Cozinhas com fundo escuro e tampo claro

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Combinando cores
  3. Soluções de estilo
  4. Belos exemplos

As abordagens para o design do espaço da cozinha mudaram significativamente nos últimos anos. Em vez das formas tradicionais, cada vez mais a atenção dos designers é atraída para o jogo com o tom e a composição. Vamos dar uma olhada em uma das soluções mais solicitadas.

Peculiaridades

A combinação de fundo escuro e tampo claro parece muito atraente na cozinha. Os designers observam que essa combinação:

  • harmonioso (não causa emoções negativas);
  • universal (pode ser aplicado em qualquer lugar);
  • variável (pode variar amplamente, se adaptar aos gostos pessoais).

    Os tons escuros "fixam" visualmente os objetos. É por isso que lhes é atribuída a função de apoiar a composição interior. Mas, pelo mesmo motivo, cores escuras são inaceitáveis ​​em quartos com tetos baixos. Os especialistas aconselham não usar uma combinação pura de tons claros e escuros, mas diluí-la com inclusões adicionais. Para enfatizar ao máximo os méritos estéticos da cozinha, as fachadas são decoradas com brilho.

    Tal superfície permite, devido à reflexão da luz, expandir os limites visualmente. Esta vantagem é muito importante em uma cozinha de qualquer tamanho. Uma sala brilhante em dois tons pode ficar bem em uma ampla variedade de estilos. Normalmente usam peças lisas com superfície brilhante.

    Importante: o brilho retém sua atratividade externa por muito tempo, mesmo com uso intensivo.

    Uma cozinha em dois tons, mesmo com cores clássicas, ficará espetacular e divertida. Graças à transição da intensidade dos tons, você pode usar duas cores em uma grande variedade de estilos. É possível enfatizar a praticidade e o conforto, enfatizar a versatilidade e a pretensão. Mas a transição das cores também torna mais fácil encontrar o equilíbrio perfeito entre elas. Uma cozinha de dois tons não será aborrecida externamente, mesmo se os móveis estiverem dispostos em uma linha.

    O fundo escuro combina harmoniosamente mesmo com grandes eletrodomésticos. Você também pode usar móveis maciços com segurança. O próprio contraste cria uma sensação incomum. Complementar uma cozinha de dois tons com detalhes brilhantes acaba sendo muito mais fácil do que em outras opções. É mais fácil encontrar o local ideal para cada joia.

    Combinar um fundo escuro com um topo claro só fica melhor quando as cores pastel são aplicadas. Nesse caso, as paredes parecem se separar. Em salas de grande área, é completamente impossível equipar o interior de algum tipo de cor monótona. Uma composição puramente leve terá uma aparência monótona e inexpressiva. Mas se você introduzir a parte escura, a situação se tornará imediatamente mais agradável.

    Combinando cores

    Diluir duas cores primárias com um terceiro tom é uma espécie de arte. Este ponto deve ser abordado com atenção e cuidado. Na maioria das vezes, os designers recomendam adicionar uma bancada como um elemento de contraste. O espaço intermediário às vezes acaba sendo o elemento de conexão da parte superior e inferior. Se tudo for bem pensado, o pacote ajudará a garantir a harmonia, mesmo com tons de fachada mal combinados.

    Em uma cozinha com uma combinação de cores claras e escuras, um erro não deve ser permitido - variedade excessiva de cores. Cada superfície de fundo deve ter um tom neutro.

    Os especialistas recomendam o uso de cores cinza, marrom claro ou antracite. Quando cores saturadas são usadas no interior, o uso de estampas e outras imagens deve ser reduzido ao mínimo.Juntas, essas soluções de design podem criar a impressão de uma sala congestionada.

    Quando uma decisão firme for feita para usar estampas, impressão interior - esses elementos devem cumprir a função de segunda tonalidade rica. Nesse caso, você já pode usar a camada superior branca. Normalmente, as paredes frontais ou o avental são decorados com grandes fotos de flores silvestres.

    As áreas de madeira escura geralmente incorporam a ideia de paz, um estilo de vida conservador. Portanto, o fundo de madeira de tons escuros geralmente tem formas clássicas não expressas em execução. Quaisquer experimentos radicais com geometria não são necessários nesta camada.

    Quando essas cores diferentes são combinadas, é importante selecionar cuidadosamente sua proporção ideal. Se houver muitos tons pastel, os contornos da cozinha ficarão visualmente desfocados.

    As cores escuras são usadas apenas em uma quantidade que não cria a sensação de um espaço sombrio e apertado. Combinando-os habilmente com tons claros, você pode obter um efeito impressionante e criar um interior clássico brilhante. Para muitas pessoas, observe que essa combinação parece uma escolha trivial e enfadonha. Para adicionar sofisticação, sofisticação, refrescar o espaço, você precisa usar técnicas especiais. Um deles é o uso de acentos de cores ricas em certos lugares.

    Parece apenas que você pode combinar uma variedade de cores, desde que gostem delas. Na verdade, ao projetar cozinhas, você deve seguir regras estritas desenvolvidas pela prática de design. Vale a pena lembrar essas regras ao combinar uma parte superior clara com uma parte inferior escura. A primeira e mais importante coisa é não usar mais do que três cores. Normalmente, duas cores são usadas na parte superior ou duas cores abaixo, e a outra camada é pintada monotonamente.

    Além disso, onde duas cores são misturadas, uma deve ter um papel dominante. Se tais recomendações não forem seguidas, o interior torna-se desnecessariamente colorido. Um esquema de contraste típico significa que 60% do espaço é atribuído à cor dominante, 30% é reservado para tons complementares e 10% é reservado para acentos. Quando essa proporção for satisfeita, você pode usar cores de destaque ricas e cativantes com segurança e sem problemas.

    Uma abordagem coerente neste caso não pode ser utilizada, uma vez que, segundo ela, a cozinha deve conter apenas aqueles que ocupam lugares próximos no espectro de cores. Aspectos psicológicos também são levados em consideração. Portanto, se uma das camadas da sala for pintada em dois tons semelhantes, pode resultar uma mancha mal distinguível. Experimentos deste tipo só podem ser confiados por designers profissionais ou pessoas com gosto estético impecável. Portanto, se não houver experiência, é melhor tornar os níveis monocromáticos ou pintar um deles com cores nitidamente contrastantes.

    Muitas pessoas cometem outro erro - primeiro decoram a sala e, em seguida, começam a pensar se ela parece boa. Existe uma ótima maneira de evitar essa falha: você só precisa usar um software especial. Não é difícil encontrar programas e serviços adequados, inclusive gratuitos. Depois de gastar apenas alguns minutos, será fácil avaliar como esta ou aquela composição parece. Você também pode tirar uma foto de um projeto de design como base, mas precisa analisar o quanto esse projeto leva em consideração:

    • layout da cozinha;
    • sua área;
    • nível de iluminação;
    • colocação de janelas;
    • preferências pessoais;
    • requisitos básicos de design.

      Outra nuance é a compatibilidade de cores diferentes. A cor branca é considerada universal. Se foi usado para decorar uma das camadas, a outra pode ser decorada como você quiser. A tinta cinza, apesar de sua praticidade, fica bem apenas em uma grande cozinha. Pode ser combinado com vermelhos, laranjas e marrons.

      É uma boa ideia combinar verde e marrom. Neste caso, um top de aparência agradável ajudará a aumentar seu apetite e melhorar seu humor.A cor marrom irá incorporar as idéias de estabilidade e estilo de vida tradicional. Além do verde, o marrom também se combina com os tons de cinza claro, amarelo e vermelho.

      Importante: é indesejável o uso de tintas roxas e lilases isoladamente, elas são adequadas apenas para a formação de acentos.

      Soluções de estilo

      A cozinha de dois tons se encaixa bem não apenas no estilo clássico.

      Também é apropriado em outros estilos, como:

      • minimalismo comum e japonês;
      • alta tecnologia;
      • moderno;
      • país.

      Para concretizar perfeitamente a ideia de dualidade no interior, necessita não só de utilizar um conjunto bicolor, mas também de pintar as paredes de forma semelhante. Em qualquer caso, os móveis devem ser pintados com mais intensidade do que outras superfícies. É bem possível fazer experimentos para mostrar originalidade. Assim, as fachadas multicoloridas ficarão muito ousadas e originais, uma das quais é de madeira e a outra é feita de PVC. Mesmo as pessoas que estão acostumadas a ir contra os fundamentos do design gostam desta composição.

        Mas quem quer ter uma cozinha clássica impecável, apenas decorada de forma inusitada, deve dar preferência às fachadas de madeira. Este material não apenas pode ser tingido de várias maneiras, mas também pode apresentar bom gosto.

        Não importa o quão radicais sejam os experimentos realizados, deve-se lembrar que o fone de ouvido é apenas uma parte da sala. Deve necessariamente se encaixar no conceito geral. E às vezes por causa dela, é melhor abandonar uma ideia que gostei repentinamente do que criar um interior ridículo.

        Se o minimalismo for tomado como base, deve-se usar móveis de formas geométricas simples. Mesmo canetas pretensiosas e outros elementos decorativos são inaceitáveis. Tudo deve ser rigoroso e funcional, somente através do jogo de cores você poderá mostrar sua originalidade. Quando a cozinha é decorada no estilo Art Nouveau, é muito importante que cada detalhe individual e coletivamente crie um certo charme. Que haja algum tipo de mistério, eufemismo - isso é totalmente consistente com os cânones.

        Belos exemplos

        Uma cozinha de dois tons pode parecer muito intrigante. A foto mostra a camada inferior de uma sombra escura nobre. As fachadas de móveis e um fogão elétrico se combinam em uma linha. Acima estão armários suspensos em uma agradável cor branca. Iluminação local é usada para efeito máximo.

        Mas você pode arrumar o fundo da cozinha um pouco mais claro. A foto mostra que a composição não é mais marrom saturado, mas um tom de azul escuro. A volta do móvel colocado na esquina é arredondada. Intercalados com cores brilhantes são usados ​​entre as camadas. As fachadas brancas dos móveis localizados na parte superior são interrompidas apenas por um capô ligeiramente mais escuro.

        Às vezes, tons relativamente brilhantes são escolhidos como a cor escura de fundo. A foto mostra exatamente essa cozinha - com fachadas azuis. Uma parede cinza claro sem decorações adicionais foi usada como uma transição. Neste contexto, os realces de cores suculentas parecem muito atraentes. E a camada superior também não é decorada em um tom branco simples - um pouco de tinta verde-oliva é misturada a ela.

        Para uma visão geral de uma cozinha com fundo escuro e tampo claro, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário