Acidantera: descrição, tipos, plantio e cuidados
Acidantera é uma planta bulbosa graciosa que é cultivada em um cômodo ou estufa e em um jardim aberto. Para que a flor desabroche profusamente, ela requer cuidados especiais. Considere os tipos desta planta e as complexidades de seu cultivo.
Descrição botânica
Acidantera é uma erva perene com rizoma em forma de rizoma oblongo com diâmetro médio de 5 cm. A flor vem da família da íris, mas é freqüentemente chamada de "gladíolo perfumado", gladíolo abissínio ou etíope. Essas duas plantas apresentam algumas semelhanças na aparência, porém, as pétalas das inflorescências de acidantera são pontudas. Durante a floração, eles têm um cheiro doce, emitindo um aroma doce.
Pátria da África "fragrante gladíolo". A planta herbácea adora climas tropicais quentes, mas com os devidos cuidados pode prosperar em regiões “frias”. Acidantera atinge um comprimento de cerca de 1 metro, espécimes mais longos são menos comuns. Em uma haste poderosa, as folhas com uma cor verde escura são linearmente dispostas. Eles têm bordas lisas e uma superfície brilhante. A maioria das folhas está concentrada na base do caule.
No topo da base estão flores encerradas em inflorescências em forma de espinhos. Diferentes tipos e variedades de plantas podem ter cores diferentes. As flores podem ser brancas, amarelas, matizadas, rosa e outras. O botão aberto atinge em média 10 cm de diâmetro.
A flor do jardim começa a desabrochar em meados de agosto. Botões perfumados brilhantes podem durar até a primeira geada.
Tipos e variedades
Na natureza, existem mais de 40 espécies de acidander. Eles diferem em sua aparência e aroma. Considere as variedades mais populares entre os jardineiros.
- Tropical. O comprimento do caule atinge 100-130 cm. A planta tem folhagem nervurada alongada, inflorescências com 5 ou 6 botões. As flores podem ser brancas ou rosa com manchas vermelhas brilhantes.
- Bicolor ou Gladiolus Muriel. O comprimento do caule varia de 90 a 100 cm, com várias inflorescências no topo (de 3 a 8 botões concentrados em cada planta). Flores de até 12 cm de diâmetro podem ser brancas ou rosa pálido. Seu centro é decorado com uma estrela-de-vinho, o que dá à flor ainda mais charme.
- Cereal. A principal característica distintiva desta variedade acidificante é a folhagem alongada característica da família dos cereais. As flores da planta atingem até 10 cm de diâmetro, são de cor rosa pálido. O meio de cada pétala na inflorescência é decorado com uma faixa fina e brilhante de cor framboesa.
- Branco ou "Branco". Este tipo de acidantera possui um caule reto, no topo do qual existem pequenas flores brancas como a neve, sem padrões, manchas ou manchas.
Em comparação com outras variedades, esta exala o perfume mais intenso e doce.
- Tubular curto. Uma das raras espécies de acidander. Esta planta tem o seu nome devido às inflorescências localizadas em pequenos tubos. Os botões são lilás-púrpura, as pétalas são decoradas com listras finas. Possui alta decoratividade, é apreciada pelos criadores devido à possibilidade de criação de flores híbridas.
Os tipos populares de acidanter incluem a variedade Fourcada de flor pequena, tubular e de folhas largas.
Regras gerais para cultivo
"Gladíolo perfumado" é capaz de decorar e transformar qualquer área de jardim. A planta pode ser usada para criar exposições em paisagismo, bem como para fazer buquês originais. Não é difícil cultivar uma flor perfumada; tal tarefa está ao alcance até de um jardineiro novato. Existem algumas nuances que vale a pena prestar atenção.
Observando todas as regras de cultivo, é possível obter arbustos de flores maciças com inúmeras inflorescências grandes.
Cronometragem
O plantio de bulbos de acidantera ao ar livre dependerá diretamente do clima. Não esqueça isto o berço da planta a África é um país com clima tropical, então a flor precisa de sol e calor... Se essas condições não forem atendidas, ele irá definhar.
É aconselhável plantar uma planta de jardim que ame o calor no solo com um bom aquecimento da terra. Em regiões de clima ameno, pode ser abril; em condições mais severas, o plantio é feito no final de maio. Se a primavera for fria e longa, os produtores experientes recomendam plantar os bulbos em um vaso ou estufa em abril. Neste caso, os rebentos são plantados a uma profundidade de 50 mm em solo solto (é permitido usar solo para plantas de interior).
O vaso deve ser removido para a estufa ou colocado no parapeito da janela. (você precisa escolher uma área ensolarada). No final de maio, a planta cultivada deve ser plantada em campo aberto.
A partir desses bulbos, na maioria dos casos, crescem arbustos maciços, caracterizados por uma floração abundante e longa.
Seleção de assento
Para o crescimento ativo e a floração de acidificantes, a planta precisa da luz solar. Portanto, ao escolher uma área de plantio em um terreno particular ou em um jardim, você deve dar preferência a uma área sob o sol forte. Em que nenhuma sombra de árvores, arbustos, estruturas de construção e outras estruturas devem cair no canteiro de flores.
É importante considerar que não deve haver ventos e correntes de ar no local.
Se o "gladíolo perfumado" for usado como planta de casa, é importante colocá-lo no parapeito de uma janela no lado sul. Neste caso, é necessário evitar os raios solares diretos sobre a flor. No inverno e no outono, quando não há luz suficiente, recomenda-se o uso de fitolampos. Essas são fontes de iluminação "suave" adicional para colheitas que gostam de luz. O acidanter ambiente deve ser protegido de correntes de ar e baixas temperaturas (as leituras do termômetro não devem cair abaixo de +20 graus Celsius). No verão, você pode levar o vaso para a varanda - lá, no calor, serão criadas as condições mais favoráveis para a planta do sul.
Preparação do solo
Se acidantera está planejado para ser plantado em terreno aberto na primavera, o solo deve ser preparado com antecedência no outono. Uma flor tropical "adora" solo ligeiramente ácido, é permitido plantar bulbos em solo neutro. A flor crescerá vigorosamente e florescerá profusamente em solo fértil e profundamente escavado.
Não plante "gladíolo perfumado" nas terras baixas - onde há altos riscos de acúmulo de água. Jardineiros experientes recomendam escolher um lugar para um canteiro de flores com acidantera em uma colina.
Cavando o solo no outono, você deve fertilizá-lo com minerais (por exemplo, composto ou cinza de madeira é adequado para esses fins). É importante não se esquecer da cobertura morta. Para esses fins, usa-se feno ou palha. Para tornar a terra "mais macia e arejada", os jardineiros costumam adicionar areia a ela. Na primavera, antes do plantio, o solo é desenterrado com fertilizantes minerais. (a uma profundidade não superior a 25 cm).
Se você planeja usar uma flor tropical como planta de casa, pode preparar um substrato para encher o vaso. Deve ser constituído de turfa, areia e húmus de folhas, tomadas na proporção de 2: 1: 1, respectivamente.
Esquema de pouso
Recomenda-se comprar lâmpadas de acidantera na primavera em lojas de jardinagem. O material adquirido para o plantio deve ser examinado com cuidado - não deve ser secado em excesso, sem sinais externos da doença. O diâmetro ideal dos rebentos é de 2,5 cm, antes de plantar os bulbos comprados, eles devem ser preparados. Para fazer isso, eles superam, limpos de conchas secas. Depois disso, eles são mantidos em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Graças a essas medidas, é possível prevenir muitas doenças características da flor tropical.
A profundidade ideal de plantio dos bulbos é de 10 cm. Em tal depressão, eles não morrerão no caso de uma queda inesperada da temperatura à noite. Os cormos são plantados em grupos (8-30 pedaços, dependendo do tamanho dos canteiros ou canteiros) a uma distância de 10-20 cm um do outro. Ao plantar, deve-se guiar-se pela regra - quanto maior o material de plantio , quanto mais distantes um do outro eles devem estar localizados ...
Deve-se notar que para o cultivo de acidanters em caixas, o esquema de plantio também deve ser seguido. Neste caso, cada lâmpada é colocada a uma distância de 20 cm uma da outra. Para cultivo em interior, é adequado um vaso de 15 cm de altura, que deve conter de 3 a 8 lâmpadas.
Recursos de cuidados
Acidantera, como qualquer outra planta de jardim, requer cuidados. Ela precisa de rega, fertilizantes, remoção de ervas daninhas e afrouxamento regular do solo. Para reduzir o número de capina e rega, os jardineiros são aconselhados a cobrir a superfície do solo com cobertura morta (serragem, húmus podem ser usados).
O cumprimento desses requisitos é a chave para a saúde e o aspecto impecável de cada arbusto plantado.
Rega
Acidantera é uma planta que adora umidade. No entanto, vale a pena regar a flor com moderação. Isso significa que precisa de muita água, mas, ao mesmo tempo, as baías do sistema radicular são inaceitáveis. Para evitar problemas com água estagnada, a drenagem deve ser introduzida no solo. Caso contrário, a raiz pode apodrecer, a planta murchará e morrerá.
Em geral, a quantidade e o volume da irrigação dependem diretamente das condições climáticas e do solo. Por exemplo, em caso de forte calor, o acidander deve ser regado todos os dias. Em tempo chuvoso, é aconselhável limitar a irrigação. Durante o período de floração ativa da planta, a rega deve ser reduzida mesmo em climas quentes. Neste caso, você não deve permitir que o solo seque - ele deve estar sempre ligeiramente úmido.
Importante! Ao regar, é importante garantir que nenhuma gota d'água caia sobre as folhas da planta, seus caules e flores. Caso contrário, o "gladíolo abissínio" pode ser queimado.
Para molhar os acidificantes, use água fria decantada. Após a rega, é necessário afrouxar o solo a cada vez, removendo as ervas daninhas.
Top curativo
Para que uma flor de jardim cresça rapidamente mais forte, floresça abundantemente e não fique doente, ela precisa ser alimentada na hora certa. Isso deve ser feito quando aparecem os primeiros brotos (ou quando os rebentos são plantados em campo aberto), durante a formação dos botões ou durante a floração. A primeira alimentação para o crescimento ativo de acidificantes deve incluir nitrogênio. Para alimentar a planta, você precisa tomar um fertilizante contendo nitrogênio no jardim ou regá-lo com infusão de verbasco. Para isso, é permitido o uso de esterco de galinha.
Ao alimentar a flor pela segunda vez, você precisa usar suplementos minerais para as plantas com flores. É permitido o uso de superfosfato (para 10 litros de água 25 g de fertilizante).
É estritamente proibido o uso de substâncias orgânicas frescas na alimentação.
Preparando-se para o inverno
Se a acidantera for cultivada em regiões de clima frio, os cormos devem ser desenterrados no outono e plantados novamente na primavera. Os bulbos devem ser escavados antes do início da geada. Após o desbotamento dos arbustos, é necessário cortar os pedúnculos, deixando o caule com a folhagem mais baixa. Antes do frio, os bulbos são cuidadosamente desenterrados e armazenados.
Você precisa armazenar os tubérculos corretamente. Para isso, após a escavação, são secos por um mês.A temperatura ideal não é inferior a +20 graus Celsius. Depois disso, as escamas podres são removidas. Para prevenir o aparecimento de mofo, cada cormo é tratado com uma solução fungicida (permanganato de potássio, verde brilhante é adequado) e seco.
As lâmpadas assim preparadas são colocadas em sacos de papel e armazenadas a uma temperatura de +15 graus. Em uma temperatura mais baixa, eles mergulharão em um estado dormente, e em uma temperatura mais alta, eles podem germinar antes do tempo. Para destilação, os cormos devem ser plantados em meados de março.
Reprodução
Acidantera pode ser propagado de 2 maneiras - com a ajuda de crianças ou sementes. Cultivar uma flor a partir de um bebê é considerado o mais fácil. Normalmente, até uma dúzia de pequenos bulbos crescem em cada rebento. Na primavera, antes do plantio, devem ser separados e deixados no local.
O cuidado com as crianças plantadas é feito da mesma forma que com o material de plantio "adulto". Uma planta jovem precisa de bastante rega, alimentação de 2 a 3 vezes por temporada, soltando o solo e removendo ervas daninhas. Sujeito às regras de cuidado do acidander, crescido desde crianças, é capaz de florescer por 2 ou 3 anos.
Importante: um bulbo adulto com flor mantém sua viabilidade por 5 anos. Portanto, as crianças devem ser separadas e o material de plantio antigo deve ser substituído por um novo em tempo hábil.
Acidantera pode ser propagado por sementes, mas esse método é mais trabalhoso e demorado. Para isso, é necessário semear no inverno em um recipiente com solo fértil. Para preparar a mistura do solo, você precisa pegar o solo do jardim, turfa e areia aproximadamente nas mesmas partes. O recipiente é colocado no calor (pelo menos +20 graus). Para criar um microclima ideal, é recomendável cobrir a gaveta com papel alumínio ou vidro. É importante realizar ventilação e irrigação diárias com um borrifador.
As plantas são colhidas na primavera.
A peculiaridade das mudas é o seu rápido crescimento, por isso é permitido plantar uma flor em campo aberto no verão. Um rebento jovem, cultivado a partir de sementes, florescerá por 4 ou 5 anos.
Doenças e pragas
Acidantera, como qualquer outra planta de jardim, pode ser afetada pela podridão e vários tipos de fungos. Os primeiros sinais da doença são manchas escuras ou enferrujadas na folhagem. Para salvar a flor, as folhas afetadas devem ser removidas. Depois disso, todos os arbustos são tratados com fungicidas. Para resolver esses problemas, os jardineiros costumam usar o líquido bordalês (1%). Esse medicamento é eficaz mesmo na fase avançada da doença. E você também pode usar "Fitosporin-M".
Observação! As doenças são frequentemente observadas em acidander na ausência de drenagem do solo, irrigação insuficiente ou excessiva, com negligência de remoção de ervas daninhas.
Além de doenças fúngicas, pragas como:
- bainhas;
- pulgão;
- lesmas;
- ácaros bulbosos.
Para efeito de prevenção, os arbustos devem ser periodicamente irrigados com pó de mostarda ou borrifados com amônia diluída. Esses fundos são absolutamente seguros tanto para as próprias plantações quanto para os animais. Quando os pulgões ou cochonilhas aparecem, os acidanders são pulverizados com inseticidas vendidos em lojas de flores e jardinagem. Para se livrar dos carrapatos, é aconselhável o uso de acaricidas. As lesmas terão de ser recolhidas manualmente.
Uso em paisagismo
Os acidanteres são flores de extraordinária beleza com um aroma adocicado "forte". Estas plantas de jardim são frequentemente utilizadas em paisagismo. Com a ajuda deles, é possível organizar canteiros de jardim de maneira elegante e original, decorar reservatórios criados artificialmente. Devido à fragrância, os acidificantes costumam ser plantados em locais onde há áreas de recreação - próximos a gazebos ou bancos. Os "gladíolos perfumados" podem ser plantados separadamente ou ao lado de outras flores, podem ser usados para decorar vasos de flores ao ar livre.
É difícil cuidar de acidantera.Atrás dos arbustos maciços com botões abundantes está o trabalho diário do jardineiro.
Para que a planta floresça e não adoeça, é necessário seguir as recomendações para o correto preparo dos bulbos, plantio em campo aberto, cuidados e armazenamento ao longo do ano.
Para obter informações sobre como cultivar acidander, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.