Astrantia: descrição e variedades, plantio e cuidados
Atualmente, conhece-se um grande número de variedades de plantas com flores, por isso pode ser bastante difícil escolher uma delas. Os especialistas recomendam não ignorar Astrantia, pois além de possuir altas características decorativas, é considerada uma excelente planta de mel, além de ser bastante fácil de cultivar.
Peculiaridades
Astrantia, ou zvezdovka, é um membro da família guarda-chuva. Este representante herbáceo da flora pode ser encontrado em diferentes partes da Europa. E também a cultura é difundida no Cáucaso. Nas cidades americanas, as pessoas o cultivam desde o século XVI. Hoje em dia, os cientistas criadores criaram um grande número de variedades desta planta, que muitas vezes vivem em canteiros pessoais.
A descrição da estrela indica que é caracterizado por rebentos retos, ligeiramente frondosos e ligeiramente ramificados... Em altura, esse representante da flora atinge de 15 a 100 centímetros. A lâmina foliar da planta é caracterizada por uma estrutura semelhante a um dedo. A folhagem é coletada em uma roseta. A inflorescência é simples, em forma de guarda-chuva, muito semelhante a uma estrela.
Na inflorescência existem muitas flores de rosa rubi, branco e outras tonalidades. A decoratividade da cultura é dada pelo envoltório de folhas com uma rica cor verde.
A fase de floração de Astrantia começa em maio e termina no início do outono. O fruto de uma planta herbácea apresenta-se sob a forma de duas sementes.
A cultura é considerada uma excelente planta de mel, por isso um grande número de abelhas migram para ela.
Este representante da flora é pouco exigente e capaz de criar raízes em quase qualquer área devido à sua capacidade de resistir a fatores ambientais negativos.
No entanto, Astrantia não é a única estrela. Há também Hacquetia epipactis (asterisk epipactis) - um rizoma perene, a única espécie do gênero. De acordo com a descrição botânica, Epipactis não pertence a Astrantia, mas é seu parente, pois também pertence à família guarda-chuva. E também na primavera, inflorescências amarelas aparecem em seus arbustos, vagamente lembrando flores de Astrantia.
Portanto, não os confunda. E ainda chamaremos Astrantia de estrela.
Tipos e variedades
Perennial Astrantia tem cerca de 10 variedades com nomes incomuns, dos quais vários dos mais populares são usados com mais frequência para decorar o território.
- Pequena. As variedades desta espécie atingem normalmente 80 cm de altura, sendo a sua principal diferença considerada uma pequena folhagem aberta, bem como pequenas flores com um diâmetro de cerca de 3 cm. As plantas perenes herbáceas florescem de julho a agosto.
- Grande. A folhagem que se encontra em um longo caule, junta, forma uma exuberante cortina. As variedades deste representante da flora não ultrapassam 70 centímetros de altura. Os botões em flor atingem 5 centímetros de diâmetro. A fase de floração de uma cultura dura cerca de 5 semanas.
- O melhor. A altura média da cultura é considerada de 70 cm. Apesar de sua baixa estatura, esta planta se caracteriza pela presença de touceiras viçosas, as quais são formadas por folhas grossas e brácteas decorativas. As inflorescências guarda-chuva são hemisférios densos. Astrantia desta espécie floresce do final do verão ao final do outono.
Considere as variedades mais comuns de Astrantia.
- "Moulin rouge" é uma planta herbácea perene com caule reto e ligeiramente frondoso. A bela folhagem da cultura é coletada em uma roseta de raiz. A flor tem um aspecto impressionante devido à sua cor vinho tinto ou púrpura com um núcleo esverdeado. A altura da cultura não ultrapassa 90 centímetros. A fase de floração em Astrantia dura toda a estação.
Moulin Rouge é uma flora despretensiosa e resistente à geada. Zvezdovka desta variedade adora áreas ensolaradas para crescimento.
- "Pink Symphony" - esta planta despretensiosa é caracterizada por uma abundância de flores. Na fase de formação do botão, a planta atinge a altura de 70 cm e a largura de 40 cm, sendo que as folhas basais no tamanho de 3 a 7 pedaços estão localizadas nos longos pecíolos. Flores rosa-avermelhadas monocromáticas são coletadas em inflorescências umbeladas. O cultivo da "Sinfonia Rosa" pode ser individual ou em grupo.
