Cozinha turquesa em design de interiores
O interior da cozinha, feito nas cores turquesa, tem um aspecto elegante e expressivo. Ao mesmo tempo, estar no quarto contribui para a pacificação e relaxamento. Em tal ambiente, é agradável levar comida e tomar um chá com os convidados. As sombras do céu e do mar não deixam ninguém indiferente e enchem até os pequenos espaços de frescura arejada.
Recursos de cor
Até mesmo especialistas no campo da psicologia confirmam o efeito benéfico da turquesa no estado interno de uma pessoa. O nome da cor vem do turquesa - uma bela pedra semipreciosa. É considerado um talismã que promete felicidade e prosperidade. Portanto, em tons desta cor, são criados interiores de diferentes estilos e finalidades.
Tradicionalmente, o design turquesa é preferido pelos sulistas, que o veem como um leve frescor.
Os habitantes das regiões do norte experimentam principalmente a paleta turquesa em quartos voltados para o lado ensolarado... Freqüentemente, seus interiores combinam tons de azul com amarelo radiante e são preenchidos com peças de mobília feitas de materiais naturais.
A principal vantagem da cor turquesa está na sua dualidade natural. É composto de verde e azul.
E embora o turquesa represente uma paleta mais fria (celestial), quando combinada com tons quentes, muda imediatamente o clima. Nessas cores, ela já se assemelha a um mar azul suave na costa sul quente... Portanto, cada cozinha turquesa apresenta um caráter individual e uma atmosfera única.
Visualizações
O conjunto de cozinha turquesa é harmonioso e atraente por si só. Mas em combinação com outras cores no interior, obtém um "som" diferente. Turquesa coexiste bem tons de branco, marrom e todos bege.
Móveis de cozinha turquesa parecem elegantes e sofisticados em um conjunto com cremoso bancada ou frentes bege claro. A versão reversa de bege e turquesa não é menos espetacular e nobre em seu layout.
A versão de um fone de ouvido turquesa parece elegante em uma sala de estilo provençal ou country com o efeito de superfícies de móveis envelhecidas.
Para soluções clássicas, deve-se manter o ponto de referência no modelo com fachadas de MDF turquesa com revestimento de esmalte.
Isso torna possível encontrar o tom desejado na paleta RAL (do número predominante de fabricantes de móveis), Color System, Tikkurila, Wood Color.
Outra solução interessante para fachadas é vidro tenso emoldurado por um perfil de alumínio. As pastilhas de vidro são esmaltadas com uma tecnologia especial.
Um pouco mais difícil de encontrar uma opção econômica de cozinha turquesa com fachadas em PVC, HPL ou acrílico. A escolha de tonalidades neste segmento é bastante modesta.
As cozinhas turquesa modernas geralmente têm lustroso fachadas, mas opções com fosco sedoso superfície ou Semi-brilhante textura.
Que cores ele combina?
As propriedades relaxantes do turquesa são conhecidas por todos que pelo menos uma vez admiraram o céu claro ou olharam para a calma superfície do mar. A aura serena da cozinha azul ajudará a aliviar o estresse após o estresse de um dia de trabalho. Turquesa em seu tom clássico causa pacificação e se ajusta a um estado de espírito harmonioso.
Turquesa é uma fusão de azul e verde, que pode ser diferente quando predomina um ou outro tom.As paletas de cores dos fabricantes de fones de ouvido e materiais de decoração de parede são variadas: turquesa com um tom de verde, azul, menta, mentol, água do mar, curaçao, azul, tiffany, água-marinha escura e outros tons da faixa azul-esverdeada.
O turquesa, como a maioria dos tons frios, tende a expandir visualmente os limites do espaço, ampliando visualmente o ambiente. Mas isso está sujeito à impureza do branco.
Acompanha perfeitamente um conjunto de cozinha em cores celestiais branco, pérola, bege, amarelo arenoso, chocolate, cinza... Se você precisar adicionar toques quentes e brilhantes, pode experimentar com vermelho coral, laranja, roxo - sua combinação com o azul dá um contraste rico.
- Branco... Uma das opções mais populares para combinar com turquesa é o branco. Independentemente de as fachadas superiores serem mais claras ou as inferiores. Você pode usar não apenas um tom branco como a neve, mas também muito semelhante: madrepérola, creme, leite, baunilha.
Em uma cozinha turquesa, uma bancada clara com um vidro temperado simples ou backsplash de mosaico parece ótimo. Cerâmicas cor de leite e pedras artificiais também contrastam bem com o rico turquesa no interior.
- Bege... A gama azul também é boa com tons claros de uma paleta bege: baunilha, creme, champanhe, marfim, areia e cru. São os tons frios da paleta bege que têm um aspecto harmonioso, em que o amarelo não é traçado.
- cinza... A vizinhança harmoniosa de turquesa com cinza é adequada para interiores discretos. Tudo por causa da frieza dessa combinação de cores.
Se quiser suavizar este efeito, deve adicionar o branco ao interior e recorrer ao uso de realces brilhantes na cor e na textura do avental, têxteis e elementos decorativos. É bom decorar os quartos do lado "sul" da casa em tons de cinza-turquesa.
- Brown (wengé). A rica cor do chocolate torna o turquesa ainda mais brilhante. É magnífico em fachadas emolduradas de MDF, folheado ou com película semelhante a madeira. O chocolate tem uma paleta rica, todos os tons que "combinam" perfeitamente com uma gama verde-azulada.
Você pode atualizar a imagem geral organizando uma bancada branca e um avental, pintando as paredes com cores claras. Em interiores marrom-turquesa, a participação de acentos leves é simplesmente necessária para iluminar e aumentar o espaço. Recomenda-se fazer o mesmo quando prevalecer o turquesa escuro, ou a cor preta estiver presente nas fachadas da cozinha.
- Madeira clara... Tons de madeira igualmente frios e quentes combinam bem com o turquesa. Os tons dourados do mel aquecem o interior da cozinha, conferindo-lhe textura e expressividade. Um interior desenhado com nuances de cor acabará sendo delicado e elegante: tons turquesa complementarão com sucesso tons de menta, azul profundo ou roxo.
Em qualquer caso, é aconselhável introduzir cores adicionais ou outras texturas no interior: o branco adicionará frescor e, com a ajuda do amarelo, laranja, vermelho ou rosa, você pode adicionar toques cativantes.
Outras soluções interessantes
Preto com turquesa - combinação contrastante, mas um tanto dramática. Portanto, o uso do preto é bem-sucedido apenas em fragmentos. Por exemplo, em uma bancada ou avental. O vidro temperado com impressão de fotos fica bonito e escuro.
O mesmo vale para roxo, fúcsia e vermelho - seu número no interior deve ser dosado. Eles acompanham turquesa com muito brilho.
laranja a cor pode ser um pouco mais, mas também é ideal em elementos como tecidos, uma das paredes da cozinha, um avental ou papel de parede. A faixa quente cobre-laranja mostra-se melhor de todos em contraste com os tons frios de turquesa com uma tonalidade azul ou azul. Cada opção tem seu próprio apelo e harmonia.
Os tons turquesa ficam incríveis em uma empresa monocromática com tons de uma paleta de azul: água-marinha clara ou azul marinho marinho.
Mas uma cozinha assim precisa de detalhes para não parecer impiedosamente fria. Uma pequena quantidade de detalhes brancos ou elementos de cor creme, bege, areia com ferragens para cobre ou bronze são uma ótima solução para criar um ambiente aconchegante na cozinha.
Seleção de estilo
O turquesa puro é raro na natureza. Basicamente, é representado por toda uma gama de tons com todos os tipos de manchas e veias. No interior da cozinha, repetir esta cor é uma tarefa bastante difícil, é muito mais importante expressar o design da divisão numa combinação bem sucedida de detalhes, combinando materiais e estruturas.
Na cozinha, os detalhes sempre estiveram em um dos lugares dominantes. Se você decorar uma sala com tecidos brilhantes, o interior não permanecerá mais turquesa. Parcialmente, as superfícies podem ser feitas na cor de base, complementando com técnicas decorativas adicionais (acessórios têxteis: toalhas, cortinas, capas de cadeiras, toalhas de mesa). O principal é que a gama azul esverdeada deve dominar.
O turquesa não é contra-indicado para espaços pequenos e mal iluminados. Em uma sala escura, o uso de uma paleta esverdeada quente visivelmente anima o espaço.
Exemplos interessantes
Idéias para design original podem ser obtidas em fotos que mostram interiores acabados.
Inspiração provençal
Os sulistas são apaixonados por tons de turquesa frescos. Neles, os habitantes das cidades ensolaradas desenham frescor. O predomínio do azul pastel é típico do interior da província francesa. O mais popular entre os tons é o celestial. Para o estilo Provença uma paleta translúcida e artisticamente envelhecida é ideal, combinando vários tons semelhantes.
Fachadas e tampos com efeito “arranhado” parecem sofisticados, em que a cor turquesa destaca com sucesso o fundo de madeira do conjunto. O azul em combinação com madeira clara, linho, pedra e argila queimada enfatiza estilo francês vintage no interior. Em uma cozinha assim, você quer tomar café da manhã com croissants e suco natural ao som de antigamente.
Neste estilo, o turquesa prevalece nas superfícies de madeira. As paredes são pintadas em tons de azul, é utilizado em tecidos e cerâmicas.
O complemento ao design com toques de lavanda e ladrilhos patchwork (revestimento do piso, área do avental) será eficaz e expressivo.
Estilo escandinavo
Essa direção chegou à nossa cultura de países com climas frios. Noruegueses e suecos estão bem cientes da falta de calor e conforto do sol, rodeados pela natureza gelada. Você pode remediar a situação com madeira e cerâmica de cores claras.
O interior escandinavo é caracterizado pelo predomínio de tons nublados e acinzentados, como o céu antes da chuva. Parece muito bem-sucedido com eles. mármore branco, fragmentos de cerâmica brilhante e aço inoxidável.
Pintar as paredes com cores claras ajudará a tornar o espaço circundante mais luminoso. Este movimento irá expandir visualmente a sala e iluminá-la com uma parte da luz que falta.
A parede azul brilhante no lado ensolarado da cozinha parece ótima. Com uma decoração de parede alegre, o estilo individual dos proprietários irá aparecer. Acentos pontuais, em princípio, são uma característica do estilo escandinavo, enquanto muito turquesa não é permitido devido ao risco de sobrecarregar o interior.
Estilo moderno
Cozinha monocromática turquesa é difícil de encaixar em um interior clássico. E para execução de vanguarda móveis nesta cor são mais adequados para o design. Se quiser que o turquesa seja a cor dominante no interior da cozinha, deve complementá-lo com preto, aço cinza ou branco brilhante.
O excesso não é permitido em um estilo moderno.
As cores exigem profundidade e uniformidade. Superfícies lisas feitas de vidro durável, pedra artificial, aço cromado, madeira polida... As fachadas feitas com esses materiais ocupam a maior parte do espaço da sala.
Se o conjunto turquesa for brilhante e rico, é melhor suavizá-lo ligeiramente usando frentes foscas ou cetim semibrilhante em vez de brilho brilhante.
O resto das superfícies é bem feito em tons claros e delicados. No caso em que as janelas da cozinha estão voltadas para o lado ensolarado, o turquesa da fachada em tons frios é capaz de refresque o interior e dê-lhe o frescor que faltava... Estar em uma sala assim será um passatempo agradável.
Art Deco
Esta solução é adequada para fãs de soluções originais e atípicas. Turquesa em contraste com tons dourados parece rico e cativante, como o chocante estilo Art Déco sugere. Cristal e brilho no interior de uma cozinha assim são uma coisa natural.
Moderno
Glossy gloss de fachadas, cantos arredondados e linhas suaves de móveis em cores turquesa neste look case excepcionalmente brilhantecomo as águas do oceano tropical. Tendo pegado essa "onda", os designers começam a surfar nessa direção. Freqüentemente, o avental é decorado com uma impressão fotográfica retratando peixes exóticos, corais subaquáticos, conchas extravagantes, palmeiras espalhadas.
O fundo mais vantajoso para um moderno conjunto de cozinha azul são as paredes pintadas de branco e um teto falso de PVC brilhante.
As bancadas de acrílico são tradicionalmente utilizadas, e a técnica é selecionada com um revestimento metálico. Se considerarmos os tons de turquesa no interior da cozinha, nenhuma divisão com estilo encontrará um semelhante. A rica paleta de tons desta cor nobre implica uma abordagem individual e uma tendência para experimentar. Ao alterar a decoração das paredes da divisão e preenchê-la com novos acessórios coloridos, pode alterar radicalmente o estilo e o ambiente da sua cozinha.
O vídeo a seguir é sobre o conjunto de cozinha turquesa original.
O comentário foi enviado com sucesso.