Armeria: descrição, plantio e cuidados
Para o projeto paisagístico, pode-se utilizar diversas plantas ornamentais, entre as quais a armeria merece atenção especial. Esta flor distingue-se pelo seu brilho invulgar, que permite utilizá-la na criação de jardins de pedras, mixborders e composições rochosas. Como esse tipo de planta é despretensioso de cuidar, pode ser facilmente cultivado, mesmo por jardineiros novatos.
Peculiaridades
Armeria é considerada uma erva que pertence à família Lead. O nome desta planta perene vem de duas palavras - "mor" (mar) e "ar" (próximo). Isso ocorre porque esta flor prefere crescer em áreas costeiras. A cultura perene é mais comumente encontrada na Mongólia, Sibéria, América do Sul e Europa Oriental. É um pequeno arbusto com um caule ereto que atinge uma altura de 15 a 60 cm, esta erva tem um sistema radicular curto de raiz axial.
Armeria é representada por várias espécies, cada uma delas com sua própria descrição. A principal característica da cultura é que seu caule é coberto por várias placas de folhas de formato linear-lanceolado, todas reunidas em uma roseta basal. Nesse caso, o caule pode ser liso ou pubescente. Durante o período de floração, aparecem pequenos botões no arbusto, constituídos por inflorescências capitadas. Eles podem ser pintados em tons de branco como a neve, rosa pálido ou roxo.
Esta planta ornamental é recomendada para ser plantada junto a corpos d'água, decorando canteiros de flores. Ele também é usado para paisagismo de jardins. A flor pode ser cultivada em países de clima temperado, pois se multiplica facilmente e tolera bem o inverno. Cuidar dessa planta é bem simples.
Variedades
Hoje, existem mais de 90 tipos de armários, dos quais 10 são para serem cultivados em casa. As mais populares são as diversas variedades da planta.
- Alpina (alpino). É uma planta perene que costuma atingir os 15 cm de altura e assemelha-se a um arbusto coberto por folhagem de forma linear-lanceolada. As folhas têm a capacidade de sobreviver no mato, mesmo no inverno.
Durante o período de floração, flores brancas ou rosa florescem na armeria. As variedades mais famosas deste tipo de armeria: Rosea, Laucheana e Alba.
- Pseudarmeria (pseudo-exército). É um belo arbusto de até 0,4 m de altura, cujas placas foliares crescem a partir de rosetas basais. A falsa armeria floresce com flores rosas ou brancas. Suas variedades mais comuns incluem Planeta Vermelho, Joystick Branco.
- Marítima (beira-mar). Normalmente, esta planta perene é encontrada na natureza nas costas marítimas. Esta armeria não atinge mais de 20 cm de altura, e sua roseta radicular chega a 20 cm de diâmetro, as flores são de cor rosa, os botões desabrocham em inflorescências capitadas. Variedades cultivadas incluem Louisiana, Vindictive e Düsseldorf Stolz.
- Juniperifolia, Cespitosa (relva ou zimbro). É uma planta ornamental compacta de não mais que 15 cm de altura, suas folhas são lineares e estreitas. Esta armeria pode ser vermelha ou rosa, suas inflorescências capitadas têm um enquadramento característico. Como todas as outras espécies de plantas, a sod armeria é caracterizada por floração abundante.Para cultivo em áreas suburbanas, as seguintes variedades são recomendadas: "Brno", "Variedade de Beavans", "Zyundermana".
- Armeria vulgaris (armeria comum). Este tipo de armeria pode crescer até 60 cm de altura. Suas placas foliares atingem 12,5 cm de comprimento e 1 cm de largura. Durante a floração, flores (pode haver até 40) de cor rosa carmim no mato, eles têm um aroma perfumado agradável.
- Armeria formosa (bela armeria). Possui rosetas compactas, que consistem em muitas placas perenes lineares estreitas. Esta é a mais bela armeria, pois durante o período de floração exuberante torna-se uma verdadeira decoração do terreno do jardim. As flores podem ser rosas, brancas ou vermelhas. Armeria branca é geralmente usada para decorar grandes canteiros de flores.
