folhas de esmeralda longas (até 25 cm de comprimento) alongadas, além de uma borda serrilhada e franja em forma de minúsculos fios de cabelo. Os botões aqui são coletados em panículas densas e se distinguem por uma rica cor rosa.
  • "Baby doll"... Uma variedade popular de até 40 cm de altura com inflorescências rosa claro e folhas arredondadas.

Horário ideal de desembarque

Se você deseja cultivar badan em seu jardim, preste atenção ao momento de plantar suas mudas em terreno aberto. Os jardineiros têm opiniões diferentes sobre a melhor época para plantar badan: alguns têm certeza de que é mais eficaz plantar mudas no início do verão (sem colher), enquanto outros afirmam que as mudas de flores terão tempo para criar raízes em um novo lugar, mesmo quando plantadas no final de agosto.

Em qualquer caso, o plantio só deve ser feito na presença de mudas fortes, com raízes próprias e folhas sãs. Aqui, também, muito depende da região onde a planta é plantada. Na Sibéria e nos Urais, o horário de desembarque deve ser mudado para os dias mais quentes do ano - no final de agosto.

Se falamos sobre a época de plantio das sementes de badan, então tudo aqui depende da cultura varietal. Na maioria das vezes, a semeadura é realizada no início do inverno ou no final do outono.

Como plantar?

O plantio de mudas de badan em terreno aberto não deve causar dificuldades para jardineiros experientes, no entanto, existem sutilezas e pontos importantes aos quais devemos prestar atenção.

  • É permitido plantar badan tanto em áreas sombreadas quanto em locais abertos - tudo depende das preferências da variedade de cultivo do jardim. Se você pretende cultivar incenso perene no jardim, é melhor selecionar locais com sombra parcial, onde a luz do sol atingirá a flor pela manhã e à noite. Esta planta também não deve ser plantada completamente à sombra - isto levará a uma diminuição do número de botões e até à falta de floração. Em áreas muito abertas no lado norte do jardim, também não é recomendado plantar badan - neste caso, a planta terá uma floração exuberante, mas não adquirirá folhas saudáveis ​​e fortes.
  • Ao escolher um local para o plantio de badan, guie-se por áreas onde a umidade não estagnou após a chuva - terras baixas ou pantanosas não são adequadas aqui.
  • Em relação ao tipo de solo, badan sente-se melhor em solo neutro ou ligeiramente alcalino com boa permeabilidade ao ar e à água.
  • Para que a umidade não fique estagnada nas raízes do badan, uma camada de drenagem de até 5 cm de espessura é organizada em orifícios rasos. Tijolo quebrado, argila expandida, seixos ou areia de rio comum podem atuar como drenagem.
  • As plantas são plantadas nos buracos por transferência - junto com o torrão da mãe. Todos os buracos formados entre as raízes são cobertos com um substrato preparado de areia, brita e turfa na proporção de 2: 2: 1. Se o incenso for plantado em argila, é necessário adicionar brita ou areia comum ao solo para que fique mais claro e arejado.
  • O solo no círculo próximo ao tronco perto das mudas de frutas silvestres é primeiro socado, regado abundantemente e, em seguida, solto de cima, a pedido do jardineiro, uma camada de cobertura morta é colocada para reter a umidade e prevenir o crescimento de ervas daninhas.

Como cuidar bem dele?

Para cultivar uma bergenia saudável com belas e brilhantes inflorescências, não é suficiente plantar adequadamente - muito depende do cuidado posterior dessa cultura no canteiro de flores.

Rega

As suculentas folhas da baga permitem que esta planta conserve a umidade com eficácia e resista até mesmo aos períodos mais secos com temperaturas de até 30 graus.

Ao regar badan, o principal é a moderação na regularidade do fornecimento de umidade. Esta planta não tolera excesso de água nas raízes, mas o solo sobresecado no círculo próximo ao caule é contra-indicado para isso.

A rega propriamente dita é feita à noite ou pela manhã, quando não há luz solar direta. Durante a rega, as placas das folhas mais baixas da planta não devem ser removidas - a baga precisa delas para reter a umidade. Para regar um arbusto de baga adulta, você precisará de pelo menos um balde de água estabilizada na temperatura do verão. Evite regar com um regador - a umidade não deve entrar nas saídas da planta.

A regularidade da rega também depende do local de plantio da planta e das condições climáticas externas. Se o incenso for plantado no lado norte do jardim em uma área aberta, a rega precisará ser realizada pelo menos uma vez a cada 2 semanas. A rega também é realizada durante o período de crescimento ativo e formação de inflorescências, então - durante a floração e novamente após o seu término.

Top curativo

A maioria dos jardineiros prefere não alimentar frutas vermelhas - com um excesso de nutrientes no solo, as frutas vermelhas começam a crescer em placas folhosas, mas a abundância de flores diminui.

Se o badan crescer em solos esgotados com baixo teor de vitaminas e nutrientes, é aconselhável alimentá-lo no máximo 2 vezes por ano. A primeira alimentação é sempre realizada no início da primavera - mesmo antes de a planta ser aparada e antes do período de crescimento ativo. A segunda cobertura é aplicada ao solo no outono (após o florescimento do fruto e durante a formação das rosetas foliares) para facilitar a hibernação da planta. Em ambos os casos, a cobertura deve incluir fertilizantes minerais complexos na forma líquida.

Os fertilizantes orgânicos não são aplicados diretamente no solo para o badan. Turfa, palha, casca de árvore ou composto são usados ​​apenas como camada de cobertura morta, que retém a umidade na superfície do solo e fornece alimentação passiva.

Ao escolher a dosagem do adubo de cobertura, deve-se sempre seguir as recomendações do fabricante nos elementos de embalagem do fertilizante. Se falamos de fertilizantes superfosfato e potássio, geralmente é recomendado não tomar mais do que 20 gramas de fertilizante por 1 metro quadrado de solo (levando em consideração sua diluição em 10 litros de água).

Vale a pena abandonar a fertilização com nitrogênio - eles vão levar à formação de um grande número de placas foliares e reduzir o número de botões.

Transferir

Badan é uma daquelas plantações de jardim que não tolera transplantes sazonais. Esta planta pode crescer com sucesso em um local permanente por mais de 8 a 10 anos, mas ao plantar em um novo local, geralmente não cria raízes e apodrece.

Mas, no entanto, às vezes torna-se necessário transplantar uma planta... Badan é melhor transplantado para outro lugar apenas quando essa cultura cresce em um canteiro de flores. Essa cultura hortícola apresenta alto índice de crescimento e, com o tempo, pode ocupar um canteiro inteiro, interferindo no crescimento de outras plantas. Para plantar arbustos jovens em um novo local da maneira mais indolor possível, é recomendável esperar pelo menos 4-5 anos a partir do momento em que a planta-mãe é plantada em terreno aberto.

Para evitar o crescimento do badan no canteiro, ele pode ser limitado com pedras ou uma borda.

Wintering

A maioria das variedades de badan de jardim são resistentes à geada e podem suportar até mesmo temperaturas críticas de até -40 graus. A única condição para o inverno de tal planta é a presença de um abrigo na forma de uma camada de neve suficientemente espessa.

Em regiões com pouca neve, mas com invernos rigorosos, o badan plantado precisará de abrigo adicional - as raízes dessa planta geralmente estão localizadas perto da superfície, que pode congelar.

Para um abrigo de alta qualidade, folhagem seca comum ou palha podem ser adequadas. De cima, os arbustos cortados da bergenia são cobertos com ramos de abeto, que irão proteger a planta do vento frio e do gelo.

Durante a preparação da bergenia para o inverno, os caules e botões da planta são cortados rapidamente, e o solo próximo à planta é solto para destruir as larvas de pragas que se refugiaram no inverno.

O abrigo é removido com o início dos primeiros dias quentes.

Métodos de reprodução

O incenso de jardim pode ser propagado de duas maneiras - cultivando sementes e dividindo o arbusto.

Na maioria das vezes, os jardineiros recorrem ao método de dividir o arbusto, uma vez que leva pouco tempo e permite plantar arbustos bastante maduros com sistema radicular próprio em local permanente.

Reprodução de sementes

Cultivar badan a partir de sementes é considerado uma opção menos comum. pois exige cuidar das mudas da planta desde o momento de plantar as sementes no solo.

  • O plantio de sementes de frutas vermelhas em um recipiente geralmente é realizado no final do outono ou inverno.
  • Uma fina camada de argila expandida é colocada no fundo da caixa para drenar a umidade, enquanto o próprio recipiente deve estar com orifícios de drenagem. O solo fértil preparado é colocado no recipiente, no qual são formados sulcos rasos de até 0,5 cm de profundidade, devendo ser observada uma distância de pelo menos 3 cm entre os sulcos.
  • As ranhuras são regadas abundantemente com água, após o que até 5-7 sementes são colocadas em uma ranhura. De cima, as sementes são polvilhadas com uma pequena camada de terra.
  • Uma caixa ou recipiente com sementes plantadas é enterrado no jardim e coberto com uma camada de neve. Nos primeiros dias de maio, o contêiner é desenterrado e colocado em uma sala sombreada com temperatura de pelo menos 18 graus.
  • Os primeiros brotos devem aparecer cerca de 2,5-3 semanas após a colocação do recipiente em casa. Antes que 2-3 folhas maduras apareçam nos brotos, a rega é realizada enquanto a crosta terrestre seca no recipiente. Todas as mudas subdesenvolvidas ou em excesso devem ser removidas imediatamente.
  • É aconselhável soltar regularmente o solo com mudas para que a umidade e o oxigênio possam fluir livremente para as raízes em desenvolvimento das mudas.
  • A colheita de mudas de frutos silvestres geralmente é realizada não antes do aparecimento de 5 folhas saudáveis ​​e desenvolvidas nas mudas - geralmente isso ocorre em meados ou no início de maio. O melhor de tudo é que recipientes grandes são adequados para a colheita, onde as plantas são plantadas a uma distância de pelo menos 5 a 7 cm umas das outras.
  • Antes do plantio em campo aberto e em local permanente, as mudas devem ser submetidas a um endurecimento regular. Para isso, um recipiente com mudas (2 semanas antes do desembarque) é regularmente levado para a loggia ou varanda, onde permanece todos os dias por um período mais longo.

Reprodução pela divisão do arbusto

Nos arbustos de bagas adultas, com o tempo, forma-se um grande número de rosetas jovens com raízes próprias, que podem servir como excelente material de plantio. Este método de reprodução não prejudica o sistema radicular da mata-mãe e permite obter mudas de frutos silvestres já fortes.

Apenas arbustos de bagas saudáveis ​​e desenvolvidos com mais de 3-4 anos são adequados para dividir o arbusto. A divisão do arbusto geralmente é feita na primavera, antes mesmo do período de crescimento ativo, ou no outono, após o período de floração. No círculo próximo ao caule próximo à baga, muitos brotos adicionais são formados com suas próprias placas de folhas e raízes - eles devem ser separados do arbusto-mãe com a mão ou com a ajuda de um podador.

Cada muda deve ter pelo menos 3 botões, além de um calcanhar saudável.

Os brotos com raízes obtidos com a divisão do arbusto são plantados em covas separadas com não mais de 7 cm de profundidade, no momento do plantio deve-se observar uma distância entre as plantas de pelo menos 30 cm. Com o tempo, a baga cresce muito e, portanto, pode interferir no crescimento de plantas próximas ou outros arbustos.

As plantas plantadas desta forma criarão raízes no próximo mês e precisarão de irrigação regular. Durante o primeiro ano de floração, você não deve esperar essas mudas - na primeira estação, o badan formará ativamente placas de folhas e ganhará força para a floração no próximo ano. Algumas variedades desta cultura hortícola florescem apenas no terceiro ano após o plantio das divisões em terreno aberto.

