Acanthus: descrição, variedades e cultivo
Acanto, acanto ou "pata de urso" pertence a plantas perenes herbáceas. A planta se distingue por placas de folhas esculpidas extremamente bonitas de tamanhos bastante grandes e altos picos de inflorescências. A flor é igualmente bela tanto em plantações isoladas como em grupos.
Peculiaridades
Acanthus (acanthus) refere-se a plantas ornamentais decíduas, entre as quais existem arbustos. Os caules do Acanthus são retos, nas variedades de baixo crescimento atingem 40 cm e nas altas - até 2 m. As placas foliares localizam-se em pecíolos alongados, formando uma roseta bastante volumosa. Eles podem ser emplumados ou dissecados, com pontas afiadas. A cor é verde escura, muitas vezes têm espinhos.
As flores são pequenas, bissexuais, brancas, rosadas, vermelhas ou roxas com brácteas espinhosas brilhantes. Forma uma inflorescência alta em forma de espigão. Acanthus é adequado para cultivo em solo aberto e em recipientes. Mantém-se bem quando cortado e também é adequado para buquês secos. A floração é longa, seu tempo depende da variedade e do clima da região.
Após o desbotamento da planta, os frutos da vagem amadurecem, podendo gerar sementes de até 10 m.
No mesmo local, um arbusto de acanto pode crescer por cerca de 10 anos. A maioria das variedades é resistente à geada.
Tipos e variedades
Acanthus tem uma abundância de espécies bastante grande, muitas variedades são cultivadas na horticultura e algumas como plantas de interior. Principalmente em estufas, são cultivadas espécies de plantas termofílicas: opacas e de folhas badianas.
O acanto sem corte tem outros nomes - mollis ou soft. A planta não difere em altura especial e atinge 70 cm, embora no ambiente natural possa crescer até 150 cm. As grandes placas foliares têm 30-60 cm de comprimento e 7-15 cm de largura, formam uma roseta basal bastante volumosa, pintada em verde escuro. As folhas têm um formato bonito, são cortadas de forma grosseira com uma superfície brilhante. Ao contrário de outras espécies, o acanto mole é caracterizado pela ausência de espinhos.
O caule da planta é reto, tem uma longa ponta apical da inflorescência com 20-40 cm de comprimento. A corola da flor tem cerca de 5 cm de tamanho e é de cor branca com veios roxos. Brácteas de tonalidade escura lilás ou rosa, ovóides. Este tipo é muito utilizado em projetos paisagísticos por causa da forma escultural das placas de folhas e belas inflorescências. O acanto mole tem várias variedades populares.
Anjo da Tasmânia cresce até 50-70 cm. As placas das folhas são grandes (comprimento 30-60 cm, largura 5-15 cm), decoradas com orlas e manchas brancas. O "anjo da Tasmânia" floresce com botões esbranquiçados com veias roxas que formam inflorescências paniculadas. É caracterizada por um crescimento moderado e resistência à geada, deve ser coberta para o inverno, principalmente arbustos jovens.
A planta se sente bem em condições urbanas, mas prefere lugares bem iluminados com solo fértil leve.
Água Branca difere em folhas variegadas bastante grandes de aparência arqueada, em comprimento podem crescer até 90 cm. As bordas cortadas das placas de folha dão à planta uma aparência espetacular. Em altura, o arbusto pode atingir no máximo 90-120 cm, e em largura - cerca de 90 cm. As inflorescências são rosa creme, menos frequentemente brancas.Para o crescimento, ele prefere áreas sombreadas com boa umidade; é ideal plantar uma planta sob as árvores.
- Vela da manhã possui inflorescências em forma de espinhos brancas, as brácteas são pintadas em um tom roxo, pontiagudas. As folhas são grandes com uma superfície brilhante e forma lobulada, ligeiramente coberta de espinhos. A variedade é adequada para o cultivo em vasilhames, mas também para o corte. Ela precisa de abrigo para o inverno.
O acanto com folhas de Badian ou da montanha é frequentemente cultivado em estufas ou em vasos. Esta perene perene pode crescer até 1,5-2 m. As folhas da planta são brilhantes e lisas ao toque, de cor verde escuro. Uma bela aparência é adicionada a eles por dissecações espinhosas ao longo das bordas. O comprimento da placa é de 20-30 cm e a largura é de 6-10 cm.
Longas inflorescências se formam a partir de grandes botões lilases-brancos que crescem isoladamente nas axilas das brácteas. Para o crescimento, a espécie prefere locais claros e quentes, embora no calor precise de sombras leves. Na natureza, a planta se desenvolve nas águas salobras dos manguezais das ilhas do Pacífico e nas áreas costeiras do Oceano Índico.
O acanto espinhoso ou agudo é mais frequentemente plantado em jardins como planta ornamental. Em condições naturais, a flor pode ser encontrada em países mediterrâneos, onde cresce até 80-150 cm. Uma característica dos representantes dessa espécie é a cor das pétalas: as superiores são roxas e as inferiores são pintadas de branco.
As estípulas e as placas das folhas são cobertas por espinhos, lembrando a aparência de um cardo. O período de floração ocorre em meados do verão.
A espécie tem formato de jardim com folhas fortemente espinhosas - o acanto é o mais espinhoso. Pertence a um dos maiores representantes do gênero, as placas foliares crescem até 90 cm. São serrilhadas com espinhos alongados nas bordas das folhas. A planta também difere em propriedades como robustez de inverno. Esta variedade floresce em agosto com numerosos botões lilases claros e brancos.
O acanto balcânico ou húngaro tem a maior resistência à geada de todas as espécies, mas também floresce mais tarde do que todas. Uma característica deste tipo são as placas de folha com cortes profundos e lóbulos, que se estreitam em direção à base. Eles são de cor verde opaca, crescem até 60 cm de comprimento e diferem na ausência de espinhos. Os botões são pintados em um tom branco-rosa, as brácteas são roxas.
Diascorida é uma espécie rara que foi descoberta há não muito tempo em uma área montanhosa perto de Yerevan. A planta tem placas foliares inteiras e inflorescências roxas alongadas.
Como plantar?
Acanthus não tolera transplantes, portanto o local de plantio deve ser escolhido levando-se em consideração todas as preferências da planta. Uma área bem iluminada, protegida de correntes de ar, e também com restrição para as raízes, é ideal, pois podem crescer muito. É necessário também que haja espaço livre suficiente ao redor do arbusto, pois à medida que cresce o acanto adquire uma forma bastante volumosa. O solo adequado para o plantio é leve e de preferência com boa permeabilidade à umidade, não é ácido. Você mesmo pode fazer uma composição adequada. Para isso, você precisa levar:
1 parte de húmus;
1 parte de turfa;
1 parte do gramado;
0,5 partes de areia.
A planta definitivamente precisa de uma boa drenagem, caso contrário, pode morrer devido ao excesso de umidade. A drenagem é derramada nos buracos, em seguida, uma camada da mistura e um arbusto é colocado por cima. Polvilhe com terra e umedeça. O acanto é termofílico, então muitos jardineiros o cultivam em banheiras e o levam para dentro de casa durante o inverno.
Cuidado correto
A planta não é particularmente caprichosa e não precisa de cuidados especiais. Ele precisa remover ervas daninhas, soltar e aplicar cobertura morta, que ajudará a manter a aparência do arbusto e a aumentar a massa verde. Regar é melhor feito com água morna, no verão, duas umidificações abundantes por semana são suficientes para ele.Na estação fria, a planta também é regada, mas com muito menos frequência.
O acanto pode tolerar bem as secas de curta duração, isso não prejudica a sua aparência, você apenas tem que se certificar de que o solo ao redor do mato não seca.
Você precisa alimentar a planta periodicamente (uma vez a cada 2 semanas), começando em março e terminando em setembro. Para isso, são utilizados curativos minerais complexos. Os arbustos jovens precisam de abrigo para o inverno com ramos de abeto ou fibra agrícola. Se a planta congelar, a próxima floração será pobre. Um acanto adulto é capaz de tolerar bem o inverno, por isso não é necessário cobri-lo. Acanthus se distingue por seu rápido crescimento e captura de vastos territórios, mesmo que outras plantas cresçam neles. Para limitar sua propagação, você pode usar limitadores que são cavados no solo ao redor da planta. Podem ser placas ou peças de ardósia.
Doenças e pragas
Acanthus tem boa resistência a doenças e danos causados por parasitas. No entanto, com umidade excessiva, pode sofrer oídio (aparecimento de uma flor esbranquiçada nas placas foliares). Em caso de danos, as partes doentes são removidas e a planta é pulverizada com fungicidas. Para fins de prevenção, vale a pena afinar periodicamente a flor para que o ar tenha acesso ao meio do arbusto. Além disso, em alta umidade, caramujos ou lesmas podem aparecer na planta, eles são coletados mecanicamente e a rega é ajustada.
Métodos de reprodução
Acanto diluído em várias formas:
sementes;
estacas;
dividindo o mato;
- processos raiz.
O método de sementes é usado se houver sementes frescas disponíveis. São passíveis de escarificação, ou seja, a casca dura é raspada e embebida em água (com a adição de um estimulante) por 2 a 3 dias. Vale a pena mantê-lo aquecido, se possível. As sementes são semeadas em recipiente com solo solto, coberto com papel alumínio e guardado em local escuro por uma semana.
Quando os brotos aparecem, o recipiente é rearranjado para a luz e a tampa é gradualmente removida. A rega deve ser moderada. Conforme as mudas crescem, elas mergulham e são plantadas em solo aberto no final de maio - início de junho, quando a ameaça de geadas noturnas finalmente passou. Uma distância de 60-80 cm é mantida entre os arbustos.
Você pode semear sementes de acanto diretamente em solo aberto na primavera. Cuidar deles consistirá em umedecimento regular e remoção de ervas daninhas.
A propagação por estacas é realizada da seguinte forma:
as estacas são cortadas em um comprimento de cerca de 15-20 cm, o corte inferior deve ser feito sob o próprio rim;
as folhas, exceto as apicais, são removidas;
plantadas em areia bem umedecida e cobertas, mantendo uma temperatura de 20-25 ° C.
As mudas criam raízes rapidamente e, após 2-3 semanas, as mudas podem ser plantadas em terreno aberto.
A divisão do arbusto é feita na primavera, após o crescimento das folhas, ou no outono. É desenterrado, dividido em várias partes, e cada uma é plantada em um local de crescimento separado.
Ao criar acanto usando estacas de raiz, faça o seguinte:
na primavera, um fragmento é cortado do rizoma carnudo com uma faca;
divida-o em várias partes com 5-8 cm de comprimento;
o corte superior é feito horizontalmente, e a extremidade inferior é cortada obliquamente;
o recipiente é preenchido com uma mistura de turfa e areia grossa e as raízes são colocadas nas ranhuras de 5 a 8 cm de modo que o corte superior fique no nível do solo;
após a formação de 3-4 pares de folhas, os brotos podem ser plantados em solo aberto.
O acanto pode ser plantado no local sem problemas, e por muito tempo se tornará uma decoração de jardim elegante e incomum.
Para saber como é o acanto, veja o próximo vídeo.
O meu acanto é macio, cresce a partir de sementes, por muitos anos dá apenas 3-4 folhas, nunca floresceu, não cresce, é um local com boa iluminação, o terreno é fértil. O que pode estar errado?
O comentário foi enviado com sucesso.