Variedades também são muito populares Armada Rose, Ballerina Red, Rubra, Anna Maria... Cada uma das variedades acima é caracterizada por alta decoratividade.
As perenes são fáceis de cuidar, por isso podem ser cultivadas tanto por um jardineiro experiente quanto por um novato.
Como plantar?
Armeria é geralmente cultivada com mudas ou a partir de sementes, semeando o material de plantio diretamente em terreno aberto. Nesse caso, o método da muda é o mais eficaz. O plantio das sementes deve ser realizado no final de fevereiro ou início de março.
Para para plantar um método de muda de armeria, você precisa realizar uma série de atividades.
- A primeira coisa a fazer é preparar a semente. Para isso, as sementes são cuidadosamente selecionadas e armazenadas na geladeira por 7 dias. Em seguida, eles são mergulhados em água morna e começam a preparar o recipiente e o solo. As sementes podem ser semeadas em vasos de turfa e em caixas ou recipientes, enchendo-os com uma mistura especial de solo.
- Além disso, as sementes são aprofundadas no solo em não mais do que 0,5 cm. Em seguida, transfira os recipientes para um local aquecido e bem iluminado para a germinação. Após cerca de 2 semanas, os primeiros brotos aparecerão, em cada muda você pode ver 2-3 folhas. Para eles, é necessário criar um ambiente de estufa e umedecer constantemente o substrato.
- Tudo acaba com o plantio de mudas em campo aberto (após preparação preliminar do terreno no jardim). O solo deve estar bem solto e sem calcário, pode-se adicionar fertilizantes orgânicos. As mudas são plantadas em covas de modo que o colo da raiz permaneça ligeiramente na superfície. Para o plantio em massa, deve-se manter uma distância de 30-40 cm entre as mudas.
Após isso, as mudas devem ser devidamente cuidadas, a saber: regar em tempo hábil e evitar que uma crosta seca apareça na superfície da terra, evitará que o ar entre no sistema radicular.
Para as regiões do sul, o plantio de armeria a partir de sementes é mais adequado; na natureza, a flor se reproduz bem por semeadura própria. É aconselhável semear no início da primavera ou antes do inverno. A semeadura tardia é caracterizada por uma maior eficiência, pois durante o inverno as sementes sofrem estratificação natural e na primavera garantem brotos fortes e amigáveis.
Se isso for feito na primavera, recomenda-se que as sementes sejam adicionalmente preparadas e tratadas com estimulantes de crescimento. Recomenda-se semear armeria em encostas, morros e morros.
Como cuidar bem dele?
Cuidar de um exército é muito simples. O principal é aplicar fertilizantes em tempo hábil, regar e limpar a área de ervas daninhas. Também é importante transplantar a planta para outro local a cada 5 anos, dividindo-a em partes. Isto é necessário para que não perca o seu efeito decorativo e agrade a cada estação com uma floração abundante.
Rega
Armeria aumentou a tolerância à seca, por isso não precisa de irrigação frequente. É necessário realizar "procedimentos hídricos" apenas para umedecimento leve do solo, pois a flor pode morrer devido à estagnação da água. Em verões chuvosos, devem ser feitas valas de drenagem ao redor dos arbustos - elas vão garantir o escoamento da água e evitar que as raízes inundem.
Top curativo
Apesar de a armeria crescer bem em solos pobres, ainda é recomendável alimentá-la, pois por falta de minerais começará a florescer mal. É aconselhável aplicar o tempero de cobertura várias vezes na estação, a saber: durante a estação de crescimento e no outono. As misturas de minerais líquidos são bem adequadas como fertilizantes, pois são diluídas com água e introduzidas no solo em vez de serem regadas.
A fertilização pode ser dispensada apenas quando o arbusto cresce em áreas com solo argiloso ou turfoso, em que todos os nutrientes já estão contidos.
Poda
O cuidado da Armeria também inclui a poda periódica, que geralmente é feita após o período de floração. A poda deve ser feita com tesoura. Tal procedimento permite que o arbusto não apenas adquira uma aparência limpa, mas também se encha de força antes da floração no próximo ano. Além disso, as folhas danificadas e secas devem ser removidas no outono.
Wintering
Armeria é classificada como uma planta altamente resistente à geada. Portanto, não é necessário cobri-lo para o inverno. A única exceção é a armeria turfosa, que deve ser coberta com material não tecido, turfa seca ou ramos de abeto. Se houver previsões de que o inverno será com pouca neve, o arbusto não vai doer de cobrir.
Métodos de reprodução
Esta planta perene é muito popular entre todos os jardineiros, uma vez que não só é altamente decorativa, mas também fácil de cultivar. Depois de plantar uma flor uma vez, você pode desfrutar de sua beleza por décadas. Armeria se reproduz de várias maneiras, além de sementes e mudas, que já foram discutidas acima.
- Estacas. Este procedimento pode ser realizado a qualquer momento durante a estação de crescimento. Para fazer isso, você precisa separar a roseta de raiz e polvilhar com uma camada de solo. Se a temperatura do ar estiver baixa, recomenda-se tampar as estacas com um frasco de vidro, criando assim um efeito de estufa.
- Ao dividir o arbusto. Este método de propagação é adequado para uma planta que já atingiu os 3 anos de idade e necessita de rejuvenescimento. No outono ou na primavera, o arbusto é cuidadosamente desenterrado e dividido em várias partes iguais, removendo os caules e as raízes danificadas. Em seguida, eles preparam o solo no local, cavando um buraco separado para cada muda. Eles precisam ser cavados a uma distância de 30 cm um do outro.
A floração com este tipo de reprodução começa, via de regra, no segundo ano. Se você dividir o mato na primavera, há uma chance de que ele irá deliciá-lo com sua beleza próximo ao outono do mesmo ano.
O método de propagação por sementes geralmente é escolhido por jardineiros experientes, pois é necessário conhecer as regras de semeadura e cuidados com as mudas. As sementes podem ser semeadas em campo aberto ou em vasos, seguindo-se o transplante das mudas. A semente pode ser colhida de vagens maduras ou comprada em uma loja especializada. Ao mesmo tempo, a última opção é mais confiável, uma vez que as sementes auto-coletadas precisam ser capazes de limpar, selecionar e processar adequadamente.
Doenças e pragas
Todos os tipos de armeria são altamente resistentes a insetos e doenças. Na maioria das vezes, surgem problemas com o cultivo de plantas perenes devido a cuidados inadequados. Assim, a rega excessiva pode provocar o desenvolvimento de podridão nas raízes da planta, que é acompanhada pelo aparecimento de manchas nas folhas. Em casos como este Os especialistas recomendam cavar o arbusto e remover a parte danificada dele, tratar raízes saudáveis com um fungicida e replantar a planta perene em um novo local.
Quanto às pragas, principalmente a armeria sofre de pulgões, que se alimenta do suco da folhagem e a seca.A morte de uma planta pode ser evitada por tratamento profilático do tronco e folhagem com medicamentos como Inta-Vir e Kinmix. O procedimento deve ser repetido na primavera e antes da floração.
Uso em paisagismo
Armeria é considerada uma das mais belas e coloridas plantas ornamentais. É ideal para decorar áreas de jardim. Via de regra, as perenes são plantadas em canteiros de flores, bordaduras e morros alpinos, criando composições interessantes em paisagismo.
Se plantar uma armeria densa, consegue-se um tapete sólido, que, durante a floração, irá deliciá-lo não só com cores vivas, mas também com um aroma agradável. Em canteiros de flores, é melhor plantar Armeria com tomilho, sinos e flox. Ela poderá desempenhar um papel decorativo mesmo no inverno, já que sua folhagem é perene.
Uma solução interessante também será o plantio de uma planta perene onde são dispostas composições de pedra natural. Se a área do local permitir, e houver um pequeno lago nele, a armeria ocupará um lugar digno próximo a ela. Esses arbustos coloridos também ficam lindos no cenário de caramanchões de madeira com jardinagem vertical.
O vídeo a seguir vai falar sobre as características do plantio de armeria no outono.
O comentário foi enviado com sucesso.