Doenças e pragas

Badan se distingue não apenas pela excelente resistência à geada, mas também pela resistência a doenças fúngicas e à maioria das pragas de jardim. Em casos raros, se as condições essenciais para o cultivo desta flor não forem seguidas, a planta será afetada por algumas doenças.

  • Ramularíase. Doença fúngica, cujos sinais são o aparecimento de manchas marrons ou marrons características com uma borda vermelha nas placas das folhas. As manchas crescem muito rapidamente e se espalham para o resto das folhas, bem como para as plantas vizinhas. As placas das folhas afetadas perdem a cor, ficam amarelas e ressecam. A causa do desenvolvimento da doença é um aumento do nível de umidade ou falta de ventilação. O método mais eficaz de tratamento é remover todas as placas das folhas afetadas e posteriormente tratar o arbusto com uma solução de um fungicida antifúngico - Fundazol ou qualquer preparação contendo cobre, como a mistura de Bordeaux e sulfato de cobre, são mais adequados para a bergenia.
  • Pragas. As pragas mais perigosas para o badan são os nematóides e as moedas de um centavo - geralmente aparecem em flores que crescem em áreas sombreadas do jardim. Os nematóides se instalam no sistema radicular de badan e literalmente sugam todos os sucos vitais da flor. Não adianta se livrar dos pennits com as mãos e, portanto, é aconselhável tratar o arbusto de bagas pelo menos duas vezes com soluções de Aktara ou Aktellik (com intervalos por semana). Será ainda mais difícil curar uma planta de nematóides - para isso, a baga é totalmente retirada do solo e colocada em uma solução concentrada de manganês de potássio por meia hora. Em seguida, o arbusto é plantado em um novo local com solo desinfetado.

O antigo canteiro de flores deve ser tratado com inseticidas - nada deve ser cultivado neste local durante o próximo ano.

É muito importante observar a tempo as pragas ou fungos nas flores dos frutos silvestres, para garantir um tratamento de alta qualidade nas primeiras fases. Por esta a cultura deve ser inspecionada regularmente (geralmente durante a rega) e ocasionalmente pulverizada com fungicidas como medida preventiva... Uma bergenia já enfraquecida com infecção de todos os brotos principais é mais fácil de desenterrar e queimar.

O próprio processo de tratamento de uma planta com fungicidas ou inseticidas é melhor realizado em tempo nublado e quente.

Uso em paisagismo

Devo dizer que o jardim Badan foi cultivado por pessoas para fins decorativos por mais de dois séculos e, portanto, esta planta é ativamente usada hoje em dia no projeto paisagístico de casas de campo e jardins. Badan é cultivado individualmente em um canteiro de flores, onde normalmente serve como pano de fundo para plantas mais brilhantes, ou pode formar bordas de flores inteiras de plantas de diferentes variedades.

Essa popularidade do badan em canteiros de jardins é explicada pelo longo período de floração dessa cultura (da primeira primavera à primeira geada), inflorescências ricas e brilhantes, bem como a cor verde escura das placas das folhas.

No verão, durante o período de floração, o badan acompanha bem culturas como íris, hemerocallis, flox, ásteres, sinos, alissums ou Gaillardia.

      Quando a maioria das plantas do jardim já parou de florescer em setembro, o badan continua a decorar os canteiros com suas suculentas e grandes placas de folhas. As folhas de Badan são capazes de manter uma aparência saudável até muito frio. Em algumas variedades desta planta, as placas das folhas tornam-se vermelhas ou castanhas com uma diminuição gradual da temperatura, o que torna os arbustos de bagas um belo centro de composição do jardim.

      Às vezes esta planta passa a fazer parte da paisagem, ajustada ao ambiente natural: jardins de pedras ou jardins rochosos.

      Badan costuma ser plantada perto de lagoas e reservatórios decorativos - suas folhas verde-escuras darão à água um tom esmeralda.

      Se falarmos sobre a compatibilidade das folhas de badan com plantas de jardim, aqui ficará melhor com samambaias ou coníferas - thuja, zimbro. Culturas de jardim com folhas estreitas e cortadas parecem especialmente interessantes no contexto de Badan.

      Veja abaixo as características do cultivo do Badan.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário