Cozinha leve: escolha de cor e estilo
Ao escolher um conjunto de cozinha, as cores são importantes. Cada vez mais, estamos escolhendo tons claros, preferindo a beleza e a expansão visual do espaço à praticidade. Embora a praticidade de cozinhas leves seja discutível. Consideraremos com mais detalhes todas as vantagens e desvantagens dos modernos móveis leves de cozinha, suas capacidades e estilos.
Vantagens e desvantagens
Uma cozinha bonita, aconchegante, de aparência cara, funcional, conveniente e fácil de limpar é o sonho de qualquer dona de casa. Se você não sabe qual cor escolher, escolha um dos tons mais claros. Eles irão deliciá-lo por muito tempo e não terão tempo para se cansar. Eles também têm suas desvantagens, mas são insignificantes em comparação com as vantagens das cozinhas em tons nude. Você deve começar com os prós.
Espaço
É difícil argumentar com o fato de que uma cozinha leve é fantástica para expandir qualquer espaço. Mesmo móveis monumentais feitos de madeira em um estilo clássico, tons naturais delicados podem tornar mais fácil e desnecessário uma combinação complexa de coisas e materiais. Para cozinhas pequenas (que a maioria de nós tem), cozinhas leves são simplesmente insubstituíveis. Eles literalmente separam as paredes e criam a ilusão visual de uma cozinha espaçosa.
Luz
Não tenha medo de que uma cozinha iluminada seja muito estéril ou entediante. Existem muitas cores, frescas e quentes. Eles podem ser combinados com as características de qualquer sala. E efeitos interessantes serão criados jogando em combinações, texturas, iluminação e acessórios adicionais. Mas a cozinha ficará muito mais leve. E a atmosfera ficará mais arejada e agradável aos olhos.
Possibilidades de combinação
Os tons claros têm possibilidades quase ilimitadas de compatibilidade tanto com a paleta de tons mais próximos quanto com cores contrastantes. Com a abordagem adequada, você pode obter soluções interessantes fora do padrão. Seja qual for o estilo de conjunto de cozinha que você escolher, ficará ótimo em cores claras. Eletrodomésticos pretos ou uma abundância de peças de metal cromado, muitos padrões florais em acessórios ou pontos de destaque em um avental de azulejos e cortinas - tudo isso não é um obstáculo, mas companheiros adicionais de uma cozinha definida em cores claras.
A novidade do design
O tom claro não o incomodará por muito tempo. Pode ser combinado com pisos escuros, papel de parede ou ladrilhos contrastantes, vigas de mogno no teto - o que for. Você não vai se cansar dos seus laticínios ou pistache light por muito tempo. E se você decidir mudar o estilo do espaço e dar uma nova vida ao ambiente, você pode sobreviver com custos financeiros baixos. A combinação de luminárias, tecidos e acessórios, bem como azulejos ou pisos reformados, farão sua delicada cozinha funcionar de uma maneira nova, sem substituir os móveis. Portanto, é perfeitamente possível fazer um loft de clássicos e projetar em motivos étnicos de design moderno e assim por diante.
Percepção emocional e estética
Uma cozinha em tons pastéis é discreta e, ao mesmo tempo, é capaz de definir o ambiente e o sotaque certos. Você pode fazer um quarto discreto e frio, ou muito aconchegante e aconchegante.Um escritório e oficina de chef ou um lugar onde você deseja ser toda a família - você decide. Em qualquer caso, uma cozinha iluminada criará uma sensação de limpeza, espaço, conforto e graça. Será agradável estar nele. Esses móveis são considerados os mais neutros, não incomodam e não desviam a atenção do principal.
Praticidade
O principal medo das cozinhas leves é sua alegada inviabilidade. Na verdade, qualquer móvel na cozinha requer atenção redobrada devido a cargas pesadas. Em superfícies claras, traços de graxa, algumas manchas e poeira são ainda menos perceptíveis do que em contrastantes e mais saturadas. Economias significativas já estão vindo da compatibilidade com várias texturas e materiais. Basta trocar as lâmpadas e cortinas pelo avental de cozinha da área de corte, e o ambiente brilhará de uma nova maneira.
Minuses
Não há tantos deles em comparação com as vantagens óbvias. Mas antes da decisão final de comprar um conjunto de cozinha leve, você deve prestar atenção a eles.
Recursos de cuidados
Os limpadores abrasivos não devem ser usados em fachadas de cores claras, especialmente com acabamento brilhante. Use produtos cremosos modernos. Não os deixe na superfície por mais tempo do que o recomendado pelo fabricante.
Dano mecânico
Eles podem danificar seriamente a aparência de seus móveis. Arranhões visíveis são especialmente desagradáveis. Escolha materiais mais duráveis e práticos de fabricantes confiáveis. Assim, para móveis em madeira natural ou com fachada em PVC, existem meios especiais para o restauro de pequenos danos em termos de área e volume.
Preço
Parece que cozinhas leves deveriam custar significativamente menos do que móveis em cores vibrantes e brilhantes. Com efeito, o revestimento da fachada exige menos tinta e cor na composição das matérias-primas utilizadas. Porém, em muitos casos, a versão light do fone de ouvido pode custar um pouco mais caro devido à grande popularidade dos tons delicados dos móveis nos últimos anos.
Tipos de unidades de cozinha
Existem vários tipos principais de conjuntos de cozinha, diferindo em diferentes parâmetros. Com base nisso, eles fazem uma escolha a favor de um determinado conjunto no momento da compra.
Por configuração
Os proprietários de cozinhas espaçosas podem ser invejados, pois têm acesso a todas as opções para a moderna disposição desta importante divisão da casa. Você pode fazer uma luxuosa cozinha-sala de jantar, colocar uma ilha funcional para o trabalho de um verdadeiro mestre na cozinha.
Se você tem uma cozinha estreita e comprida, como costuma acontecer em casas antigas, a disposição dos móveis ao longo das paredes será a ideal. Pois bem, os proprietários dos quartos mais pequenos têm de conseguir aproveitar ao máximo todo o espaço disponível. Para fazer isso, na maioria das vezes use a colocação do fone de ouvido nas paredes no formato da letra “G” ou “P”.
Em alguns casos, até mesmo o peitoril de uma janela deve ser convertido em uma superfície de trabalho. Ele foi substituído por um tampo de mesa com gavetas embaixo. A bateria deve ser sacrificada em favor de um piso quente. No entanto, tanto as instalações como os proprietários apenas se beneficiam dessas mudanças.
Com base em materiais
A escolha de texturas, formas e materiais é enorme hoje - brilhante ou fosco, madeira ou plástico, com uma textura semelhante a couro ou revestido com cerâmica verdadeira. Você também pode escolher entre milhares de tons. Escolha não só uma cozinha prática, mas também bonita, para que agrade aos olhos e da maneira certa afete o apetite e o estado da casa.
Atenção especial deve ser dada ao solicitar móveis com acessórios duráveis e de alta qualidade. Isso pode aumentar significativamente o custo do kit. Mas isso é algo que definitivamente não vale a pena economizar. Você usa os móveis da cozinha muitas vezes ao dia. Em seis meses ou um ano, dobradiças rangentes ou portas de armários penduradas definitivamente não irão agradá-lo.
Madeira maciça e plástico são considerados duráveis. O MDF tem boa resistência ao desgaste. O aglomerado durará menos, mas seu custo é muito mais democrático.Alguns dos mais duráveis são apenas pedras e cerâmicas que estão entrando na moda. Pelo preço, eles custam tanto quanto fones de ouvido de madeira, muitas vezes superando-os.
Por estilo
O estilo é muito importante. Depende da direção estilística geral da casa, das preferências pessoais dos proprietários. Claro, as características das instalações em si também são um fator importante: configuração, área, quantidade de luz, a presença de características arquitetônicas adicionais.
Moderno e de alta tecnologia, vai atender quem não gosta de ficar muito tempo na cozinha, mas ao mesmo tempo prefere manter todas as superfícies de trabalho limpas com o mínimo esforço. A mais ampla funcionalidade e materiais modernos atendem a essas necessidades.
Os clássicos e a Provença agradarão aos amantes do conforto e de naturezas com inclinações românticas. Para eles, a cozinha é um lugar especial da casa, saturada de cheiros deliciosos. Toda a família se reúne aqui à noite e pela manhã, e os feriados são conhecidos pela hospitalidade e cuidado dos proprietários. Este é o lugar para acessórios originais e coisas feitas à mão.
O estilo loft ou escandinavo atrairá pessoas criativas que combinam com habilidade as coisas e as cores. Se você não tem medo de grandes espaços abertos e está pronto para experimentar, fique à vontade para escolher uma dessas tendências da moda. Então a cozinha se tornará não apenas um lugar para cozinhar, mas um objeto de arte único em sua casa.
Seleção de cor
Uma cozinha iluminada já é uma espécie de clássico dessas instalações. Os tons de bege, leitoso, opala, pérola sempre parecem caros, nobres, especialmente elegantes. Se parece que a mobília e os móveis em tons pastéis parecem enfadonhos, você está enganado. Existem muitos tons de cores suaves. Este é o popular "champanhe" e delicado acabamento verde-oliva, rosa empoeirado, leite cozido e pérola de esturjão.
As cores claras oferecem uma grande variedade de soluções em todos os estilos possíveis. Uma cozinha com cores suaves não se aborrece, mas cria um clima de paz entre a família. Além disso, ao escolher um fone de ouvido em cores quentes para a cozinha do lado norte, você pode ajustar a luz desejada e harmonizar o ambiente. Pelo mesmo princípio, eles escolhem tons de luz fria para cozinhas com janelas voltadas para o sul.
Você pode fazer todo o acabamento em uma cor usando 2-3 tons e experimentar texturas. Por exemplo, use uma cor perolada como base, adicionando branco frio e cinza quente em superfícies ásperas, um avental ou estofamento de móveis de jantar.
Jogar com contrastes também é uma boa solução. Uma cozinha cor de areia pode ser complementada com ladrilhos dourados no chão e uma bancada de chocolate amargo ou preto rico. Você pode destacar partes individuais do fone de ouvido, acessórios ou piso (que ficarão alguns tons mais escuros do que móveis de cozinha).
Escolha uma cor com base em seus objetivos, tempo gasto na cozinha, características da sala, iluminação e outros fatores. Se os seus filhos têm pouco apetite, deve dar preferência aos tons quentes cremosos, caramelo, bege nobre ou dourado. Se você quer emagrecer, escolha as cores dos fones de ouvido da faixa fria. Pode ser branco neutro, azul celeste, cinza frio, lavanda claro.
Um ambiente aconchegante será criado pelo delicado pistache, creme, rosa, efeito da pátina envelhecida, café com creme. O excesso de madrepérola adicionará nobreza, o que permitirá que o fone de ouvido não desbote e tenha uma aparência espetacular e elegante por um longo tempo.
Combinações de estilo adequado e design original
O estilo determina muito no interior da cozinha: a escolha das cores e dos materiais, a decoração das paredes e do chão, os acessórios ou a sua quase ausência. Uma das vantagens significativas de uma cozinha leve é sua excelente combinação com eletrodomésticos pretos ou superfícies cromadas. No entanto, você deve ter cuidado.Nem todas as direções permitirão que você encaixe com igual sucesso uma estrita técnica minimalista na fachada. Para um conjunto clássico ou mobiliário em estilo provençal, é preferível escolher as opções de encastrar mais fechadas ou o estilo retro dos vários puxadores e painéis de comando.
Um excelente efeito para diluir tons claros é o uso de contraste. Pode ser um piso inferior ou vigas de madeira não tratada no teto. Ladrilhos com detalhes brilhantes ou tecidos incomuns nas janelas, repetindo o estofamento das cadeiras, também podem ser uma jogada de design interessante. Patina elegante ou decoração de parede estrutural, transições de volume de armários ou prateleiras abertas para belos utensílios de cozinha - você pode escolher qualquer opção de acordo com suas preferências.
Uma atmosfera acolhedora é criada por muitas coisas. Isso inclui uma fachada em madeira, iluminação de zona, acessórios adequados e materiais naturais para o piso e as bancadas.
- Clássico. Ela está simplesmente fora da competição. Ela é amada por pessoas idosas e jovens com gosto aristocrático. Esses móveis são caracterizados pelo luxo e pela nobreza enfatizados. Uma cozinha com um conjunto clássico é invariavelmente acolhedora e calorosa. A madeira natural, frequentemente utilizada para criar esse tipo de mobiliário, cria uma atmosfera particularmente acolhedora na divisão. Você pode criar seu próprio estilo adicionando aparelhos familiares exclusivos ou cerâmicas autênticas.
- Neoclassicismo. Para quem ama sabores insuperáveis e sabe brincar com texturas e cores. Espaço interessante, prateleiras, nichos são ideais para este estilo. É mais leve e descontraído do que os clássicos, mas ao mesmo tempo elegante e aristocrático. Para os proprietários da cozinha, os designers deixam muita liberdade de escolha e oportunidades para a transformação do estilo. Grandes detalhes de destaque, como luminárias ou pontos coloridos, desempenham um papel importante.
- Moderno. Um estilo versátil frequentemente escolhido por residentes de pequenos apartamentos urbanos. Embora, em sua singularidade em uma mistura ousada de estilos e simplicidade de linhas discreta, pode competir com outras opções de design. Ele é muito popular agora. Com base nisso, você pode criar uma versão da cozinha com um toque de qualquer estilo nacional, seja a colorida Espanha, a popular Itália, o fresco Mediterrâneo ou o vibrante Marrocos.
- Provence. Somos muito amados por muitos por sua beleza delicada, leveza de formas, cores claras e nobres e um toque fofo da Europa provinciana. Esses móveis vão decorar qualquer cozinha e criar um clima positivo. Você vai querer cozinhar aqui e apenas estar em uma sala cheia de luz e bem cuidada, com cortinas coloridas e pontos verdes brilhantes em panelas simples. Com frequência, essas cozinhas são adquiridas por proprietários de casas particulares.
- Alta tecnologia. Outra tendência da moda no design de cozinhas de apartamentos na cidade. É amada por pessoas de meia-idade com prosperidade, já que com simplicidade externa e minimalismo, criar uma cozinha de alta tecnologia não é fácil. Muito plástico, metal, vidro e pedra natural não se tornam familiares imediatamente. No entanto, a conveniência e funcionalidade tornam este design digno de respeito. Além disso, é caracterizado pela utilização das mais recentes inovações técnicas e tecnologias inteligentes - desde uma torneira com sensor e retroiluminação até gavetas que podem ser abertas por toque ou telecomando.
- Loft. Como jovens e solteiros. Para criar uma cozinha de cor clara em estilo urbano urbano, é preciso muito espaço, tetos altos, texturas ásperas, alvenaria descoberta nas paredes ou gesso. Lâmpadas de metal modernas, móveis de jantar de couro, madeira natural e pedra no revestimento da fachada e superfícies de trabalho ajudarão a criar o ambiente apropriado. Freqüentemente, essa cozinha é combinada com uma sala de estar e oferece o uso cuidadoso de acessórios e combinações mínimas de cores.
- Estilo escandinavo. Adequado para os proprietários da casa de campo e do apartamento na cidade.Esta cozinha irá agradar tanto a jovens solitários quanto a toda uma família amigável e alegre. Com simplicidade externa, tal ambiente não é barato. O ponto aqui são os materiais naturais exclusivamente naturais, dos quais literalmente tudo é feito - da bancada à última colher. As linhas do mobiliário são o mais simples possível, cores naturais, formas harmoniosas. Existem alguns acréscimos e acentos aqui. Muitas vezes têm o mesmo tom de um par de cores básicas de cozinha, mas podem diferir em uma textura interessante.
- Estilo étnico. Isso é possível em uma cozinha moderna e bem iluminada. Gesso veneziano cremoso, caramelo quente com fachada fosca, algumas laranjeiras em banheiras, cortinas elegantes e acessórios combinando - e aqui estamos nós na Itália. Mosaicos brilhantes, utensílios domésticos pretensiosos, vitrais e almofadas turquesa nas cadeiras farão você se lembrar do Marrocos. Com base nos tons de branco e bege, você pode criar um número infinito de combinações e alterá-las como desejar.
Ideias lindas
Uma cozinha leve pode ser colocada tanto em um pequeno apartamento para expandir o espaço, quanto em uma casa de madeira para enfatizar o estilo geral. As opções de móveis modernos são muito diversas. Eles ajudam a criar um ambiente elegante em uma solução de design exclusiva.
- A cozinha minimalista é decorada com uma fileira de mosaico texturizado perto da placa de tons de chocolate discretos.
- Os clássicos nobres ficam bem em qualquer cor, mesmo no branco austero.
- Tons quentes de madeira clara fazem o ambiente funcionar de uma nova maneira. Nenhuma decoração adicional necessária. Seu papel é desempenhado pela textura chique da fachada de madeira.
- A combinação do branco puro com a menta mais delicada desempenha um papel decisivo no design rigoroso. Os acentos verdes são representados por plantas simples e pequenas.
- Moderno é sempre interessante e único em cada cozinha, graças às muitas possibilidades de encontrar designs únicos. O tom é definido por rosas nobres. E a leveza é a cor e a suavidade das formas dos fones de ouvido.
- As superfícies pretas na mesa complementam perfeitamente o delicado conjunto leitoso. Uma abundância de alças esculpidas e acessórios originais definem os acentos certos.
- Um ladrilho bem escolhido com um toque brilhante pode transformar um conjunto branco calmo e irreconhecível.
- Os detalhes coloridos tornam o espaço mais confortável e criam um design de cozinha exclusivo que você não encontrará em nenhum outro lugar.
- O papel de parede texturizado complexo ou uma cor de piso incomum de acordo com a tonalidade de destaque predominante ajudarão a dar completude ao ambiente. Agora, o branco não parece muito estéril.
- Tons cremosos com a iluminação certa dão ao espaço um toque aconchegante. E o fone de ouvido com design clássico parece realmente luxuoso.
- Aproveite ao máximo as possibilidades decorativas do backsplash da cozinha na superfície de trabalho. Ajuda a definir o tom e o tema de toda a cozinha.
- Para uma sala pequena, o arranjo em forma de L dos móveis é ideal. Não tenha medo de pedir uma bancada em contraste com o tom de luz principal da cozinha. Ela só vai se beneficiar com isso. Mas, para as janelas, é melhor escolher estores ou persianas sem encher a sala com cortinas volumosas.
Para uma visão geral de uma cozinha bem iluminada com uma ilha e uma bancada de madeira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.