O que é amsonia e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

A amsonia de aparência original ainda não é amplamente representada em jardins domésticos, mas recentemente tem atraído a atenção de mais e mais pessoas. As principais vantagens desta cultura são a despretensão e a resistência à geada da maioria das espécies e variedades.

descrição geral

Amsonia, às vezes chamada de "estrela azul", é uma planta da família Kutrov. Na natureza, ela cresce na América do Norte, mas também é encontrada na Ásia. Perene decídua tem uma poderosa raiz lenhosa ao longo do tempo. A altura do denso arbusto anão mal ultrapassa os 50 centímetros. Os caules eretos são cobertos por belas folhas oblongas. Pequenas flores da cor celestial original são combinadas em inflorescências racemosas ou corimbosas. Amsonia, embora o suco leitoso esteja presente em sua composição, não é perigosa.

Seu período de floração é no final da primavera. Primeiro, em maio, folhas verdes brilhantes aparecem no arbusto, depois os botões azuis se abrem gradualmente. Em julho, as lâminas das folhas são pintadas em tom de cinza, e em setembro começam a dourar com uma cor amarela brilhante.

Espécies e variedades populares

Na Rússia, os mais populares são várias variedades de amsonia. Amsonium é mais adequado para as regiões da zona média. Tabernemontana - o mais despretensioso e resistente ao frio. Nas regiões do sul, a amsonia termofílica se sente melhor. Habrichta... Tabernemontana chegou à Rússia vindo dos estados americanos Flórida e Texas... É capaz de se desenvolver tanto em solos altamente úmidos quanto em encostas rochosas.

Apesar do amor pelo sol, esta variedade pode crescer na sombra. Os belos botões são caracterizados pela presença de pétalas azuis e um tubo de garganta azul brilhante. Essa amsonia pode passar o inverno apenas sob a neve.

Uma das variedades de Tabernemontana é "Gelo azul" - uma bucha compacta com 20-40 centímetros de altura. Seus rebentos são cobertos por lâminas de folhas pontiagudas verde-escuras. O florescimento "Blue Ice" dura de maio a junho e é acompanhado pelo aparecimento de flores azuis monofônicas que se parecem com estrelas e se reúnem em inflorescências.

Amsonia Habrichta durante a floração, é coberto por inflorescências azul-claras. Esse período vai de meados ou final de maio e quase até julho. As folhas em forma de agulha de uma rica cor verde atingem um comprimento de 8 centímetros e crescem juntas. Esta variedade possui boa imunidade e, portanto, não tem medo de podridões e outras doenças.

Conhecido entre os jardineiros e a amsonia Oriental... Por ser uma flor muito exigente para as condições ambientais, na Rússia só pode ser cultivada em estufa. Amsonia ciliate não tolera baixas temperaturas de inverno. A planta difere de outras variedades em hastes mais pubescentes e floração menos abundante. A altura do arbusto é de cerca de 60 centímetros.

Amsonia salgueiro recebeu esse nome devido ao fato de que suas lâminas de folha e hastes alongadas lembram a semelhança com o salgueiro. Um arbusto que atinge a altura de 1 metro é caracterizado pela presença de uma raiz forte. A floração desta variedade não ultrapassa 1 mês de duração.

Aterrissagem

É comum plantar amsonia na primavera, já que os espécimes plantados no outono podem não sobreviver ao inverno, mesmo sob cobertura. A flor fica melhor em pleno sol, mas nos dias mais quentes, a planta ainda precisa de sombreamento. O solo da cultura deve ser bem drenado, de preferência ligeiramente ácido.

A maioria das variedades são capazes de se desenvolver em condições ligeiramente alcalinas. Se a planta for plantada em terra argilosa, o solo precisará ser enriquecido com areia. Tabernemontana poderá se desenvolver na margem do reservatório, e ciliados e Khabrichta normalmente perceberão encostas secas e até jardins rochosos.

Ao desembarcar, é importante que 30 centímetros livres sejam mantidos entre corpos de prova individuais.

Cuidado

O cuidado ao ar livre para amsonia é bastante simples. Após a primeira onda de floração, os pedúnculos se quebram para que novos possam crescer no outono. A rega deve ser realizada regularmente da primavera ao outono, mas com moderação, para não provocar o alagamento do solo. É importante que o solo permaneça sempre úmido, mas não molhado. Durante os períodos de seca, o amônio é irrigado várias vezes por semana. O procedimento deve ser realizado no início da manhã ou no final da tarde, direcionando o riacho estritamente para baixo do mato e não respingando nas folhas. A flor responderá bem ao afrouxamento e remoção de ervas daninhas que acompanham a rega.

Quanto aos fertilizantes, costuma-se usá-los na primavera e no verão, mas em geral apenas 2 a 3 vezes por temporada. Recomenda-se combinar matéria orgânica e complexos minerais, adicionando-os um a um. Assim, durante o período de brotação, ervilhas de adubo mineral complexo serão úteis para os arbustos, e no meio do verão, após o desbotamento da planta, recomenda-se o uso de matéria orgânica.

Essas variedades de safras que crescem em sombra parcial às vezes precisam de poda formativa. A maioria das variedades para o inverno é coberta com ramos de abeto, folhagem seca ou material não tecido, e também coberta com uma camada de turfa ou serragem. Você pode colocar um filme plástico por cima. Além disso, às vésperas do frio, os caules são encurtados para 10 centímetros para evitar o desenvolvimento de doenças putrefativas. O abrigo é retirado na primavera, assim que as temperaturas externas se estabilizem.

Muitas vezes não vale a pena replantar a planta, será o suficiente uma vez a cada 10 anos.

Reprodução

A propagação de Amsonia é realizada de 3 maneiras principais. As sementes podem ser obtidas através da coleta de frutos cilíndricos que amadurecem até setembro, ou você pode comprá-los na loja. O material de plantio adquirido deve ser estratificado em um período de 2 meses. Isso é feito em uma geladeira ou adega em temperaturas de +1 a +5 graus. Imediatamente antes do desembarque, também é embebido em água limpa por um dia. Também é possível germinar sementes em temperaturas de +20 a +24 graus. A semeadura em si é realizada no outono ou na primavera e, antes do inverno, você pode semear imediatamente no solo e, na primavera, primeiro você precisa cultivar mudas.

A divisão do arbusto é realizada no final do outono, após a queda da folhagem, ou no início da primavera. O arbusto é cuidadosamente removido do solo solto e dividido em várias partes com uma pá ou faca desinfetada, de forma que 2-3 botões permaneçam em cada um. Em alguns casos, deve ser serrado. Os delenki resultantes são imediatamente plantados em seu habitat permanente. É importante garantir que o colar da raiz esteja acima do nível do solo.

A distância entre as amostras individuais é mantida igual a 60 centímetros.

As estacas são colhidas no início do verão, por exemplo, são cortadas com uma faca afiada nos brotos apicais... As seções são necessariamente lavadas para evitar o entupimento dos vasos. As peças com cerca de 10 centímetros de comprimento são tratadas com um preparo que estimula o surgimento de raízes e colocadas em recipientes com solo. Uma opção também é possível com o enraizamento das mudas em água morna, na qual o carvão ativado é dissolvido, e sob o saco.Quando, um mês depois, as raízes da amsonia aparecerem, ela precisará ser movida para um substrato de turfa e areia.

O enraizamento das estacas dura cerca de 2 meses, após o qual as plantas podem ser transferidas para o terreno aberto.

Doenças e pragas

Amsonia tem boa imunidade, mas se excessivamente hidratada pode sofrer de podridão radicular. A doença pode ser determinada pelo estado das lâminas das folhas: elas desbotam, secam e ficam cobertas de manchas marrons. Se a flor já estiver gravemente afetada, ela terá que ser destruída. Como medida preventiva, será necessário organizar uma boa camada de drenagem, bem como fazer periodicamente a rega do solo. "Fitosporin".

Os desembarques também podem ser atacados pulgões... O inseto, tendo se instalado nos caules e na superfície inferior das lâminas das folhas, suga o suco da planta. Além disso, é portador de doenças infecciosas mais graves. Para combater pulgões, inseticidas como Tanrek, Lightning ou Aktara.

A presença do ácaro-aranha na amsonia, via de regra, é evidenciada por uma fina teia de aranha nas folhas e caules. Além disso, as folhas ficam cobertas de manchas marrons, os botões e as flores caem e o próprio desenvolvimento da cultura fica mais lento. Como parte do tratamento, as lâminas das folhas danificadas são primeiro quebradas e todas as ervas daninhas ao redor das plantações são eliminadas. Além disso, os arbustos são processados Iskra, Kleschevit ou Aktellik.

Devido à influência da cochonilha, os caules e as lâminas das folhas são cobertos por escamas densas, que são substituídas por manchas marrons e, por fim, morrem.

Essas pragas deverão ser removidas manualmente, após o que os arbustos deverão ser tratados duas vezes com solução Aktara.

Aplicação em paisagismo

Amsonia fica melhor quando é deixada em um grupo... Em princípio, não é proibido organizar o arbusto como uma única cópia, mas ainda assim não parecerá tão impressionante. A flor pode ser usada em canteiros e plantações de bordas. Muitas vezes, pequenas variedades são colocadas ao longo dos gramados.

É comum combinar Amsonia com prímulas, incenso, punhos macios e maiô. Em jardins ornamentais e mixborders, a cultura é geralmente adjacente a tulipas e flox. No projeto de um reservatório artificial, a amsonia pode ser combinada com samambaias e juncos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário