Qual é a aparência do arctotis e como cultivá-lo?
Devido à atratividade especial e às belas cores das inflorescências, o arktotis ganhou grande popularidade entre iniciantes e jardineiros profissionais. Esta flor pode ser encontrada em muitos jardins, nos peitoris das janelas de apartamentos. A planta é fácil de cuidar.
descrição geral
Arctotis é uma planta ornamental popular da família Astrov. O nome vem da palavra latina arctotis, que se traduz como "orelha de urso". A família inclui mais de 70 espécies diferentes e 65 variedades criadas. Estas flores de jardim distinguem-se pelos caules fortes e púberes, prateados ou brancos. Geralmente floresce com folhas alternadas ou opostas. Os pedúnculos costumam ser longos, com cestos individuais. O tamanho das inflorescências é de 7 a 9 cm.
As flores da planta são bastante populares entre os jardineiros devido à sua aparência marcante. A maioria das variedades tem tons rosados, roxos, brancos, roxos e marrons, que se distinguem por um pequeno tufo e botões cinzentos. As folhas da flor são bastante fortes e penugentas. A placa é caracterizada por um ligeiro alongamento e uma estrutura dissecada, pubescente em ambos os lados. A planta se distingue por um amor pronunciado pela luz solar direta.
A maioria das variedades cobre suas próprias inflorescências à noite. As próprias flores são sempre polinizadas por insetos.
Visualizações
A família Astrov inclui um grande número de espécies, entre as quais o arctotis ocupa um lugar especial. A planta é caracterizada por uma grande variedade de formas varietais criadas artificialmente, apresentando esquemas de cores ricas.
As variedades mais populares:
- híbrido;
- estochasólico;
- acaulescente;
- rude;
- de haste curta.
Além das variedades descritas acima, o Arlequim, um tipo especial de planta que é uma mistura de variedades híbridas de várias cores, ganhou recentemente grande popularidade.
Caule curto
Uma das variedades mais populares, cuja altura chega a 15 cm, a terra natal da espécie é a África do Sul, por isso tolera bem o calor e é imune à luz solar direta. Uma característica distintiva do tipo de haste curta é a cobertura de feltro na haste principal e na folhagem. As flores marginais são caracterizadas por uma forma ligulada e uma tonalidade laranja brilhante. Na maioria dos casos, as inflorescências germinam sozinhas.
Rude
Uma espécie perene pode atingir até 1 m, mas quando cultivada em casa ou no jardim, a altura máxima possível é de 50 a 60 cm, variedade caracterizada por maior demanda por cuidados. Não gosta de luz solar direta e sombras constantes.
A floração é caracterizada por uma bela cor em tons de amarelo, roxo, branco e azulado. Um grande número de variedades com cores únicas e interessantes foi criado a partir da variedade grosseira. O diâmetro da inflorescência geralmente não excede 5 cm.
Flor grande
Devido à sua floração única e variada, também é chamada de variedade exuberante. Ele difere em inflorescências dimensionais e caules em decomposição, razão pela qual requer uma liga constante.
Na maioria dos casos, a flor da planta é amarela com uma tonalidade laranja inexpressiva. A variedade de flores grandes é ativamente usada para criar novas espécies. O diâmetro das inflorescências é de 10 a 15 cm.
Stechasoliferous
Uma das variedades mais populares e cultivadas com frequência, podendo atingir uma altura de 1 a 1,5 m em casa. Ao contrário de formas semelhantes, é caracterizada por um período de floração mais longo.
As características da variedade são também: placas foliares alargadas com bordas ligeiramente pontiagudas, caule grande, sistema radicular desenvolvido e inflorescências únicas em tons de roxo, branco e marrom. Os cestos de flores podem fechar com tempo nublado.
Acaulescente
A variedade tem nome próprio devido à parte do caule muito curta - não mais do que 20 cm de altura. A floração é caracterizada por tons de vermelho, preto e bordô. As inflorescências não atingem mais de 5 cm de diâmetro.
As folhas são caracterizadas por uma aparência elegante e alto esplendor. Uma característica marcante é a coloração azulada da folhagem, o que possibilita o uso dessa cultura em diversos estilos de design.
Híbrido
Devido à presença na família de uma grande variedade de belos tons e paletas de cores, a variedade é especialmente popular na arte de jardim. As variedades cultivadas a partir da forma híbrida diferem não apenas na forma, mas também na altura e tipo de floração. O tamanho médio das plantas é de 20 cm, algumas variedades híbridas podem atingir de 70 a 120 cm, o que permite que sejam utilizadas no dimensionamento de fachadas. O diâmetro da inflorescência varia de 10 a 15 cm, as folhas são semicirculares, com contorno pronunciado.
Uma característica igualmente importante da variedade híbrida é a capacidade de florescer em qualquer época do ano. Dependendo das condições climáticas, tipo de solo e muitas outras nuances, um ou outro tipo é selecionado. Mais frequentemente usado ao decorar buquês.
Aterrissagem
Arctotis é uma planta termofílica que não pode sobreviver mesmo com geadas noturnas leves. Devido a essa característica, a flor deve ser plantada em campo aberto estritamente no final de maio - nessa época o solo deve estar aquecido. Nas regiões frias, a planta é plantada no início de junho. Antes de plantar arctotis, é necessário preparar as covas de plantio. Sua profundidade não deve exceder o tamanho do coma de terra, caso contrário a planta não será capaz de desenvolver o sistema radicular e murchará rapidamente. Você também deve respeitar uma certa distância entre os furos - na região de 30-45 cm.
Imediatamente antes de plantar a planta, a cova deve ser levemente umedecida. É necessário instalar uma muda jovem com cuidado, junto com um pedaço de terra. O espaço livre geralmente é coberto com terra e um pouco compactado. No futuro, o local de pouso será regado em abundância. Visto que os arctotis amam a luz solar direta e o calor, eles devem ser cultivados estritamente em áreas abertas, onde não há colinas ou vegetação densa. O solo da área selecionada é previamente escavado e fertilizado com calcário. A drenagem também é realizada. Argila e solo muito úmido devem ser evitados.
O cultivo de sementes é feito no início da primavera. A cova de plantio comporta de 3 a 5 grãos. Também é necessário respeitar uma certa distância entre os furos - 40-50 cm para as variedades altas e 20-25 cm para as de baixo crescimento. Além disso, as mudas são esmagadas com areia fina ou terra. Para cuidar das sementes, capina o excesso de vegetação e a umidade adequada é usada.
Se necessário, são realizados afrouxamentos do solo e proteção adicional contra várias doenças ou pragas. Os brotos iniciais aparecem 10-15 dias após o plantio.
Cuidado
Arctotis é uma planta popular com regras de cuidado simples que até mesmo um jardineiro novato pode controlar. Os procedimentos são padronizados: afrouxamento, rega, poda, fertilização e capina. Os especialistas recomendam a profilaxia oportuna contra pragas e várias doenças.
- A primeira coisa a se lembrar ao cuidar de uma planta é evitar regas pesadas e frequentes. Caso contrário, o sistema radicular da flor apodrecerá rapidamente e, eventualmente, morrerá. Ao regar, é preciso tentar para que o líquido não entre nas flores e folhas. Normalmente, esse procedimento é realizado pela manhã.
- Conforme necessário, a área do canteiro de flores deve ser afrouxada e limpa de ervas daninhas. Se uma variedade alta está sendo cultivada, um pequeno suporte é instalado para evitar a decomposição da folhagem principal. O suporte pode ser feito de corda e estaca de madeira.
- A planta é fertilizada exclusivamente com compostos minerais para plantações de flores. O uso de fertilizantes orgânicos é contra-indicado. Caso contrário, o sistema raiz morrerá rapidamente. Para estimular o crescimento, pequenos arbustos são pinçados de vez em quando. O solo ao redor da planta está solto.
- A floração da cultura africana geralmente começa 2-3 meses após o plantio. No inverno, a planta é cultivada em um pequeno vaso interno. Devido às raízes frágeis, o transplante deve ser realizado com extrema cautela. Cultivar uma casa não é diferente de um canteiro de flores: rega mínima e muita luz.
- Para que a floração dure muito mais tempo, os cestos recém-desbotados devem ser cortados a tempo. Essa recomendação também redirecionará a maioria dos nutrientes e minerais para o sistema radicular, criando um caule forte e resiliente.
Métodos de reprodução
Visto que as variedades de flores anuais são mais freqüentemente usadas na jardinagem, a reprodução deve ser realizada usando um método generativo. As sementes da colheita podem ser plantadas imediatamente após o amadurecimento ou após 2-3 meses. O material da semente não perde germinação por 3 anos. É especialmente importante adicionar uma pequena quantidade de perlita ou areia de rio ao solo de plantio. Esses compostos químicos tornarão o solo mais respirável. As sementes são geralmente semeadas em pequenos vasos, bandejas ou bandejas especializadas para mudas. Caixas de madeira comuns também podem ser usadas.
Para a reprodução, os especialistas recomendam fazer uma mistura de terra preta, perlita e areia, que são adicionados em quantidades iguais à turfa. Você também pode usar uma mistura de chalés de verão, que primeiro deve ser calcinada em um forno para eliminar vários ovos de insetos, larvas e pragas. Atenção especial deve ser dada à acidez do substrato do solo. Cultivar uma planta em solo ácido é impossível, enquanto algumas variedades são capazes de germinar em solo calcário. As sementes são plantadas a uma profundidade de 1-2 cm no caso de terreno fechado e 2-3 cm em terreno aberto. Para a semeadura, utiliza-se solo levemente umedecido.
As mudas geralmente aparecem após 1-3 semanas, dependendo das condições ambientais.
Doenças e pragas
Apesar de, em geral, a planta ser bastante resistente a várias doenças e pragas, muitas vezes é infestada por percevejos, pulgões e nematóides. Para se livrar de organismos prejudiciais, você pode usar um remédio popular eficaz. Para isso, misture 100 g de mostarda e 10 g de casca de cebola com 10 litros de água. Além disso, a substância resultante é infundida por 3-4 dias. Se o medicamento não surtir efeito, adquire-se o inseticida em loja especializada.
A doença mais comum é a podridão, localizada no sistema radicular da planta. Para evitar isso, é necessário afrouxar frequentemente o solo e recusar a rega intensiva. Solo muito úmido também pode levar à formação de necrose, doenças bacterianas e virais. A falta de cuidados adequados leva ao rápido murchamento, deformação e florescimento das flores. Freqüentemente, existem as chamadas pústulas - acumulações de fungos de natureza viral.
O comentário foi enviado com sucesso.