Litoral da Armeria: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Uma das mais belas plantas usadas para decorar jardins é a armeria à beira-mar. É representado por uma variedade de variedades, cada uma das quais se distingue por sua beleza especial. Esta flor é despretensiosa de cuidar, o que permite que até mesmo os jardineiros novatos a cultivem.

Peculiaridades

Armeria maritima é uma erva perene, em uma haste longa e ereta, da qual há muitas folhas e pequenas flores reunidas em uma roseta. As flores podem ser de cores diferentes, variando do rosa ao branco. A sua altura não ultrapassa os 40 cm, durante o período de floração pode chegar aos 60 cm A flor da planta está localizada de forma especial no pedicelo, parece uma bola. Hoje, você pode encontrar muitos tipos dessa flor, cada uma com sua própria descrição.

O litoral de Armeria pode ser cultivado tanto em contêineres quanto em campo aberto. É fácil cuidar, a única coisa é que no inverno a planta perene deve ser coberta com ramos de abeto. Com a ajuda desta planta ornamental, você poderá criar arranjos de flores originais em canteiros, pois se combinam perfeitamente com outras flores.

Variedades

A armeria à beira-mar é uma das mais belas plantas de jardim, podendo ser cultivada em qualquer zona climática do país. Além disso, cada tipo de planta difere na cor das inflorescências, na folhagem e na estrutura do arbusto. As variedades perenes mais populares incluem as seguintes.

  • "Magnífico". É uma flor compacta com folhas perenes. O caule da planta é redondo, rígido e reto. As inflorescências têm 50 mm de diâmetro, são brancas, vermelho vivo ou rosa pálido. Esta planta perene mantém as suas qualidades decorativas mesmo após o período de floração, que termina em outubro.
  • Junípero (turfoso). É uma bela planta de montanha com tolerância à seca. Armeria soddy floresce profusamente, liberando botões rosa ou vermelhos. A variedade se destaca pela baixa estatura, pois, nos locais de plantio, a cultura cresce em forma de tapete denso.
  • Alpino. Ideal para decorar canteiros de flores pequenas, já que a altura desta planta perene não ultrapassa 15 cm. As inflorescências são rosa claro, seu diâmetro é de até 3 cm. A planta tolera bem o inverno. O período de floração não dura mais de um mês, geralmente começando em junho.
  • Alba. É considerada a flor preferida dos jardineiros, por ter um aspecto festivo branco como a neve. Esta armeria tem floração abundante, começa em agosto e vai até setembro. Neste momento, até mesmo "bolas" brancas são formadas na haste. A altura das plantas não ultrapassa 50 cm, reproduz-se por rizoma e é resistente a doenças. Esta planta perene é perfeita para decorar canteiros de flores ensolarados.
  • "Splendens Perfect". A variedade é caracterizada por seu tamanho compacto. Esta planta ornamental tem folhas estreitas, externamente parecem flechas. As inflorescências são vermelhas, brilhantes.

Variedades como "Rubra" e "Armada White" merecem atenção especial: a primeira é rubi e a segunda é branca como a neve.

Como plantar?

O plantio de armeria à beira-mar é realizado em áreas ensolaradas. Essa planta perene é despretensiosa para a composição do solo, mas prefere crescer em solo rochoso. Ao plantar uma planta ornamental em casa, as seguintes recomendações devem ser consideradas.

  • O plantio de uma flor em campo aberto é realizado após a semeadura preliminar, ocorrendo normalmente em meados de fevereiro. Primeiro, a semente é estratificada, isso não leva mais de uma semana. As sementes são embebidas em água morna por um dia e uma panela é preparada, que deve ser larga, mas não profunda. A drenagem (poliestireno triturado, seixos ou argila expandida) e um substrato de turfa e areia são despejados no seu fundo. A semeadura é realizada a uma profundidade de 0,5 cm.
  • Espera-se então o aparecimento dos primeiros rebentos, o que ocorre 2 a 3 semanas após a sementeira. Quando se formam 3-4 folhas no caule, pode-se começar a colher as mudas, que devem ser plantadas em recipientes separados com diâmetro não superior a 10 cm, podendo-se colocar 2-3 brotos em um recipiente.

Alguns jardineiros também plantam plantas diretamente no canteiro de flores, escolhendo um período conveniente para isso na primavera ou no final do outono. Ao mesmo tempo, o plantio na primavera tem mais vantagens, pois a planta consegue formar seu sistema radicular antes do inverno. Tolera com sucesso o inverno e irá deliciá-lo com uma floração exuberante no próximo verão.

Como cuidar bem dele?

O cultivo da armeria à beira-mar não é difícil, já que esta perene não requer cuidados especiais. A principal coisa no cultivo desta planta é a aplicação oportuna de fertilizantes minerais. A cobertura deve ser realizada em três etapas, sendo que a primeira prepara a planta perene para a floração. A fecundação, neste caso, ocorre no final de abril ou no início de maio. Então, a alimentação é necessária um mês depois, quando a armeria floresce e no outono.

A rega da planta também desempenha um papel importante, o que é especialmente importante durante os períodos de seca. A flor deve ser regada à noite, sem erodir o solo dos rizomas. Neste caso, não se deve exagerar com "procedimentos de água", caso contrário, o excesso de umidade pode provocar o processo de decomposição. Para que a flor mantenha suas qualidades decorativas por muito tempo, é necessário transplantar os arbustos. Isso é feito melhor a cada 5-6 anos. Quanto ao inverno, a maioria das variedades não requer abrigo para o inverno. A única exceção é a armeria turfosa, que é isolada com folhagem seca ou ramos de abeto.

Métodos de reprodução

O litoral de Armeria pode ser propagado de várias maneiras, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Na maioria das vezes, os jardineiros usam os seguintes tipos de reprodução.

  • Sementes. Para isso, o material de plantio é semeado em área previamente preparada em campo aberto. Para que as sementes germinem melhor, elas devem ser embebidas em água morna por várias horas antes do plantio.
  • Estacas. Este é um método descomplicado de propagação de plantas que até mesmo um jardineiro novato pode lidar. Primeiramente, as estacas são cuidadosamente selecionadas, cuidadosamente cortadas da planta e plantadas no solo, previamente arrancado um buraco raso. As estacas não devem ser plantadas muito profundas, a uma distância de 25-30 cm umas das outras, podendo a sua reprodução ser reproduzida durante todo o verão.
  • Ao dividir o arbusto. Para isso, são escolhidas plantas com pelo menos três anos. É melhor propagar a armeria dividindo o arbusto na primavera ou no outono, após a floração. Os arbustos são cuidadosamente desenterrados e divididos em várias partes. Se houver áreas afetadas pela podridão no rizoma, elas são limpas, cortadas e polvilhadas com carvão ativado. O material de plantio obtido desta forma é plantado em campo aberto em áreas bem iluminadas pelo sol, observando-se uma distância entre os arbustos de 20 cm.

Se seguir corretamente todas as instruções para a reprodução da planta, ela rapidamente criará raízes, começará a formar novas folhas e para a próxima temporada irá deliciá-lo com sua beleza, sendo um acréscimo original a qualquer arranjo de flores do local.

Doenças e pragas

A armeria litorânea, ao contrário de outras plantas ornamentais, é altamente resistente a doenças e pragas. Se ocorrer algum problema com uma planta perene, isso se deve principalmente ao plantio ou cuidado impróprio. Então, A rega excessiva da flor pode levar à deterioração do sistema radicular e isso só pode ser corrigido alterando o regime de rega. Além disso, a armeria às vezes pode ser afetada pela doença bacteriana das folhas, que interrompe o desenvolvimento da planta e leva a uma floração deficiente. Se houver sinais de manchas, é urgente cortar as áreas infectadas e tratar completamente o arbusto com medicamentos especiais. Quanto aos insetos, esta flor é indefesa contra pulgões. Um tratamento sistemático de arbustos com agentes protetores como "Kinmiks", "Intavir", "Karbofos" ajudará a evitar um assentamento maciço desta praga.

Uso em paisagismo

A beira-mar de Armeria é considerada uma planta ornamental, que todos os floricultores sonham em ver em seus terrenos. Para decorar o projeto paisagístico original, um canteiro de flores é usado, onde variedades perenes de baixo crescimento são plantadas. As flores plantadas como uma borda ao longo de becos e caminhos também parecem boas. Uma solução original será o uso de armeria para decorar jardins de pedra e jardins de pedra, ela pode ser complementada com arbustos de coníferas subdimensionados. Uma flor também é adequada para decorar toldos, varandas e terraços, para isso é plantada em vasos.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do exército litorâneo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário