Arabis: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

O projeto paisagístico de uma casa de veraneio pode ser decorado de várias maneiras, mas para combinar originalmente a vida e a natureza, é necessário colocar mais canteiros e canteiros de flores no jardim. Arabis (rezuha) será uma decoração linda em qualquer jardim. Apesar de o rezuha preferir crescer nas encostas das montanhas, pode ser cultivado com sucesso em áreas suburbanas.

Peculiaridades

Arabis é uma flor perene. Esta planta herbácea possui mais de 100 espécies, cada uma com sua própria descrição. Em estado selvagem, Arabis prefere crescer em zonas temperadas, uma vez que a África tropical é considerada sua pátria. Devido às suas altas qualidades decorativas, esta planta é usada para criar composições contrastantes em canteiros de flores, fica bem em mixborders e atua como uma decoração incomum para bordas. Arabis pertence a plantas perenes e anuais. Mas, neste último caso, ao cultivá-lo, o enraizamento do caule rasteiro não deve ser permitido. A altura desta flor geralmente não ultrapassa os 30 cm A folhagem verde brilhante é moderadamente densa, as folhas são em forma de coração, têm um padrão recortado nas bordas.

As flores desta planta são amarelo claro, vermelho escuro, branco ou rosa pálido. Cada variedade de rezuha possui suas próprias características de inflorescências, portanto, são subdivididas em simples ou terry por tipo. O tamanho dos botões em diâmetro é de até 1,5 cm, eles são cuidadosamente coletados em inflorescências compactadas. Razuha começa a florescer violentamente em maio, enchendo a área com um aroma doce que atrai não só as abelhas, mas também outros insetos. Os frutos amadurecem no outono em forma de vagens cheias de sementes pretas, em algumas variedades são aladas.

Tipos e variedades

Arabis é considerada uma das plantas mais incomuns que pode ser usada para projetar jardins de flores originais em um estilo moderno. Para criar uma composição chique dessas flores, você deve conhecer as regras de seu plantio e reprodução e levar em consideração as características varietais. Na maioria das vezes, os produtores de flores escolhem os seguintes tipos de mudas para o plantio.

  • Alpine Arabis. Esta é uma cultura perene perene (sua altura é de 35 cm) com um tipo generativo de caules - eles são muito ramificados. Em comparação com outras plantas perenes, Arabis flaviflora não morre completamente (“adormece”) no inverno. A folhagem da planta é oval, caída, nos caules em forma de flecha. No final de abril, aparecem brotos leves no miniarbusto, que se combinam em diminutas inflorescências que permanecem abertas por um mês.
  • Bruiform. A pátria desta planta é a Bulgária e a Grécia. Um arbusto perene com uma altura de 10 cm tem folhagem caída, é oval e coberto com penugem no topo. As folhas são combinadas em pequenas rosetas.

Quando o arabis floresce, torna-se branco, pois é coberto por muitas flores delicadas.

  • Caucasiano. Alguns cientistas atribuem este perene a uma subespécie separada de rezuha alpina. A altura da Arabis caucasica não é superior a 30 cm, as folhas são miniaturas, oblongas com dentículos nas bordas. As flores da razuha são brancas, formam-se em borlas de 1,5 cm de comprimento. Hoje, existem várias subespécies deste arabis: requintada flora terry-pleno, rosabella ciliada (rosa) e variegata chique com flores amarelas nas extremidades.
  • Fugir. Perene variegado (altura 12 cm e mais), difere em pequenas rosetas, nas quais inflorescências desbotadas aparecem durante a floração. Devido às propriedades especiais do sistema radicular, a planta é facilmente fixada nas encostas. Arabis é fácil de plantar e tem resistência à geada. As flores das perenes têm uma delicada cor roxa, que gradualmente se transforma em uma tonalidade leitosa.
  • Atrofiado. A pátria deste arbusto ornamental são os Alpes e os Apeninos. Esta é uma planta de baixo crescimento (altura de 15 cm). Floresce de maio a junho. Apesar das flores discretas, Arabis é altamente decorativa e amplamente utilizada em paisagismo.
  • Ciliado. Cresce principalmente em altas encostas rochosas, suas folhas formam rosetas compactas e se distinguem pela cor cinza-esverdeada.

Quanto às variedades comuns de arabis, elas incluem o seguinte.

  • "Ferdinand de Coburg". É um semi-arbusto de 5 cm de altura, muito difundido entre os jardineiros devido à sua longa floração, durante a qual agrada com delicadas flores rosas, brancas e amarelas. Ao plantar esta variedade em chalés de verão, é preciso cuidar de uma boa drenagem - isso proporcionará à planta alta resistência às mudanças bruscas de temperatura.
  • Arends. Uma planta perene compacta com uma floração longa e exuberante. Suas folhas são verdes claras, apresentam uma moldura rosa escuro, leitosa ou amarelada. Os botões são brancos e parecem lindos contra o fundo de rosetas de folhas verdes escuras.

Quando crescer por conta própria, lembre-se de que esta variedade adora regar e prefere crescer em áreas bem iluminadas.

  • Schneeshaube. Uma das variedades de rezuha mais conhecidas entre os floristas, que se caracteriza por flores enormes (seu diâmetro pode chegar a 20 mm). São coletados em grandes inflorescências, cujo comprimento chega a 15 cm. Quanto à altura, o arbusto costuma crescer até 25 cm.
  • "Zyunderman". Pertence às variedades anãs de arabis, pois a sua altura não ultrapassa os 5 cm. As folhas desta planta perene são coriáceas, densas com um ligeiro brilho. No verão, é coberto por muitas pequenas flores brancas como a neve que enchem o jardim de um aroma delicado. Gosta de crescer em áreas férteis e iluminadas.
  • "Grandiflora Superba". É uma planta perene que ama a luz com até 300 mm de altura, folhas densamente pubescentes de tonalidade verde acinzentada. As flores são pequenas, brancas como a neve ou rosa. A floração é curta e observada apenas de junho a julho. Perene é perfeito para projetos em jardins de pedras e canteiros de flores. É resistente e pode crescer mesmo em áreas com solo pobre e seco.

A planta se propaga geralmente por sementes - elas são semeadas para o inverno e na primavera.

  • Ouro Velho. Perene perene, com 5 a 30 cm de altura, os caules são finos, as folhas são recolhidas em rosetas rígidas, lanceoladas e pintadas de verde brilhante. Esta variedade é apreciada pelos residentes de verão devido à sua floração eficaz, durante a qual o arbusto no topo dos rebentos é coberto por flores brancas. O período de floração é de maio a junho.
  • "Cor de rosa". Uma flor incrivelmente bonita com 30 cm de altura, muito procurada em paisagismo, pois adquire um delicado tom rosado durante a floração. Adequado para decorar bordas de jardins. Cresce melhor em áreas protegidas do vento.

Cada uma das variedades acima é caracterizada por suas qualidades decorativas e regras de cultivo. Portanto, antes de dar preferência a um ou outro tipo de erupção, é preciso levar isso em consideração.

Como plantar?

Plantar arábis em campo aberto é simples, mas é importante respeitar os prazos. Recomenda-se plantar esta flor no final de maio ou início de junho. Se a planta for plantada a partir de mudas, você precisa esperar até que 3 folhas reais apareçam nas mudas. É preciso selecionar locais não escurecidos para o plantio, com ventilação. Razuha cresce bem em sombra parcial, mas ao mesmo tempo a qualidade de sua floração é perdida e o crescimento é reduzido.

Quanto ao solo, então é aconselhável escolher áreas do jardim com solo solto e arenoso que não seja muito úmido... Antes do plantio, recomenda-se a aplicação adicional de fertilizantes complexos no solo, bem como processá-lo e remover ervas daninhas. Você pode aumentar a permeabilidade ao ar e à umidade do solo adicionando grama, seixos de tamanho médio e areia de rio.

Se você planeja plantar uma flor em um solo pobre e ácido, pode adicionar cal apagada a ela.

Ao plantar Arabis em solo aberto, é importante seguir o esquema de plantio, que é de 40 x 40 cm. Como regra, 3-4 mudas são colocadas em uma cova, após o que é imediatamente regado em abundância. Os fertilizantes podem ser aplicados antes e depois do plantio. Arabis plantados a partir de mudas só começarão a florescer no ano que vem, por isso muitos produtores preferem cultivá-los a partir de sementes.

É aconselhável semear todas as variedades de razuha no início da primavera. Para o cultivo de mudas, as sementes são semeadas em caixas no início de outubro. As sementes não são plantadas muito profundamente no solo, 5 mm. Eles germinam bem em temperaturas de +20 graus. Para acelerar o processo de germinação, recomenda-se cobrir a área onde as sementes são semeadas com uma película especial.

Como cuidar bem dele?

Como todas as culturas ornamentais, Arabis requer atenção, embora o processo de cultivo seja geralmente bastante simples. O mais importante é regar, adubar, soltar a terra e podar a tempo. Para proteger contra doenças, insetos, a grama do local deve ser removida. Arabis tolera bem a seca e responde rapidamente à sua abundância. Portanto, você precisa tentar manter um nível de umidade normal. A catação também prevê a capina constante, que deve ser feita até que os árabes estejam fortes.

A colheita oportuna também desempenha um papel importante, é especialmente importante para mudas jovens, que são planejadas para serem plantadas em um local permanente no local. Para isso, são colocadas em xícaras separadas e posteriormente plantadas no jardim, mantendo uma distância de 30 cm entre si. Esse procedimento é opcional apenas quando a flor não é planejada para ser cultivada separadamente. Para que o Arabis agrade com sua aparência saudável e cores contrastantes, ele deve ser alimentado. É especialmente importante aplicar fertilizantes durante a estação de crescimento e durante a floração, quando a planta precisa de muitos nutrientes.

Para a alimentação, é aconselhável o uso de fertilizantes minerais destinados a este tipo de planta.

Depois que a planta perene floresceu, você pode coletar suas sementes, que serão úteis para o plantio subsequente. Para obter sementes de alta qualidade, você precisa escolher os arbustos mais bonitos e saudáveis ​​do verão e marcá-los. As sementes costumam ser colhidas antes do início da primeira geada, em clima seco, pois o material colhido em alta umidade pode dar brotos baixos. Assim que as sementes são coletadas, todas as outras inflorescências com parte do caule são cortadas. Então você deve começar a preparar a britadeira para o inverno, pois ela pode suportar temperaturas abaixo de zero apenas até -7 graus e, sem um revestimento especial, pode morrer.

Em dezembro, todos os brotos do arabis são cortados, restando apenas pagons de 2 a 4 cm de comprimento, cobertos com material não tecido, ramos de abeto ou folhas secas. Além disso, em clima frio severo, não fará mal cobrir as plantações com neve.

Métodos de reprodução

Até o momento, os jardineiros aprenderam a propagar Arabis não apenas por meio de sementes, mas também dividindo o arbusto, mergulhando ou cortando... As sementes são semeadas diretamente em terreno aberto e preliminarmente em recipientes para o cultivo de mudas. Esta é a maneira mais fácil de criar Arabis.

Quanto a enxerto, então é adequado exclusivamente para espécies de terry e variedades raras... Para ele, costuma-se usar uma folha com salto, que depois dá raízes. É muito fácil obter material de plantio. Primeiro você precisa pegar uma folha; não é cortado, mas arrancado com um cara, separando cuidadosamente parte da casca do caule para que a polpa do subcórtex permaneça. Você precisa fazer isso após a floração.

Além disso, Arabis pode ser propagado com sucesso por estacas obtidas do topo do rebento... Para tal, corte um rebento com comprimento não superior a 10 cm, limpe-o das folhas inferiores e plante-o num substrato fértil fofinho a um ligeiro declive. Em seguida, tudo é coberto com uma tampa transparente e colocado em um local claro onde os raios do sol não penetram. Periodicamente, o corte deve ser aberto e ventilado. Depois que as folhas restaurarem seu turgor, você pode prosseguir com segurança para o transplante direto.

Para preparar a estratificação, é necessário dobrar cuidadosamente o caule ao solo e cobri-lo com uma camada de terra no lugar do nó da folha, e apertar as pontas. Assim que as raízes aparecem nos nódulos das folhas e crescem no solo, as camadas podem ser separadas e depois transplantadas para um local permanente. O método de divisão do arbusto também é amplamente utilizado. É simples de fazer: o arbusto é cuidadosamente cavado do solo, dividido em pequenas partes e cada uma é plantada separadamente.

É aconselhável dividir os arbustos após a floração. Normalmente, esta técnica de criação é usada para arbustos com mais de 4 anos.

Doenças e pragas

Todas as variedades de Arabis são caracterizadas pela resistência a insetos e podridão, mas às vezes a cultura pode sofrer de doenças como mosaico viral e invasões de pulgas crucíferas... O vírus do mosaico Arabis (rezuhi) se manifesta pelo aparecimento de pequenas manchas acastanhadas na folhagem, que posteriormente aumentam de tamanho e se conectam. Infelizmente, esta doença é incurável, portanto, arbustos danificados devem ser imediatamente removidos do local e queimados. O solo deve ser tratado com uma solução forte preparada a partir de permanganato de potássio, e não cultivar flores nesta área por pelo menos um ano.

Em verões secos e quentes, uma pulga crucífera pode aparecer em Arabis, que muitos jardineiros estão tentando se livrar limpando os arbustos com cinza de madeira. Os floricultores experientes recomendam proteger as plantas desse inseto tratando periodicamente o local com drogas como Iskra, Karbofos, Biotlin e Aktara.

Uso em paisagismo

Arabis ganhou imensa popularidade entre os residentes de verão, pois é uma excelente decoração para qualquer jardim. Para criar composições originais a partir dele, tanto um canteiro de flores como enormes canteiros de flores são adequados. Perene parece interessante perto de terraços e estruturas arquitetônicas feitas de pedra. Para obter uma bela composição, basta plantar íris amarelas, tulipas escarlates ou alissum ao lado dos árabes. Rosas complementam bem.

Se houver canteiros e jardins de pedras na casa de verão, você pode decorar seus designs com árabes. A flor também fica linda no design de encostas rochosas e mixborders. Ele dá a eles um sotaque brilhante. Além disso, uma perene pode ser uma decoração para qualquer varanda.

No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre a Arabis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário