Alstroemeria: descrição, plantio e cuidados
Alstroemeria é uma cultura muito bonita. Às vezes é chamado de "lírio peruano" por causa das semelhanças. As flores são tão graciosas e espetaculares quanto, é por isso que costumam ser cultivadas para serem cortadas em buquês. Além disso, essas plantas decoram varandas e canteiros de flores. Para cultivar uma flor, você só precisa conhecer as regras simples de plantio e cuidados. Falaremos sobre isso no artigo.
Peculiaridades
A descrição deve começar com o fato de que a cultura é perene. É uma planta herbácea com raízes tuberosas. A haste é reta e flexível. Normalmente, a altura varia de 80 a 200 cm, embora também existam variedades subdimensionadas.
As flores da cultura são luxuosas. O diâmetro de cada um pode chegar a 5 a 6 cm. A cor é diferente. Há flores brancas como a neve, rosa suave e brilhante, amarelo, laranja, roxo, vermelho. Ao mesmo tempo, existem variedades que combinam 2 ou 3 tonalidades em cada flor ao mesmo tempo. Um traço característico da cultura, independentemente da variedade, são as finas riscas nas pétalas.
Um fato interessante - a alstroemeria não tem cheiro. Para alguns, isso pode parecer uma desvantagem, mas para as pessoas com tendência a alergias, tal nuance será apenas uma vantagem.
Alstroemeria pode ser cultivada no jardim para decorar a área. Em casa, pode ser guardado em uma panela. As flores de corte na água parecem frescas por muito tempo (até 2 semanas).
Variedades
Hoje existem muitos tipos e variedades dessa cultura. Vamos considerar os mais populares.
- Virgínia. É uma das variedades mais apreciadas para buquês. Pétalas onduladas brancas como a neve formam flores delicadas que se destacam efetivamente contra o fundo da vegetação. Essas flores crescem até 70 cm e a floração começa em junho.
- "Beleza". Um poderoso arbusto de um metro e meio de altura é coberto por botões roxos, criando um espetáculo expressivo. Ótimo para decoração de jardins. A floração ocorre na primavera e no final do verão.
- Canaria. Flores brilhantes de cor canário crescem até 1,5 metros. A floração ocorre em duas fases (primavera e início do outono).
- White Wings. Uma flor branca muito bonita pode crescer até 1,5-2 m. As flores são grandes, deliciam os jardineiros com sua beleza durante todo o verão. Uma pausa na floração é observada no final de julho.
- "Alicia". Este híbrido lembra um pouco um crisântemo. A cultura floresce durante todo o verão. A cor das pétalas é branco-rosa.
- Dourado. O amarelo brilhante com um tom laranja, as flores são bastante altas. A altura pode ser de até um metro ou mais.
- Brasileiro. Flores vermelhas elegantes podem crescer até 2 metros. O nome se deve ao local de origem desta espécie.
- "Nano". Esta é uma variedade atrofiada. As plantas bem cuidadas, atingindo apenas dez centímetros de altura, são ideais para o cultivo doméstico. A cor das pétalas é amarela.
- "Nadya". Esta variedade apresenta uma cor bordô. A altura da planta é média (70-80 cm).
- Roma. Esta variedade distingue-se pela tonalidade framboesa das pétalas. O crescimento da cultura é de 70 cm.
- "Divã". Esta variedade irá agradar a naturezas românticas. As pétalas são de um rosa muito delicado. A flor cresce até 80 cm.
Horário ideal de desembarque
O momento certo para plantar uma safra ao ar livre varia de acordo com a região. O procedimento é realizado após o fim da geada. É necessário que o solo aqueça até 20 graus e a temperatura do ar também se estabilize. Em muitas regiões do país, tais condições aparecem no final de maio. Em alguns locais, o plantio é realizado no início de junho.
Já a semeadura para as mudas é feita no final de fevereiro. Você pode adiar o procedimento para o início de março. Em casa, criar o ambiente necessário para o pleno crescimento e desenvolvimento das flores também é fácil.
Como plantar?
Deve ser escolhida uma área bem iluminada no jardim. Neste caso, é melhor que uma sombra parcial clara se forme durante o dia. É bom se o local for protegido do vento. O solo deve ser nutritivo e bem permeável. A acidez deve ser escolhida fraca ou neutra.
O furo é feito com cerca de 30 cm de profundidade. A largura ótima do recesso de plantio é de 40 a 50 cm É importante que as raízes de uma planta jovem caibam livremente na cova. Uma camada de drenagem é colocada na parte inferior. Composto podre é colocado em cima dele. A espessura da camada deve ser de cerca de 7-8 cm.
A planta é cuidadosamente enrolada com um pedaço de terra. Então o buraco é preenchido. O solo é ligeiramente compactado e bem regado. Para evitar a evaporação da umidade do solo, a área ao redor da flor é coberta com cobertura morta. Para isso, você pode usar turfa ou serragem.
Se várias flores forem plantadas em um canteiro, a distância entre elas não deve ser inferior a 30 cm. Se a variedade for alta, este indicador aumenta para 50 cm.
Como cuidar bem dele?
Considere vários passos importantes para cuidar da alstroemeria.
Rega
A cultura precisa de solo moderadamente úmido. A rega deve ser regular, mas não excessiva. Uma vez por semana é o suficiente. Se os verões forem muito quentes e secos, você pode irrigar duas vezes por semana. Em períodos de chuva, as flores são contornadas com a umidade obtida da chuva.
Top curativo
A fertilização é um ponto importante. A cultura é alimentada a cada década. Ao mesmo tempo, as composições minerais e a matéria orgânica se alternam. Durante o período de desenvolvimento da folha, as plantas precisam especialmente de nitrogênio.
Durante a brotação, eles precisam de fósforo. O potássio também é uma boa adição. Pode ser adicionado ao solo na forma de cinza de madeira. Faça isso 3 ou 4 vezes por temporada.
Poda
Se a planta não for podada, muitas flores se formarão nela, mas de tamanho pequeno. Portanto, cerca de 1/3 dos brotos são cortados na primavera. Além disso, o estado da cultura é monitorado durante toda a temporada. Folhagem desbotada, flores secas devem ser removidas em tempo hábil. Isso não só ajuda a manter a estética do jardim, mas também protege as plantas contra doenças.
No lugar dos botões cortados e desbotados, novos aparecerão. Portanto, a cultura será fresca e elegante ao longo da temporada. Deixe flores secas apenas se você planeja colher sementes.
Transferir
O sistema radicular da cultura cresce muito rapidamente. Os arbustos com numerosos rebentos não florescem muito bem. Portanto, a cada ano, uma flor adulta é movida para um novo local. O procedimento é realizado na primavera ou no outono. Ao mesmo tempo, o arbusto está dividido.
Ao plantar plantas divididas, as mesmas regras são seguidas como no plantio de mudas. Não se esqueça que o tamanho da fossa deve corresponder às dimensões do sistema radicular.
Wintering
Apesar do fato de que algumas variedades de culturas são resistentes a geadas leves, o inverno nas condições russas ainda é um teste difícil para elas. É por isso para preservar a flor em campo aberto até a primavera, algumas providências devem ser tomadas.
Após a primeira geada, os brotos são cortados. Deixe no máximo 10 cm acima do solo. Em seguida, os arbustos são polvilhados com folhas caídas. A camada deve ser espessa. As folhas são cobertas com papel alumínio. Solo de jardim simples misturado com húmus é colocado no topo.
Todas as ações são realizadas em clima seco. É importante que a camada superior da terra não esteja molhada. Se sua área tem invernos rigorosos, é melhor jogar pelo seguro. Desenterre as flores e transplante-as em recipientes (vasos ou caixas).Em seguida, leve as plantações para o porão isolado ou para a varanda envidraçada. Portanto, você tem a garantia de proteger os arbustos do congelamento.
Métodos de reprodução
Na maioria das vezes, a alstroemeria é propagada por sementes ou pela divisão do arbusto. Vamos dar uma olhada em cada um desses métodos separadamente.
Sementes
O método de sementes de cultivo permite que você obtenha plantas saudáveis e bonitas. mas eles começarão a florescer apenas no terceiro ano de vida... Além disso, deve-se ter em mente que mesmo com a auto-coleta de sementes de plantas de espécies, as características parentais podem ser perdidas. Essa probabilidade aumenta se a variedade for híbrida.
Mas, em qualquer caso, a flor ficará linda, mesmo que seja diferente daquela de onde as sementes foram tiradas. Talvez você tenha uma variedade única completamente nova.
O material das sementes deve ser coletado com cuidado: os frutos da cultura são frágeis. Para evitar que as sementes se espalhem, você pode cobrir a flor com gaze antes da colheita. A semente deve ser estratificada antes do plantio. Para isso, embrulhe-o com um pano úmido e leve à geladeira. O melhor lugar é a prateleira de baixo. As sementes são armazenadas lá por 2 meses.
A semeadura é feita no final do inverno. É aconselhável preparar a mistura de solo para o plantio de acordo com a receita. Terra de grama é misturada com húmus de folhas (1: 3). Você também pode adicionar um pouco de turfa e areia grossa.
Escolher essas cores é indesejável. Portanto, é melhor semear imediatamente em recipientes separados. Drenagem e solo fértil preparado são colocados no fundo de cada copo. Então, uma semente é colocada lá.
O material de plantio é polvilhado com uma camada de terra, de cerca de 1 cm, e os recipientes são recobertos com polietileno. Isso cria um ambiente de estufa. O nível de temperatura ideal para o plantio é de 18 graus. Os brotos podem ser vistos após 3-4 semanas.
Periodicamente, as plantas jovens são ventiladas. O solo está umedecido. Quando as mudas aparecem, o polietileno é removido. Os recipientes com flores são colocados em local aquecido e bem iluminado. Nesta fase, é desejável uma temperatura de 20-25 graus.
A luz deve incidir sobre as plantas pelo menos 12 horas por dia. Se necessário, use fontes de luz artificiais. Não se esqueça de regar moderadamente.
No processo de cultivo de mudas, você precisa fazer 3 alimentações. Pela primeira vez, o solo é regado com uma solução orgânica (quando aparece a primeira folha). A composição mineral é adicionada pela segunda vez. Isso é feito na fase da terceira folha. Pela terceira vez (após 3 semanas), as plantas também são fertilizadas com um complexo mineral.
Mesmo assim, se as plantas foram plantadas em uma caixa grande, a colheita é realizada quando a terceira folha aparece. 2 semanas antes de mover as flores para o campo aberto, elas começam a endurecer. Os desembarques são realizados regularmente na rua, aumentando gradativamente o tempo de permanência no ar. O desembarque no local é feito no final da primavera.
As sementes da colheita podem ser armazenadas por 3 anos. Todo esse tempo eles estarão aptos para o plantio.
Ao dividir o arbusto
Esse método garante a preservação das características maternas. Além do mais, as plantas assim obtidas deleitam-se com as flores já no ano da plantação (se o procedimento é feito na primavera) ou em um ano (se a divisão é feita no outono).
Os especialistas aconselham dividir as plantas no outono, imediatamente após o término da floração. Desta forma, as flores plantadas serão capazes de se adaptar e criar raízes antes do início da geada. Cada divisão deve ter pelo menos 6 botões dormentes. Uma faca afiada é usada para cortar. Os locais dos cortes são polvilhados com pó de carvão. Enxofre coloidal também pode ser usado. As plantas resultantes são imediatamente distribuídas para novos locais.
Cultivar uma casa em vasos
A alstroemeria interna fica melhor posicionada no peitoril da janela ao sul. Ela estará lá o tempo todo, exceto no verão. Em climas quentes, a flor deve ser armazenada em local fresco e com sombra. A temperatura máxima que uma planta pode suportar sem perder seu efeito decorativo é de 28 graus.
Embora a cultura é termofílica, a colocação próxima de convetores no inverno também é indesejável... Os aquecedores secam o ar, o que afeta negativamente as flores. Se você decidir decorar uma varanda ou loggia com uma planta, lembre-se de que o nível mínimo de temperatura permitido é de 10 graus. No frio, a cultura não floresce e, se o termômetro cair muito, a flor pode morrer.
O solo para uma planta de casa deve ser nutritivo. Uma mistura de turfa, húmus, terra folhosa e perlita é perfeita. Não se esqueça da drenagem. Você precisa regar as plantas com água limpa e estável. Uma opção ideal é um líquido para beber sem cloro.
No verão, a rega é realizada à medida que a camada superficial do solo seca. No inverno, os tratamentos de água são realizados com menos frequência. Você não pode encher a flor - as raízes podem começar a apodrecer. Se a flor ficar ao lado da bateria e o aquecimento funcionar com capacidade total, você pode borrifá-la com um borrifador a cada 3-4 dias.
Muita atenção deve ser dada à fertilização da safra. No início da primeira floração, uma solução aquosa de cinza pode ser adicionada ao solo. Para 1 litro de água, tome meia colher de sopa do produto. Em seguida, a flor é alimentada 2 vezes por ano. Preparações de fósforo são recomendadas.
Bom para cultura e potássio. E aqui É melhor não usar fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Essas formulações podem afetar negativamente o desenvolvimento dos botões.
É melhor transplantar a alstroemeria na primavera. A capacidade deve ser vários centímetros mais larga do que as dimensões do sistema radicular. O procedimento deve ser realizado com muito cuidado para não danificar as raízes.
Doenças e pragas
A cultura pode estar infectada com uma infecção fúngica. Isso geralmente acontece com a rega excessiva. As doenças mais comuns são a podridão das raízes e a requeima. No primeiro caso, a folhagem começa a amarelar. Você também pode notar apodrecimento na base do caule. No segundo caso, a folhagem perde a riqueza de cor e murcha.
Em ambas as situações, é necessário tratar todas as partes da flor (incluindo o sistema radicular) com fungicidas. Para isso, a cultura é desenterrada. No entanto, o tratamento só pode ajudar no estágio inicial da doença. Se a situação for negligenciada, a planta terá que ser destruída.
Quanto às pragas, existem vários perigos para a alstroemeria. Presença ácaro-aranha pode ser identificada por pontos claros e teias de aranha na parte verde da planta. Nesse caso, a flor é tratada com acaricidas 3 vezes. Há um intervalo de dez dias entre os procedimentos.
Thrips são combatidos com a ajuda da droga Confidor. Você pode determinar a presença de um problema pelas marcas prateadas na folhagem. Prevenção de ataques lesmas é realizado espalhando cascas de ovos ou cascas de árvores trituradas ao redor da flor.
Combinação com outras cores
Pequenas variedades de cultura são freqüentemente usadas para decorar caminhos para caminhadas e canteiros de flores. Variedades de baixo crescimento cultivadas em vasos são levadas para o jardim durante o verão. Eles são colocados em locais de descanso, em gazebos abertos. Alstroemerias altas se tornam um cenário espetacular para outras plantações floridas e apenas verdes.
Em jardins, a alstroemeria costuma ser colocada ao lado de rosas. Essas flores também estão em buquês. Eles parecem luxuosos juntos, enfatizando a dignidade um do outro. Uma combinação expressiva é obtida com crisântemos, gérberas, íris. Outro parceiro de sucesso para a cultura é a eustoma.
A combinação de tons pode ser muito diferente. Basicamente, o branco é combinado com rosa, vermelho, roxo, azul. Combinações de vermelho e laranja ficam ótimas. Um buquê romântico pode ser feito de flores rosas e vermelhas.
Para obter informações sobre como plantar alstroemeria no solo, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.