- Roma. Esta variedade é considerada perene, não atinge mais de 70 centímetros de altura. As folhas da cultura são dissecadas com os dedos, localizadas em longos pecíolos. Existem muitas flores em Astrantia, elas são pequenas, de cor rosa. A bráctea é geralmente grande, de cor rosa pálido. A fase de floração ocorre em junho - setembro.
- Rubra. A cultura herbácea de rizoma perene é caracterizada por um caule reto com folhagem pequena. A folhagem grande está na roseta da raiz. As flores são pequenas, são muitas. O invólucro das folhas é grande, confere à planta um efeito decorativo.
- Casamento Ruby. Astrantia grande tem uma inflorescência na forma de um guarda-chuva complexo. As brácteas da planta são caracterizadas por uma bela tonalidade, as flores são pequenas, de cor cereja escura. A folhagem é ornamental verde escura.
- "Rosea" pertence ao maior tipo de Astrantia. Esta erva perene geralmente cresce até 90 centímetros. A fase de floração ocorre na segunda metade do verão, podendo ocorrer em alguns casos a floração. A inflorescência da cultura apresenta uma coloração rosa brilhante, as placas foliares são caracterizadas pela mancha original.
- "Veneza". Esta variedade de Astrantia pode crescer até 60-70 centímetros de altura. A cultura floresce ao longo da temporada, caracterizada pela presença de flores vermelhas brilhantes.
- "Claret" - esta bela cultura é caracterizada pela presença de inflorescências vermelho vinho ou bordô e invólucros transparentes de tonalidade idêntica. A altura desta planta de mel não excede 55 centímetros. Flores perenes desde o início do verão até o final de setembro. A fase de floração da planta é longa.
Claret fica bem com um grande grupo de árvores.
- "Prima Donna" - perene, tem folhas verdes brilhantes. Na idade adulta, a cultura atinge uma altura de 60 a 70 centímetros. Graças à bela folhagem brilhante, o Astrantia desta variedade parece um arbusto decorativo compacto. As flores pequenas são vermelhas ou roxas.
- "Salsicha" - este morador do jardim pode crescer até 80 centímetros. As flores da planta são brancas com padrões esverdeados. Starfish floresce de junho a agosto. A folhagem entalhada e as delicadas flores da Astrania fazem dele um jardim ornamental representativo da flora, que combina bem com outras plantas.
- "Veneza" É uma atraente planta perene com flores roxas profundas. Os arbustos que se espalham têm cerca de 40 centímetros de diâmetro. Esta flora resistente à seca e ao frio pode crescer tanto sozinha quanto em grupos.
- Estrela do Amor. Este tipo de estrela é considerada uma opção válida para um bouquet original. A planta possui altas qualidades decorativas devido às suas belas flores roxas.
- Alba. A altura desta erva perene varia de 70 a 90 centímetros. A largura da planta não ultrapassa os 45 cm. O arbusto fracamente ramificado tem caules retos. A folhagem da estrelinha é caracterizada por uma forma semelhante a uma palmeira, é longa e localizada na roseta da raiz.As flores brancas são coletadas em inflorescências na forma de guarda-chuvas.
Uma característica distintiva desta variedade de Astrantia é a presença de grandes brácteas.
- "Red Joyce" é uma planta forte com botões grandes e bonitos. As flores são de cor vinho brilhante. A altura da cultura é de 70 cm e sua largura é de 40 cm. A cultura floresce de junho ao início do outono. Vale a pena cultivar Astrantia dessa variedade ao ar livre.
- "Florença" - uma cultura perene, com até 80 cm de altura, variedade considerada uma das melhores devido à presença de flores rosas originais. Lindas folhas dissecadas adquirem uma tonalidade roxa com o tempo. Um arbusto poderoso caracterizado por uma floração abundante e brilhante.
- A neve é velha. Um representante decorativo da flora é freqüentemente usado para plantar em um gramado, mixborder, em composições com pedras. Ótimo para cortar. A altura da cultura pode chegar a 60 centímetros.
- "Lars". Astrantia é caracterizada por grandes flores rosas espetaculares que se reúnem em inflorescências guarda-chuva. A cultura tem brácteas rosa-escuras brilhantes. O período de floração da estrela do mar é de junho a setembro. A planta encontrou seu uso na secagem e corte.
- Bilhões de estrelas. Planta perene com pequenas flores brancas. A cultura pode ser plantada não só em grupos, mas também individualmente.
- Estrela de fogo - esta é Astrantia com grandes botões cor de vinho. A cultura tem um caule roxo escuro, bem como um núcleo de flor branca. A perene floresce abundantemente e por muito tempo. Star of Fire é considerada ideal para cortar e criar buquês.
- Sunningdale Variegated Destaca-se entre outras plantas não só pelas belas flores rosas, mas também pela folhagem decorativa. Este representante da flora floresce de julho a agosto. Uma planta adulta pode atingir uma altura de no máximo 70 cm.
Mudas em crescimento
Astrantia pertence a culturas despretensiosas e resistentes à geada, por isso pode ser plantada em terreno aberto. No entanto, para o melhoramento bem-sucedido dessa cultura em casa, é melhor começar a cultivar mudas. A compra de sementes de estrela do mar pode ser feita em loja especializada ou monte com as próprias mãos. Uma das principais condições para uma boa germinação é a estratificação do material da semente. Para tanto, deve ser misturado com serragem umedecida, areia e enviado à geladeira na prateleira inferior por um período de pelo menos um mês.
Solo e capacidade
O solo da muda deve ser leve e nutritivo. As sementes são semeadas rasas e mergulham cedo o suficiente, então o recipiente para o plantio deve ser selecionado raso, caso contrário, o solo começará a azedar.
Semeando sementes
Como já foi mencionado, a regra principal ao semear sementes de Astrantia é que isso deve ser feito superficialmente. Após o procedimento, o substrato deve ser ligeiramente compactado. Depois que as mudas cresceram e se tornaram fortes, elas devem ser desbastadas. Para irrigação, é melhor usar um borrifador com água morna. O recipiente com as plantações deve ser guardado em uma sala quente e iluminada.
Cuidado de mudas
As mudas só crescerão saudáveis com os devidos cuidados. Apesar de o Astrantia adulto crescer bem à sombra, a presença da luz solar é muito importante para as mudas. Com iluminação insuficiente, a cultura jovem será alongada, pálida, com folhagem subdesenvolvida. Por esta razão mudas de inverno requerem iluminação adicional com lâmpadas. Mas na primavera, a luz natural será suficiente para as mudas.
Uma cultura de mudas é bastante sensível a extremos de temperatura.
O indicador ideal para isso é 22 graus de calor. Ao arejar a sala, você não deve permitir correntes de ar. Vale a pena regar as plantações a cada 2-3 dias à medida que o solo seca. O principal é não umedecer demais o solo, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes não formadas. Fertilizar a planta nesta fase não é necessário.
Você pode começar a escolher estrelas jovens quando elas tiverem algumas folhas reais. As mudas são plantadas com muito cuidado para evitar danos ao sistema radicular. As plantas são plantadas em pequenos recipientes separados com solo leve. No final do mergulho, o solo deve estar ligeiramente compactado. Quando jovens astrânicos criam raízes em um novo lugar, você pode começar a endurecê-los.
Pouso em terreno aberto
Depois que as mudas ficam mais fortes, elas começam a ser plantadas em campo aberto. O procedimento de plantio na região de Moscou e outras regiões do país não implica atividades complexas, porém, requer algum conhecimento da cultura do jardineiro.
Tempo ideal
De acordo com as regras, a melhor época para plantar uma estrela do mar em território permanente é no final de maio ou início de junho. A cultura pertence a resistentes à geada, mas é melhor escolher um horário em que a temperatura do ar não desça abaixo de 10 graus à noite.
Seleção de assento
Um jardineiro deve escolher o local certo onde o astrantia crescerá no futuro. Neste caso, é preferível dar preferência a um local com boa iluminação ou com pouca sombra de árvores. O território deve ter um substrato nutritivo e solto, cuja composição não importa neste caso.
Regras fundamentais
Ao plantar uma estrela em terreno aberto, você deve seguir estas regras simples:
- mantenha uma distância entre as plantas de 30-40 centímetros;
- o nível da safra plantada deve ser o mesmo que estava no recipiente;
- ao redor das mudas, vale a pena socar o solo com cuidado e regar.
Uma planta perene herbácea poderá florescer 3 anos após o plantio.
Como cuidar bem dele?
Cuidando desse representante da flora, o jardineiro não precisa despender muito tempo e esforço - até mesmo um florista novato pode cuidar de um espécime despretensioso.
Rega
Se o verão acabou não sendo árido, com uma quantidade normal de precipitação, então não há necessidade de regar a estrela. Astrantia pode sobreviver a uma curta seca. No caso de uma longa ausência de chuva, vale a pena regar a safra uma vez a cada 7 dias. Se você deseja obter a floração repetida da cultura em uma estação, deve certificar-se de que o solo esteja sempre úmido.
A cobertura morta com turfa ou húmus é uma oportunidade para manter o nível necessário de umidade, bem como prevenir a propagação de ervas daninhas.
Top curativo
Uma roda dentada que foi plantada recentemente em solo fértil não precisará de fertilização. Um cultivo perene pelo segundo ano já precisa de alimentação complexa na primavera. Se o solo for pobre e a cultura tiver mais de 3 anos, no meio do verão o Astrania deve ser alimentado com uma substância à base de fósforo ou potássio.
Os fertilizantes líquidos prontos para uso são considerados a melhor opção por esse representante da flora.
Remoção de ervas daninhas e soltura
O jardineiro deve se lembrar que depois de regar ou chover, vale a pena soltar o solo perto da estrela. Graças a este procedimento, a formação de uma densa crosta terrestre pode ser evitada. E também é imperativo eliminar todas as ervas daninhas ao redor do Astrantia em crescimento - isso ajuda a liberar espaço para o sistema radicular.
Poda
Para que o período de floração da cultura perdure, e Astrantia não teve oportunidade de crescer com a ajuda da auto-semeadura, o florista precisa cortar as inflorescências murchas. Se você quiser ver o reflorescimento de uma estrela em uma estação, vale a pena cortar todos os caules de flores existentes.
Transferir
O procedimento de transplante de Astrantia no outono não é penoso para os jardineiros, já que a planta pode crescer e se desenvolver bem na mesma área por cerca de 10 anos. No entanto, de acordo com as recomendações de especialistas, estrela é melhor replantar a cada 6 anos.
Preparando-se para o inverno
Um representante da flora resistente ao frio pode passar o inverno sem abrigo adicional na Rússia central.No final do período de outono, os arbustos devem ser cortados, deixando apenas o cânhamo na superfície da terra. Para preservar a estrela, recomenda-se polvilhar a cultura com turfa ou húmus. Os jovens astrânicos podem sofrer com baixas temperaturas. Por esta razão após a poda, essas plantas devem ser cobertas com cobertura morta ou com galhos de coníferas.
Métodos de reprodução
Astrantia se reproduz não apenas por sementes. Muitos jardineiros usam o método de divisão de arbustos para propagar a colheita. Este procedimento contribui para a preservação de todas as características varietais. É possível lidar com a divisão do arbusto estelar tanto na primavera quanto no outono, no início ou no final da estação de crescimento.
A cultura deve ser desenterrada e suas raízes devem ser divididas em várias partes. Depois disso, o delenki deve ser plantado separadamente. Após um certo período, as mudas se tornarão flores maduras. Como a astrantia é perene, é possível esperar seu florescimento apenas no terceiro ano de vida.
Doenças e pragas
Astrantia é caracterizada por forte imunidade e resistência a doenças. Ao contrário de outros residentes do jardim, este representante da flora raramente sofre ataques de pragas. Como em condições naturais a planta perene cresce ao sol ou à sombra, não tem medo de seca, geada, falta de luz.
Uma doença que pode destruir a estrela do mar é uma infecção fúngica que se forma a partir do alagamento do solo. A maioria das doenças fúngicas pode ser facilmente tratada com fungicidas.
Uso em paisagismo
Astrantia é uma erva perene com guarda-chuvas rosa, lilás ou branco, por isso ficará harmoniosa no local ao lado de astilba, sinos e begônias.
Não é recomendado plantar uma estrela perto de plantações com tons de pétalas frias.
E também astrania É um excelente parceiro para o plantio ao longo de coníferas densamente plantadas, arbustos, sebes.
O estrelado multicamadas é a característica graças à qual é usado pelos paisagistas ao projetar uma mixborder.
Uma cortina exuberante deste representante da flora parece bastante pitoresca em uma colina alpina.
Astrantia fica bem no padrão simétrico de um canteiro de flores clássico.
Para uma visão geral da astrânia, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.